AULA 17/2022 – Planejamento familiar e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). - 23/09/2022

Métodos Contraceptivos

Muitos indivíduos apresentam o sonho de ter filhos; outros, no entanto, não possuem esse desejo ou ainda não estão preparados, seja física e psicologicamente, seja financeiramente, para uma gestação. Nesse último caso, devem procurar meios de prevenir uma gravidez indesejada: os métodos contraceptivos.

Existem diferentes tipos de métodos contraceptivos e nem todos se adaptam ao estilo de vida do indivíduo, especialmente da mulher. Para que um método seja eficaz, é importante não avaliar somente os índices de falha, mas também se há conforto, acessibilidade, risco à saúde e até mesmo se corresponde ao objetivo pretendido, que pode ser prevenir uma gravidez momentaneamente ou então para sempre.

Disponível em: <https://tinyurl.com/4f4m6vc6>. Acesso em: 26 ago. 2021.

Os métodos contraceptivos podem ser classificados em cinco tipos básicos: comportamentais, hormonais, de barreira, intrauterinos e definitivos. Veja a seguir a descrição de cada tipo e exemplos:

Pílula anticoncepcional

É um método contraceptivo hormonal, utilizado via oral, a pílula anticoncepcional é um dos métodos mais conhecidos entre as mulheres. No comprimido há hormônios semelhantes aos que são produzidos naturalmente pelos ovários. Podendo ter a combinação de estrogênio e progesterona ou apenas o segundo hormônio. Dessa forma, atua impedindo que ocorra a ovulação.

Disponível em: <https://tinyurl.com/36edwpbf>. Acesso em: 26 ago. 2021.

Além de evitar a gravidez indesejada, esse meio apresenta como vantagem:

  • auxílio na prevenção de doenças inflamatórias pélvicas, cistos ou câncer de ovário;
  • redução do fluxo menstrual, de cólicas menstruais e outras dores do período;
  • melhora a acne e excesso de pelos;
  • diminuição dos sintomas da TPM;
  • regulagem do ciclo menstrual.

É um método contraceptivo eficaz, seguro e de fácil acesso. Porém, é necessário ter um compromisso com a sua ingestão: a mulher deverá fazer uso diário e nos mesmos horários.

Também é importante mencionar que, assim como outros remédios, podem surgir efeitos colaterais, como náuseas e dores nos seios. É bastante indicado para mulheres em idade reprodutiva.

Disponível em: <https://tinyurl.com/rs5kf782>. Acesso em: 26 ago. 2021.

Preservativos

Talvez, o método contraceptivo mais famoso entre os citados até aqui. Isso porque, além de prevenir a gravidez, também protege contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como a Aids, e outras infecções, como a candidíase. Atualmente, existem opções para os homens e para as mulheres.

Conhecido popularmente como camisinha, o preservativo deve ser colocado antes de iniciar o ato sexual. Nesse momento, é preciso ter atenção para que ele não seja inserido de forma errada. O que pode causar, até mesmo, o rompimento do produto.

Além do que já citamos, também tem como vantagem o fácil acesso, principalmente a versão masculina. E caso o usuário tenha alergia ao material, há versões sem látex disponíveis no mercado.

Disponível em: <https://tinyurl.com/5drkatvj>. Adaptado. Acesso em: 26 ago 2021.

Atenção!!

Lembre-se que é necessário procurar orientação médica e é importante salientar que a maioria dos métodos contraceptivos não previnem infecções sexualmente transmissíveis. Para prevenir doenças é necessário utilizar (corretamente) os métodos de barreira, que são o preservativo masculino ou o feminino.

ATIVIDADES

1. Leia o texto a seguir:

Uso de camisinha ainda é baixo entre jovens e adultos

Estudos trazem resultados alarmantes entre os que apresentam comportamento sexual de risco. Em época de Carnaval, a importância do uso da camisinha sempre desperta a atenção de profissionais da saúde. Mesmo com a difusão de informações a respeito, o uso da camisinha ainda não é regra. Pesquisas realizadas no Brasil evidenciam que o número de jovens que fazem sexo seguro vem diminuindo. Dos mais de 100 mil estudantes ouvidos em um estudo recente, um terço ainda não se previne corretamente, e entre os adultos, apenas 25% fazem uso da camisinha, e esse número sobe para 34% para aqueles que apresentam comportamento sexual de risco.

Disponível em: <https://tinyurl.com/2dhwwvpy>. Adaptado. Acesso em: 26 ago 2021.

O que esse comportamento pode trazer como consequência para esses jovens e adultos?

