AULA 15/2023 – Textuais: Poemas Visuais e Cordéis - 04/08/2023

O QUE É POEMA VISUAL

Poesia visual é uma expressão poética informal que valoriza os efeitos visuais, ou seja, sua estrutura forma imagens. Essas imagens completam o sentido do poema, dando maior expressividade e podendo combinar-se com outras linguagens artísticas. O poema visual transmite uma mensagem não só através da linguagem verbal, mas também utilizando recursos diferentes, como a construção de imagens, para chamar a atenção do leitor. Por meio desse tipo de poema, é possível ter variados pontos de vista sobre uma mesma obra.


Disponível em: http://linguaportuguesacems.blogspot.com/2013/06/poesia-visual-7-ano.html Acesso: 25 ago. 2021.(adaptado)

As poesias visuais são compostas por elementos visuais ou gráficos organizados artisticamente, de forma que consigam transmitir algum tipo de mensagem, reflexão. Este movimento literário surgiu após as vanguardas europeias, que revolucionaram o modo de se fazer arte, seja na música, pintura ou literatura. Ele foi pensado de forma a romper com os padrões formais das artes que já haviam sido produzidas. Assim, as formas de poesia visual ganharam força, pois são uma forma de expressão livre. Pode haver poemas com efeitos de sonoridade, movimento ou até ausência de linguagem verbal. Mas não existe uma estrutura padrão, o autor é livre para escolher quais recursos quer utilizar.

Disponível em: http://linguaportuguesacems.blogspot.com/2013/06/poesia-visual-7-ano.html Acesso: 02 set. (Adaptado)
Imagem disponível em: https://br.pinterest.com/iriscarvalhofer/poemas-visuais/02 set. 2022.

Tipos de Poemas Visuais
Pode-se agrupar tipos de poesias visuais que apresentam características em comum. Esses
agrupamentos não são os únicos existentes, mas os mais comuns:

Poesia Concreta
Esse tipo de poesia surgiu junto com o resgate da poesia visual, por isso, muitas vezes são confundidas ou tidas como sinônimo.
Contudo, a poesia concreta originalmente é um tipo de poesia visual em que o uso da linguagem verbal é essencial.
O uso da linguagem verbal e não-verbal, ausência de verso e estrofe, ausência do eu lírico e os aspectos geométricos são uma de suas principais
características.

Imagem disponível em: https://i.pinimg.com/originals/fd/e4/62/fde4621208a00a193a48ff5842d6b05d.jpg Acesso em 13 de set de 2022.
Disponível em: https://beduka.com/blog/materias/literatura/o-que-e-poema-visual/ Acesso: 25 ago. 2021. (Adaptado)

Poesia Cinética
A palavra “cinética” significa movimento. Portanto, este tipo de poesia visual, valoriza a criação e efeitos de movimento. Assim, os elementos gráficos são dispostos de uma forma que causem
impressão de ação e velocidade.
A) Os poemas costumam ser criados para serem lidos e, a partir da leitura, criam na mente do leitor uma cena. A poesia cinética vai, além disso, sua própria estrutura já é um efeito físico e palpável,
ela não serve apenas para ser lida, mas para ser vista em si.
B) O poema em forma de aranha trata-se de um poema feito com palavras com a letra “erre” que ganham a forma de uma aranha. É como se o som caminhasse junto com as pernas da aranha
e estivesse indo para algum lugar.

Disponível em: https://mensagens.culturamix.com/sentimentos/poema-cinetico Acesso: 25 ago. 2021.
(Adaptada)
Imagem disponível em: https
https://3.bp.blogspot.com/-

Vejamos mais um Exemplo mais claro da Poesia Cinética
No poema “Homem Bêbado” acompanhamos a trajetória de um homem que bebeu demais, o poema começa com uma estrutura normal que indica que a pessoa ainda está sóbria, mas vai ganhando um ritmo mais confuso com as palavras embaralhadas para indicar a confusão da pessoa que estava no bar e bebeu. Depois prossegue indicando como esse homem percorreu o caminho até a sua casa, ou seja, em círculos e confuso por estar com a sua consciência
alterada.

Disponível em: https://mensagens.culturamix.com/sentimentos/poema-cinetico Acesso: 25 ago. 2021.

1.Leia o poema visual e, a seguir, realize as atividades, marcando a opção
correta.
A) O poema traz uma mensagem negativa sobre a vida e o amor.
B) O poeta afirma não acreditar no amor e na beleza da vida.
C) Para o poeta a amizade é um sentimento que dispensa doação.
D) O poeta acredita na existência do amor e na beleza da vida.

