AULA 16/2023 – REVISÃO - 05/10/2023

Leia a tirinha a seguir e responda às atividades 1 e 2.

D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)

  1. De acordo com o último quadrinho desse texto, o sargento ficou
    A) feliz com a resposta de Dentinho.
    B) surpreso com o elogio do recruta.
    C) raivoso pelo comentário do rapaz.
    D) triste pela incompreensão do recruta. Limpar as respostas
    D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

2. Nesse texto, o trecho que expressa a ideia de dúvida é
A) “… eu tentei e tentei com você.”
B) “Mas eu simplesmente não consigo!”.
C) “Talvez você tenha um talento tardio.”
D) “Bem, não desista sargento.”

Leia o texto a seguir e responda às questões 3 e 4.

O que é o tabuleiro Ludo?

O jogo de tabuleiro Ludo tem como objetivo ser o primeiro que, partindo de sua casa de origem consegue chegar à casa final com suas quatro peças. Para isso, cada uma delas deve ter dado toda a volta no tabuleiro.

 Regra 5: Se uma peça coincidir com uma casa ocupada por outra cor distinta, ELIMINE-A, obrigando a voltar para seu quadro de espera. O jogador que tiver eliminado avança 20 postos com qualquer das peças que tiver no tabuleiro.
 Regra 6: Ficam excluídas do caso anterior as peças que, no momento, estiverem ocupando as casinhas assinaladas com um círculo que se denominam SEGUROS.
 Regra 7: Duas peças da mesma cor numa casinha formam uma BARREIRA. Essa terá que se desfazer quando o jogador que a forma tirar um 6 no dado.
 Regra 8: Cada peça que entrar na CASA dá direito a seu jogador de avançar 10 pontos com a peça que desejar. Para entrar na CASA é preciso que o número de pontos conseguidos seja exato. Ganha o jogador que conseguir entrar primeiro com as 4 peças na CASA.

Imagem disponível em: https://a-static.mlcdn.com.br/800×560/jogo-de-ludo-em-mdf-reichel/playhobbies/617p/98a3545b5f503bd0dc4c7bfe04364b79.jpg Acesso em 17 de ago. de 2022.

Texto disponível em: https://www.educlub.com.br/jogo-de-tabuleiro-ludo-o-que-e-regras-e-beneficios-para-a-mente-infantil/ Acesso em 17 de ago. de 2022. Adaptado.

D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

  1. Nesse texto, a forma verbal “Elimine” (l. 15) foi utilizada com a intenção de
    A) dar uma instrução.
    B) demonstrar impaciência.
    C) fazer um apelo.
    D) sugerir rapidez.

D1 – Localizar informações explícitas em um texto.

  1. De acordo com o texto, cada peça que entrar na casa dá direito ao jogador de avançar
    A) 5 pontos.
    B) 10 pontos.
    C) 8 pontos.
    D) 12 pontos.

Leia o texto abaixo e responda às atividades 5 e 6.

D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

  1. Nesse texto, a frase que apresenta uma opinião é
    A) “… 85 anos, nascida em Santa Angélica…”
    B) “Ela começou a dar aulas aos 20 anos…”
    C) “Hoje o IPE tem 180 funcionários…”
    D) “…, respeitadíssima no meio educacional…”

D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

  1. No trecho “Ela fundou a antiga escola Pequeno Príncipe…”, a palavra destacada se refere à
    A) equipe.
    B) Luizette Azeredo Bittencourt.
    C) Santa Angélica.
    D) educação cachoeirense.
  2. Leia o texto a seguir e respondas às questões 7 a 16.

HAB. Identificar o gênero textual em diversos textos.

7. Pelas características do texto, pode-se perceber que ele pertence ao gênero
A) notícia.
B) reportagem.
C) conto.
D) artigo de opinião.
D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

8. Observe o seguinte trecho do texto.
“Aladim desceu por uma corda. Lá dentro viu o grande tesouro e ficou maravilhado. Encheu os bolsos com joias e brilhantes, achou a lâmpada do Mercador e voltou. Mas o Mercador já havia retirado a corda.”
Os verbos destacados estão conjugados no
A) pretérito perfeito.
B) pretérito imperfeito.
C) presente.
D) pretérito mais que perfeito.

