AULA 16/2022 – Sonetos e outros poemas; aliteração e assonância - 08/09/2022

O QUE É SONETO?

O soneto é um tipo de poema que apresenta forma fixa, tem origem na Itália, documentado pela primeira vez na obra de Giacomo da Lentini na primeira metade do século III. Sua estrutura não sofre alteração, sendo composta por quatro estrofes — as duas primeiras são constituídas por quatro versos cada uma, os quartetos, e as duas últimas, de três versos cada uma, os tercetos.

Na introdução, podemos identificar a apresentação do tema; posteriormente o desenvolvimento de ideias e, ao final, no último terceto, o sentido ou o significado do soneto.

Recursos sonoros do texto literário

Primeiro, é preciso relembrar o que são textos literários. Você se lembra? Então, vamos lá!

Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Os sonetos são exemplos de textos literários. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.

Disponível em http://educacao.globo.com/portugues/assunto/estudo-do-texto/texto-literario-e-nao-literario.html Acesso 15 de ago. de 2022. (Adaptado)

Mas o que são Recursos sonoros? Como são utilizados? Vamos entender isto!

Os recursos sonoros são usados para conferir maior expressividade ao texto literário. O artista os utiliza, dependendo da intenção que ele almeja alcançar no texto. São distintos recursos representados pelas figuras de linguagem, entre eles os sonoros. Estes são usados em favor da musicalidade, das rimas, da métrica e do ritmo propriamente dito. Entre eles cabe destacar a assonância e a aliteração.

Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de vogais, de forma a produzir uma sonoridade peculiar aos textos poéticos. Diferencia-se da aliteração, que é a repetição de consoantes ou sílabas.

Observe, nos exemplos a seguir, a sonoridade peculiar provocada pela assonância, isto é, pela repetição da vogal nos versos:

Esta é a dos cabelos louros
e droupinha encarnada,
que eu via alimentar pombos,
sentadinha numa escada.
[…]

Canção da menina antiga, poema de Cecília Meireles.

Aliteração é uma figura de linguagem de harmonia que consiste na repetição de fonemas idênticos ou parecidos no início de várias palavras na mesma frase ou verso, visando obter efeito estilístico na prosa poética e na poesia (p.ex.: rápido, o raio risca o céu e ribomba).

A aliteração produz um efeito sonoro interessante, marcando o ritmo e sugerindo alguns sons semelhantes às palavras que compõem o texto.

Disponível em https://www.todamateria.com.br/aliteracao/ 15 de agosto de 2022. (Adaptado)

Diferenças entre aliteração e assonância

Muito comum haver confusão entre as duas figuras de som: aliteração e assonância. Mas elas apresentam diferenças. Enquanto a aliteração é a repetição de sons consonantais (consoantes), a assonância é a repetição de sons vocálicos (vogais).

Exemplos:

Aliteração: “Chove chuva, chove sem parar” (Jorge Bem Jor): repetição das consoantes “ch”.

Assonância: “Essa desmesura de paixão, é loucura do coração” (Djavan): repetição das vogais “ão”.

Lembrando que, na literatura, o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos.

Eu lírico – Eu lírico é o nome que se dá à voz poética, ou seja, a voz que expressa emoções, sentimentos, pensamentos e/ou opiniões em uma poesia. Dessa maneira, o eu lírico, presente em todo texto poético, é uma criação do poeta.

O eu-poemático é a estrutura que forma o poema, como os versos são construídos.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/eu-lirico.htm Acesso em: 22 ago. 2022.

ATIVIDADES

1. Sobre o Soneto de Fidelidade, de Vinicius de Moraes, no verso “Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto” temos a figura de linguagem

A) aliteração.

B) assonância.

C) hipérbato.

D) Antítese.

2. Em “E rir meu riso e derramar meu pranto” no Soneto de Fidelidade, de Vinicius de Moraes, podemos encontrar a figura de linguagem

A) aliteração.

B) assonância.

C) hipérbato.

D) Antítese.

3. Quanto à forma do Soneto de Fidelidade, de Vinicius de Moraes, podemos afirmar que ele é formado por

A) 3 quartetos e 1 terceto.

B) 2 quartetos e 2 tercetos.

C) 2 quartetos e 3 tercetos.

D) 1 quarteto e 3 tercetos.

4. Nos dois primeiros quartetos do soneto de Vinicius de Moraes, delineia-se a ideia de que o poeta

A) não acredita no amor como entrega total entre duas pessoas.

B) acredita que, mesmo amando muito uma pessoa, é possível apaixonar-se por outra e trocar de amor.

C) entende que somente a morte é capaz de findar com o amor de duas pessoas.

D) concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza.

Disponível em: https://vestibular.uol.com.br/cursinho/questoes/questao-112-literatura.htm/ Acesso em 22 ago. 2022.

