AULA 17/2022 – PARTE 1 – Lendas. Elementos da narrativa. Tempos verbais. PARTE 2- Código de Trânsito Brasileiro. Construção composicional e estilo de gênero. Semântica/Coesão. - 21/09/2022

PARTE 1

O QUE SÃO LENDAS?

Lendas são narrativas fantasiosas sobre fatos reais ou não. Ou de um modo mais completo, pode-se afirmar que as lendas têm um caráter fantástico e misturam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produtos da imaginação aventuresca humana.

A origem da palavra lenda procede da palavra “legenda”, do latim, que significa “o que deve ser lido”.

Imagem disponível em https://escolaeducacao.com.br/5-lendas-folcloricas-da-regiao-sul/ Acesso em 23 de ago. de 2022

Disponível em: encurtador.com.br/losB2 Acesso 23 de ago. de 2022.

Tipos de lendas

Existem vários tipos de lendas. Todavia, não há uma classificação consensual. Elas podem ser classificadas, por exemplo, em quatro grupos: religiosas, sobrenaturais, históricas e naturalistas.

Disponível em https://revistas.ufpi.br / Acesso 23 de ago. de 2022. (Adaptado)

Características das lendas

São narrativas produzidas, primeiramente, na oralidade. De geração em geração, as lendas vão sendo transformadas, mas sem perder uma de suas principais características: a fantasia.

Narram histórias repletas de personagens diferentes, os quais possuem características que se misturam com as feições físicas de alguns animais. São histórias que falam de situações sobrenaturais, irreais e até mesmo irracionais. No folclore brasileiro, as lendas mais conhecidas são: Curupira, Saci-pererê, A sereia Iara, Mula-sem-cabeça, Boto cor-de-rosa, Boitatá, entre outros.

                                                 Disponível em https://www.coladaweb.com/cultura/lendas Acesso 23 de agosto de 2022.

Elementos da narrativa

O texto narrativo é um texto que narra, que conta uma história, obedecendo a sequência dos fatos. Ele é um texto que relata as ações de personagens num determinado tempo e espaço. 

Devemos observar que uma narrativa é desencadeada pelos elementos que a compõe. Esses elementos são: o enredo, os personagens, o espaço, o tempo e o narrador.

O narrador é quem conta a história, podendo ou não participar dela.

enredo diz respeito ao encadeamento dos fatos, é o esqueleto da narrativa, o desenrolar dos acontecimentos, o conjunto das ações que formam a trama.

As personagens são os participantes da história, são eles que vivem as ações, que executam.

espaço é onde os fatos acontecem.

tempo é o período em que os fatos acontecem.

                                                      Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/eaja/elementos-da-estrutura-narrativa/ Acesso em 23 de agosto de 2022.

Tempos Verbais

  • Presente: representam fatos que se passam no momento atual, ou seja, no momento em que estamos falando.

Ex.: Estou cansado de você. (Estou, significa algo que está ocorrendo).

  • Pretérito: passado, ou mais conhecido como Pretérito, que significa um ato que ocorreu um tempo antes do presente, ou seja, que passou. Existem para o pretérito (passado) alguns tipos de classificações: Pretérito Perfeito, Pretérito Simples, composto; mais-que-perfeito e Pretérito Imperfeito.

® Pretérito Perfeito: Eu fiz de tudo para você gostar de mim, (é uma ação que já passou e que foi concluída).

® Pretérito Imperfeito: Antigamente eu falava muito, hoje estou mais tranquilo (exprime uma ação anterior ao presente, mas ainda não concluída).

® Pretérito mais-que-perfeito: Quando saí para trabalhar, já lera o jornal de hoje (exprime uma ação anterior a outra já concluída).

Esse tempo está em desuso, porém embora não seja empregado, é importante conhecê-lo. É mais comum combinar dois ou mais verbos que transmitam o mesmo sentido.

Ex.: Quando saí para trabalhar, já tinha lido o jornal de hoje.

  • Futuro do presente: Eu cuidarei disto mais tarde, (representa um futuro, com uma referência para o presente).
  • Futuro do pretérito: Eu pensei (pretérito perfeito) que faria (futuro do pretérito) melhor.

Disponível em http://www.ateliedasletras.com.br/2015/07/resumao-tempos-verbais.html Acesso em 30 de ago. de 2022.