D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

9. O que dá início à narrativa nesse texto?
D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

10. O gênero narrativo apresenta um enredo com uma situação inicial, posteriormente, ocorre um conflito que é a modificação da situação inicial. Nesse texto, qual é o conflito?

D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

11. Qual é o personagem protagonista, nessa história, e quais são os personagens secundários?

D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

12. O conto, a crônica e o romance são classificados como gêneros narrativos. Quais são os principais elementos que constroem uma narrativa?

D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

13. Os sinais de travessão e dois-pontos aparecem em diversos momentos no texto para
A) indicar a fala do narrador, por meio de discurso direto.
B) indicar as falas dos personagens, por meio de discurso indireto.
C) indicar as falas dos personagens, por meio de discurso direto.
D) indicar a fala do narrador, por meio de discurso indireto.

D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

14. O texto “Aladim” é considerado um (uma)
A) conto, pois é um gênero literário que tem uma narrativa curta e tem sua origem da necessidade humana de contar e ouvir histórias.
B) crônica, pois é um gênero textual que se caracteriza por retratar questões vinculadas ao cotidiano, que acabam virando temas de conversas entre amigos ou familiares, com linguagem coloquial, leve e simples.
C) notícia, pois tem a finalidade de informar as pessoas, sensibilizá-las sobre determinado assunto.
D) cartaz, pois é marcado especialmente pela função informativa, bem como pela função apelativa.

Faça a leitura do texto a seguir para responder às atividades 15 a 21.

D7- Identificar a tese de um texto.

15. Qual é a tese sustentado pelo autor nesse artigo?

D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

16. Quais são os principais argumentos utilizados pelo autor para sustentar a sua tese?

D3- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

17. Na expressão “O seu direito termina onde começa o direito do outro” infere-se que
A) a sua liberdade de expressão pode promover o outro.
B) o seu direito de expressar-se está além do outro.
C) o seu direito de expressão é indiferente ao outro.
D) a sua forma de se expressar não pode ferir o outro.

D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

18. Em “E lembre-se: por mais que você pense que não é monitorado, isso não é verdade, …” a conjunção destacada dá
a ideia de
A) oposição.
B) explicação.
C) adição.
D) alternância.

D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

19. O texto apresentado é um artigo de opinião porque
A) é um gênero da esfera jornalística que se caracteriza por defender um ponto de vista sobre um tema atual e polêmico.
B) é um gênero em que as ideias apresentadas não são do próprio autor.
C) é um gênero que não usa estratégias variadas para convencer seus interlocutores.
D) é um gênero jornalístico que se caracteriza por noticiar algum fato.

D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

20. A alternativa que expressa uma opinião sobre o fato discutido no texto é
A) “Porém, muitos se esquecem de que podemos ser prejudicados dependendo do que postamos, pois sempre somos responsáveis por nossas ações online.”
B) “Algumas situações podem até gerar processos por causa de uma leve brincadeira, isso sem contar demissões por justa causa, separações de casais, brigas entre amigos e etc.”
C) “Já que a situação não é tão legal quando o prejudicado é você, então antes de escrever por impulso, pense um pouco, veja se não vai ofender ninguém…”
D) “Todos nós sabemos que a internet abre possibilidades para nos expressarmos com mais liberdade, encontrarmos pessoas que pensam de maneira parecida (ou não) …”

D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

21. Em “Quando navegamos na internet, criamos a ilusão de estarmos “imunes” às nossas publicações, textos, fotos,
vídeos…” pode-se inferir da palavra destacada a ideia de
A) isenção.
B) sujeição.
C) exposição.
D) suscetibilidade.

Leia a notícia e responda às questões 22 a 25.

