AULA 15/2023- Poesia, poema e soneto - 24/08/2023

O QUE É POESIA, POEMA E SONETO?

A poesia, o poema e o soneto fazem parte do gênero lírico, textos cuja linguagem é marcada pela subjetividade, responsável por revelar pensamentos, sentimentos, estados de alma de um eu lírico e não deve ser confundida com o eu
biográfico.
É IMPORTANTE CONHECER AS DIFERENÇAS ENTRE A POESIA, O POEMA E O SONETO.

Disponível em: https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/conteudo_legenda/1b1476d0abd05e9b82dbe54da18bba5b.jpg/ Acesso em 15 de set. de 2022.

VAMOS LÁ?

A poesia nem sempre está relacionada apenas com o poema, a poesia é um elemento maior que a estrutura textual. Ela pode estar presente nas mais diversas manifestações artísticas, seja na pintura, na escultura, na música, na fotografia e até mesmo em pequenas situações do cotidiano.
Sendo assim, é um equívoco denominar o gênero literário como “poesia”, até porque a poesia não é exclusividade da literatura, mas sim uma definição mais ampla que contempla outras formas de expressão. Pode-se chamar de poesia a emoção e o aspecto imaterial transmitido por um texto ou
obra.

Observe quanta poesia há na obra do pintor Vincent Van Gogh, pintor holandês considerado um dos maiores pintores de todos os tempos.
O poema é um gênero textual que apresenta características bem peculiares que são responsáveis por sua identificação. Entre essas características, estão os versos (as linhas), a musicalidade, a repetição e o emprego de metáforas que garantem maior subjetividade ao texto. Um bom poema geralmente está carregado de poesia, mas há também poemas que recusam qualquer lirismo, estrofes, rimas e métrica. Eles podem apresentar diferentes classificações de acordo com sua estrutura e temática, entre elas o soneto, o haicai.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/poesia-poema-soneto.htm/ Acesso em 15 de set. de 2022 (Adaptado)

Leia o poema a seguir.
Aninha e Suas Pedras (Cora Coralina)

Não te deixes destruir…
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.

Disponível em: https://www.culturagenial.com/cora-coralina-poemas-essenciais/ Acesso em 15 de set. de 2022.

Você sabe o que são recursos sonoros? Sabe para que são utilizados? Então, vamos aprender!

Recursos sonoros do texto literário

Os recursos sonoros são usados para conferir maior expressividade ao texto literário. O artista os utiliza,
dependendo da intenção que ele almeja alcançar no texto. São distintos recursos representados pelas figuras de linguagem, entre eles os sonoros. Estes são usados em prol da musicalidade, rimas, métrica e do ritmo propriamente dito. Entre eles cabe destacar a assonância e a aliteração.
Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de vogais, de
forma a produzir uma sonoridade peculiar aos textos poéticos. Diferencia-se da aliteração, que é a repetição de consoantes ou sílabas.
Observe, no exemplo a seguir, a sonoridade peculiar provocada pela assonância, isto é, pela repetição da
vogal nos versos:

Diferenças entre aliteração e assonância
A aliteração é uma figura de som na qual se cria um enunciado utilizando-se repetidamente o mesmo som de alguma consoante, causando um jogo de sons e de sentidos. É bastante comum na linguagem poética e em trava- línguas.

A aliteração é uma figura de linguagem caracterizada pela repetição de fonemas consonânticos, ou seja, de sons de consoantes. Utilizam-se repetidamente os mesmos sons de consoantes no enunciado para transmitir uma ideia por meio de tal sonoridade. Vejamos alguns exemplos:

ATIVIDADES
Leia um poema de Florbela Espanca e, a seguir, faça as atividades:
O meu Destino disse-me a chorar:
“Pela estrada da Vida vai andando,
E, aos que vires passar, interrogando
Acerca do Amor, que hás-de encontrar.”
Fui pela estrada a rir e a cantar,
As contas do meu sonho desfilando …

E noite e dia, à chuva e ao luar,
Fui sempre caminhando e perguntando …
Mesmo a um velho eu perguntei: “Velhinho,
Viste o Amor acaso em teu caminho?”
E o velho estremeceu … olhou … e riu …
Agora pela estrada, já cansados,
Voltam todos pra trás desanimados …
E eu paro a murmurar: “Ninguém o viu! …”

Disponível em: https://poesiaspreferidas.wordpress.com/2012/12/08/em-busca-do-amor-florbela-espanca/ Acesso em 05 de set. de 2022.

  1. O eu lírico é aquele que fala no poema. Na primeira estrofe, o que o destino diz ao eu lírico?
  1. No primeiro verso, está atribuído ao destino sentimentos e característica humanos. Ele é visto como uma pessoa que tem sentimentos e dá conselhos ao eu lírico sobre o amor. Que figura de linguagem está empregada?
  1. O eu lírico segue o conselho do Destino? Destaque no poema, os versos que testificam a sua resposta.

