AULA 14/2023 – PESQUISA ESTATÍSTICA - 25/08/2023

PESQUISA ESTATÍSTICA

Em pesquisas estatísticas, as informações coletadas, na maioria das vezes em números, são chamadas de dados. Para ter significado, os dados são agrupados de forma a facilitar a leitura e podem ser apresentados como tabelas ou gráficos.

Interpretar corretamente os gráficos disponibilizados em textos, notícias, entre outras situações, é de suma importância para compreender a pesquisa. Eles, geralmente, comparam informações qualitativas e quantitativas.

Em razão da grande diversidade de variáveis que podem estar envolvidas em uma pesquisa (valores que assumem determinadas características dentro de uma pesquisa), existem diversos tipos de gráfico.

Para elaborar um gráfico, além de coletar os dados e apresentá-los de forma organizada, é necessário indicar os elementos que o compõem. São eles:

  • Título: Indicam a que informação o gráfico faz referência;
  •  Fonte: As fontes, indicam de onde as informações foram retiradas juntamente com o ano de publicação.
  • Números: São usados para comparar as informações dadas pelos gráficos, ou seja, representam as quantidades do gráfico, fazendo referência a tempo, local, déficit, valores etc.
  • Legendas: São o suporte na leitura das informações apresentadas. Na maioria dos casos, o uso de cores destaca diferentes informações.

Gráfico de colunas

É um tipo de gráfico que possui barras retangulares na posição vertical.

Nos gráficos geralmente, os dados não são divididos em categorias, e as colunas estão organizadas em uma ordem interessante para a análise.

Características:

  • Apresenta dois eixos (vertical e horizontal);
  • Os dados são representados por barras verticais, em geral acompanhadas de seus valores absolutos;
  • A largura das barras deve ser sempre a mesma, ao passo que a altura varia conforme as informações numéricas;
  • Geralmente apresenta uma única categoria de informações.

Gráfico de setores

Também chamado gráfico de pizza, o gráfico de setores consiste em um círculo dividido em “fatias coloridas”, isto é, em setores. Esse tipo de gráfico geralmente apresenta valores percentuais, e o tamanho do setor que corresponde a cada categoria tem relação direta com a sua representatividade, ou seja, quanto maior o valor quantitativo de uma categoria, maior será o setor que essa categoria ocupa no círculo.

Características:

  • As informações são sempre dispostas de modo que se forme um gráfico de formato circular.
  • A exposição dos dados é feita geralmente em valores percentuais. Nesse caso, a soma de todos os valores é 100%.
  • Facilita a comparação entre as categorias, muitas vezes sem a necessidade de observar as porcentagens.
  • Não é indicado para divisões em muitas categorias.

Exemplo:

Gráfico de linhas

Muitas vezes, interessa-nos analisar a evolução de alguma informação ao longo do tempo. O gráfico ideal para essas situações é o gráfico de linhas. O gráfico de linhas não é adequado para comparar muitas informações de diferentes categorias.

Características:

  • Na horizontal há a escala relacionada ao tempo cronológico.
  • Cada dado é representado por um ponto no gráfico.
  • A linha do gráfico é contínua e liga um ponto ao próximo ponto.
  • Os valores dos dados geralmente são colocados próximos aos pontos que os representam.
  • O fundo do gráfico, em geral, é pautado ou quadriculado, para facilitar a visualização da evolução dos dados ao longo do tempo.

Exemplo:

Infográfico

O infográfico é uma ferramenta utilizada para transmitir informações sobre determinado assunto utilizado diversos recursos gráficos, como pictogramas, diferentes tipos de gráficos e ilustrações relacionadas ao assunto pesquisado.

O design dele tem a finalidade de deixar a informação mais atrativa e de fácil e rápida compreensão.

Geralmente, o infográfico é apresentado sozinho, sem explicações textuais.

Exemplo:

ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS

Após a coleta de dados, é importante comparar os resultados obtidos. Independentemente do tipo de pesquisa que estamos fazendo, é inevitável calcular a frequência absoluta.

Frequência absoluta é a quantidade de vezes que um mesmo dado apareceu no conjunto. De forma bem simples, para encontrar a frequência absoluta de um determinado resultado, basta contar quantas vezes ele se repetiu. Vejamos um exemplo a seguir.

Exemplo: Uma vendedora anotou as cores de camisa que mais foram vendidas em um dia, observe as suas anotações:

VendaCor vendida VendaCor vendida
VENDA 1PRETO VENDA 10PRETO
VENDA 2VERMELHO VENDA 11PRETO
VENDA 3VERDE VENDA 12PRETO
VENDA 4VERDE VENDA 13VERMELHO
VENDA 5PRETO VENDA 14PRETO
VENDA 6VERMELHO VENDA 15VERDE
VENDA 7VERMELHO VENDA 16VERMELHO
VENDA 8VERMELHO VENDA 17PRETO
VENDA 9VERDE VENDA 18PRETO
   VENDA 19VERDE

Ao analisarmos suas anotações podemos obter uma nova tabela e um gráfico sob uma nova perspectiva.

Ao analisar os dados podemos dizer, por exemplo, que a frequência absoluta da cor verde é 5, isso significa que, para esse espaço amostral (19 vendas), foram feitas 5 vendas de camisetas verde.

Essa análise vale para as outras cores, pois com base nessa tabela e gráfico, a vendedora pode tomar decisões sobre a melhor maneira de repor o seu estoque.