CRIANÇA E NATUREZA SE UNEM AO ATO PELA TERRA

Uma bolha cinza gigante será montada em Brasília para protestar contra o Pacote da Destruição, conjunto de leis que, se aprovado, aumentará a devastação ambiental

Nesta quarta-feira, dia 9/3, acontece, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, às 15h, o “Ato Pela Terra”. Esse evento tem por objetivo pressionar as autoridades contra a aprovação de um pacote de projetos de lei que impactam, direta e irreversivelmente, a Amazônia, os direitos humanos e o clima.
O programa Criança e Natureza participará do evento em parceria com o grupo Famílias pelo Clima. Há também várias organizações da sociedade civil e artistas convidados, como Caetano Veloso, Nando Reis e Lázaro Ramos.
Uma enorme bolha cinza representando a poluição do ar será montada em frente à Esplanada dos Ministérios. Ela faz parte da campanha global “Livre para Brincar Lá Fora”, que alerta para os prejuízos que a poluição traz à saúde de crianças e adolescentes.

Disponível em: https://criancaenatureza.org.br/noticias/ato-pela- terra/#:~:text=07%20mar%20Crian%C3%A7a%20e%20Natureza%20se%20une%20ao%20Ato%20pela%20Terra&text=Esse%20evento%20tem%20por%20objetivo,direitos%20hu manos%20e%20o%20clima. Acesso em 12 set. 2022.

D9- Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

22. A principal informação desta notícia é que
A) a poluição traz prejuízos à saúde de crianças e adolescentes.
B) uma bolha cinzenta representando poluição será montada em Brasília.
C) a Esplanada e os ministérios se unem e defendem o meio ambiente.
D) O programa Criança e Natureza se une, em Brasília, em defesa do meio ambiente.

Observe o trecho: “Uma enorme bolha cinza representando a poluição do ar será montada em frente à Esplanada dos Ministérios. Ela faz parte da campanha global “Livre para Brincar Lá Fora”, que alerta para os prejuízos que a poluição traz à saúde de crianças e adolescentes.”

D2- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

23. O pronome pessoal destacado no trecho refere-se a quem ou a quê?

D18- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

24. A palavra enorme, que antecede o substantivo bolha, foi usada para
A) qualificar a palavra e intensificar o efeito de sentido.
B) nomear a palavra e minimizar o efeito de sentido.
C) atribuir uma ideia de desqualificação.
D) caracterizar a palavra sem intensificar o efeito de sentido.

Leia o texto a seguir.

O uso da internet no Brasil

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) realizou a pesquisa “TIC Domicílios 2020”, entre os anos de 2020 e 2021, que revelou um aumento no uso da internet no Brasil de 74% para 81% da população, representando 152 milhões de pessoas.
Na pesquisa, o maior aumento de usuários no mundo digital aconteceu na área rural, crescendo de 53%, em 2019, para 70%, em 2020. Já na área urbana, o aumento foi de 77% para 83%. Para acessar a internet, os usuários do Brasil continuam usando como principal dispositivo o celular.
Com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social, as atividades como estudos, transações financeiras e
consultas migraram para a internet. Por exemplo, aumentou as atividades ou pesquisas escolares de 41% para 45% e subiu de 33% para 43% os pagamentos e transações financeiras.
Apesar desses dados mostrarem a expansão do uso da internet no Brasil, a desigualdade social e a desigualdade de acesso ainda são grandes obstáculos. De acordo com a pesquisa, as classes mais altas, com maior escolaridade e os mais jovens representam as maiores proporções de usuários usando serviços digitais. O preço da conexão ainda é a principal barreira de acesso.

Fonte: Texto adaptado. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/ noticia/2021/08/18/uso-da-internet-no-brasil-cresce-e-chega-a-81percent-da-
populacaodiz-pesquisa.ghtml. Acesso em 25 fev. 2022.

A partir do que você leu, responda às atividades 25 a 28.
D6 – Identificar o tema de um texto.

25. Qual é o tema que se destaca como principal nesse texto?

D1- Localizar informações explícitas em um texto.

26. No texto, são apresentadas algumas informações e porcentagens (%). Associe a seguir essas informações e as porcentagens apresentadas pela pesquisa “TIC Domicílios 2020”

D4- Inferir uma informação implícita em um texto

27. De acordo com o texto, o que pode ter influenciado o aumento do uso da internet no Brasil?

D4- Inferir uma informação implícita em um texto.

