AULA 17/2022 – Urbanização e industrialização. Industrialização e as alterações da natureza. - 23/09/2022

URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO

Os processos de industrialização e urbanização estão intrinsecamente interligados. Foi com os avanços e transformações proporcionados, por exemplo, pelas Revoluções Industriais na Europa que esse continente concebeu o crescimento exponencial de suas principais cidades, aquelas mais industrializadas. Ao mesmo tempo, o processo de urbanização intensifica o consumo nas cidades, o que acarreta a produção de mais mercadorias e o aumento do ritmo da atividade industrial.

A industrialização é um dos principais fatores de transformação do espaço geográfico, pois interfere nos fluxos populacionais, reorganiza as atividades nos contextos da sociedade e promove a instrumentalização das diferentes técnicas e meios técnicos (disponibiliza equipamentos, conhecimentos e práticas), que são essenciais para as atividades humanas.

Industrialização e urbanização são fatores diretamente relacionados

A atividade industrial, por definição, corresponde a organização de práticas econômicas em que o trabalho e o capital (dinheiro) transformam matérias-primas ou produtos de base em bens de produção e consumo.

Com o avanço nos sistemas de comunicação e transporte – fatores que impulsionaram a globalização –, praticamente todos os povos do mundo passaram a consumir produtos industrializados, independentemente da distância entre o seu local de produção e o local de consumo. Estabelece-se, com isso, uma rede de influências que atua em escalas que vão do local ao global.

Graças ao processo de industrialização e sua ampla expansão pelo mundo, incluindo boa parte dos países subdesenvolvidos e emergentes, a urbanização também cresceu, a ponto de, segundo dados da ONU, o mundo ter se tornado, pela primeira vez, majoritariamente urbano, isto é, com a maior parte da população residindo em cidades, feito ocorrido no ano de 2010 em diante.

Mas como a industrialização interfere na urbanização?

A mecanização do campo contribui para o crescimento das cidades

É errôneo pensar que a industrialização é o único fator que condiciona o processo de urbanização. Afinal, tal fenômeno está relacionado também a outros eventos, que envolvem dinâmicas macroeconômicas, sociais e culturais, além de fatores específicos do local. No entanto, a atividade industrial exerce uma influência quase que preponderante, pois ela atua tanto no espaço das cidades, que apresentam crescimento, quanto no espaço rural, que vê uma gradativa diminuição de seu contingente populacional em termos proporcionais.

No meio rural, o processo de industrialização interfere com a produção e inserção de modernos maquinários no sistema produtivo, como tratores, colheitadeiras, semeadeiras e outros. Dessa forma, boa parte da mão de obra anteriormente empregada é substituída por máquinas e técnicos qualificados em operá-las. Como consequência, boa parte dessa população passa a residir em cidades, por isso, elas tornam-se cada vez maiores e mais povoadas. Vale lembrar que a mecanização não é o único fator responsável pelo processo de migração em massa do campo para a cidade, o que chamamos de êxodo rural, mas é um dos elementos mais importantes nesse sentido.

Além disso, a industrialização das cidades faz com que elas se tornem mais atrativas em termos de migrações internas, o que provoca o aumento de seus espaços graças à maior oferta de empregos, tanto na produção fabril em si quanto no espaço da cidade, que demandará mais trabalho no setor comercial e também na prestação de serviços.

Não por acaso, os primeiros países a industrializem-se foram também os primeiros a conhecer a urbanização em sua versão moderna, tornando-se territórios verdadeiramente urbano-industriais. Atualmente, esse processo vem ocorrendo em países emergentes e subdesenvolvidos, tal qual o Brasil, que passou por isso ao longo de todo o século XX. Segundo a ONU, até 2030, todas as regiões do mundo terão mais pessoas vivendo nas cidades do que no meio rural.

O grande gargalo (limite) desse modelo é o crescimento acelerado das cidades, que contribui para fomentar a macrocefalia urbana, quando há o inchaço urbano, com problemas ambientais e sociais, além da ausência de infraestruturas, crescimento da periferização e do trabalho informal, excesso de poluição, entre outros problemas. Estima-se, por exemplo, que até 2020 quase 900 milhões de pessoas estarão vivendo em favelas, em condições precárias de moradia e habitação.

A favelização é um dos efeitos da urbanização acelerada

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/industrializacao-urbanizacao.htm Acesso em: 08 de set de 2020.

ATIVIDADES

1. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta um fator ligado à constituição e expansão do processo de urbanização.

A) Êxodo rural.B) Industrialização.C) Metropolização.D) Reforma agrária.

2. O processo de urbanização ocorre a partir de fatores atrativos e repulsivos. Preencha a segunda coluna com base na primeira, identificando quais fenômenos enquadram-se nessas duas categorias mencionadas.

