AULA 15/2022 – Geomorfologia, fitofisionomias, fauna e flora do Cerrado - 29/08/2022

Goiás e o Cerrado

O estado de Goiás tem como bioma predominante o Cerrado, o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando cerca de 22% do território nacional. Em sua área estão, além do território goiano, os estados Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além de partes que estão entre outros biomas, como no Amapá, Roraima e Amazonas.

http://Disponível em: <https://tinyurl.com/y3dt6duf>. Acesso 10 de ago. de 2021.

No cerrado encontram-se nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que proporciona um potencial aquífero grande e favorece a sua biodiversidade de fauna e flora, sendo considerado um dos biomas com maior biodiversidade no mundo.

O Cerrado é conhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando mais de 11 mil espécies de plantas nativas já catalogadas, onde há uma grande beleza nas suas flores nativas, ainda existe uma grande diversidade de habitats, que determinam uma alternância de espécies entre diferentes aparências e cores, cerca de 200 espécies de mamíferos são conhecidas, e as aves compreendem cerca de 800 espécies.

Os números de peixes estão em torno de 1200 espécies, répteis perto de 180 espécies e anfíbios 150 espécies, o que são considerados números elevados. O número de peixes endêmicos, ou seja, nativos do Cerrado, não é conhecido, porém os valores de anfíbios e répteis são 28% e 17%, respectivamente de todos esses animais do Brasil. De acordo com estimativas recentes, o Cerrado é o refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos.

Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social, onde muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo várias etnias indígenas, comunidades quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras e vazanteiros que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade. Mais de 200 espécies têm uso medicinal e mais 400 podem ser usadas na recuperação de solos degradados, como barreiras contra o vento, proteção contra a erosão, ou para criar habitat de predadores naturais de pragas. Mais de 10 tipos de frutos comestíveis são regularmente consumidos pela população local e vendidos nos centros urbanos, como os frutos do Pequi, Buriti, Mangaba, Cagaita, Bacupari, Cajuzinho do Cerrado, Araticum e as sementes do Barú.

Contudo, inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção, 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorrem em áreas protegidas e pelo menos 137 espécies de animais que ocorrem no Cerrado estão ameaçadas de extinção. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana.

http://Disponível em: <https://tinyurl.com/yea3yz8f>. Acesso em 10 de ago. de 2021

Apesar do reconhecimento de sua importância biológica, de todos os biomas mais ricos do mundo, o Cerrado é o que possui a menor porcentagem de áreas sobre proteção integral, cerca de 8% de seu território legalmente protegido por unidades de conservação; desse total, menos de 3% são unidades de conservação de proteção integral e pouco mais de 5% de unidades de conservação de uso sustentável.

No Brasil, aproximadamente 80% da biodiversidade do Cerrado já sofreu alterações na fauna e flora. Em Goiás a situação é mais agravante pois estimativas revelam que cerca de 90% de todo bioma já se encontra alterado. Os parques de preservação representam apenas 1% de todo Cerrado goiano, enquanto que em outros estados a média é de 2,5%. Esses dados estão muito abaixo das metas internacionais que é de 10%, esse percentual deveria ser revertido em reservas ambientais em Goiás.

O cerrado tem épocas de estiagem intensa, o que contribui para o clima quente e seco nessa região. Esse clima faz com que a vegetação seja facilmente queimada nessa época, tanto natural quanto pela ação do ser humano. As queimadas intencionais contribuem muito para a extinção de boa parte da fauna e principalmente da flora do cerrado.

Disponível em: <https://tinyurl.com/yy5hhx53>, <https://tinyurl.com/y468o9aj3> e <https://tinyurl.com/yyuctzz4>.  Adaptado. Acesso em 10 ago. 2021.

Fitofisionomias do Cerrado

Não existem tipos de Cerrado. O que de fato existem são fitofisionomias (aspectos da vegetação), que se diversificam de acordo com as características das regiões. A existência dessas fitofisionomias deve-se ao fato de que esse bioma, além Sde muito extenso, limita-se com diversos outros.

Observe abaixo as classificações e características dos aspectos da vegetação (fitofisionomias) do Cerrado:

http://Disponível em: <https://tinyurl.com/y7jzzmt5>. Adaptado. Acesso em 10 ago. 2021.

ATIVIDADES

1. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

O Cerrado tem épocas de ________ intensas, o que contribui para o clima quente e seco nessa região. Esse clima faz com que a vegetação seja facilmente ________ nessa época, tanto natural quanto pela ação do ser humano. As queimadas intencionais contribuem muito para a ________ de boa parte da fauna e principalmente da flora do cerrado.

(A) estiagens; queimada; extinção.(C) estiagens; mudada; proliferação.
(B) chuvas; transformada; proliferação.(D) chuvas; queimadas; extinção.