2. Durante uma discussão sobre os métodos contraceptivos, estudantes de uma faculdade de biologia realizaram uma pesquisa e levantaram algumas ideias, como:

  • Tomar banho logo após o ato sexual;
  • Utilizar o DIU;
  • Usar shampoo para eliminar os espermatozoides;
  • Fazer uso de pílula anticoncepcional;
  • Realizar lavagem vaginal após a ejaculação.

Dos itens listados, quais são considerados métodos contraceptivos eficazes?

A) Pílula anticoncepcional e DIU.

B) Tomar banho logo após o ato sexual.

C) Lavagem vaginal e shampoo contra os espermatozoides.

D) Pílula anticoncepcional e tomar banho após o ato sexual.

3. Atualmente, existem diversos métodos contraceptivos disponíveis para evitar uma gravidez indesejada e até mesmo infecções sexualmente transmissíveis (IST). Os métodos contraceptivos podem ser classificados em cinco tipos básicos: comportamentais, hormonais, de barreira, intrauterinos e definitivos. Cite um exemplo de método referente a cada tipo.

4. Nem todas as Infecções Sexualmente Transmissíveis manifestam sintomas, por isso, não é possível descobrir se uma pessoa apresenta alguma IST apenas olhando para ela. Baseando-se nessa informação, assinale a alternativa que garante uma prevenção contra alguma dessas doenças:

A) Usar suas próprias peças de roupa.

B) Utilizar camisinha em toda relação sexual.

C) Fazer uso de pílula anticoncepcional regularmente.

D) Utilizar métodos comportamentais nas relações sexuais.

5. Analise as afirmações a seguir relacionadas aos métodos contraceptivos.

I – Os métodos de barreira são aqueles onde se cria literalmente uma barreira física para a fertilização.

II – Os métodos definitivos são aqueles em que são feitos processos cirúrgicos que promovem a esterilização, que pode ser do homem ou da mulher.

III – Os métodos comportamentais são métodos que se baseiam no comportamento e no uso de pílulas anticoncepcionais dos indivíduos que praticam o ato sexual.

Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:

A) Apenas I.B) I e II.C) II e III.D) I, II e III.

6. Analise os esquemas a seguir e responda quais métodos contraceptivos estão indicados pelos números.

7. Os métodos contraceptivos definitivos são aqueles em que são feitos processos cirúrgicos que promovem a esterilização. Esses métodos podem realizados em homens e mulheres? Cite quais são esses métodos.

8. É um método contraceptivo hormonal, utilizado via oral, e muito conhecido entre as mulheres. Podendo ter a combinação de estrogênio e progesterona ou apenas a progesterona, atuando no impedimento da ovulação.

O trecho refere-se a qual método contraceptivo?

A) Tabelinha.B) Pílula anticoncepcional.C) Camisinha.D) DIU.

9. Relacione os métodos contraceptivos à sua definição adequada.

(A) DIU(__) Considera-se um calendário do ciclo hormonal e fértil da mulher, detectando assim, os dias em que pode ter relações sexuais com menor risco de gravidez.
(B) Camisinha(__) É uma peça de plástico banhada de cobre, material que funciona como espermicida.
(C) Tabelinha(__) É feita de látex, material que tem certa elasticidade, com o objetivo de barrar os espermatozoides logo após a ejaculação.

Infecções Sexualmente Transmissíveis

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo, com uma estimativa de 376 milhões de casos novos por ano (OMS, 2019). As IST são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

Sintomas das IST

As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas genitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. Algumas IST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional periodicamente.

São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C. As IST aparecem, principalmente, no órgão genital, mas pode surgir também em outras partes do corpo (ex.: palma das mãos, olhos, língua). O corpo deve ser observado durante a higiene pessoal, o que pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial. Sempre que se perceber algum sinal ou algum sintoma, deve-se procurar o serviço de saúde, independentemente de quando ocorreu a última relação sexual.

E, quando indicado, avisar a parceria sexual.

Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte. O tratamento das IST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças.

Disponível em: <https://tinyurl.com/rzvc5xch>. Adaptado. Acesso em: 02 set. 2021.

Prevenção das IST

O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.

Importante ressaltar que existem vários métodos para evitar a gravidez; no entanto, o único método com eficácia para prevenção de IST é a camisinha (masculina ou feminina). Orienta-se, sempre que possível, realizar dupla proteção: uso da camisinha e outro método anticonceptivo de escolha.

Quem tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST. Não importa idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião. A pessoa pode estar aparentemente saudável, mas pode estar infectada por uma IST.

