AULA 15/2022 – Gênero Textual Charge; Construção composicional; Efeitos de sentido (humor, ironia e ambiguidade, clichês, pontuação e recursos iconográficos) em textos multissemióticos - 29/08/2022

O gênero Charge é um gênero jornalístico multissemiótico, pois mistura linguagem verbal e não verbal; além disso, geralmente traz um posicionamento crítico e irônico sobre fatos do cotidiano ligados ao contexto de produção.

Esse gênero tem origem francesa e o nome vem de charger, que significa “carga”, isto é, busca representar de maneira exagerada alguma situação ou pessoa de maneira cômica. No Brasil, a primeira charge publicada recebeu o título de “A Campanha e o Cujo” e foi criada por Manuel José de Araújo, em 1837, em Porto Alegre.

Identificar o tema é o ponto de partida para ler as charges, pois normalmente se relacionam a algum fato importante reportado no próprio jornal e à sua linha editorial. Desse modo, identifica-se mais facilmente a crítica (ou ironia) ao fato em questão.

Nas charges, esse efeito costuma ser criado pelo exagero, pela caricatura de personagens reais ou fictícios, apresentados de forma estereotipada, como a charge a seguir.

Disponível em http://www.chargeonline.com.br/doano.htm. Acesso em 25 jun. 2022.

Através da análise dos recursos gráficos adotados pelo chargista, Nani, podemos afirmar que ele faz referência aos conflitos de guerra entre países. Podemos notar o lançamento de mísseis e destruição em ambos os lados, uma das características do confronto.

CARACTERÍSTICAS DA CHARGE

• Representa a atualidade: para entendimento da piada contida no desenho, é necessário um contexto histórico. Ou seja, sem saber qual âmbito uma história está sendo contada, a piada é perdida;

• Linguagem verbal e não verbal: o desenho pode ser verbalizado ou não, através das legendas ou balões de textos. 

• Fator social ou político: tem como tema especialmente questões políticas e sociais, sejam elas nacionais ou internacionais. E está em volta da satirizarão de um fato político e/ou social de relevância. 

• Posicionamento editorial: normalmente pode retratar o ponto de vista do veículo comunicacional no qual a charge está sendo veiculada;

• Circulação: é considerado um gênero jornalístico, então é bastante usado pelo meio. Ou seja, sua circulação será em jornais e revistas;

• Efemeridade: retrata acontecimentos contemporâneos. A charge é tida como efêmera, pois está sempre se atualizando;

• Exagero: aponta o exagero para provocar a vertente humorística; o riso. No exagero, o chargista enfatiza pontos tidos como principais. O profissional faz distorções da realidade, mas não tira a veracidade;

• Caráter: humorístico, cômico, irônico e satírico.

• Ruptura discursiva: o final inesperado trata-se de uma quebra do discurso construído na charge;

Existe também a Charge animada. Ela possui as mesmas características de uma charge em desenho, foi popularizada por meio das redes sociais e televisão. Nesse tipo, é mais frequente o uso da linguagem verbal, por ser desenhos em movimentos e com sonoridade. 

Disponível em https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/charge Acesso 25 junho de 2022.

CONCORDÂNCIA VERBAL

Disponível em https://goias24horas.com.br/45266-o-popular-comete-erro-absurdo-de-concordancia-no-titulo-uma-semana-depois-de-demitir-editores-experientes/ Acesso25 junho de 2022.

QUAL É O ERRO DA MANCHETE?

De acordo com a manchete circulada, o que traz riscos?

Redes sociais.  Percebeu que há aqui um problema de concordância?

Segundo a norma culta, o verbo de uma oração deve concordar em número e pessoa com o sujeito. Então o correto é Redes sociais oferecem vantagens, mas trazem riscos.

Vamos estudar mais sobre o assunto?

Você deve ter observado que o texto acima apresenta uma linguagem coloquial, ou seja, a linguagem do dia a dia, o que também é muito comum nas charges. É o registro de uma variedade que se desvia daquela encontrada na norma-padrão. Um dos pontos importantes da gramática, no registro-padrão escrito, é a concordância.

Realizar a concordância é fazer as palavras entrarem em uma espécie de “acordo” entre as características dos verbos com o seu sujeito (aquele que exerce a ação). Portanto, veremos a seguir as regras que são estabelecidas nestas relações entre verbos e sujeitos.

Regras de concordância verbal

1. Concordância com sujeito coletivo

Quando o sujeito é coletivo, o verbo fica sempre no singular. Exemplos:

  • A multidão ultrapassou o limite.
  • O elenco era muito competente.

Por outro lado, se o coletivo estiver especificado, o verbo pode ser conjugado no singular ou no plural. Exemplos:

  • A multidão de fãs ultrapassou o limite.
  • A multidão de fãs ultrapassaram o limite.

 

2. Concordância com coletivos partitivos

O verbo pode ser usado no singular ou no plural em coletivos partitivos, tais como “a maioria de”, “a maior parte de”, “grande número de”. Exemplos:

  • Grande número dos presentes se retirou.
  • Grande número dos presentes se retiraram.