5. Escreva um parágrafo explicando o que você entende sobre o último verso do poema “Mas que seja infinito enquanto dure”.

Leia o soneto abaixo para responder às questões 6 a 11.

Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passado

Tantas retaliações, tanto perigo

Eis que ressurge noutro o velho amigo

Nunca perdido, sempre reencontrado

É bom sentá-lo novamente ao lado

Com olhos que contêm o olhar antigo

Sempre comigo um pouco atribulado

E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano

Sabendo se mover e comover

a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica

Que só se vai ao ver outro nascer

E o espelho de minha alma multiplica.

(Vinícius de Moraes)

Disponível em https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/1765794/ Acesso em 15 de agosto de 2022.

6. Sobre o soneto, acima, é correto afirmar que

A) é um texto não literário, com função utilitária, pois serve para informar, convencer, explicar, ordenar.

B) é um tipo de poema que apresenta forma fixa: dois quartetos e dois tercetos.

C) não apresenta forma fixa, admite variações em sua estrutura.

D) é encontrado em diversas manifestações artísticas tais como na música, na literatura e na fotografia.

7. No “Soneto do amigo”, o poeta resgata o tema amizade. Ele fala sobre a amizade sincera que passou por crises, mas que nunca foi esquecida. Qual verso confirma essa ideia?

A) “É bom sentá-lo novamente ao lado”.

B) “Um bicho igual a mim, simples e humano”.

C) “Sabendo se mover e comover”.

D) “a disfarçar com o meu próprio engano”.

8. No verso “Eis que ressurge noutro o velho amigo”, o que significa a expressão destacada?

A) Amigo jamais lembrado.

B) Amigo que se distanciou.

C) Amigo de longa data.

D) Amigo que ninguém terá igual.

9. No verso seguinte, “com os olhos que contém olhar antigo”, o eu lírico fala do sentimento em relação ao amigo “reencontrado”. Explique.

10. Quando o eu lírico diz “O bicho é igual a mim”, ele se refere de forma positiva ou negativa ao amigo “reencontrado”? Explique.

11. Releia o verso “E o espelho de minha alma multiplica”. Explique o sentido da palavra “espelho” utilizado no verso considerando todo o poema. 

Observe as rimas construídas na primeira estrofe:

12. Aprendemos que o soneto tem uma forma fixa na combinação dos versos, rimas e estrofes. A mesma combinação sonora aparece na segunda estrofe? Explique.

Leia o poema Ritmo, deMario Quintana e responda às questões 13 a 15.

Na porta
a varredeira varre o cisco
varre o cisco
varre o cisco

Na pia
a menininha escova os dentes
escova os dentes
escova os dentes

No arroio
a lavadeira bate roupa
bate roupa
bate roupa

Até que enfim
se desenrola

toda a corda

e o mundo gira imóvel como um pião!

Mario Quintana. Anotações poéticas. São Paulo: Globo, 1996. p. 65.

Fonte: Livro – Para Viver Juntos – Português – 6º ano – Ensino Fundamental- Anos Finais – Edições SM – p.206

Disponível em: http://professordiorges.blogspot.com/2020/03/poema-ritmo-o-relogio-noite-de-sao-joao.html Acesso: 19 ago. 2021. (Adaptado)

13. Nos versos da primeira estrofe “a varredeira varre o cisco/ varre o cisco/ varre o cisco”, o som do /V/ e do /C/ constroem a imagem da “varredeira”. Isso ocorre através da figura sonora da linguagem denominada

A) assonância.

B) aliteração.

C) hipérbole.

D) comparação.

14. Com que ritmo ou movimento você acha que a repetição das consoantes /C/, /V/, /D/ e /S/ em “…  escova os dentes/ escova os dentes” está se relacionando?

15. Que semelhança há entre o verso “e o mundo gira imóvel como um pião!” e o movimento realizado pelas mulheres e pela menina?

Produção textual

  • Agora, após a leitura e estudo dos textos, é a sua vez de produzir.
  • Pense em alguns temas: família, amor, amizade, saudade, escola, sua cidade, a primavera, as flores…
  • Faça uma lista de palavras, frases ou expressões que o tema escolhido lhe traz à mente.
  • Observe a estrutura do gênero poema/soneto;
  • Defina a posição que as rimas ocuparão no poema;
  • Crie imagens poéticas usando as figuras de linguagem que você conhece: comparação, personificação, metáfora…
  • Concentre-se no tema escolhido;
  • Seja poético;
  • Após a produção, releia, revise, veja se obedeceu à solicitação da proposta, faça as alterações necessárias e passe a limpo o seu texto.

Disponível em https://mixmisturado.com/atividade-de-leitura-interpretacao-e-producao-textual/ Acesso 15 de agosto de 2022.  (Adaptada)