3. Conforme informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já ultrapassou a marca de onze milhões de pessoas morando em favelas, o que é equivalente a cerca de 6% da população total. Onde está concentrada a maioria das favelas no Brasil?

A) Nas regiões rurais das cidades médias, que mais tarde se integram às cidades próximas, ampliando a extensão da cidade.

B) Em todas as capitais brasileiras, que, sem exceção, possuem favelas com expressivo contingente populacional.

C) Em cidades médias e pequenas que receberam, pela proximidade, as pessoas que saíram do campo.

D) Nas regiões metropolitanas dos grandes centros, onde ocorre a urbanização acelerada e foram as pioneiras da industrialização.

4. Quais são os principais fatores geradores do êxodo rural?

5. Segundo o texto, quais são os principais fatores que atraem a população rural para as cidades?

6. Explique, de acordo com o texto, o que se compreende por macrocefalia urbana.

Leia o texto e observe o cartum a seguir.

Globalização Digital: estamos mais conectados do que nunca

As tecnologias móveis estão mudando o nosso modo de viver, de trabalhar, de aprender, de fazer compras e de empreender. As relações pessoais estão sendo revolucionadas porque podemos nos comunicar a qualquer hora e dia com os cidadãos do mundo.

[…] Dois anos atrás, […] [uma multinacional norte-americana] encomendou uma pesquisa de opinião para saber de alemães, norte-americanos, sul-coreanos, brasileiros, chineses e indianos que coisas preferiam deixar de fazer durante um ano a abrir mão do uso pessoal do seu celular.

O resultado está no livro Obrigado pelo atraso, de Thomas Friedman: 64% deixariam de jantar fora. 51% renunciariam a ter um bicho de estimação e a mesma porcentagem abriria mão de um dia de folga na semana. 50% ficariam sem sair de férias. Ver os amigos pessoalmente, cerca de 45%. […]

RODRIGUES, Gabriel Mario. Globalização Digital: estamos mais conectados do que nunca, 14 nov. 2017. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Disponível em: <https://blog.abmes.org.br/?p=13247>. Acesso em: 13 jun. 2018.

7. Quem são os personagens do cartum e que grupo formam?

8. O que os personagens estão fazendo e onde estão?

9. De que maneira os personagens estão interagindo? Como o título do cartum e a fala do homem revelam isso?

INDUSTRIALIZAÇÃO E AS ALTERAÇÕES DA NATUREZA

O processo de urbanização e industrialização que milhares de cidades enfrentam tem afetado de maneira impactante a natureza. Isso porque o rápido crescimento populacional e territorial que acontece nesses centros, transformando o espaço rural em urbano, faz com que diversos prejuízos aconteçam contra o meio ambiente.

Como consequências desses processos podemos citar como as mais graves a extinção da vegetação nativa e a erradicação ou expulsão da fauna local, além disso, temos a alteração do perfil natural do terreno, o que compromete a estabilidade e a mudança dos padrões de drenagem naturais, razão pela qual pode-se acelerar o processo de erosão e assoreamento de um determinado local. Infelizmente, urbanização sempre afetará o ecossistema natural, pois pode modificar profundamente ou mesmo interromper definitivamente os processos ecológicos existentes. No Brasil, os problemas urbanos se agravaram nas últimas décadas, uma vez que milhares de pessoas migraram do campo para as metrópoles.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 1940, apenas 31% da população vivia em cidades. Ao término de 2010, o número passou para 84%. Conforme relatório do programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), esse número crescerá para 90% em 2020 e 2021.

Esse crescimento desordenado das cidades trouxe uma série de problemas sociais e ambientais, entre eles a poluição sonora, do ar, visual, dos rios e mananciais, além de inundações, maior ocorrência de desabamentos e criminalidade. Aumentou o consumo e como consequência a produção de lixo, as indústrias foram tomando o lugar da natureza, córregos foram canalizados para a passagem de asfalto, o ser humano passou a interferir na natureza para que o seu desenvolvimento acontecesse. A natureza passou por muitas alterações para que a indústria pudesse se desenvolver.

Mas é possível que exista uma harmonia entre a conservação do meio ambiente e o bem-estar humano. É preciso começar com o mapeamento completo das regiões mais afetadas, no momento da construção de residências e indústrias levar em consideração fatores como áreas de preservação, nascentes, recarga de aquíferos e demais recursos hídricos, topografia, solos e características geológicas. Ter uma melhor atenção aos descartes de lixo pensando ainda no consumo consciente.

Polo Industrial em Aparecida de Goiânia – Go.

