AULA 15/2022 – Cartas de Solicitação e de Reclamação; Estratégias e procedimentos de leitura em textos legais, normativos, reivindicatórios - 29/08/2022

Cartas de solicitação e de reclamação

 As cartas de reclamação e de solicitação são gêneros pertencentes à modalidade argumentativa, cuja finalidade é buscar soluções para um problema individual ou coletivo.

Essas cartas estão entre os gêneros que nos permitem expressar nosso posicionamento acerca de algum problema instaurado, de forma mais democrática. Outros gêneros como o abaixo-assinado, a carta aberta, a carta do leitor, também, são modalidades marcadas pelo teor argumentativo.

Em se tratando de cartas de solicitação e de reclamação, ambas trazem espaços que oportunizam reivindicações acerca de um problema instaurado, obviamente que elas devem ser remetidas a alguém com plenos poderes para resolver o problema, caso contrário, a finalidade discursiva a que se propõem não se aplica.

Nesse sentido, seja para apresentar reclamações acerca de um problema voltado para a comunidade de uma forma geral, seja para solicitar que algo seja resolvido, o fato é que quanto mais os argumentos apresentados estiverem calcados em bases sólidas, em ideias que realmente farão a diferença no momento de fazer com que o interlocutor se convença de que realmente o problema carece de um olhar mais cuidadoso, mais as possibilidades de retorno poderão ser efetivadas.

No que se refere à linguagem manifestada nessas cartas, além de fazer uso do padrão formal, a precisão, a objetividade e a consistência nos argumentos elencados são fatores imprescindíveis.

Cabe ressaltar que o contexto de uso de cada solicitação ou reclamação pode influenciar a estrutura da carta e pode exigir informações específicas. A carta de solicitação apresenta semelhanças com a carta de reclamação, entretanto esta é feita para apresentar uma indignação, enquanto aquela é feita por alguém que deseja apresentar um pedido.

A carta de reclamação é utilizada para expressar alguma insatisfação ou indignação pessoal ou coletiva, a respeito de alguma situação vivida e que tem ligação de responsabilidade com alguma instituição ou empresa. A reclamação é uma resposta a alguma circunstância de incômodo.

Por meio desse texto, o remetente solicita alguma medida ou solução àquele ou aqueles que são responsáveis pelo ocorrido. É um texto de predominância do tipo dissertativo-argumentativo, podendo conter o tipo narrativo como forte aliado. Por sua flexibilidade temática, a carta de reclamação pode ser utilizada em diversas circunstâncias da vida cotidiana.

Estrutura

Disponível em https://www.portugues.com.br/redacao/cartas-reclamacao-solicitacao.html Acesso 27 de junho de 2022 (adaptada).

Diferença entre carta de reclamação e de solicitação

A carta de solicitação tem o intuito de solicitar algo a alguma figura de poder. Diferentemente, a carta de reclamação tem o objetivo de apresentar uma reclamação, uma indignação a respeito de algo, para alguém que seja responsável ou que possa resolver o problema.

Na solicitação, o remetente está em posição de falta, de quem precisa de algo e, por isso, solicita ajuda para resolver o problema, apresentando, para isso, argumentos que embasem e convençam o destinatário a ajudá-lo.

Na reclamação, o remetente está em posição de prejudicado, alguém que, por algum motivo, sente necessidade de apresentar alguma indignação. Nesse sentido, o intuito não é apenas conseguir ajuda, mas também relatar algo negativo.

Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/redacao/carta-solicitacao.htm  Acesso em 27 de junho de 2022(Adaptado)

ATIVIDADES

Com base no conteúdo estudado, leia o texto, a seguir, e responda às atividades propostas 1 a 6.  

Carta 1

Goiânia, 27 de maio de 2002.

