AULA 15/2022 – Razão entre grandezas de espécies diferentes. Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais - 29/08/2022
ESTUDO DAS GRANDEZA
Uma Grandeza em matemática é tudo aquilo que pode ser medido e contado. Por exemplo, o tempo, a velocidade, o volume, a quantidade de homens em uma obra etc. O que não pode ser medido e nem contado não é uma grandeza. Exemplo: O amor, a saudade, a imaginação etc. Portanto, nosso estudo trata-se das grandezas mensuráveis (que podem ser medidas ou contadas) e da forma com a qual se relacionam.
As chamadas grandezas fundamentais são aquelas definidas pelo Sistema Internacional de Unidades (SI). A tabela abaixo traz as grandezas fundamentais definidas pelo SI:
Dessa forma podemos estabelecer uma relação entre duas ou mais grandezas.
Chamamos de Razão o quociente entre duas grandezas e de Proporção a igualdade entre duas razões.
Assim, podemos calcular a densidade demográfica da capital fazendo o quociente entre essas duas grandezas:
Observe outros exemplos de cidades goianas:
GRANDEZAS DIRETA E INVERSAMENTE PROPORCIONAIS
Chamamos de proporção a igualdade entre duas razões distintas, obtidas pela divisão entre duas grandezas e as grandezas, nesse caso, são ditas proporcionais.
Por exemplo, se um automóvel se locomova a 50 km/h e percorra 100 km. Se esse automóvel dobrar sua velocidade, dentro deste mesmo tempo, o espaço por ele percorrido seria de 200 km.
A razão entre velocidade e espaço percorrido desse automóvel pode ser avaliada em dois momentos distintos e possui resultados iguais: 0,5.
Um corpo em movimento retilíneo e uniforme tem velocidade constante e igual a 20 km/h. Isso significa dizer que, de acordo com a tabela a seguir, temos:
Note que à medida que o tempo aumenta o espaço aumenta na mesma proporção, ou seja, se o tempo dobra o espaço também dobra, se o tempo triplica o espaço também triplica etc.
Na primeira expressão matemática, o quociente entre o espaço (S) e o tempo (T) é um valor constante igual a 20 o que nos revela uma importante relação entre Grandezas Diretamente Proporcionais (GDP):
Na segunda expressão matemática, a relação entre o espaço (S) e o tempo (T) é do tipo y = k∙x, ou seja:
Por exemplo, imagine que um automóvel percorre 100 km em 1 hora e 30 minutos a uma velocidade média de 50km/h. Se ele aumentar sua velocidade para 75km/h, ele percorreria esse mesmo trajeto em 1 hora.
Observe que é impossível ele aumentar a velocidade e aumentar o tempo, pois quanto mais rápido o automóvel se deslocar no espaço, menos tempo ele gastará. Assim, que a razão entre a velocidade e o tempo são grandezas inversamente proporcionais.
Um corpo em movimento retilíneo e uniforme percorre um espaço de 30 km. Isso significa que, de acordo com a tabela a seguir, temos:
Neste caso, à medida que o tempo aumenta, a velocidade diminui na mesma proporção, ou seja, se o tempo dobra, a velocidade diminui pela metade, se o tempo triplica, a velocidade diminui para um terço, ou ainda, se a velocidade dobra o tempo diminui pela metade etc.
A relação matemática entre a velocidade e o tempo é dada por:
Na segunda expressão matemática, o produto entre a velocidade (V) e o tempo (T) é constante “ k = 30”, um valor constante e positivo. Isso nos revela uma importante relação entre Grandezas Inversamente Proporcionais (GIP):
Observe a receita de bolo que a vovó Maria irá fazer para seus 3 netos.
Como a receita é suficiente para apenas 1 bolo, e ela deseja preparar 5, qual será a nova quantidade de ingredientes que ela utilizará? Para isso, devemos perceber que as grandezas são diretamente proporcionais, pois, se o número de bolos aumentar, o número de ingrediente cresce na mesma proporção.
Desta forma, as proporções são claramente utilizadas em nosso cotidiano, em forma de receitas, distribuições e manipulações, onde se relacionam duas ou mais grandezas.
Ao realizar uma compra online de um boneco do personagem Thor, sua única informação sobre as dimensões do produto é “Escala 2:10”. Porém você sabe que o ator Chris Hemsworth (que interpreta o Thor) possui 1,93 m de altura, como você sabe o tamanho do boneco?
Para conseguirmos responder a esse tipo de problema, devemos nos lembrar do conceito de escala.
ESTUDO DAS ESCALAS
A escala numérica é utilizada pra representações de grandes medidas em um pequeno espaço. É baseada na igualdade entre dois quocientes, ou seja, é um outro tipo de proporção.
PROPORCIONALIDADE E REGRA DE TRÊS
A regra de três é um meio de usar a propriedade fundamental das proporções para determinar uma das quatro medidas de duas grandezas, quando se conhece as outras três. O modo de encontrar essa medida não é o mesmo para grandezas diretamente proporcionais e inversamente proporcionais.
Quando duas grandezas são proporcionais, basta aplicar essa propriedade fundamental sobre uma proporção para encontrar à medida que falta.
Um automóvel esteja a 50 km/h e, em determinado período de tempo, percorra 250 km. Quantos quilômetros percorreria se sua velocidade fosse 75 km/h?
Montando a proporção teremos:
Quando as duas grandezas são inversamente proporcionais, deve-se montar a proporção e inverter uma das razões antes de aplicar a propriedade fundamental das proporções.
Um veículo, a 120 km/h, gasta 2 horas em determinado percurso. Qual seria sua velocidade se o tempo gasto nesse percurso fosse de 6 horas?
