AULA 16/2023 – REVISÃO - 05/10/2023

Leia a charge de Ivan Cabral e, a seguir, responda às atividades 1 a 4.

  1. Qual a finalidade desse texto?
  2. Qual é o problema social denunciado nessa charge?
  3. Onde está o humor dessa charge?
  4. Identifique e escreva pelo menos três características do gênero textual charge.

Disponível em: https://dialogospoliticos.files.wordpress.com/2014/01/68370-charge2010-sabado-violencia.jpg Acesso em: 05 set. 2022.

Leia a imagem abaixo:

  1. Ao relacionar o problema do desemprego com conhecimento em inglês, essa charge faz uma crítica a respeito da
    A) dificuldade de acesso a um curso de línguas.
    B) ensino de línguas como solução do problema do desemprego.
    C) ausência de políticas públicas para o acesso da população ao ensino de línguas.
    D) excesso de tempo para a possível convocação de um entrevistado à vaga de emprego.
  2. Na charge a seguir, observe que, na fala da personagem, a concordância verbal está em desacordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

7. Identifique o erro de concordância.

8. Explique por que a concordância na frase está em desacordo com a norma-padrão, e escreva-a corretamente.

9. Escreva duas versões da frase da charge: na primeira, substitua a expressão “terrenos adicionais” por “apartamentos”; na segunda, substitua por “casa”, fazendo as concordâncias necessárias.

Leia o soneto de Vinícius de Morais e resolva as atividades 10 a 14:

10. Quais características desse poema nos fazem entender que ele é um soneto?

11. No primeiro terceto, primeiro verso “Queira-se antes ventura que aventura”, as palavras destacadas, apesar de parecidas na grafia, têm significados bem diferentes. Respectivamente, elas expressam

12. Em sua opinião, por que o eu lírico aconselha alguém a querer antes ventura que aventura?

13. Em que o texto 2 se relaciona ao título do texto 1?13.

14. No texto 2, apresentam-se inicialmente números pequenos, não sequenciais, e posteriormente grandes, não sequenciais. Que ideia pode-se inferir? Comente.

  1. As rimas que aparecem no primeiro quarteto do Soneto de Aniversário, quanto à posição classificam em
    A) emparelhadas (AABB).
    B) alternadas (ABAB).
    C) opostas ou interpoladas (ABBA)
    D) encadeadas.
  1. O verso que revela o interlocutor do eu poético é
    A) Passem-se dias, horas, meses, anos.
    B) Faça-se a carne mais envilecida.
    C) Queira-se antes ventura que aventura.
    D) E eu te direi: amiga minha, esquece…
  1. Nas afirmações a seguir, assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
    a) ( ) Estrofe é cada conjunto de versos.
    b) ( ) Rimas são repetições de sons vocais ou consonantais (ou os dois combinados) que acontecem em intervalos regulares dentro de um texto.
    c) ( ) A Rima é um recurso estilístico muito utilizado nos textos poéticos, sobretudo na poesia, a qual proporciona sonoridade, ritmo e musicalidade.
    d) ( ) O soneto é um tipo de poema que se apresenta sob uma estrutura fixa: quatro estrofes (conjunto de versos), sendo dois quartetos (estrofes compostas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes compostas por três versos).
    e) ( ) O soneto é um tipo de poema que se apresenta sem uma estrutura fixa, é construído por versos livres e dispensa qualquer lirismo, estrofes, rimas ou métrica.
    f) ( ) Versos são cada linha do poema.
    g) ( ) Versos são o conjunto de linhas do poema.

Leia o poema a seguir:
Soneto de fidelidade
Vinicius de Moraes
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Disponível em: https://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/soneto-de-fidelidade/ acesso em: 06 set. 2022.

  1. Sobre esse texto, é correto afirmar que
    A) é um soneto, pois não há uma estrutura fixa, os versos são livres, sem rimas e sem métricas.
    B) poderia ter sido escrito de forma livre, quanto ao número de versos, para tornar-se um soneto.
    C) necessitaria de outra estrofe de quatro versos para ser concluído e tornar-se um soneto.
    D) é um soneto, pois possui uma estrutura fixa: dois quartetos e dois tercetos.
  1. O poema possui
    a) quantos versos?
    b) quantas estrofes?
  1. Em “Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto” aparecem as figuras de linguagem
    A)metáfora e assonância.
    B) assonância e hipérbole.
    C) aliteração e hipérbole.
    D)metáfora e hipérbole.
  1. Em “E rir meu riso e derramar meu pranto” aparece a figura de linguagem
    A) metáfora.
    B) hipérbole.
    C) antítese.
    D) metonímia.
  1. Nos dois primeiros quartetos do soneto de Vinicius de Moraes, delineia-se a ideia de que o poeta
    A) não acredita no amor como entrega total entre duas pessoas.
    B) acredita que, mesmo amando muito uma pessoa, é possível apaixonar-se por outra e trocar de amor.
    C) entende que somente a morte é capaz de findar com o amor de duas pessoas.
    D) concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza.

Disponível em: https://www.canaleducacao.tv/images/slides/41149_4ea4ab7f5a2c62050e61c791b5aee0b9.pdf. Acesso em: 09 de set. 20222.

Leia o poema de Luís Vaz de Camões na íntegra
Amor
Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor.

Disponível em: https://www.culturagenial.com/poema-amor-e-chama-que-arde-sem-se-ver-de-luis-vaz-de-camoes/ Acesso em: 09 de set. 20222.

Leia o poema do poeta brasileiro Chacal (1951-) publicado em 2012.
Minha bike azul
Minha bike azul
Meu cavalo urbano
Pedalo e Carvalho, Carvalho e pedalou
Apeio e amarro a bike no poste
Minha bike azul
Me leva por onde eu quero
Com ela compro víveres, flano pela orla

Com ela mantenho a forma e as vezes
Entorto a coluna com a mochila pesada
Minha magrelinha
Sem você a vida seria uma lesma

Chacal. Murundum. São Paulo: Companhia das Letras.

Agora, responda às atividades propostas:
Os poemas usam recursos da linguagem literária.
Observe estes versos.
I. “Amor é fogo que arde sem se ver/ É ferida que dói e não se sente;” (Camões)
II. “minha magrelinha, /sem você a vida seria uma lesma”? (Chacal)

23. Que exemplo de figura de linguagem existe em I?

24. A que se refere a metáfora da “lesma”, em II?

25. Como está estruturado o poema de Camões? Ou seja, quantas estrofes ele possui? De quantos versos são compostas cada estrofe?

26. O poema de Camões segue um esquema de rimas e de sílabas métricas para compor os versos. Indique o esquema de rimas que compõe cada verso.

27. Como está estruturado o poema de Chacal? Ou seja, quantas estrofes ele possui? De quantos versos são compostas cada estrofe?

28 Qual é o tema do poema de Chacal? Tem alguma relevância para a sociedade? Justifique.

29. No poema, o eu lírico afirma que a sua bicicleta é o seu meio de transporte urbano. Cite versos que comprovam essa ideia.

30. A estrutura do poema e o tema escolhido auxiliam o leitor a aproximar-se da atividade de poeta? Justifique a sua resposta.