Vamos ler, agora, uma lenda indígena que tem origem na Região Norte do Brasil. Trata-se de:

A lenda do Açaí

Diz a lenda que, nessa região, havia uma tribo cujo número de habitantes era bastante elevado. Por esse motivo, cada dia estava se tornando mais difícil conseguir uma quantidade de mantimentos suficiente para alimentar a todos. Essa tribo indígena vivia no local onde hoje é a cidade de Belém, no estado do Pará.

Itaki, então cacique da tribo, se viu obrigado a tomar uma decisão um tanto radical e que deixou todos preocupados e chocados. Como forma de controlar o número de habitantes, o cacique decidiu que todas as crianças que nascessem a partir de determinada data deveriam ser sacrificadas. Para ele, essa seria uma maneira de conter o aumento populacional de sua tribo.

Um dia, a medida drástica acometeu a própria família de Itaki. Sua filha Iaçã deu à luz a uma criança que logo teve de ser sacrificada para fazer valer as decisões do próprio avô. Iaçã sofreu demais com a morte da filhinha. Diz-se que ela passou dias e dias sem sair de sua oca, sofrendo e chorando sem parar por vários dias e noites.

Assim, Iaçã elevou os seus pensamentos a Tupã, divindade indígena, e pediu a ele que fizesse com que seu pai encontrasse outra maneira de resolver a questão da provisão de alimentos, sem que fosse necessário o sacrifício das crianças.

Tupã ficou muito sensibilizado com a dor da índia e decidiu que ajudaria Itaki a encontrar outra solução para o problema da tribo. Foi então que, certo dia, Iaçã ouviu um choro de criança vindo de fora de sua oca. Ao sair, para sua surpresa e felicidade, avistou sua filhinha ao lado de uma palmeira.

Iaçã correu em sua direção e abraçou a menina que, misteriosamente, desapareceu nos braços da mãe.

Mais uma vez inconsolável, Iaçã chorou tanto durante a noite a ponto de perder as forças e acabar por falecer.

O corpo da filha de Itaki foi encontrado na manhã seguinte, abraçado à palmeira. Iaçã estava com um semblante sereno e parecia sorrir levemente. Seus olhos estavam abertos e direcionados ao topo da árvore.

Ao observar a palmeira, Itaki percebeu que no local para onde os olhos de Iaçã estavam direcionados abundava um pequeno fruto escuro. Tratava-se do açaí. O cacique mandou então que todos os frutos fossem colhidos. Com esses frutos, foi feito um suco de aspecto avermelhado e bastante espesso, que alimentou a população da tribo e findou a escassez de alimentos.

Conta-se que o nome do fruto foi uma homenagem que o cacique fez à sua filha. A frondosa árvore e o seu fruto foram batizados de açaí, que é Iaçã ao contrário.

Desde então, o açaí passou a servir de alimento para toda a tribo do cacique Itaki e isso fez com que ele suspendesse a sua ordem de sacrificar as crianças nascidas para controlar o crescimento populacional e a consequente escassez de alimentos.

Disponível em https://www.todamateria.com.br/lenda-acai/ Acesso em 23 de ago. de 2022.

ATIVIDADES

A partir da leitura da lenda acima, responda às questões 1 a 10.

  1. O narrador da história participa ou não dos fatos narrados? Explique e dê exemplo.

2. Releia o trecho “Essa tribo indígena vivia no local onde hoje é a cidade de Belém, no estado do Pará” há, nele, elementos textuais que indicam o espaço de desenvolvimento da narrativa. Identifique-os.

3. Qual fato dá origem à Lenda do Açaí?

4. Qual foi a medida tomada por Itaki para solucionar o problema encontrado?

5. Segundo o texto lido, como os habitantes da tribo receberam a decisão de Itaki?

6. A expressão “um dia” é utilizada para marcar a progressão dos fatos indicando ideia de

A) modo.

B) tempo.

C) espaço.

D) lugar.

7. A filha do cacique Iaçã teve uma criança. Qual foi o comportamento da índia ao ver a filha sacrificada?

8. Iaçã, desolada pelo sacrifício da filha, elevou os pensamentos a Tupã, divindade indígena, e fez a ele um pedido. O que ela pediu?