Disponível em: https://revistamistureba.files.wordpress.com/2018/06/tami-e-isa-svg.png Acesso em 05 de set.
de 2022

3. Leia o poema visual “Tristes Guerras” e marque a única alternativa INCORRETA.

O texto retrata dois olhos tristes e uma boca triste, um rosto inteiramente sensibilizado por causa da existência de armas e guerras, tristeza comum a todos os homens.
As lágrimas deste poema, escrito quase com uma única palavra, demonstram grande tristeza no rosto, comum a todos os homens.
No poema, a palavra “triste”, repetida em todas as
estrofes, é usada para desenhar os traços de qualquer rosto sensibilizado com armas de guerras.
O poema retrata uma boca e dois olhos tristes, mas um rosto que se mostra insensível às armas e às guerras, tristeza comum a todos os homens.

Imagem disponível em:
http://bibliotecabanosdelaencina.blogspot.com/2010/11/m100guel-carteles.html Acesso:
25 ago. 2021. (Adaptada)

4. Sobre o poema “Tristes Guerras”, acima, é possível afirmar que
A) o texto aborda um triste e grave problema social, utilizando apenas a linguagem não verbal.
B) o poema utiliza linguagem verbal e não-verbal, versos e estrofes, conforme normas rígidas adotadas na literatura.
C) nesse poema, elementos gráficos são dispostos de uma forma que causem impressão de ação e velocidade, mas não expressa nenhum sentimento.
D) o poema faz uso de poucas palavras, em sua maioria substantivos, distribuídas no papel produzindo efeitos de movimentos, ao mesmo tempo em que forma a figura de um rosco com expressão de sentimentos.

5. Sobre os poemas visuais, é INCORRETO afirmar que
C) poema visual é uma expressão poética não-formal que valoriza os efeitos visuais, ou seja, prioriza a formação de imagens.
D) no poema visual, a palavra não é um complemento bem explorado e nem faz parte de sua composição.
E) o poema visual caracteriza-se por valorizar a imagem como entidade universal.
F) os poemas visuais, como o próprio nome diz, são produções literárias em que as imagens, formas e tudo o que é capaz de ser captado pela visão, ganham destaque.

6. Quanto à linguagem da poesia visual, pode-se afirmar que
A) transmite uma mensagem através da linguagem verbal, utilizando recursos diferentes, como a construção versos rimados que chamam a atenção do leitor.
B) transmite uma mensagem não só por meio da linguagem verbal, mas também utilizando recursos diferentes, como a construção de imagens, para chamar a atenção do leitor.
C) para transmitir sua mensagem, utiliza-se apenas da linguagem não verbal em sua construção, objetivando chamar a atenção do leitor.
D) transmite uma mensagem utilizando apenas a linguagem verbal, sem recursos que chamam a atenção do leitor.

PRODUÇÃO TEXTUAL

Você gostou dos poemas visuais apresentados?
Que tal você mesmo criar o seu poema visual? Pode criá-lo da forma que quiser, basta deixar a criatividade fluir! O
que acha de criar um poema com o seu nome? Se preferir, pode escolher outro tema.
Solte a sua imaginação!
Passo a passo para a sua criação e um poema com o seu nome
→ Crie um poema visual com o seu nome;
→ Observe as letras que o compõem;
→ Pense em rimas e palavras que derivem dele;
→ Estruture o seu poema de maneira que as palavras formem uma figura;
→ Componha-o conforme planejado em um rascunho;
→ Dê um título ao seu texto;
→ Passe-o a limpo depois da revisão.

AGORA, VAMOS VER OUTRO GÊNERO TEXTUAL – O CORDEL

LITERATURA DE CORDEL

Literatura de cordel é uma manifestação literária do interior do nordeste brasileiro. É um gênero literário feito em versos com métrica e rima e caracterizado pela oralidade e por uma linguagem informal.
Também chamada de literatura popular em verso, essa tradição se popularizou no final do século XIX, quando tais poesias passaram a ser impressas em folhetos e vendidas em feiras.
O nome “cordel” faz referência às cordas onde os folhetos ficavam expostos. Seu formato foi inspirado nos cordéis lusitanos, trazidos ao Brasil pelos colonizadores portugueses.
Os cordelistas, em geral, eram homens com pouca escolaridade e instrução. Muitos deles não chegaram nem a frequentar a escola e aprenderam a ler e escrever de maneira informal.
Os temas das poesias de cordel trazem elementos da realidade sertaneja, tratavam das questões
sociais e políticas e também serviam como fonte de informação para o povo nordestino.

Disponível em: https://www.significados.com.br/literatura-de-cordel/Acesso: 25 ago. 2021.

Principais características da literatura de cordel
 Linguagem coloquial: forte presença de oralidade e regionalismos na fala e escrita
 Elementos da cultura brasileira, principalmente nordestina: costumes, tradições e folclores
 Escrita em versos com métrica e rimas (conferem musicalidade aos versos, herança das trovas medievais)
 Presença de xilogravuras (imagem à base de tinta, utilizando madeira), uma arte típica do Nordeste.
 Uso de humor, ironia e sarcasmo para representar temas cotidianos e sociais
 O suporte deste texto são os folhetos de cordel, que medem cerca de 12 x 16 cm, folhas dobradas e número de páginas sempre múltiplos de quatro

Disponível em: https://beduka.com/blog/materias/literatura/o-que-e-literatura-de-cordel/Acesso: 25 ago. 2021.

