AULA 15/2023 – Fenômenos naturais e impactos ambientais - 10/08/2023

Mudanças nos Ecossistemas

A natureza está suscetível a inúmeros fatores que podem alterar características dos ecossistemas. Essas mudanças podem ser geradas por catástrofes naturais ou pela ação humana.

As alterações de temperatura e chuva podem prejudicar o desenvolvimento e o aumento da população das espécies, animais ou vegetais da região, podendo também aumentar a mortalidade, afetar a imunidade e provocar doenças, reduzir a mobilidade e até acelerar a taxa de extinção, diminuindo a diversidade de espécies.
Além das influências específicas para cada espécie, algumas alterações podem ocorrer no ciclo de vida delas (como floração, frutificação ou perda de flores, migração ou nascimento de filhotes) e afetam interações intraespecíficas e/ou interespecíficas como predação, dispersão, polinização, competição etc.
Um dos fatores que podem alterar a temperatura e o clima de um bioma é o aquecimento global, que nada mais é do que uma intensificação do chamado efeito estufa. Esse efeito é um fenômeno natural e importante para a Terra, pois permite que o planeta fique aquecido, entretanto, a sua intensificação é prejudicial.
O efeito estufa acontece, pois na atmosfera há a presença de gases, conhecidos como gases de efeito estufa, que garantem que parte do calor que chega ao planeta fique retido. O aumento desses gases leva a uma maior retenção de calor e, portanto, ao aumento da temperatura.
Quando falamos em aquecimento global estamos referindo-nos a um aumento anormal da temperatura média do nosso planeta. Para ter-se uma ideia, a temperatura média global de superfície aumentou aproximadamente 0,74 ºC nos últimos 100 anos, e pesquisas indicam que esse aumento está muito relacionado à ação do ser humano, que, ao longo dos anos, aumentou suas emissões de gases do efeito estufa, como o gás carbônico.
O aumento da temperatura pode provocar alterações climáticas, como o aumento do calor em climas mais quentes, derretimento das calotas polares e intensificação dos períodos de estiagem.

Impacto social das mudanças nos ecossistemas

Os ecossistemas do mundo estão ameaçados. A maior parte dos tipos de habitats naturais mostra sinais de grave degradação, as populações da fauna e da flora estão diminuindo, e a terra, o ar e a água estão cada vez mais poluídos, todos os ecossistemas da terra foram transformados de alguma forma através de ações humanas nos últimos 50 anos.
Tudo isso comprometeu a capacidade dos ecossistemas de prestar os serviços de grande importância para o bem-estar humano, mais de 60% dos ecossistemas do mundo estão sendo degradados ou usados de forma insustentável.
Quase todas essas mudanças ocorreram devido a influências do ser humano, principalmente como resultado de pressões econômicas e desenvolvimento.



Quer aprender como evitar desastres naturais no Brasil? Se possível, assista ao vídeo:

ATIVIDADES

1. Analise a tirinha a seguir:

Agora responda:
a) Que fenômeno ambiental pode ser agravado devido a liberação da fumaça por essas indústrias?

b) Cite ao menos duas consequências desse fenômeno para o planeta

2. Efeito _________ é um fenômeno atmosférico ___________ responsável pela manutenção da vida na Terra. Sem a presença desse fenômeno, a _________ do planeta seria muito baixa, o que impossibilitaria o desenvolvimento de seres vivos.
Qual das alternativas a seguir completa o trecho acima?

3. O aquecimento global é um fator que influencia os ecossistemas pois

4. Catástrofes naturais como enchentes, terremotos, erupções vulcânicas, tsunamis entre outros podem interferir no ecossistema. No cerrado há um fenômeno recorrente, especialmente no período de estiagem prolongada, devido ao tempo seco e quente, muitas vezes provocados pelo homem devido ao desmatamento, trazendo graves consequências.
A qual fenômeno o trecho refere-se? Em que época do ano esse fenômeno acontece com maior frequência?

5. A respeito dos impactos ambientais, são feitas algumas afirmações, assinale V para as verdadeiras e F para as Falsas:
I. ( ) O aumento da temperatura do planeta causado pelo aquecimento global não tem nenhuma relação com as ações do ser humano.

II. ( ) Os tipos de habitats naturais mostram sinais de melhoras e as populações da fauna e da flora estão aumentando ao redor do mundo.
III. ( ) As alterações de temperatura e chuva podem prejudicar o desenvolvimento e gerar uma diminuição na população das espécies, animais ou vegetais de uma região.

IV. ( ) As queimadas são recorrentes em ecossistemas semelhantes ao cerrado, como a floresta tropical africana e as florestas temperadas da Europa e América do Norte.

6. Diversas atividades realizadas pelos seres humanos têm contribuído para o agravamento do efeito estufa, e isso pode trazer danos a vida em nosso planeta. Cite duas atividades que contribui na redução do agravamento desse fenômeno.

7. Leia o texto a seguir:


Alemanha, Bélgica e Holanda debaixo d’água

Inundações catastróficas na Europa Ocidental mataram mais de 120 pessoas e centenas de desaparecidas, disseram as autoridades, à medida que os esforços de resgate em grande escala continuam em meio ao aumento do nível da água, há deslizamentos de terra e cortes de energia. Imagens chocantes da devastação na Alemanha e na Bélgica mostraram vilas inteiras debaixo d’água, com carros presos entre prédios desabados e escombros. A Holanda e Luxemburgo também foram afetados por chuvas extremas. Os especialistas descreveram os eventos recentes como as chuvas mais fortes em um século.