9. Iaçã ao ouvir o choro de criança, avistou sua filhinha e correu em sua direção. O que aconteceu após isso?

10. O que significou a palmeira que Iaçã, já morta, estava abraçada?

11. Releia o trecho “Iaçã sofreu demais com a morte da filhinha. Diz-se que ela passou dias e dias sem sair de sua oca, sofrendo e chorando sem parar por vários dias e noites.” Os verbos destacados no texto estruturam-se em qual tempo?

PARTE 2

Agora, vamos compreender um pouco sobre o Código de Trânsito Brasileiro

Disponível em https://transitto.com.br/codigo-de-transito-brasileiro-atualizado/Acesso em 23 de agosto de 2022.

Vimos sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Nessa aula, vamos aprender um pouco sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o antigo Código Nacional de Trânsito (CNT). Esse gênero textual, o Estatuto, é um texto normativo que estabelece regras a serem obedecidas e respeitadas. Institui direitos e deveres, bem como a aferição da responsabilidade no cumprimento das leis, decide sobre as penalidades em caso de infração das normas estabelecidas e incumbe a competência às instâncias de direito para aplicá-las.

O que é o Código de Trânsito Brasileiro?

O CTB é, basicamente, o conjunto de normas de trânsito do Brasil. Nele, encontramos todos os nossos deveres e direitos como cidadãos, desde a conduta adequada que devemos adotar no trânsito até os valores que serão cobrados por cada tipo de infração que, porventura, viermos a cometer. Está descrito praticamente tudo o que se relaciona ao trânsito no Brasil. Lá, você pode se informar sobre placas e sinalizações, tanto nas vias quanto as que devem ser feitas pelos motoristas.

Disponível em https://pegadasnaestrada.com.br/destino-tao-incrivel-para-voltar/duvida/ Acesso em 23 de ago. de 2022.

O CTB é importante apenas para motoristas?

Nada disso! O Código é importante para qualquer cidadão, já que também esclarece direitos e deveres de pedestres, ciclistas e outros tipos de condutores, como os chamados carroceiros, por exemplo. Muita gente não sabe, mas pedestres e ciclistas também cometem infrações no trânsito e podem até mesmo ser multados por esses deslizes. Algumas dessas infrações são atravessar a rua ou avenida fora da faixa de pedestres ou utilizar vias públicas para atividades que atrapalham o trânsito, como esportes ou desfiles.

Disponível em https://www.infoescola.com/transito/codigo-de-transito-brasileiro/Acesso em 23 de agosto de 2022. (Adaptada)

Para que serve o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)?

A função social de um estatuto é estabelecer regras objetivando assegurar direitos e deveres do cidadão, bem como prever as sanções legais para resguardar o cumprimento delas, e normatizar a convivência de um grupo dentro da sociedade. E o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nada mais é do que um documento que dispõe as determinações acerca das leis que regem o nosso trânsito.

É direcionado a todo tipo de leitor, porém não é de domínio de todos, pois utiliza um vocabulário mais requintado, exigindo um bom domínio vocabular do leitor.

Disponível em <https://jus.com.br/artigos/62471/voce-sabe-tudo-sobre-o-codigo-de-transito-brasileiro-ctb> Acesso em 23 de agosto de 2022. (Adaptada).

Estrutura

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é composto de 20 capítulos e originalmente tinha 341 artigos, dos quais 17 foram vetados pelo Presidente da República e um foi revogado.

Apresenta em sua estrutura:

  • A lei que deu origem ao documento.
  • O (s) responsável (is) pela criação e pela sanção da lei.
  • Capítulos e títulos. O primeiro costuma abordar os objetivos que serão tratados no estatuto.
  • Seções.
  • Artigos que podem ser subdivididos em incisos (representados por algarismos romanos (I, II, III etc.) ou especificados em parágrafos (usando-se o sinal §), geralmente curtos ou ainda utilizar-se da enumeração para estabelecer critérios (Ex.: art. 2º, art. 10).

Características

  • Linguagem formal, clara e objetiva.
  • Verbos com valor de imposição, pois indicam normas e leis, as quais devem ser seguidas, e não discutidas.
  • Vocabulário mais técnico.