 

3. Concordância com as expressões “mais de”, “menos de”, “cerca de”

Nas expressões “mais de”, “menos de”, “cerca de”, o verbo concorda com o numeral. Exemplos:

  • Mais de uma mulher quis trocar as mercadorias.
  • Mais de duas pessoas chegaram antes do horário.

Nos casos em que “mais de” é repetido, indicando reciprocidade, o verbo vai para o plural. Exemplos:

  • Mais de uma professora se abraçaram.
  • Mais de um funcionário se ajudaram.

 

4. Concordância com nomes próprios

Com nomes próprios, a concordância deve ser feita considerando a presença ou não de artigos. Exemplos:

  • Os Estados Unidos influenciam o mundo.
  • Estados Unidos influencia o mundo

                                                                     Disponível em https://www.todamateria.com.br/concordancia-verbal/ Acesso 25 junho de 2022.

ATIVIDADES

Texto 1

  1. Leia o texto 1 e responda às atividades propostas, em seu caderno.
  1. Qual a finalidade desse texto?
  2. Qual é o problema social denunciado nessa charge?
  3. Qual é o humor dessa charge?
  4. Identifique e escreva pelo menos três características do gênero textual charge.
  5. Qual a linguagem empregada?

Imagem disponível em http://2.bp.blogspot.com/_OzPWACcHNGg/S9TTmmKph_I/AAAAAAAAAmY/Np_Qf2UFEtc/s1600/atcaaad6vleupjal6z3c1ivphy2hu1ss7vbzljackujfikbz-etzzahohxrjyxol9cg4l-6westnm59rg1tadfbv57wsajtu9vcafg3bf8df7_ctgbklzt4co0jqjg1%5B1%5D.jpg  Acesso em 25 junho 2022.

Texto 2

Leia o texto 2 e responda às atividades.

2. Ao relacionar o problema da seca à inclusão digital, essa charge (texto 2) faz uma crítica a respeito da

A) dificuldade na distribuição de computadores nas áreas rurais.

B) possibilidade de uso do computador como solução de problemas sociais.

C) ausência de políticas públicas para o acesso da população a computadores.

D) escolha das prioridades no atendimento às reais necessidades da população.

Texto 3

 Leia o texto 3 e responda às atividades.

3. A principal finalidade do texto é

A) trazer uma reflexão unida a uma resolução.

B) expor problemas sociais de forma bem-humorada.

C) expor um ponto de vista ao leitor.

D) apresentar uma informação importante e atualizada.

Disponível em https://oestadoma.com/noticias/2021/02/24/charge-do-dia  /Acesso em 11 julho de 2022.

4. Os elementos verbais e não verbais dessa charge revelam que
A) as pessoas estão mais assustadas com a inundação que com o preço da gasolina.
B) os homens se preocupam menos que as mulheres em situações perigosas.
C) as pessoas não têm se incomodado com o valor da gasolina.

D) economizar com a gasolina supera a preocupação com a inundação.

Leia a charge a seguir e responda à próxima atividade.

5. A compreensão adequada da charge exige o entendimento da combinação de elementos verbais e não-verbais.

A charge em análise tem como objetivo principal

A)  fazer uma crítica social a partir de uma cena humorística.

B) promover uma reflexão sobre o uso exagerado de tecnologias pelas crianças.

C) retratar a dura realidade dos pedintes nas grandes metrópoles brasileiras.

D) provocar uma reflexão sobre a péssima distribuição de renda no Brasil.

Imagem disponível em https://4.bp.blogspot.com/-rQNiog51fb0/V0BTS5PzqYI/AAAAAAAAKtM/PynmvowmACs-6ikuu7sHXDZ-GEoakWNIQCLcB/s320/CHARGE%2BDESIGUALDADES%2BSOCIAIS.png Acesso em: 11, jul. 2022.

Disponível em: https://decifrandotextosecontextos.blogspot.com/2016/05/atividade-de-interpretacao-genero_21.html /Acesso em 11 de julho de 2022. (Adaptada)

6. Leia o trecho de texto a seguir.

Considerando o que você conhece sobre variedades linguísticas, responda:

A) Que modalidade da língua se nota no primeiro balão?

B) Como você analisa a concordância?

C) Como ficaria o trecho reescrito em língua-padrão?

Disponível em https://brainly.com.br/tarefa/733200. Acesso em 25 junho de 2022.

7. Leia a charge a seguir e responda às atividades em seu caderno.

Na fala da personagem, a concordância verbal está em desacordo com a norma-padrão da língua portuguesa. Nesse sentido:

a) Identifique o erro de concordância.

b) Explique por que a concordância na frase está em desacordo com a norma-padrão, esclarecendo o que pode levar os falantes a adotá-la.

c) Escreva duas versões da frase da charge: na primeira, substitua a expressão “a gente” por “Nosso clube é um dos que”; na segunda, substitua o verbo “ter” pela locução “deve haver” e passe para o plural a expressão “uma proposta irrecusável”.

Leia a charge abaixo para responder às questões 8 e 9.

8. No título da charge acima, o verbo “vivem” está no plural, pois concorda com a palavra

A) menos.

B) pelotenses.

C) rede.

D) água.