Imagine que essa mesma vendedora aumentou sua loja e disponibilizou para venda 5 cores de camisas. Como ela continuou anotando suas vendas por dia, ela obteve os seguintes dados no fim do mês:

A diferença a frequência absoluta e a frequência relativa é que a frequência absoluta é a quantidade de vezes que a mesma resposta apareceu, já a relativa é a quantidade de vezes que essa resposta apareceu em relação ao total de respostas.

Geralmente a frequência relativa é representada em porcentagem e é encontrada quando dividimos a frequência absoluta pelo total de respostas obtidas

Não se esqueça: Em uma pesquisa, por mais simples que ela seja, quando coletamos os dados, é fundamental que eles sejam organizados e analisados. A maneira mais comum de organizá-los é construindo uma tabela frequência.

ATIVIDADES

  1. Se você quisesse representar graficamente as informações abaixo, qual seria o tipo de gráfico mais adequado em cada caso?

a) Usuários de celulares comuns e smartphones separados por faixa etárias.

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b) Percentual de pessoas que moram em cada região do Brasil.

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c) Variação dos casos de covid no Brasil no mês de março de 2021.

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d) Preferência de filmes por gênero.

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2. Classifique cada gráfico a seguir e escreva para que ele serve.

3. Com base nos dados da tabela, complete a legenda do gráfico de setores e indique a porcentagem correspondente a cada setor.

Preferência de leitura dos alunos do 6° ano
Livros35%
Jornais17%
Revistas43%
Outros5%

Fonte: Colégio Educativo.

Fonte: Colégio Educativo.

Somos Educação/Arquivo da editora.

4. A tabela abaixo apresenta os valores de compra das principais cotações do dólar nos seis primeiros meses do ano de 2019.

Construa um gráfico de linhas utilizando os dados apresentados na tabela. Note que o eixo vertical inicia no zero, mas, para melhorar a visualização dos dados, foi feita uma quebra de escala que aparece no eixo vertical.

MêsValor de compra (em R$)
Janeiro3,66
Fevereiro3,75
Março3,91
Abril3,92
Maio3,92
Junho3,84

5.Os gráficos a seguir mostra a quantidade de casos de Covid-19 dentro e fora da China no período de 20/01/2020 a 27/02/2020.

6.Em uma sala de aula, o professor fez uma pesquisa sobre o nível de domínio de inglês dos seus alunos por autodeclaração deles. As respostas obtidas foram as seguintes:

Nulo – 12 alunos

Básico – 7 alunos

Intermediário – 2 alunos

Avançado –1 alunos

Analisando os resultados a seguir, podemos afirmar que:

A) A quantidade de estudantes que se consideram com nível intermediário é de exatamente 15%

B) Os estudantes que não dominam inglês, ou seja, consideram-se com conhecimento nulo, correspondem a 70% deles.

C) O número de estudantes que se consideram avançados em inglês é igual a 12% do total deles.

D) 31% dos alunos se consideram com nível básico de inglês, e 86% se consideram com nível básico ou nulo.

7. Analise o gráfico a seguir e responda o que se pede. 

Fonte: globoesporte.globo.com
Somos Educação/Arquivo da editora.

a) Qual é o estado com mais títulos do Campeonato Brasileiro de futebol no período de 1959 a 2019?

b) Podemos afirmar que o estado de São Paulo conquistou a maioria dos títulos do Campeonato Brasileiro de Futebol no período representado? Justifique sua resposta.

c) Podemos afirmar que Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia tiveram o mesmo número de títulos no período? Justifique sua resposta.

8.Observe a notícia publicada pelo Jornal O Globo em 2016.

Analise o gráfico que acompanha a manchete e responda:

a) Qual foi o valor da moeda citada em julho de 2015?

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b) Em qual mês o dólar bateu maior cotação neste ano?

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c) Em qual mês o dólar bateu menor cotação neste ano?

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d)Você concorda com a frase “Para saber do que se trata uma reportagem de jornal ou revista, basta olharmos para os gráficos para obter todas as conclusões.”?

9. O gráfico a seguir apresenta o desempenho semanal de duas turmas de um colégio na “Campanha do agasalho” realizada no mês de junho. A cada semana, o valor anotado foi o total de agasalhos arrecadados por turma até aquela semana.

Nessa competição, a turma vencedora ganhou uma semana inteira de uso da quadra no intervalo.

Fonte: IPHP (Instituto pH de Pesquisa).

Somos Educação/Arquivo da editora.

Com base no gráfico e no texto, faça o que se pede: 

a) Dê um título ao gráfico.

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b) Durante a 3ª semana, quantas peças cada equipe conseguiu arrecadar?

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c) Qual foi a turma que usou, durante uma semana inteira, a quadra no intervalo?

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d) Desenhe um gráfico (diferente do gráfico de linhas) que expresse as mesmas informações descritas no gráfico acima.

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10. Observe o infográfico a seguir e responda o que se pede.

Fonte: geoensino.net

Gustavo Moore/Acervo do artista.

a)  Quais preocupações devemos ter ao construir um infográfico? A imagem anterior representa um bom infográfico? Justifique sua resposta.

b) Quantos litros de água estamos consumindo indiretamente ao tomar um café da manhã composto de uma xícara de café e duas fatias de pão?

c) Redija um pequeno texto, sintetizando as suas conclusões sobre o infográfico.