28. Embora o uso da internet esteja em crescimento no Brasil, aponte, de acordo com o texto, os empecilhos identificados nessa expansão.

Leia o texto a seguir para responder às questões 29 a 31.

D1- Localizar informações explícitas em um texto.

29. Coloque V se a informação for verdadeira ou F se for falsa.
( ) O bloqueador de sinal foi implantado pela provedora de serviço de internet.
( ) O bloqueio prejudicou todos os mais de mil residentes da localidade.
( ) O horário escolhido para bloquear o acesso a internet foi à tarde.
( ) O uso de bloqueadores de sinal na França não é permitido.
( ) O pai pode ser condenado a seis meses de reclusão e a pagar uma multa.

D11-Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

30. Na tentativa de fazer com que os filhos fossem dormir mais cedo, sem acessar as redes sociais, o homem
A) foi enérgico com os filhos dando uma ordem expressa.
B) bloqueou o sinal de internet dos mais de mil residentes.
C) explicou que não deveriam mais acessar as redes sociais porque já era tarde.
D) decidiu “punir seus filhos impedindo que tivessem acesso ao aparelho celular.

D11- Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

31. O homem poderia ser condenado a seis meses de reclusão e pagar uma multa £ 30 mil (equivalente a R$ 170 mil, por quê?

Observe os textos a seguir e resolva as atividades 32 a 34.

D12- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

32. A finalidade desses dois textos é
A) apresentar e defender um ponto de vista sobre algum assunto relevante para a sociedade.
B) contar um evento do cotidiano e trazer uma reflexão crítica.
C) propagar uma ideia/informação e influenciar o interlocutor.
D) noticiar algum fato importante para a sociedade.

D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

33. Apesar de os textos 1 e 2 disseminarem a mesma ideia, pode-se afirmar que
A) o texto 2 apela para uma mensagem verbal que demostra o rigor da lei.
B) o texto 2 apela, por meio de uma linguagem verbal e não verbal, para os sentimentos do interlocutor.
C) o texto 1 utiliza as redes sociais com uma mensagem que sensibiliza o interlocutor.
D) Ambos os textos afirmam que abusos e maus tratos de animais não são crime.

D20- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

34. O texto 1 se difere do texto 2
A) na constatação de, no texto 2, as imagens demonstrarem que o locutor é favorável à ideia de abuso dos animais.
B) na leitura verbal e não verbal dos textos, pois a demonstração do rigor da lei no texto II, visa convencer o interlocutor a aderir à ideia.
C) na leitura semiótica dos textos, pois no texto I, a expressão de tristeza no olhar dos animais visa a apelação dos sentimentos do interlocutor.
D) na construção semântica e imagética, visto que o texto 1 busca persuadir o leitor demonstrando o rigor da lei, enquanto o II, apela para os sentimentos.

Leia o texto a seguir e responda às atividades 35 e 36.

D21.Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

35. Comparando os dois primeiros textos com esse terceiro, percebe-se que eles possuem ideias
A) divergentes.
B) semelhantes.
C) contraditórias.
D) complementares.

D21.Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

36. Com relação à abordagem temática “Abuso de animais”
A) os textos 1 e 2 propagam ideias diferentes quanto ao maltrato de animais.
B) o texto 3, se comparado aos textos 1 e 2, propaga uma ideia divergente quanto ao maltrato de animais.
C) somente no texto 2, o locutor é adepto à ideia de não maltratar os animais.
D) o texto 2, alerta o seu interlocutor de que o abuso de animais é crime.

Leia o texto a seguir e responda às questões 37 a 48.
Osvaldo
Osvaldo era garoto acanhado. Na escola não tinha coragem de abrir a boca para perguntar algo à professora. Os colegas de classe gostavam muito dele, mas parece que quando os meninos do 9o ano percebem que alguém é tímido, aí que pegam no pé mesmo.
O tempo todo puxavam conversa com Osvaldo.

  • Professora, o Osvaldo sabe essa resposta, né, Osvaldo?
  • Osvaldo, vai lá e escreve a resposta na lousa, você sabe essa!
  • Professora, o Osvaldo tá conversando aqui ó! Até o Osvaldo ria baixinho com eles.