HIV/AIDS

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), e ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, se o tratamento não for seguido à risca, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Disponível em: <https://tinyurl.com/y8uyrc69>. Acesso em: 02 set. 2021.

Os medicamentos antirretrovirais (ARV) servem para impedir a multiplicação do HIV no organismo. Esses medicamentos ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. Por isso, o uso regular dos ARV é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções por doenças oportunistas. Uma pessoa vivendo com HIV e com carga viral indetectável, ou seja, realizando o tratamento corretamente, não transmite o HIV sexualmente.

Disponível em: <https://tinyurl.com/mmb334kz > e <https://tinyurl.com/26fttbh7>. Adaptado. Acesso em: 13 set. 2022.

10. O HPV e o HIV são infecções sexualmente transmissíveis, porém, provocadas por vírus diferentes. O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, já o HPV é o papilomavírus humano, que pode se manifestar como verrugas. Quais doenças esses vírus podem provocar se não tratados corretamente?

11. Observe a charge a seguir e reflita sobre como a informação desempenha um papel fundamental na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.

Disponível em: <https://tinyurl.com/dnspuukd>. Acesso em: 02 set. 2021.
 

Agora relacione o conteúdo da charge à prevenção das IST. Explique como a informação contribui na redução da contaminação por IST.

12. A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) considerada um problema de saúde pública. De acordo com o Boletim Epidemiológico de Sífilis, em 2019 foram notificados 152.915 casos de sífilis adquirida em todo o país, com taxa de detecção de 72,8 casos por 100 mil habitantes. Quais são os sintomas causados pela sífilis? Qual é o método mais eficaz de prevenção contra essa doença?

13. Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:

I – A hepatite é a inflamação do ___________ e representa um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

II – A Hepatite B não tem _____________, entretanto, possui tratamento. A principal forma de prevenção da infecção pelo vírus da hepatite B é a ____________.

A) baço – cura – higiene.C) baço – solução – vacinação.
B) fígado – remédio – máscara.D) fígado – cura – vacinação.

14. Nem todas as Infecções Sexualmente Transmissíveis manifestam sintomas, por isso, não é possível descobrir se uma pessoa apresenta alguma IST apenas olhando para ela. Baseando-se nessa informação, assinale a alternativa que garante uma prevenção contra alguma dessas doenças:

A) Usar suas próprias peças de roupa.

B) Utilizar camisinha em toda relação sexual.

C) Fazer uso de pílula anticoncepcional regularmente.

D) Utilizar métodos comportamentais nas relações sexuais.

15. Analise as afirmações a seguir relacionadas às IST.

I – As IST apenas possuem transmissão via relação sexual.

II – AIDS, gonorreia, e sífilis são viroses transmitidas através do ato sexual.

III – Algumas IST devem ser sempre tratadas com antibióticos, como a gonorreia.

Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:

A) Apenas III.B) I e II.C) II e III.D) I, II e III.

16. Organize as palavras no quadro abaixo e revele a frase relacionada à prevenção das IST.

Algumas IST podem não apresentar sinais e ______________, e se não forem diagnosticadas e tratadas, podem levar a _____________ complicações, como infertilidade, câncer ou até morte. Por isso, é importante fazer _______________ para verificar se houve contato com alguma pessoa que tenha IST, após ter relação sexual ______________ sem camisinha masculina ou feminina.

17. Qual é a infecção sexualmente transmissível em que o principal sintoma é verrugas nas regiões genitais, e caso não trate de forma adequada, pode desenvolver-se em câncer? Quais os métodos utilizados para a prevenção?

18. O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae e é uma infecção sexualmente transmissível. Explique por que não podemos dizer que uma pessoa portadora do HIV possui AIDS.

19. Leia atentamente as afirmações que se seguem:

  • Relação sexual desprotegida.
  • Comportamento sexual de risco, possuindo várias parcerias sexuais.
  • Uso de drogas injetáveis com seringas e agulhas compartilhadas com pessoas portadoras do vírus.

Essas afirmações podem ser formas de transmissão de quais IST?

A) Gonorreia e AIDS.C) Hepatite e Herpes.
B) Candidíase e dengue.D) HPV e sífilis.

20. Relacione as infecções sexualmente transmissíveis à sua definição adequada.

(A) Sífilis(__) Causada por bactérias que podem causar dor ao urinar e corrimento purulento.
(B) Gonorreia(__) Causada por vírus, que provoca lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos.
(C) Herpes Genital(__) Causada pela bactéria Treponema pallidum, podendo apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios.