AULA 14/2023 – Poemas; canções, musicalidade e rimas - 24/08/2023

Imagem disponível em https://www.maemariarosa.org.br/poema-da-prevencao-scfv/ Acesso em 16 de agosto de 2022.
Disponível em https://www.significados.com.br/rimas/#:~:text=Rimas%20s%C3%A3o%20repeti%C3%A%C3%B5es%20de%20sons,pela%20musicalidade%20dos%20textos%20po%C3%A9ticos. Acesso em 16 de agosto de 2022

Quais as palavras que rimam com mundo?
* Palavras que rimam com mundo 1 fundo; 2 vagabundo; 3 profundo; 4 fecundo; 5 imundo; 6 segundo; 7 oriundo; 8 furibundo; 9 moribundo; 10 nauseabundo.
* Quais as palavras que rimam com coração?
* Palavras que rimam com coração 1 união; 2 paixão; 3 ilusão; 4 fixação; 5 lição; 6 perdão; 7 verão; 8 atração; 9 aversão; 10 contramão.

Disponível em https://baiadoconhecimento.com/biblioteca/conhecimento/read/62453-o-que-sao-palavras-que-rimam Acesso em 16 de agosto de 2022.

É possível notar que as combinações rítmicas, isto é, de rimas são diferentes entre os poemas acima. No poema de Machado de Assis, há a combinação rítmica do primeiro verso com o quarto verso, e do segundo com o terceiro verso. Já no poema de Manuel Bandeira, as rimas aparecem alternadas na estrutura da estrofe.
Veja a seguir a denominação das combinações rítmicas existentes.

Eu lírico – o eu-poemático é a estrutura que forma o poema, como os versos são construídos

Leia a letra da canção abaixo para responder às questões 1 a 6

Mais Uma Vez

Mas é claro que o Sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o Sol já vem
Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!
Mas é claro que o Sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o Sol já vem

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!

Disponível em https://www.letras.mus.br/renato-russo/1213616/ Acesso em 16 de agosto de 2022.

1. Ao expor seu sentimento diante da vida, o poeta demonstra
A) uma visão negativa da vida e de seu ser e estar no mundo.
B) uma visão pessimista, pois não acredita nas pessoas que estão ao seu redor.
C) uma visão positiva, apesar de apresentar muitas dificuldades ele vê um novo amanhã.
D) uma visão negacionista, pois nega as dificuldades que passa.

2. Releia o verso “Mas é claro que o sol vai voltar amanhã…” “Espera que o sol já vem…”. A palavra sol significa nesses versos a
A) insensatez, pois nada poderá modificar a vida do eu poemático.
B) vontade de superar os dias difíceis vivenciados.
C) superação de dias difíceis que virão.
D) esperança de que tudo vai se resolver quando o sol nascer no outro dia.

3. Quando o eu poemático afirma “Se você quiser alguém em quem confiar. Confie em si mesmo…” ele sugere que
A) as pessoas são confiáveis.
B) devemos confiar apenas nos familiares.
C) devemos contar sempre com os amigos.
D) confiar apenas em si mesmo

4. O título “Mais uma vez” sugere que
A) os problemas nunca virão.
B) a vida é cheia de novidades.
C) os problemas nunca são os mesmos.
D) novamente viverá situações problemáticas.

5. A canção, assim como o poema, é construída com uma organização de palavras que sonoramente dão ritmo ao texto. Transcreva versos do texto que marquem esse ritmo.

6. Na última estrofe, o autor repete várias vezes o verso “Quem acredita sempre alcança!”. Você acredita nessa exclamação do poeta? Explique.
Leia o poema abaixo para responder às questões 7 a 10.

Minha terra

Saí menino de minha terra.
Passei trinta anos longe dela.
De vez em quando me diziam:
Sua terra está completamente mudada,
Tem avenidas, arranha-céus…
É hoje uma bonita cidade!

Meu coração ficava pequenino

Revi afinal o meu Recife.
Está de fato completamente mudado.
Tem avenidas, arranha-céus.
É hoje uma bonita cidade.

Diabo leve quem pôs bonita a minha terra!

In: Estrela da Vida Inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.
Disponível em http://angloresolve.plurall.net/press/question/4490338 Acesso em 16 de agosto de 2022.

7. Após a atenta leitura do poema “Minha terra”, podemos perceber que o poeta demonstra um sentimento ao ver suaterra. Qual sentimento?

8. Quando diziam ao poeta que sua cidade “É hoje uma bonita cidade!” estão se referindo a que tipo de beleza?

9. Há diferença de sentido entre os versos “É hoje uma bonita cidade!” e “É hoje uma bonita cidade.”?

10. No verso “Meu coração ficava pequenino” sugere um estado emocional do poeta. Qual é?

Produção textual
Releia o poema de Manuel Bandeira, nele podemos perceber o desapontamento do eu poemático ao ver as significativas que sua terra natal sofrera. Imagine que você tenha, assim como Bandeira, saído ainda adolescente de sua terra natal, local onde nascera e crescera, quando na fase adulta retorna ao local e percebe que tudo mudou: as pessoas, as ruas, os lugares aonde ia (…). Produza um poema demonstrando esse seu sentimento diante da situação imaginada. Não esqueça de utilizar a produção em versos. Poderá construir rimas como vimos anteriormente ou fazer opção por recursos linguísticos para sua elaboração, criação de novas palavras ou mesmo efeitos imagéticos como no poema concreto.