Mas um dia, tudo mudou.
Osvaldo foi crescendo e ficando cada vez mais inteligente, afinal, respondia todas as perguntas da professora. Ele até começou a fazer aulas de teatro, o que lhe fez um bem danado pra acabar com sua timidez. E acreditem se quiser, hoje, Osvaldo estuda jornalismo!
Moral: Existem situações difíceis que nos preparam para a vida!

Alessandra Almeida

Habilidade: Identificar o gênero textual em diversos textos.

37. O texto que você leu é
A) um conto.
B) uma carta.
C) uma música
D) um artigo de opinião.

D1 – Localizar informações explícitas em um texto.

38. O trecho do texto que mostra que Osvaldo não se importava com as brincadeiras dos meninos é
A) Osvaldo era garoto acanhado.
B) O tempo todo puxavam conversa com Osvaldo
C) Até o Osvaldo ria baixinho com eles.
D) Mas um dia, tudo mudou.

D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

39. No trecho, “Osvaldo era garoto acanhado.”, o termo em destaque significa
A) solitário.
B) retraído.
C) chateado.
D) engraçado.

D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

40. A partir do texto, pode-se afirmar que Osvaldo era tímido, porém
A) não gostava que falassem com ele.
B) se oferecia pra responder às perguntas da professora.
C) não gostava dos colegas de classe.
D) não brigava com os colegas por causa das brincadeiras.

D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

41. O texto “Osvaldo” tem como finalidade
A) informar o leitor.
B) ensinar o leitor a fazer algo.
C) divertir o leitor.
D) convencer o leitor.

D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

42. Sobre o texto Osvaldo, considere os trechos a seguir:

I- Osvaldo era garoto acanhado.
II- os colegas de classe gostavam muito dele.
III- o que lhe fez um bem danado.
IV- e acreditem se quiser.
Os trechos, cuja palavra destacada substitui a palavra Osvaldo, evitando repetição são
A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) II e IV.

D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

43. O conflito gerador do enredo do texto Osvaldo é
A) o fato de Osvaldo ser tímido.
B) a professora fazer perguntas a Osvaldo.
C) os colegas de classe pegarem no pé de Osvaldo.
D) Osvaldo estudo jornalismo.

D11 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

44. Segundo o texto, Osvaldo começou a fazer aulas de teatro, então
A) ele começou a se divertir com os colegas de classe.
B) ele se tornou mais inteligente e estudioso.
C) ele começou a fazer perguntas à professora.
D) ele foi perdendo a timidez.

D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

45. No trecho, “Osvaldo foi crescendo e ficando cada vez mais inteligente, afinal, respondia todas as perguntas…” o termo destacado é um advérbio que indica

D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

46. No trecho, “quando os meninos do 9o ano percebem que alguém é tímido, aí que pegam no pé mesmo.”, o trecho destacado
A) está escrito em linguagem formal.
B) foi construído em linguagem coloquial.
C) está escrito em linguagem regionalista.
D) está redigido em linguagem técnica.

D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

47. No trecho, “Osvaldo estuda jornalismo!”, o ponto de exclamação indica

D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

48. No trecho, “O tempo todo puxavam conversa com Osvaldo.”, a expressão destacada foi usada para explicar que
A) sempre falavam com Osvaldo.
B) ignoravam totalmente Osvaldo.
C) insultavam Osvaldo o tempo todo.
D) incomodavam Osvaldo na aula.

Leia o texto a seguir para responder às atividades 49 a 51.

D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

49. O texto é engraçado porque
A) a professora ficou muito brava.
B) a aluna pechinchou com a professora.
C) a aluna escreveu a palavra pechinchar errado.
D) a professora dá uma punição à aluna.

D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

50. No 3o quadrinho, a aluna fala “Ah, fessora, deixa por cem, vá?!”, o termo em destaque, neste contexto, foi utilizado porque
A) a aluna desconhece a norma padrão da língua portuguesa.
B) a aluna tem respeito pela professora, por isso a preocupação com o uso padrão da língua.
C) a aluna tem proximidade com a professora, portanto usa linguagem coloquial.
D) a professora exige que a aluna empregue linguagem coloquial.

