AULA 16/2023 – REVISÃO - 09/10/2023

  1. Observe a imagem:

A história da fundação de Roma possui duas versões, uma histórica e uma mitológica. A versão
mitológica está ligada aos irmãos gêmeos, Rômulo e Remo. Em 11 de abril de 2018 Mario Alberto publicou em seu blog uma charge em que o jogador de futebol Lionel Messi estava na boca de uma loba. A partir de seus conhecimentos acerca do império romano faça uma ligação com a imagem e a criação de Roma.

2. Sobre a localização geográfica de Roma, podemos afirmar que
A) encontra-se localizada na Península Ibérica.
B) encontra-se localizada no continente asiático.
C) encontra-se localizada na Península itálica.
D) encontra-se localizada na Península Arábica.

3. A Península itálica foi povoada por diversos povos. No quadro abaixo cite esses povos e suas
principais características:

4. A sociedade romana durante o período monárquico era dividida em classes sociais. A partir de seus
conhecimentos, preencha a pirâmide social romana.

5. Observe a imagem e leia o fragmento:

Faça uma breve análise das funções do senado brasileiro e do senado romano, destacando suas
diferenças e semelhanças.

6. Sobre a assembleia curial romana, podemos afirmar:
A) Compunha-se de cidadãos que estavam agrupados em cúrias (conjunto de dez clãs ou gens). Seus membros eram soldados em condições de servir o exército

B) Pode-se afirmar que era uma espécie de organização social que tinha como objetivo apoiar as
classes menos privilegiadas.

C) Em linhas gerais a assembleia curial pode ser definida como o órgão de consulta pública onde todos tinha direito a opinar sobre temas variados.

D) Era uma espécie organização filantrópica.

7. Analise as afirmações a seguir e complete as lacunas com as palavras presentes no quadro:

Senadores – Magistrado – Classe patrícia – Monárquico

a) A queda do regime _________ representou o início da hegemonia política dos
patrícios em Roma.
b) O Senado passou a ser uma instituição política de importância fundamental e teve o seu número de
representantes elevado de cem para trezentos membros, todos oriundos da ____, que
exerciam o cargo em prazo vitalício.
c) Entre outras funções, os _ deveriam zelar pelas tradições religiosas, cuidar das
finanças, tratar da política externa, indicar um ditador, conceder honras e controlar as províncias.
d) As sessões do Senado eram sempre convocadas por um ____ que organizava os
trabalhos e pautas a serem discutidas naquela ocasião.

8. Observe a imagem:

As sessões no Senado romano tinham características especificas sempre que eram convocadas
por um magistrado que organizava os trabalhos e pautas a serem discutidas naquela ocasião. Ao longo
de uma mesma sessão, os senadores tinham o direito de proclamar um discurso.
A partir de seus conhecimentos, descreva como os senadores sinalizavam se eram contra ou a favor
de determinado assunto?

9. O conceito de cidadania nasceu na Grécia antiga. Sobre ele podemos afirmar.
A) A cidadania grega estava relacionada a maioria da população grega.

B) A cidadania grega estava relacionada a maioria da população grega excluindo apenas mulheres e
escravos.

C) A cidadania grega estava relacionada a minoria da população grega onde apenas a população com

mais de 21 anos era considerado cidadão.

D) A cidadania grega estava relacionada a minoria da população grega onde só eram considerados

cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.

10. Leia o texto a seguir.

Com base na definição do texto do que é cidadania você se considera um cidadão? Justifique sua
resposta.

11. A divisão social de Atenas pode ser representada em forma de pirâmide social, observe a imagem:

Com base em seus conhecimentos acerca da sociedade ateniense marque V para verdadeiro e F para
falso.
a) ( ) Os escravos atenienses era uma minoria, não tinha o direito de nada e eram considerados como
propriedades.
b) ( ) Os metecos eram cidadãos atenienses, tinham direitos políticos, podiam adquirir terras e não
pagavam impostos.
c) ( ) Os eupátridas eram também conhecidos como cidadãos eles possuíam direitos políticos para
participar da democracia. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos
d) ( ) Os metecos eram os estrangeiros que habitavam Atenas, não tinham direitos políticos e estavam
proibidos de adquirir terras, mas podiam dedicar-se ao comércio e ao artesanato.

12. Observe a imagem:

Como na Grécia, em Roma o exercício de cidadania estava ligado com a capacidade de exercer
direitos políticos e civis.
Após a análise da imagem explique qual a crítica dela em relação ao contexto político romano.

13. Leia atentamente o fragmento:
Os direitos e deveres do cidadão são relacionados ao conceito de cidadania. Ser um cidadão consciente e exercer a cidadania é saber quais são os seus direitos e deveres para participar ativamente das decisões políticas e sociais que têm consequências na vida de todos. É preciso conhecer os direitos que são garantidos para poder fiscalizar o cumprimento deles e cobrar do Estado que eles sejam prioridade nos governos. Ao mesmo tempo é preciso saber quais são os seus deveres para contribuir com desenvolvimento do país e com o bem comum.