Ilmo. Sr. Diretor do Museu Pedro Ludovico

Prezado Senhor,

Venho, por meio desta, solicitar autorização para uma visita dos alunos do 6º ano, da Escola Municipal Bernardo Élis, ao museu Pedro Ludovico. Sabemos que se trata de um Patrimônio Histórico Estadual e vimos que é de suma importância que os(a) alunos(as) conheçam um pouco mais sobre esse espaço cultural. Gostaríamos de marcar a visita para o dia 04 de junho às 14 horas. Aguardaremos a confirmação.

 Atenciosamente,

João Cordeiro – Diretor da Escola Municipal Bernardo Élis

(Texto da autora)

1. Qual é a finalidade desse texto?

A) Informar o leitor sobre a importância do museu.

B) Descrever o espaço que poderia ser visitado pelos alunos.

C) Defender a necessidade de se ter mais museus na cidade.

D) Solicitar uma visita ao museu.  

2. Que tipo de linguagem foi utilizada pelo autor da carta?

A) Informal.

B) Formal.

C) Popular.

D) Pessoal.

3. Releia o trecho “Sabemos que se trata de um Patrimônio Histórico Estadual e vimos que é de suma importância que os(a) alunos(as) conheçam um pouco mais sobre esse espaço cultural”. Nessa parte do texto, o autor faz uma

A) solicitação.

B) reclamação.

C) publicidade.

D) justificativa.

4. Em “Gostaríamos de marcar a visita para o dia 04 de junho às 14horas., o trecho em destaque estabelece relação de

A) causa.

B) consequência.

C) lugar.

D) tempo.

5. Ainda sobre o trecho acima, o verbo Gostaríamos” indica que o texto foi escrito na

A) 1ª pessoa do plural.

B) 2ª pessoa do plural.

C) 3ª pessoa do plural

D) 3ª pessoa do singular.

6. No trecho “Prezado Senhor”, indica que a carta se inicia com

A)um aposto.

B)um vocativo.

C) uma explicação.

D)uma conclusão.

Leia a outra carta a seguir para responder às questões 7 a 10.

Carta 2

Catalão, 05 de maio de 2022.

Ao Secretário Municipal de Esporte, Cultura e Lazer

Meu nome é Vitor Rodrigues Aguiar, morador dessa cidade, há 20 anos, venho fazer oficialmente minha reclamação acerca da ausência de lugares para que a população, de modo geral, possa desfrutar de momentos de lazer e compartilhamento de culturas.

Observa-se que há um descaso, por parte do poder executivo, uma vez que ao inaugurar um espaço público, sempre se têm promessas de que haverá novidades no local, tanto de diversão quanto de cultura, e isso nunca ocorre. Exemplo, claro, é o espaço da represa que inauguraram e prometeram uma pista de patinação, skates e lugares para promoção de eventos culturais. Isso nunca foi feito.

Peço maior atenção do senhor a esse caso, pois a população tem essa necessidade e nos é garantido por lei constitucional.

Aguardo uma resposta,

                                                                                                                            Vitor Rodrigues Aguiar

(Texto da autora)

7. Releia os trechos “Venho, por meio desta, solicitar autorização…” (carta 1), “venho fazer oficialmente minha reclamação” (carta 2). Nesses trechos, as palavras destacadas acima

A) aproximam a estrutura das duas cartas, pois ambas são de descrição de um problema.

B) distanciam uma estrutura da outra carta, pois ambas são de relato de caso.

C) diferenciam uma estrutura da outra carta, pois a primeira solicita uma visita e a outra faz uma reclamação.

D) qualificam uma e outra carta, pois ambas são cartas de reclamação.

8. No trecho “Meu nome é Vitor Rodrigues Aguiar, morador dessa cidade, há 20 anos,” a parte destacada

A) reforça o uso do nome expresso na carta.

B) explica quem é o autor da carta.

C) qualifica o morador da cidade.

D) defende o morador da cidade.