Esse tipo de manifestação tem como principais características a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo em que diverte os leitores.
Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional.


Disponível em: https://www.significados.com.br/literatura-de-cordel/Acesso: 25 ago. 2021.

Entre os principais cordelistas brasileiros, citamos alguns dos que se destacam:
 Patativa do Assaré, João Ferreira de Lima, João Martins de Athayde, Apolônio Alves dos Santos, Cuica de Santo Amaro, entre tantos outros maravilhosos autores.


ATIVIDADES
Leia este poema, escrito por Patativa do Assaré e responda às atividades.
Cresci entre os campos belos
De minha adorada Serra,
Compondo versos singelos
Brotados da própria terra,
Inspirados nos primores
Nos campos com suas flores
De variados formatos
Que pra mim são obras-primas,
Sem nunca invejar as rimas
Dos poetas literatos.

Ispinho e fulô. Fortaleza: UECE, 2001.
Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-poema-com-rima-7o-ano/Acesso: 25 ago. 2021.

7. O principal objetivo desse poema é
A) divulgar uma notícia de interesse coletivo.
B) narrar um fato interessante sobre a vida do autor.
C) destacar a importância da criação de versos.
D) caracterizar a terra natal do eu lírico.

8. Em todos os versos, nota-se a marca da 1a pessoa, exceto em

9. Marque a única alternativa em que há um adjetivo que rima com outro.

  1. Registra-se um traço da linguagem informal em
    A) “Compondo versos singelos”.
    B) “Inspirados nos primores”.
    C) “De variados formatos”.
    D) “Que pra mim são obras-primas”.

Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-poema-com-rima-7o-ano/Acesso: 25 ago. 2021.

Leia um trecho do texto, a seguir, e responda às atividades:

  1. Os textos exercem uma função social específica, nascem a partir de situações cotidianas de comunicação e, apresentam uma intenção comunicativa bem definida. O gênero do texto acima é
  1. O texto apresenta um eu lírico apaixonado por sua terra apesar de alguns problemas existentes onde mora. Dentre
    os versos que comprovam essa afirmação estão:
    A) “Contemplar tuas terras / E o aconchego perceber!”
    B) “Aqui tem um ar puro / Que vale a pena respirar.”
    C) “Aqui tem um ar puro / Que vale a pena respirar.”
    D) “O ruim é que falta emprego, / Pra alguns adultos trabalhar!”

Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2021/03/atividade-literatura-de-cordel-anos-finais-com-gabarito.html Acesso: 25 ago. 2021.

  1. Identifique a alternativa em que um substantivo rimou com um verbo
    A) “respirar” e “trabalhar”.
    B) “pescar” e “brincar”.
    C) “museu” e “envelheceu”.
    D) “envelheceu” e “deu”.
  1. Um verso que apresenta uma linguagem coloquial, muito comum em situações informais, é:
    A) “Aqui tem um ar puro”
    B) “O ruim é que falta emprego”
    C) “Que vale a pena respirar.”
    D) “Pra alguns adultos trabalhar!

Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2021/03/atividade-literatura-de-cordel-anos-finais-com-gabarito.html Acesso: 25 ago. 2021.

  1. O texto apresenta sentimentos bem definidos pelo eu lírico, desencadeados por descrições e narrativas sobre o lugar
    onde ele mora. Desse modo, podemos concluir que o tema principal do texto se resume a:
    A) saudades da infância.
    B) lembranças do sertão.
    C) belezas do meu lugar.
    D) saudades do passado.

Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2021/03/atividade-literatura-de-cordel-anos-finais-com-gabarito.html Acesso: 25 ago. 2021.

Com base em seus conhecimentos relativos à ortografia, responda:

  1. Nos versos, a seguir, afirma-se que os dígrafos se apresentam “Pra complicar a escrita.” Você concorda com essa afirmação? Por quê?

Palavras como cachaça,
Cachimbo, manha, mochila
Malha, batalha e aranha
Chave, espantalho, matilha
Apresentam sempre um dígrafo
Pra complicar a escrita.

17. Você sabe o que é dígrafo? Explique.

18. Destaque no texto palavras que contenham dígrafo.

19. Como se define ditongo?

20.Destaque os ditongos apresentados como exemplo no texto.

  1. Quanto à ortografia, as palavras estão corretamente escritas em todas as alternativas, exceto uma, identifique-a.
    A) Tomara que ele viaje hoje.
    B) Eu não quero ir. Viajem vocês!
    C) Viajem, sim! Fará bem para vocês.
    D) Tomara que faça uma viajem maravilhosa. Ele merece!