Fonte: https://www.aredacao.com.br/negocios/87879/aparecida-de-goiania-tem-fila-de-empresas-querendo-se-instalar-na-cidade. Acesso em: 01 de set de 2021. Adaptado

Outras medidas importantes seriam o saneamento básico, arborização e a adoção de manejo ecológico das áreas paisagísticas dentro das cidades. A fim de se conservas fauna e flora nativas de cada uma das regiões, evitando a extinção de espécies animais e vegetais. 

Os efeitos da industrialização sobre o espaço geográfico

Como já mencionamos, a indústria é um dos principais agentes de transformação do espaço. Quando uma área antes não industrializada recebe um relativo número de fábricas, a tendência é receber mais migrantes para a sua área, acelerando a sua urbanização.

Com mais pessoas residindo em um mesmo local, gera-se mais procura pela atividade comercial e no setor de serviços, que se expandem e produzem mais empregos. Entre outros aspectos positivos, menciona-se a maior arrecadação por meio de impostos (embora, quase sempre, as grandes empresas não contribuam tanto com esse aspecto). 

Dentre os efeitos negativos da industrialização, podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente, haja vista que, a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são gerados mais poluentes na atmosfera, nos solos e cursos d’água. Além disso, os incentivos fiscais oferecidos pelo poder público são criticados por fazer com que a população arque mais com os impostos do que as grandes empresas.

Industria e impactos ambientais.

Fonte: http://geocarminha.blogspot.com/2012/09/industrias-x-impactos-ambientais.html. Acesso em: 01 de set de 2021.

O poder de intervenção da indústria nas sociedades é tão elevado que até as suas modalidades de produção, ou seja, a forma predominante com que suas linhas de produção atuam, interferem na organização do espaço, gerando mais ou menos produtos e empregos, entre outros elementos. 

Disponível em: https://www.otempo.com.br/cidades/impactos-da-urbanizacao-1.1852397 Acesso em: 01 de set de 2021. Adaptado

10. A industrialização é um dos principais agentes de transformação do meio e de construção das bases da sociedade. Entre os efeitos desse processo sobre o espaço geográfico, podemos assinalar

A) a ruralização das sociedades.

B) a contenção da migração pendular.

C) o recuo na oferta de matérias-primas.

D) o aumento da migração campo-cidade.

11. Tanto se analisarmos o território brasileiro quanto se levarmos em conta as configurações espaciais do mundo, podemos perceber que a industrialização não se distribui de forma homogênea. Os fatores locacionais, que direcionam e redirecionam a atividade industrial pelas diferentes localidades, são os principais responsáveis por essa dinâmica.

Responda em verdadeiro ou falso, entre esses fatores, podemos considerar:

a) (   ) Proximidade dos grandes centros administrativos globais.

b) (   ) Presença de mão de obra barata.

c) (   ) Existência de infraestruturas e meios de transporte.

d) (   ) Fornecimento de incentivos fiscais por parte do governo.

12. Sobre os problemas ambientais gerados pela indústria destacam:

I. A falta de tratamento de esgoto é das principais causas da poluição das águas, uma vez que grande parte do esgoto doméstico é lançado nos rios e mares.

II. A poluição do solo resulta da utilização de agrotóxicos, além da produção de lixo e do descarte incorreto de produtos químicos.

III. A principal causa da poluição do ar é a liberação de dióxido de carbono no meio ambiente.

Sobre os problemas ambientais citados acima, estão corretas as sentenças:

A) I.B) I e II.C) II e III.D) I, II e III.

13. Segundo o texto, quais são os problemas sociais e ambientais gerados pelo crescimento desordenado das cidades? 

14. É possível que exista uma relação harmoniosa entre a natureza e a sociedade? De que maneira? 

Observe a charge e leia o texto a seguir.

3º do plural

Corrida contra o relógio 

silicone contra a gravidade 

dedo no gatilho, velocidade

Quem mente antes diz a verdade 

satisfação garantida 

obsolescência programada

eles ganham a corrida antes mesmo da largada

Eles querem te vender, eles querem te comprar 

querem te matar, à sede… eles querem te sedar 

quem são eles? 

quem eles pensam que são?

Vender… Comprar… Vedar os olhos 

jogar a rede contra a parede 

querem te deixar com sede 

não querem nos deixar pensar 

quem são eles?

quem eles pensam que são?

(Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/engenheiros-do-hawaii/3-do-plural.html>. Acesso em: 10 out. 2013.)

O texto chama a atenção para a obsolescência programada, um fato que ocorre no mundo desde o início do século passado, com impactos cada vez mais significativos nos últimos 30 anos.

15. Explique obsolescência e o porquê de ser definida como programada.

16. Cite um exemplo da obsolescência programada, apontando sua consequência sobre o cidadão e o meio ambiente.