9. Leia o trecho a seguir e marque a opção correta:

Ao escrever que “o espaço da represa que inauguraram e prometeram uma pista de patinação, skates e lugares para promoção de eventos culturais. Isso nunca foi feito.”, com a parte destacada o autor deseja

I. qualificar o espaço de lazer e cultura que se tem no local.

II. demonstrar o descaso do poder executivo.

III. exemplificar que tudo é feito pelo poder executivo.

IV. sustentar o que expôs anteriormente na carta.

Das opções acima estão corretas

A) I e II.

B) II e IV.

C) III e I.

D) IV e I.

10. O autor, ao se dirigir ao secretário, diz “Peço uma maior atenção do senhor a esse caso, pois a população tem essa necessidade e nos é garantido por lei constitucional”. Nesse caso, quando expõe a garantia da lei, há uma tentativa de

A) informar o pedido de ausência de espaços de lazer e cultura.

B) solicitar ao secretário que analise o pedido realizado.

C) apontar que poderá ser visto quando o secretário quiser.

D) reforçar o pedido, uma vez que é garantido o lazer e a cultura a todos, por lei.

11. Leia novamente a carta de reclamação e preencha a tabela acerca do(s) problema(s) apontado(s), o responsável por resolver.

Leia a Carta de Reclamação abaixo para responder às questões propostas 12 a 14.

Excelentíssimo Sr. Secretário do Meio Ambiente,

Em 20 de dezembro do ano de 2021, ao caminhar pelas ruas desta cidade, percebi nas proximidades da rua Jatobá, centro da cidade, a presença de buracos e focos de lixo na via pública, ocasionado extremo mau cheiro, sujeira, ratos e baratas. Por confiar e conhecer a responsabilidade desta Instituição Pública, venho por meio desta carta, reclamar o fato mencionado anteriormente, tendo em vista o meu direito enquanto cidadã a ter uma cidade limpa e organizada, afinal, todos nós trabalhamos, pagamos nossos impostos, previstos na Constituição Federal e destinados a manter a organização de nossa cidade e seu ordeiro funcionamento.

Ao ver a rua onde moro, cheia de buracos e repleta de lixo, não poderia deixar de reclamar. Ressalto ainda que esta referida Associação já havia entrado em contato com esta Secretaria a fim de solucionar o problema, no entanto, mas nenhuma iniciativa foi tomada, o lixo e os buracos ainda nos causam grandes problemas. Crianças estão adoecendo devido ao mau cheiro e a presença de ratos e insetos é um risco à saúde de todos.

Eu e toda a comunidade esperamos há meses pela resolução deste problema que se estende e se agrava a cada dia. Contamos com a seriedade e comprometimento de V.Sª e seu inegável respeito aos direitos do cidadão. Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos, eventuais dúvidas e conversas.

Sinceros agradecimentos,

Ana Marta de Souza Lemos Presidenta da Associação de Moradores do Bairro da Camboa

Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EfnGPrPTJFqB3z3ke2GVKW52cTsqDCWdWYpv8CbxDQhvfSVsnaUr33W7wX7z/atividade-para-impressao-texto-2-lp06-03sqa04.pdf Acesso em 27 de junho de 2022. (adaptada)

12. Qual a finalidade do texto?

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13. Localize as seguintes informações no texto:

a) Para quem é dirigida a carta?

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b) Quem é o responsável pela reclamação?

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c) O que provocou a publicação da carta?

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14. Quais são os argumentos utilizados pela presidenta da Associação para convencer o secretário? Retire do texto.

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Produção de Texto

Imagine que você tenha sido o(a) escolhido(a) para produzir uma carta solicitando algo que deseja para seu espaço escolar ou mesmo reclamando de algo que já tenha, mas precisa de reparos. Exemplo seria um espaço para o lanche, recreação, uma boa quadra de futebol, volei… Seu interlocutor ( leitor) poderá ser alguém da gestão escolar ( diretora, secretária…) ou mesmo ao secretário da educação de seu município  ou estado. Pesquise e elabore sua carta. Ótima produção!