Disponível em <https://pt.slideshare.net/jociluz/slide-genero-textual-estatuto> Acesso em 23 de agosto de 2022. (Adaptado)

Leia o texto abaixo para responder às questões 12 a 14.

Disponível em https://imperatriz.ma.gov.br/noticias/transito-e-transporte/palestra-sobre-educacao-no-transito-sera-realizada-no-sebastiao-regis.html/ Acesso em 24 de ago. de 2022.

12. O texto lido acima tem o objetivo de

A) convencer o leitor que o pedestre poderá caminhar por vias movimentadas como quiser.

B) divulgar um evento sobre “Educação no Trânsito”.  

C) descrever como as pessoas devem andar na faixa de pedestre.

D) narrar uma história sobre comportamento no trânsito.

13. Releia o trecho: “Educação no Trânsito – um dever das crianças e dos adultos”, o verbo “dever” é utilizado no sentido de

A) possibilidade de realizar a ação que vigora na lei de trânsito.

B) opção da criança ao realizar a ação que vigora a lei de trânsito.

C) tanto o adulto quanto a criança podem escolher obedecer ou não lei de trânsito.

D) tanto adulto quanto a criança devem obedecer e respeitar as leis de trânsito. 

14. Ao utilizar “Prefeitura de Imperatriz”, o autor do texto tem como objetivo

A) mostrar ao leitor que a prefeitura não se responsabiliza por acidentes no trânsito.

B) identificar o local que será realizado o evento sobre trânsito.

C) demonstrar que a prefeitura do local está buscando conscientizar as pessoas da cidade.

D) descrever como deve ser a atitude de todas as prefeituras das cidades do estado.

15.  No cartaz aparece a data, hora e local de realização do evento. Identifique e transcreva-os.

Leia o seguinte fragmento do Código de Trânsito Brasileiro para responder às questões propostas 15 a 20.

LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997

 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

CAPÍTULO IV
DOS PEDESTRES E CONDUTORES DE VEÍCULOS NÃO MOTORIZADOS

Art. 68. É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres.

§ 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

§ 2º Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.

[…]

Art. 70. Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código.

Parágrafo único. Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.

[…]    

Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503Compilado.htm> Acesso em 25 de agosto de 2022.

16. Compare a linguagem não verbal (imagem) do cartaz lido com o texto do artigo 70 do Código de Trânsito. Ao produzir o cartaz o autor

A) aponta que o artigo não deve ser interpretado pelos cidadãos, apenas servirá para constar na lei.

B) demonstra, através da imagem de crianças na faixa de pedestre, que elas não podem andar sozinhas.

C) utiliza a imagem de crianças na faixa de pedestre para demonstrar que elas terão prioridade no momento da passagem com sinal fechado para os veículos.

D)  utiliza a imagem do guarda de trânsito para demonstrar que ele é quem comanda as leis de trânsito.    

Releia o Código de Trânsito e observe a imagem abaixo para responder à atividade 17.

Disponível em https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/projetos/auto/veiculo-sobre-a-calcada-infracao-de-desrespeito-1.409339 Acesso em 25 de agosto de 2022.

17. No “Art. 68. É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres”, considerando a parte destacada do artigo e a imagem acima, podemos afirmar que o carro estacionado infringe a lei? Explique.

Observe essa outra imagem:

Disponível em https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/mobilidade/2013/03/16/ciclistas-tambem-precisam-de-limites Acesso em 25 de agosto de 2022.

18. Pode-se afirmar que, na imagem acima, o ciclista segue às normas prescritas no artigo 68, inciso 1º do Código de Trânsito?

19. No parágrafo único “Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos”. A locução verbal destacada está marcada em qual tempo verbal?

Releia o Artigo 70, a seguir, para responder às atividades 20 a 22.

“Art. 70. Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código”.

20.  A parte destacada no Artigo 70 contém

A) uma generalização do sujeito. 

B) uma especificação do sujeito pedestre.

C) não informa quem tem prioridade à travessia.

D) não delimita prioridade de passagem.

21. No trecho, “[…] terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código”., as formas verbais estão flexionadas no

A) presente do indicativo.

B) pretérito do indicativo.

C) futuro do Indicativo.

D) futuro do subjuntivo.

22. Releia esse trecho “§ 2º Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos”. O trecho destacado indica

A) tempo.

B) modo.

C) lugar.

D) finalidade.