Aumentando o tempo gasto na viagem, a velocidade do automóvel diminui, portanto, essas grandezas são inversamente proporcionais. Montando a proporção entre elas, teremos:
Antes de aplicar a propriedade fundamental das proporções, é necessário inverter uma das razões.
Observe que cada uma delas está relacionada a uma das grandezas e que ambas são inversamente proporcionais, neste caso devemos inverter uma das grandezas (nesse caso invertemos as horas), para que possam ficar proporcionais e assim, aplicarmos o teorema das proporções.
GRANDEZAS NÃO PROPORCIONAIS
Observe a situação problema abaixo
Nesse caso, podemos observar a relação entre duas grandezas fazendo a comparação entre elas.
Repare que no primeiro caso, temos 54 x 3 = 162, ou seja, serão distribuídos 162 livros.
No segundo caso, temos, 27 x 5 = 135, ou seja, serão distribuídos 135 livros.
Aumentando o número de livros doados para cada leitor, a quantidade de leitores beneficiado diminui.
A resposta para essa pergunta é NÃO!
Para afirmamos que existe proporção entre duas razões é necessário haver uma IGUALDADE entre elas.
Assim, é importante sempre fazer uma relação e comparação entre as grandezas para determinar se são diretamente, inversamente ou não – proporcionais.
ATIVIDADES
- Observe as situações a seguir.
I – O consumo de combustível de um automóvel em relação a distância percorrida.
II – O número de trabalhadores e o número de dias para realização de um trabalho.
III – O peso de uma pessoa e sua altura.
IV – Número de máquinas para realizar um trabalho e o tempo de execução desse trabalho.
V – Tempo gasto de em uma viagem e a distância percorrida.
VI – Velocidade de um veículo em uma viagem e tempo gasto nessa viagem.
Separe as situações em
2. Nos itens a seguir, marque (C) para correto e (E) para errado.
a) ( ) Dadas duas grandezas diretamente proporcionais, quando uma delas aumenta a outra também aumenta na mesma proporção.
b) ( ) Dadas duas grandezas diretamente proporcionais, quando uma delas diminui a outra aumenta na mesma proporção.
c) ( ) Dadas duas grandezas inversamente proporcionais, quando uma delas aumenta a outra diminui na mesma proporção.
d) ( ) Dadas duas grandezas inversamente proporcionais, quando uma delas diminui a outra também diminui na mesma proporção.
3. Analise cada uma das situações apresentadas a seguir que representam relações entre duas grandezas.
I. Um veículo percorre 16 quilômetros com 2 litros de álcool. Mantendo-se as mesmas condições, quantos quilômetros ele percorrerá com 6 litros de álcool?
II. Um automóvel a uma velocidade de 40 km/h percorre certa distância em 30 minutos. Se este automóvel estiver a uma velocidade de 80 km/h, quanto tempo gastará para percorrer a mesma distância?
III. Cada 100 gramas de pera equivalem a 56 calorias. Se uma pessoa consome 50 gramas de pera por dia estará ingerindo quantas calorias?
Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta das relações entre as grandezas.
(A) Diretamente proporcionais: I e II, Inversamente proporcional: III.
(B) Diretamente proporcionais: I e III, Inversamente proporcional: II.
(C) Diretamente proporcional: II, Inversamente proporcionais: I e III.
(D) Diretamente proporcional: III, Inversamente proporcionais: I e II.
4. Um mapa foi feito na escala 1 : 30 000 000 (lê-se “um para trinta milhões”). Essa notação representa a razão de proporcionalidade entre o desenho e o real, ou seja, cada unidade no desenho, é na realidade, 30 milhões de vezes maior. Utilizando uma régua, constatou-se que a distância do Rio de Janeiro a Brasília, neste mapa é aproximadamente 4 cm. Assim, qual a distância real entre Rio de Janeiro e Brasília, nesta escala ?
5. Observe alguns dados referente a Rússia
Calcule a densidade demográfica desse país e discuta como é feita a distribuição populacional dele, tente pensar se é distribuída regularmente ou não.
6. Alessandro, Renato e Patrícia investiram respectivamente os seguintes capitais na abertura de uma empresa: R$ 30 000,00, R$ 20 000,00 e R$ 25 000,00. Ao final do primeiro ano de sociedade a empresa teve um lucro de R$ 150 000,00. Em relação ao ganho correspondente a cada sócio, pose-se concluir que
(A) Patrícia lucrou 60 mil reais.
(B) O lucro de Renato foi de 10 mil reais a menos que Patrícia.
(C) Alessandro lucrou 15 mil reais a mais que Renato.
(D) A diferença entre os lucros de Alessandro e Patrícia foi de 20 mil reais.
7. Três irmãos entraram em uma sociedade e resolveram investir capitais proporcionais. O primeiro irmão investiu um capital proporcional ao número 2, o segundo irmão investiu um capital proporcional ao número 3 e o terceiro irmão investiu um capital proporcional ao número 5. Se, no final de 1 mês, a sociedade apresentar R$ 500 000,00 qual será o lucro daquele que investiu menos?
8. Observe os segmentos de reta proporcionais abaixo.
Qual o valor dos segmentos AB e CD?
9. Observe os retângulos abaixo.
Sabendo que as áreas desses retângulos seguem uma proporção , quais são as áreas dos retângulos ABCD e IJKL?
10. Na bula de um remédio para crianças, a dosagem recebida é diretamente proporcional ao peso da criança. Sabendo que são recomendadas 5 gotas do medicamento a cada 3 kg, então, qual a dosagem oferecida para uma criança que tem 60 kg?