Disponível em https://pt-pt.facebook.com/diariopopularRS/photos/a.238490609512248/2704520009575950/ Acesso em 25 junho de 2022.

Disponível em https://pt-pt.facebook.com/diariopopularRS/photos/a.238490609512248/2704520009575950/ Acesso em 25 junho de 2022.

9. O humor da charge está no fato de 

A) A mulher da charge se sentir privilegiada por ter acesso à rede de água.

B) A mulher de a charge ser uma das 99% que tem rede de água.

C) O garoto considerar que ter consciência é mais importante que ter a rede de água.

D) O garoto ficar triste com o gasto excessivo de água.

Leia a charge abaixo para responder à questão 10.

http://Disponível em https://pt-pt.facebook.com/diariopopularRS/photos/a.238490609512248/2704520009575950/ Acesso em 25 junho de 2022.

10. Na frase “Mais de um terço da água tratada é desperdiçada” o verbo destacado está no singular pois concorda com a expressão

A) da água.

B) desperdiçada.

C) um terço.

D) Mais de um.

Produção de texto

Leia a notícia abaixo e a partir da sua leitura produza uma charge para ser afixada no mural da sala. Lembre-se da linguagem, estrutura e tudo que acabamos de estudar sobre o gênero. Bom trabalho!

LEGAL POLICY BRIEF: DOCUMENTO INÉDITO AMPLIA O DEBATE SOBRE O DIREITO DAS CRIANÇAS À NATUREZA

Criança e Natureza lança publicação com os fundamentos jurídicos do direito das infâncias a um meio ambiente saudável

 Legal Policy Brief  O direito das crianças e dos adolescentes à natureza e a um ambiente saudável”  chega para inaugurar um novo olhar no debate jurídico sobre esse tema:

O acesso e a conexão com a natureza devem ser reconhecidos como um direito fundamental das infâncias.

Este é o primeiro Legal Policy Brief  lançado pelo programa Criança e Natureza. Esse tipo de documento tem a função de reunir os principais fundamentos jurídicos sobre um determinado tema, para apoiar o seu desenvolvimento e  reconhecimento no campo do Direito.

Em uma abordagem ampliada dos direitos à proteção e à conservação da natureza, a nova publicação traz os marcos jurídicos que tratam sobre o direito de crianças e adolescentes à natureza, com o objetivo de apresentá-los ao Sistema de Justiça e a diversos parceiros nas agendas de meio ambiente e infância.

A publicação está dividida em cinco partes:

PARTE 1 Breve retrospecto histórico das normas do direito humano à natureza

PARTE 2 A natureza como elemento essencial para garantia dos direitos humanos e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes

PARTE 3 O direito da criança e do adolescente à natureza

PARTE 4 O protagonismos de crianças e adolescentes na defesa do direito à natureza

PARTE 5 Iniciativas para efetivação dos direitos da criança à natureza

No sumário executivo abaixo, você encontra mais detalhes sobre os pontos abordados pelo Legal Policy Brief.

As crianças precisam da natureza e a natureza precisa das crianças

Apesar de o direito das crianças à natureza e a um meio ambiente ecologicamente equilibrado já ser reconhecido pela Constituição Federal, no artigo 225, as crianças seguem sendo as mais afetadas pelas mudanças do clima e ainda não estão no centro das discussões sobre justiça climática.

Os efeitos das mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a poluição ameaçam o presente e o futuro das crianças em todo o mundo, inclusive no Brasil.

“Em uma tradução para a linguagem do Direito, temos buscado contribuir para a efetividade dos artigos 225 e 227 (que trata sobre a prioridade absoluta das crianças) da Constituição Federal. É justamente esse mergulho, na combinação desses dois dispositivos constitucionais, garantidores de direitos fundamentais, que o Legal Policy Brief propõe-se a fazer, demonstrando de forma contundente e consistente que o direito da criança à natureza não é algo que possa ser negado ou subtraído das presentes gerações”, explica Isabella Henriques, diretora executiva do Instituto Alana.

As crianças precisam do contato com ambientes naturais saudáveis e seguros para florescer!

O acesso e a conexão com a natureza melhoram os marcos mais importantes de uma infância saudável – imunidade, capacidade física, memória, aprendizado ativo, criatividade, sociabilidade – e contribui significativamente para o desenvolvimento integral das crianças. Os benefícios dessa conexão são mútuos: a criança que nutre um vínculo afetivo e se reconhece como parte do meio ambiente em que vive também se preocupa com a sua proteção e com a conservação da natureza.

“O direito das crianças de ter acesso, se conectar à natureza e usufruir de um ambiente saudável deve passar por uma abordagem ampliada da proteção e da conservação da natureza baseadas em direitos. É essencial que o princípio da equidade intergeracional esteja no centro desse debate. Afinal, cada geração partilha em comum a Terra com membros da geração atual e também futura”, afirma Angela Barbarulo, advogada do programa Criança e Natureza.

Precisamos garantir que todas as nossas crianças tenham direito a um futuro no presente.

Disponível em https://criancaenatureza.org.br/clima/protecao-clima-e-criancas/ Acesso em 11 julho de 2022.