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/os-desastres-naturais-que-impactaram-o-mundo-recentemente. Acesso em 25 ago. 2021.

Quais ações antrópicas (provocadas pelo homem) contribuem para que esse tipo de desastre aconteça?

8. Analise as afirmações a seguir relacionadas os fenômenos naturais.
I – As mudanças no ambiente podem ser geradas por catástrofes naturais ou pela ação humana;
II – Fenômenos naturais são acontecimentos não artificiais, ou seja, que ocorrem sem a intervenção humana;
III – Para os seres humanos, muitos danos e prejuízos são resultantes dos desastres naturais, os quais não geram grandes impactos na sociedade e meio ambiente.
Quais estão corretas?

9. Tsunamis, terremotos e furacões são fenômenos naturais que normalmente não ocorrem no Brasil, porém podem ocorrer em quase todos os anos ao redor do mundo. Podemos então dizer que desastres naturais não podem ocorrer no em nosso país? Justifique.

10. O resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema (vulnerável), causando danos humanos, materiais e/ou ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais é o conceito de

Indicadores de Saúde

Os indicadores de saúde são importantes para avaliar desde a situação de um único hospital até mesmo o estado de saúde de uma determinada região. Com eles, podemos mensurar e ter mais clareza com o auxílio dos números, que definem desde políticas públicas até o número de leitos que um hospital vai disponibilizar para cada categoria de atendimento.
Para conhecer o que são indicadores de saúde e para que servem, temos de olhar primeiro para a saúde pública.
Afinal, os indicadores de saúde são importantes para avaliar o estado de saúde de uma determinada região já que neles estarão os principais dados que oferecerão uma visão geral de como anda a saúde dos brasileiros. Dentre os principais indicadores de saúde pública, podemos citar:

Veja alguns exemplos de como os indicadores de saúde revelam situações sobre a saúde em uma população, tanto local quanto globalmente.

Veja ao lado o gráfico indicando alguns dados relacionados à Covid-19 no Brasil. O que permite o levantamento de políticas públicas de saúde para contenção da doença no País. Essa informação é possível graças ao uso dos indicadores de saúde.

Quer aprender mais sobre os Indicadores de Saúde? Se possível, assista ao vídeo:

11. Analise o mapa a seguir que representa a taxa de mortalidade infantil no Brasil em 2017.

Agora responda:
a) Qual a importância do indicador de mortalidade infantil?

b) De acordo com o mapa, qual estado brasileiro apresentou menor taxa de mortalidade infantil em 2017? E qual obteve maior taxa desse indicador nesse mesmo ano?

12. A taxa de mortalidade infantil é um ________ demográfico que reflete as condições socioeconômicas e o nível de ________ da população. Ela é uma medida eficaz na avaliação da saúde pública no Brasil, em conjunto com outros indicadores de saúde, como o saneamento básico, a taxa de natalidade, entre outros.
Qual das alternativas a seguir completa o trecho acima?

13. Observe a tabela a seguir, que traz uma comparação entre indicadores de saúde em diferentes cidades.

Comparação de Indicadores de Saúde Pública em Quatro Cidades

Considerando os dados informados na tabela: em qual cidade a população possui melhores condições de saúde?
Justifique sua resposta.

14. O Sistema Único de Saúde (SUS) apresenta suas concepções divididas em princípios doutrinários. Assinale a alternativa que apresenta quais são esses princípios do SUS:
A) Integralidade, Universalidade e Equidade.
B) Universalidade, Igualdade e Integralidade.
C) Responsabilidade, Universalidade e Equidade.
D) Integralidade, Suplementação e Universalidade.

15. As Vacinas são produtos capazes de estimular nosso sistema imunológico e garantir a imunização contra alguma doença. O SUS disponibiliza gratuitamente uma série de vacinas que garantem a imunização de crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Qual a importância da vacinação para a saúde pública?

17. Analise as afirmações a seguir relacionadas ao indicador ambiental.
I – No Brasil, a coleta de esgoto é realizada em todos os municípios do país e não existem esgotos a céu aberto, comose observa em outros países;
II – Os indicadores ambientais podem abranger um grande número de áreas de análise, como a qualidade dos recursos hídricos e a proteção à biodiversidade, por exemplo;
III – Indicadores ambientais são estatísticas selecionadas que representam ou resumem alguns aspectos do estado do meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas a eles.
Quais estão corretas

18. A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que nos últimos anos se espalhou rapidamente por todas as regiões da Organização Mundial da Saúde (OMS). O vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes aegypti. Esses mosquitos também transmitem chikungunya e zika. A dengue é generalizada ao longo dos trópicos, com variações locais de risco influenciadas pela precipitação, temperatura e rápida urbanização não planejada. Nas Américas, o principal vetor da dengue é o mosquito Aedes aegypti.

Os indicadores de saúde são importantes para basear o planejamento de uma política pública voltada à prevenção de doenças, como a Dengue. Qual a medida de prevenção a dengue é mais efetiva atualmente? Você̂ acredita que ela é eficaz? Justifique

19. Os indicadores que medem a ligação da renda populacional com sua saúde e o acesso a ela são conhecidos como