2. Leia o poema a seguir de Nikolaus Behr:

https://www2.ibb.unesp.br/departamentos/Educacao/Trabalhos/coisasdecerrado/ARTE/artepoesia.htm

A leitura desse poema relata qual característica do cerrado? Explique.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. O Cerrado é o segundo maior ecossistema da América do Sul, abrangendo alguns estados do Brasil, dentre eles temos

(A) Bahia, Goiás e Santa Catarina.(C) Goiás, Maranhão e Pernambuco.
(B) Amapá, Goiás e Mato Grosso.(D) Amazonas, Ceará e Goiás.

4. Assinale a alternativa que melhor define fitofisionomia.

(A) É o conjunto de atributos abióticos de algum lugar.

(B) É a forma aparente de um indivíduo ou comunidade.

(C) Abrange fatores como altura e área coberta pela copa dos indivíduos da comunidade, bem como a forma que se distribuem uns em relação aos outros.

(D) São tentativas de nomear e classificar os tipos vegetação principalmente com base nos critérios fisionômicos, substrato de crescimento e composição da flora.

5. A respeito do cerrado, são feitas algumas afirmações, assinale V para as verdadeiras e F para as Falsas:

I. (__) A área abrangida pelo bioma Cerrado localiza-se na região de clima temperado.

II. (__) A fauna do bioma Cerrado conta com um diversificado número de espécies animais, dos quais se destacam os lobos.

III. (__) Por ser um bioma bastante extenso, a vegetação do Cerrado não possui um único aspecto. É possível encontrar, ao longo de sua extensão, diversas fitofisionomias.

IV. (__) Os principais exemplos da fauna do Cerrado são: lobo-guará, jararaca, veado-campeiro, anta, tatu, cachorro-do-mato, papagaio, seriema, tucano, ema, tamanduá-bandeira, onça-pintada, entre outros.

6. O Cerrado é a savana tropical mais rica do mundo, pois nele há cerca de 5% de toda a diversidade do planeta. O bioma citado no texto é o refúgio

(A) das borboletas e abelhas.(C) dos gorilas e micos.
(B) das leões e lobos-guará.(D) dos tigres e araras.

7. Leia o texto a seguir:

Ação do fogo no Cerrado

A pecuária extensiva e a agricultura mecanizada de soja, milho e algodão são as principais causas da destruição de boa parte desse tipo de formação vegetal. Para a prática da atividade agropecuária, ocorrem frequentemente as queimadas, pois esse é um ato que gera poucos custos para o preparo inicial do solo. Outra forma de queimadas nesse bioma são os tocos de cigarros jogados na mata – temperaturas elevadas, o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar contribuem para a propagação do fogo. Porém, o fogo no cerrado pode iniciar-se por fatores naturais, isso ocorre através do acúmulo de biomassa seca, de palha, baixa umidade e alta temperatura, que acabam criando condições favoráveis para tal. Descargas elétricas, combustão espontânea e, até mesmo, o atrito entre rochas e o atrito do pelo de alguns animais com a mata seca podem acabar desencadeando a queimada.

Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-acao-fogo-no-cerrado.htm>. Acesso em 10 ago. 2021.

Existem consequências positivas das queimadas naturais que ocorrem no cerrado? Se sim, quais são elas?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. No Cerrado, são encontrados onze principais tipos de vegetações, os quais apresentam grande variedade de espécies. A vegetação desse bioma é distribuída em três formações. Quais são essas formações?

(A) Pradarias, Atlânticas e Arbustivas.(C) Florestais, Campestres e Savânicas.
(B) Savanas, Cerrados e Araucárias.(D) Temperadas, Cocais e Amazônicas.

9. Associe as colunas dos ecossistemas e suas características.

A. Cerrado Stricto Senso
B. Cerradão
C. Campo Limpo
D. Matas de Galerias
E. Campo Sujo
(__) Transita entre a Mata Seca e o Cerrado Stricto Senso, com espécies de árvores apresentando muitas folhas e ramos tortuosos.
(__) Vegetação composta por gramíneas, sem estrato lenhoso, e é propícia ao deslocamento de animais.
(__) Chamada de Cerrado Ralo, apresentando vegetação composta por plantas do estrato herbáceo, predominando os arbustos.
(__) Possui espécies arbustivas e árvores de pequeno porte. Seus arbustos não são densos e adaptam-se às condições ambientais.
(__) Conhecida como Mata Úmida, localizada ao longo dos cursos d’água, com árvores de grande porte, que podem alcançar até 30 metros de altura.

10. Constitui um bioma brasileiro que se estendia originalmente por uma área de dois milhões de km², hoje restam apenas 20% desse total. Este bioma apresenta solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. O ecossistema mencionado é

(A) Cerrado.(B) Campos.(C) Floresta Tropical.(D) Mata Atlântica.