Disponível em: https://www.todapolitica.com/direitos-deveres-cidadao/.[adaptado].acesso 25 de ago.de 2022.

Faça uma pesquisa e preencha o quadro abaixo citando os principais direitos e deveres dos cidadãos
brasileiros.

DIREITOS DEVERES

14. Sobre a Constituição Federal do Brasil, podemos afirmar:
A) Ela foi criada em 1889 e é um conjunto de leis e normas que parte dos cidadãos do país devem
seguir.
B) Ela foi criada em 1988 e é um conjunto de leis e normas que todos os cidadãos do país devem seguir.
C) Ela foi criada apenas 1970 e ainda atualmente não tem valor legal.
D) Ela foi criada em 1887 direcionada apenas para classe mais baixa da sociedade brasileira.

15. Observe a imagem:

Em 12/04/2021, reestreou a novela Império de Aguinaldo Silva que substituiu a novela Amor de Mãe, que teve sua gravação interrompida devido a pandemia da covid-19. A trama gira em torno do personagem José Alfredo que ao longo de sua vida construiu uma grande fortuna através do ramo de joias preciosas. No folhetim, José Alfredo é caracterizado como um homem muito rico e que em determinados momentos provoca medo nas pessoas devido ao seu alto poder financeiro, e em diversos momentos da trama a grande fortuna do personagem é apelidada de Império, termo que tem suas raízes no latim imperium.
Fazendo uma relação do contexto da novela com a definição do termo império na Roma antiga podemos
afirmar que
A) o termo império tanto na novela como na Roma antiga tem uma ligação direta com conceitos
religiosos.
B) o termo império tanto na novela como na Roma antiga tem uma ligação direta com conceitos de
ideologia.
C) o termo império tanto na novela como na Roma antiga tem uma ligação direta com o poder militar.
D) o termo império tanto na novela como na Roma antiga tem uma ligação direta com conceitos de
poder, seja ele financeiro ou nos bens públicos.

16. Um fator importante para determinar o poder de um império é
A) sua distribuição geográfica.

B) sua perspectiva religiosa.

C) sua perspectiva econômica.

D) sua perspectiva social.

17. Observe as imagens:

De acordo com seus conhecimentos o que essas civilizações têm em comum?

18. O khanato mongol foi “o maior império histórico em termos de
A) poder militar.

B) poder econômico.

C) IDH alto.

D) território contíguo.

19. De acordo com seus conhecimentos enumere as colunas:

20. Observe a imagem:

O filme Pantera Negra da Marvel chegou aos cinemas em 2018 e em seu primeiro final de semana
bateu recordes de bilheteria arrecadando aproximadamente US$ 426,6 milhões — superando toda a
receita de filmes da empresa como Capitão América: O Primeiro Vingador.
A história de T’Challa, líder do reino fictício de Wakanda que ganha os poderes de Pantera Negra
para proteger o seu povo, ganhou elogios do público e da crítica especializada não apenas pela história
bem contada, pelo visual impecável e pela representatividade enorme representatividade.

Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2018/02/pantera-negra-e-repleto-de-referencias-historicas-e-culturais.html.[adaptado].acesso em 29 de ago.de 2022.

O filme Pantera Negra foi uma quebra de paradigma quando pensamos o continente africano, já que Wakanda é retratada como um centro de desenvolvimento tecnológico. Se voltarmos na Antiguidade africana iremos encontrar grandes impérios como Wakanda. A partir de seus conhecimentos faça uma comparação entre Wakanda e os grandes impérios africanos da Antiguidade.

21. Observe o Mapa:

22. No século X a. C., de acordo com a mitologia etíope contida no livro Kebra Negast, acredita-se que
nesta região viveu:
A) Os primeiros Faraós do Egito antigo.

B) Rainha de Sabá (Makeda).

C) O Deus egípcio Anúbis.

D) Cleópatra.

24. Observe a imagem:

24. A cidade de Cartago exerceu controle político sobre boa parte do Mediterrâneo, controlando as
rotas marítimas deste mar por mais de seiscentos anos. Ela foi fundada pelos
A) Persas. B) Fenícios. C) Hebreus D) Pelos egípcios.

25. Observe a imagem:

A) a Grécia Antiga.
B) o império Persa.

C) o império Macedônico.
D) Roma.

26. A partir de seus conhecimentos descreva como se deu o fim da cidade de Cartago.

27. A partir de seus conhecimentos preencha o quadro abaixo com as características de cada império
que mais te marcou, se for necessário faça uma pesquisa sobre cada um deles.