AULA 17/2022 Probabilidade e estatística: Gráficos de barras, colunas, linhas ou setores e seus elementos constitutivos. - 22/09/2022

PORCENTAGEM

Também chamada de taxa percentual, a porcentagem é uma razão de denominador 100. É comumente indicada pelo numerador da razão, seguido do símbolo % (lê-se: por cento). Além da forma percentual, a porcentagem também pode ser representada na forma fracionária ou na forma decimal.

Estratégias para calcular porcentagens: Fator multiplicativo

Valor inicial   x   fator multiplicativo = valor final

TIPOS DE GRÁFICOS

Os gráficos mais utilizados são os de barras, de colunas, de setores e de linhas.

Gráfico de barras

Nesse tipo de gráfico, os dados são apresentados por barras retangulares na horizontal, e o comprimento de cada barra é proporcional a determinado valor apresentado.

Características:

  • Apresenta duas escalas ou eixos (uma vertical e uma horizontal);
  • Os dados são representados por barras horizontais que indicam seus valores absolutos, ou seja, a quantidade total que cada categoria obteve;
  • A largura das barras deve ser sempre a mesma e o comprimento varia conforme as informações numéricas;
  • Os dados contemplam duas ou mais informações relacionadas. Elas são dispostas nos eixos, e criam-se legendas para diferenciar uma da outra. Para dispor os dados nas barras, seguimos sempre a mesma ordem;
  • Facilita comparações entre as categorias.

Exemplo:

Gráfico de colunas

É um tipo de gráfico que possui barras retangulares na posição vertical.

Nos gráficos geralmente, os dados não são divididos em categorias, e as colunas estão organizadas em uma ordem interessante para a análise.

Características:

  • Apresenta dois eixos (vertical e horizontal);
  • Os dados são representados por barras verticais, em geral acompanhadas de seus valores absolutos;
  • A largura das barras deve ser sempre a mesma, ao passo que a altura varia conforme as informações numéricas;
  • Geralmente apresenta uma única categoria de informações.

Exemplo:

Gráfico de setores

Também chamado gráfico de pizza, o gráfico de setores consiste em um círculo dividido em “fatias coloridas”, isto é, em setores. Esse tipo de gráfico geralmente apresenta valores percentuais, e o tamanho do setor que corresponde a cada categoria tem relação direta com a sua representatividade, ou seja, quanto maior o valor quantitativo de uma categoria, maior será o setor que essa categoria ocupa no círculo.

Características:

  • As informações são sempre dispostas de modo que se forme um gráfico de formato circular.
  • A exposição dos dados é feita geralmente em valores percentuais. Nesse caso, a soma de todos os valores é 100%.
  • Facilita a comparação entre as categorias, muitas vezes sem a necessidade de observar as porcentagens.
  • Não é indicado para divisões em muitas categorias.

Exemplo:

Gráfico de linhas

Muitas vezes, interessa-nos analisar a evolução de alguma informação ao longo do tempo. O gráfico ideal para essas situações é o gráfico de linhas. O gráfico de linhas não é adequado para comparar muitas informações de diferentes categorias.

Características:

  • Na horizontal há a escala relacionada ao tempo cronológico.
  • Cada dado é representado por um ponto no gráfico.
  • A linha do gráfico é contínua e liga um ponto ao próximo ponto.
  • Os valores dos dados geralmente são colocados próximos aos pontos que os representam.
  • O fundo do gráfico, em geral, é pautado ou quadriculado, para facilitar a visualização da evolução dos dados ao longo do tempo.

Exemplo:

Infográfico

O infográfico é uma ferramenta utilizada para transmitir informações sobre determinado assunto utilizado diversos recursos gráficos, como pictogramas, diferentes tipos de gráficos e ilustrações relacionadas ao assunto pesquisado. O design dele tem a finalidade de deixar a informação mais atrativa e de fácil e rápida compreensão. Geralmente, o infográfico é apresentado sozinho, sem explicações textuais.

Exemplo:

ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS

Após a coleta de dados, é importante comparar os resultados obtidos. Independentemente do tipo de pesquisa que estamos fazendo, é inevitável calcular a frequência absoluta.

Frequência absoluta é a quantidade de vezes que um mesmo dado apareceu no conjunto. De forma bem simples, para encontrar a frequência absoluta de um determinado resultado, basta contar quantas vezes ele se repetiu. Vejamos um exemplo a seguir.

Exemplo: Uma vendedora anotou as cores de camisa que mais foram vendidas em um dia, observe as suas anotações:

Ao analisarmos suas anotações podemos obter uma nova tabela e um gráfico sob uma nova perspectiva. 

Ao analisar os dados podemos dizer, por exemplo, que a frequência absoluta da cor verde é 5, isso significa que, para esse espaço amostral (19 vendas), foram feitas 5 vendas de camisetas verde.

Essa análise vale para as outras cores, pois com base nessa tabela e gráfico, a vendedora pode tomar decisões sobre a melhor maneira de repor o seu estoque.

Imagine que essa mesma vendedora aumentou sua loja e disponibilizou para venda 5 cores de camisas. Como ela continuou anotando suas vendas por dia, ela obteve os seguintes dados no fim do mês:

A diferença entre a frequência absoluta e a frequência relativa é que a frequência absoluta é a quantidade de vezes que a mesma resposta apareceu, já a relativa é a quantidade de vezes que essa resposta apareceu em relação ao total de respostas.