4. Observe o verso “E noite e dia, à chuva e ao luar,” os pares de palavras destacados aproximam ideias

6. Sobre a poesia, é correto afirmar que
A) poesia pertence ao campo literário com características bem definidas que são encontradas apenas na literatura.
B) é exclusividade da literatura e não pode ser encontrada em outras manifestações artísticas, como a pintura ou a música.
C) poesia apresenta forma fixa e não admite variações em sua estrutura. Os moldes clássicos obedecem aos princípios hedonistas de que a poesia deve sempre contemplar aquilo que é belo e agradável.
D) poesia pode ser encontrada em diversas manifestações artísticas, como na música, na literatura, na fotografia e até mesmo em situações corriqueiras de nosso cotidiano.

Disponível em: https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-literatura/exercicios-sobre-poesia-poema-soneto.htm Acesso em 18 de ago. de 2021.(adaptada)

7. Sobre o poema, é correto afirmar que:
I. O poema não é um gênero literário. Pode estar presente em diversas manifestações artísticas e sua principal característica é a subjetividade.
II. O poema é um gênero literário que normalmente se apresenta em versos, mas pode também dispensar estrofes, rimas e métrica.
III. Para que um texto seja considerado poema, é preciso que ele apresente uma forma fixa, rimas e métricas, conforme os ideais clássicos de poesia.
IV. O poema pode receber diferentes classificações de acordo com sua estrutura e temática, entre essas classificações estão o soneto, o haicai, etc.
V. Em um bom poema está presente a poesia, peculiaridade artística. Há poemas que dispensam o lirismo.

8. Sobre as diferenças entre a poesia e o poema, estão corretas as seguintes afirmativas:
I. A poesia, ao contrário do poema, é composta por uma forma estática: a mensagem deve ser elaborada apresentando a mesma quantidade de versos e estrofes.
II. A poesia pode estar presente em paisagens e objetos, enquanto o poema faz referência ao gênero textual.
III. Não existem diferenças entre a poesia e o poema, ambas as denominações dizem respeito ao mesmo gênero textual.
IV. Poesia vem do grego poiesis, que pode ser traduzido como a atividade de produção artística. É, portanto, uma definição mais ampla do que a definição de poema, nome dado aos textos feitos em versos e/ou de forma livre.
A) II e IV.
B) Todas estão corretas.
C) I e III.
D) I e IV.


Disponível em: https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-literatura/exercicios-sobre-poesia-poema-soneto.htm Acesso em 18 de ago. de 2021.(Adaptada)

Releia o poema Soneto do Amor Total e responda às atividades.

9. Observe o título do poema” Soneto do Amor Total” e responda:
a) O que enfatiza esse título?
b) Quais características desse poema nos fazem entender que ele é um soneto?
c) Relacione a última estrofe do poema ao seu título.

10. De quem é a voz do poema? De um homem ou de uma mulher? Comprove sua resposta com um verso.

11. Observe a repetição da expressão “amo-te” em todo o poema. Que efeito esse recurso expressivo produz?

12. Quanto à estrutura, o poema” Soneto do Amor Total”
A) não possui versos nem estrofes.
B) não apresenta nenhuma estrutura fixa.
C) é formado por 14 versos, divididos em duas estrofes.
D) é composto por 14 versos, dois quartetos e dois tercetos.

13. No último verso “Hei de morrer de amar mais do que pude.”, o poeta enfatiza a sua forma de amar, empregando uma figura de linguagem que expressa o exagero, um dos recursos expressivos do poema. Mas ao analisar o poema todo, fica claro que ele é
A) a construção de uma hipérbole do amor.
B) a construção de uma metáfora do amor.
C) a criação de uma grande aliteração do amor.
D) a produção de uma grande metonímia do amor.

Leia o soneto e, a seguir, faça as atividades propostas.

Responda com suas palavras:

  1. O que é verso?

15. O que é estrofe?

16. O que é poema?

17. O que é poesia?

  1. Na última estrofe, o eu lírico do poema define o que é um amigo. Transcreva o verso que representa essa definição. Depois, explique-o.

19. Você gostou do poema? O que mais te chamou a atenção nele?

20. Como deve ser um amigo para você? Escreva um parágrafo falando sobre isso.

  1. Observe o trecho da música de Jorge Ben:

“Chove chuva, chove sem parar” (Jorge Ben)”

Qual figura de linguagem predomina?
A) Hipérbole.
B) Aliteração.
C) Metáfora.
D) Metonímia.


PRODUÇÃO TEXTUAL
Agora é a sua vez!
Produza o seu poema sobre o amor.
Como é o amor para você? Que sentimentos o amor desperta em você? São sentimentos que te fazem sofrer ou que te tornam mais feliz? Como é essa dor ou essa alegria? Qual a intensidade desses sentimentos?
Coloque as suas impressões e sentimentos em um texto poético, lírico, com bastante subjetividade.
Ao concluir o seu texto, não se esqueça de reler e de corrigir os possíveis erros (ortográficos, de concordância, de regência etc.).