AULA 15/2023 – Cálculo de volume de blocos retangulares - 25/08/2023

VOLUME

Volume é definido como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. Por exemplo, na imagem abaixo, o aquário que comporta o maior volume de água é o 3 e o que comporta o menor volume de água é o 1.

Conseguimos afirmar isso porque o aquário 3 ocupa maior volume no espaço pois suas medidas são visivelmente maiores que a dos demais recipientes.

  • Medidas de volume

O metro linear é uma medida de comprimento utilizada para medir tamanhos e distâncias, (1D), é considerado a unidade fundamental de comprimento. Utilizamos as medidas de comprimento para medir tamanhos e distâncias, como o comprimento de uma mesa, a altura de uma cadeira, ou a largura de um tablado. O metro linear é a unidade fundamental de comprimento, sendo representado pelo símbolo m.

Da mesma forma que trabalhamos com o metro linear, também temos figuras bidimensionais, (2D) onde multiplicamos comprimento · largura para encontrarmos a área ocupada por ela.

Semelhantemente, também associamos o metro a formas tridimensionais, ou seja, com três dimensões (3D): onde multiplicamos altura · comprimento · largura para encontrarmos a capacidade dessas formas.

  • Unidades de medidas de volume

Assim como o metro (m) é a unidade padronizada de medida de comprimento e o metro quadrado (m2) é a unidade padronizada de medida de superfície, o metro cúbico (m3) é a unidade padronizada de medida de volume.

As unidades de metro cúbico são: quilômetros cúbicos (km³), hectômetros cúbicos (hm³), decâmetros cúbicos (dam³), metros cúbicos (m³), decímetros cúbicos (dm³), centímetros cúbicos (cm³), milímetros cúbicos (mm³).

Múltiplos e submúltiplos do metro cúbico

PROBABILIDADE

Probabilidade é o estudo das chances de ocorrência de um resultado, que são obtidas pela razão entre casos favoráveis e casos possíveis.

Para compreendermos esse ramo da matemática devemos ter em mente algumas definições. Observe.

1. Experimento aleatório: é qualquer experiência cujo resultado nós não conhecemos.

Exemplo: Se jogarmos uma moeda, não saberemos qual das faces da moeda ficará voltada para cima.

2. Ponto amostral: um ponto amostral é qualquer resultado possível em um experimento aleatório.

Exemplo: no lançamento de um dado, o resultado (o número que aparece na face superior) pode ser 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. Então, cada um desses números é um ponto amostral desse experimento.

3. Espaço amostral: espaço amostral é o conjunto formado por todos os pontos amostrais de um experimento aleatório, ou seja, por todos os seus resultados possíveis. Dessa maneira, o resultado de um experimento aleatório, mesmo que não seja previsível, sempre pode ser encontrado dentro do espaço amostral referente a ele.

4. Evento: eventos são subconjuntos de um espaço amostral. Um evento pode ser um conjunto vazio (evento impossível) ou o próprio espaço amostral (evento certo).

Exemplo: No lançamento de um dado com 6 faces, podemos definir 

a) Espaço amostral (E) = {1, 2, 3, 4, 5, 6}

b) Seja o evento A sair um número par: A = {2, 4, 6}

c) Seja o evento B sair um número ímpar: B = {1, 3, 5}

  • Cálculo de probabilidade

Probabilidade é a medida de chance de um resultado ocorrer em um evento aleatório, ou seja, é a razão entre a quantidade de resultados favoráveis e a quantidade de resultados do espaço amostral.

O cálculo da probabilidade de um evento A é feito da seguinte maneira:

ATIVIDADES

1. Quantos centímetros cúbicos há em um cubo com arestas medindo 0,3 m?

2. Uma piscina retangular que possui dimensões de 7 m de comprimento, 4 m de largura e 1,5 m de altura possui capacidade de 42 m³. Quantos litros de água são necessários para encher essa piscina?

3. Dois dados honestos de seis faces cada foram lançados. Calcule a probabilidade de o produto dos números obtidos ser 12.

5. Ronaldo comprou 6 números de uma rifa. Sabendo que os 120 números da rifa foram vendidos, qual é a chance de Ronaldo ganhar a rifa?

A) 5%

B) 10%

C) 15%

D) 20%

6.  Uma gaveta tem suas dimensões dadas na figura abaixo. Qual é a capacidade em decímetros cúbicos desta gaveta?