Geralmente a frequência relativa é representada em porcentagem e é encontrada quando dividimos a frequência absoluta pelo total de respostas obtidas

Não se esqueça: Em uma pesquisa, por mais simples que ela seja, quando coletamos os dados, é fundamental que eles sejam organizados e analisados. A maneira mais comum de organizá-los é construindo uma tabela frequência.

ATIVIDADES

1. Lucas revende calças; ele as compra por R$ 120,00 e as vende com um lucro de 30%. Qual é o valor de venda das calças?

2. Gabriel comprou uma mercadoria por R$ 375,00 e quer ter 40% de lucro ao vendê-la. Qual deve ser o valor de venda para obter o lucro pretendido?

A) R$ 105,00

B) R$ 125,00

C) R$ 525,00

D) R$ 600,00

3. Eduardo comprou uma moto de R$ 18 000,00, e, após um ano, a moto sofreu uma desvalorização de 15%. Qual era o valor da moto após um ano?

4. Joyce participa de um clube de leitura e recebe uma estatística sobre como foi o seu ritmo de leitura em cada ano. Se ela leu 14 000 páginas em 2018 e 16 800 páginas em 2019, qual foi o aumento percentual na quantidade de páginas lidas por Paula de 2018 para 2019?

5. Claudia comprou uma saia com um desconto de 25% sobre o preço anunciado e pagou por ele R$ 180,00. Qual era o preço anunciado da saia?

A) R$ 27,00

B) R$ 240,00

C) R$ 297,00

D) R$ 300,00

6. Se você quisesse representar graficamente as informações abaixo, qual seria o tipo de gráfico mais adequado em cada caso?

a) Usuários de celulares comuns e smartphones separados por faixa etárias.

b) Percentual de pessoas que moram em cada região do Brasil.

c) Variação dos casos de covid no Brasil no mês de março de 2021.

d) Preferência de filmes por gênero.

7. Classifique cada gráfico a seguir e escreva para que ele serve.

8. Com base nos dados da tabela, complete a legenda do gráfico de setores e indique a porcentagem correspondente a cada setor.

9. A tabela abaixo apresenta os valores de compra das principais cotações do dólar nos seis primeiros meses de cada ano do período de 2011 a 2020.

Construa um gráfico de linhas utilizando os dados apresentados na tabela.

10. Os gráficos a seguir mostra a quantidade de casos de Covid-19 dentro e fora da China no período de 20/01/2020 a 27/02/2020.

Faça uma análise sobre os dados apresentados em ambos os gráficos.

11. Em uma sala de aula, o professor fez uma pesquisa sobre o nível de domínio de espanhol dos seus alunos por autodeclaração deles. As respostas obtidas foram as seguintes:

Nulo – 15 alunos

Básico – 28 alunos

Intermediário – 5 alunos

Avançado –2 alunos

Analisando os resultados a seguir, podemos afirmar que:

A) A quantidade de estudantes que se consideram com nível intermediário é de exatamente 18%

B) Os estudantes que não dominam inglês, ou seja, consideram-se com conhecimento nulo, correspondem a 30% deles.

C) O número de estudantes que se consideram avançados em inglês é igual a 18% do total deles.

D) 11% dos alunos se consideram com nível básico de inglês, e 75% se consideram com nível básico ou nulo.

12. Analise o gráfico a seguir e responda o que se pede.

a) Qual é o país com mais títulos da Copa Libertadores?

b) Podemos afirmar que há uma predominância da Argentina e do Brasil na conquista da Copa libertadores? Justifique sua resposta.

c) Podemos afirmar que Colômbia e Paraguai tiveram o mesmo número de títulos no período? Justifique sua resposta.

13. Analise o gráfico a seguir que mostra a variação do dólar no período de 1999 a 2012 e responda.

Analise o gráfico que acompanha a manchete e responda: 

a) Qual foi o valor da moeda citada em 2010?

b) Em qual ano o dólar bateu maior cotação neste período?

c) Em qual ano o dólar bateu menor cotação neste período?

14. O gráfico a seguir apresenta o desempenho semanal de duas turmas de um colégio na “Campanha do agasalho” realizada no mês de junho. A cada semana, o valor anotado foi o total de agasalhos arrecadados por turma até aquela semana. Nessa competição, a turma vencedora ganhou uma semana inteira de uso da quadra no intervalo.

Com base no gráfico e no texto, faça o que se pede: 

a) Dê um título ao gráfico.

b) Durante a 3ª semana, quantas peças cada equipe conseguiu arrecadar?

c) Qual foi a turma que usou, durante uma semana inteira, a quadra no intervalo?

d) Desenhe um gráfico (diferente do gráfico de linhas) que expresse as mesmas informações descritas no gráfico acima.

15. Observe o infográfico a seguir e responda o que se pede.

a) Quais preocupações devemos ter ao construir um infográfico? A imagem anterior representa um bom infográfico? Justifique sua resposta.

b) Quantos litros de água estamos consumindo indiretamente ao tomar um café da manhã composto de uma xícara de café e duas fatias de pão?

c) Redija um pequeno texto, sintetizando as suas conclusões sobre o infográfico.