D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

51. A expressão no rosto da professora no último quadrinho sugere
A) indignação.
B) alegria.
C) tristeza.
D) surpresa.

Leia o texto a seguir e responda às atividades 52 e 53.

O CÉREBRO CONHECE BEM O BÊ-A-BÁ

Não é só nos livros de ortografia que há distinção entre vogais e consoantes. Uma pesquisa da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que a diferença entre esses dois tipos de letra está gravada no fundo do cérebro, que os processa em áreas separadas. Os cientistas perceberam isso graças a uma infelicidade, pois testaram dois pacientes com lesões em duas regiões cerebrais.
O resultado foi surpreendente – enquanto um dos doentes trocava uma vogal pela outra, mas não confundia as consoantes, o outro falhava nas consoantes, acertando as vogais.
Ficou claro que esses dois tipos de letra são processados em lugares diferentes. “É mais uma peça que se coloca no quebra-cabeça da linguagem humana”, disse o neurologista Alfonso Caramazza, um dos autores da experiência.
(Superinteressante)

Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0BzPewewkSxkzOVNBMEhDM2Z4dGc/edit. Acesso em 25 de ago. de 2022.

D7 – Identificar a tese de um texto.

52. A tese defendida nesse texto é
A) uma pesquisa que revela a organização cerebral para reconhecer vogais e consoantes.
B) metodologias sobre como ensinar vogais e consoantes na escola.
C) que os dois tipos de letra são processados em um único local do cérebro.
D) uma pesquisa realizada em Harvard, sobre alfabetização dos estudantes.

D8- Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

53. Destaque, no texto, um argumento utilizado pelo autor, para defender a tese levantada.

Leia o texto a seguir para responder aos itens 54 e 55.

HAB: Identificar o gênero textual em diversos textos.

54. Pelas características do texto, pode perceber que ele pertence ao gênero
A) notícia.
B) reportagem.
C) tirinha.
D) charge.

D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

55. No texto, o traço mais forte de humor está
A) em Armandinho sentir pena do sapo, seu companheiro de leitura.
B) no fato de, na história, o sapo ter sido beijado pela princesa.
C) na história escolhida, por Armandinho, para a leitura.
D) na imagem reflexiva de Armandinho no segundo quadrinho.

D6 – Identificar o tema de um texto.

56. Leia o texto a seguir e responda à questão proposta:

O tema desse texto é a
A) importância da torre.
B) inauguração da torre.
C) réplica da torre.
D) origem da torre.

Disponível em: https://www.educacao.ma.gov.br/files/2019/06/SD_LP_D6_-Tema-G%C3%AAneros-textuais-Professor.pdf Acesso em 25 de ago. de 2022.

Leia o texto a seguir e responda às atividades 57 a 59.

D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

57. No texto “Animais no espaço”, uma das informações principais é
A) “A cadela Laika (…) foi o primeiro ser vivo a ir ao espaço”.
B) “Os russos já usavam cachorros em suas experiências”.
C) “Vários animais viajaram pelo espaço como astronautas”.
D) “Enos foi o mais famoso macaco a viajar para o espaço”.

D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

58. No trecho “O chimpanzé é o preferido porque é inteligente e convive melhor com o homem do que as outras espécies de macacos.”, os termos destacados quanto à classe gramatical, exercem respectivamente as funções de
A) substantivo e verbo.
B) adjetivo e verbo.
C) verbo e substantivo.
D) adjetivo e substantivo.

D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

59. No trecho “Eles têm o sistema cardíaco parecido…” a palavra em destaque evita a repetição do termo

D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

  1. Leia os trechos a seguir:
    I- Vários animais viajaram pelo espaço como astronautas.
    II- O chimpanzé é o preferido porque é inteligente e convive melhor com o homem.
    III- Enos foi o mais famoso macaco a viajar para o espaço, em novembro de 1961.
    É correto afirmar que
    A) I é uma opinião do autor.
    B) II é opinião e III é um fato.
    C) I, II, III são fatos e não opiniões.
    D) II é uma opinião do autor.