AULA 15/2023 – Probabilidade e estatística: Gráficos de barras, colunas, linhas ou setores e seus elementos constitutivos. - 25/08/2023

PORCENTAGEM

Também chamada de taxa percentual, a porcentagem é uma razão de denominador 100. É comumente indicada pelo numerador da razão, seguido do símbolo % (lê-se: por cento). Além da forma percentual, a porcentagem também pode ser representada na forma fracionária ou na forma decimal.

Gráfico de colunas

É um tipo de gráfico que possui barras retangulares na posição vertical.

Nos gráficos geralmente, os dados não são divididos em categorias, e as colunas estão organizadas em uma ordem interessante para a análise.

Características:

  • Apresenta dois eixos (vertical e horizontal);
  • Os dados são representados por barras verticais, em geral acompanhadas de seus valores absolutos;
  • A largura das barras deve ser sempre a mesma, ao passo que a altura varia conforme as informações numéricas;
  • Geralmente apresenta uma única categoria de informações.

Gráfico de linhas

Muitas vezes, interessa-nos analisar a evolução de alguma informação ao longo do tempo. O gráfico ideal para essas situações é o gráfico de linhas. O gráfico de linhas não é adequado para comparar muitas informações de diferentes categorias.

Características:

  • Na horizontal há a escala relacionada ao tempo cronológico.
  • Cada dado é representado por um ponto no gráfico.
  • A linha do gráfico é contínua e liga um ponto ao próximo ponto.
  • Os valores dos dados geralmente são colocados próximos aos pontos que os representam.
  • O fundo do gráfico, em geral, é pautado ou quadriculado, para facilitar a visualização da evolução dos dados ao longo do tempo.

Exemplo:

ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS

Após a coleta de dados, é importante comparar os resultados obtidos. Independentemente do tipo de pesquisa que estamos fazendo, é inevitável calcular a frequência absoluta.

Frequência absoluta é a quantidade de vezes que um mesmo dado apareceu no conjunto. De forma bem simples, para encontrar a frequência absoluta de um determinado resultado, basta contar quantas vezes ele se repetiu. Vejamos um exemplo a seguir.

Exemplo: Uma vendedora anotou as cores de camisa que mais foram vendidas em um dia, observe as suas anotações:

6.Se você quisesse representar graficamente as informações abaixo, qual seria o tipo de gráfico mais adequado em cada caso?

a) Usuários de celulares comuns e smartphones separados por faixa etárias.

b) Percentual de pessoas que moram em cada região do Brasil.

c) Variação dos casos de covid no Brasil no mês de março de 2021.

d) Preferência de filmes por gênero.

7. Classifique cada gráfico a seguir e escreva para que ele serve.

8.Com base nos dados da tabela, complete a legenda do gráfico de setores e indique a porcentagem correspondente a cada setor.

9. A tabela abaixo apresenta os valores de compra das principais cotações do dólar nos seis primeiros meses de cada ano do período de 2011 a 2020.

Construa um gráfico de linhas utilizando os dados apresentados na tabela.

MêsValor de compra (em R$)
20111,63
20121,87
20132,03
20142,30
20152,97
20163,71
20173,18
20183,43
20193,84
20204,92

10. Os gráficos a seguir mostra a quantidade de casos de Covid-19 dentro e fora da China no período de 20/01/2020 a 27/02/2020.

Faça uma análise sobre os dados apresentados em ambos os gráficos.

11.Em uma sala de aula, o professor fez uma pesquisa sobre o nível de domínio de espanhol dos seus alunos por autodeclaração deles. As respostas obtidas foram as seguintes:

Nulo – 15 alunos

Básico – 28 alunos

Intermediário – 5 alunos

Avançado –2 alunos

Analisando os resultados a seguir, podemos afirmar que:

A) A quantidade de estudantes que se consideram com nível intermediário é de exatamente 18%

B) Os estudantes que não dominam inglês, ou seja, consideram-se com conhecimento nulo, correspondem a 30% deles.

C) O número de estudantes que se consideram avançados em inglês é igual a 18% do total deles.

D) 11% dos alunos se consideram com nível básico de inglês, e 75% se consideram com nível básico ou nulo.

12. Analise o gráfico a seguir e responda o que se pede.

a) Qual é o país com mais títulos da Copa Libertadores?

b) Podemos afirmar que há uma predominância da Argentina e do Brasil na conquista da Copa libertadores? Justifique sua resposta.

c) Podemos afirmar que Colômbia e Paraguai tiveram o mesmo número de títulos no período? Justifique sua resposta.

13. Analise o gráfico a seguir que mostra a variação do dólar no período de 1999 a 2012 e responda.

Analise o gráfico que acompanha a manchete e responda: 

Disponível em: encurtador.com.br/vIXY4 Acesso em: 06 de set. de 2022.

a) Qual foi o valor da moeda citada em 2010?

b) Em qual ano o dólar bateu maior cotação neste período?

c) Em qual ano o dólar bateu menor cotação neste período?

14. O gráfico a seguir apresenta o desempenho semanal de duas turmas de um colégio na “Campanha do agasalho” realizada no mês de junho. A cada semana, o valor anotado foi o total de agasalhos arrecadados por turma até aquela semana. Nessa competição, a turma vencedora ganhou uma semana inteira de uso da quadra no intervalo.

Com base no gráfico e no texto, faça o que se pede: 

a) Dê um título ao gráfico.

b) Durante a 3ª semana, quantas peças cada equipe conseguiu arrecadar?

c) Qual foi a turma que usou, durante uma semana inteira, a quadra no intervalo?

d) Desenhe um gráfico (diferente do gráfico de linhas) que expresse as mesmas informações descritas no gráfico acima.

15. Observe o infográfico a seguir e responda o que se pede.

Fonte: geoensino.net
Gustavo Moore/Acervo do artista.

a) Quais preocupações devemos ter ao construir um infográfico? A imagem anterior representa um bom infográfico? Justifique sua resposta.

b) Quantos litros de água estamos consumindo indiretamente ao tomar um café da manhã composto de uma xícara de café e duas fatias de pão?

c) Redija um pequeno texto, sintetizando as suas conclusões sobre o infográfico.