AULA 18/2022 Recomposição 6º ano – História - 05/10/2022

1. Observe a imagem:

https://twitter.com/geglobo/status/984155877010583552?lang=ar-x-fm
 

A história da fundação de Roma possui duas versões, uma histórica e uma mitológica. A versão mitológica está ligada aos irmãos gêmeos, Rômulo e Remo.   

Em 11 de abril de 2018 Mario Alberto publicou em seu blog uma charge em que o jogador de futebol Lionel Messi estava na boca de uma loba. A partir de seus conhecimentos acerca do império romano faça uma ligação com a imagem e a criação de Roma.

2. Sobre a localização geográfica de Roma, podemos afirmar que

A) encontra-se localizada na Península Ibérica.

B) encontra-se localizada no continente asiático. 

C) encontra-se localizada na Península itálica.

D) encontra-se localizada na Península Arábica.

3. A Península itálica foi povoada por diversos povos. No quadro abaixo cite esses povos e suas principais características:

4. A sociedade romana durante o período monárquico era dividida em classes sociais. A partir de seus conhecimentos, preencha a pirâmide social romana.

5. Observe a imagem e leia o fragmento:

O Senado brasileiro foi instituído pela Constituição do Império, outorgada em 1824. A reunião de instalação ocorreu em maio de 1826, quatro anos depois de proclamada a Independência do Brasil. Desde a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil, em 1988, o Senado Federal tem a prerrogativa constitucional de fazer leis e de fiscalizar os atos do Poder Executivo.

O Senado Federal compõe-se de 81 senadores. Ao todo, são eleitos três senadores por Estado, incluindo o Distrito Federal. Os senadores são eleitos segundo o sistema de voto majoritário, com mandato de oito anos. Assim, cada mandato de senador dura duas legislaturas.

Disponível em: https://www.senado.leg.br/senado/alosenado/pdf/Sobre_Senado_%20Federal_e_Organiza%C3%A7%C3%A3o_Estado.pdf. [adaptado].Acesso 23 de ago. De 2022.

Faça uma breve análise das funções do senado brasileiro e do senado romano, destacando suas diferenças e semelhanças.

6. Sobre a assembleia curial romana, podemos afirmar:

A) Compunha-se de cidadãos que estavam agrupados em cúrias (conjunto de dez clãs ou gens). Seus membros eram soldados em condições de servir o exército

B) Pode-se afirmar que era uma espécie de organização social que tinha como objetivo apoiar as classes menos privilegiadas.

C) Em linhas gerais a assembleia curial pode ser definida como o órgão de consulta pública onde todos tinha direito a opinar sobre temas variados.

D) Era uma espécie organização filantrópica.

7.  Analise as afirmações a seguir e complete as lacunas com as palavras presentes no quadro:

a) A queda do regime _____________________ representou o início da hegemonia política dos patrícios em Roma.

b) O Senado passou a ser uma instituição política de importância fundamental e teve o seu número de representantes elevado de cem para trezentos membros, todos oriundos da ________________, que exerciam o cargo em prazo vitalício.

c) Entre outras funções, os ____________ deveriam zelar pelas tradições religiosas, cuidar das finanças, tratar da política externa, indicar um ditador, conceder honras e controlar as províncias.

d) As sessões do Senado eram sempre convocadas por um _______________ que organizava os trabalhos e pautas a serem discutidas naquela ocasião.

8. Observe a imagem:

As sessões no Senado romano tinham características especificas sempre que eram convocadas por um magistrado que organizava os trabalhos e pautas a serem discutidas naquela ocasião. Ao longo de uma mesma sessão, os senadores tinham o direito de proclamar um discurso.

A partir de seus conhecimentos, descreva como os senadores sinalizavam se eram contra ou a favor de determinado assunto?

9. O conceito de cidadania nasceu na Grécia antiga. Sobre ele podemos afirmar.

A) A cidadania grega estava relacionada a maioria da população grega.

B) A cidadania grega estava relacionada a maioria da população grega excluindo apenas mulheres e escravos.

C) A cidadania grega estava relacionada a minoria da população grega onde apenas a população com mais de 21 anos era considerado cidadão.

D) A cidadania grega estava relacionada a minoria da população grega onde só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.

10. Leia o texto a seguir.

O QUE É CIDADANIA?

José Murilo de Carvalho adota em sua obra a teoria criada pelo sociólogo britânico Thomas Humphrey Marshall. Segundo este, a cidadania é uma condição na qual o indivíduo tem a posse de três tipos de direitos.

Direitos civis. São aqueles que garantem a vida, a segurança, a propriedade, a possibilidade de ir e vir, a igualdade perante à lei, o acesso à justiça, a escolha do trabalho, a inviolabilidade do lar. Eles estão relacionados à liberdade individual.

Direitos políticos. Se referem ao direito de participar da política e da administração pública. Sua forma mais óbvia é o voto, mas eles incluem também a organização de partidos políticos, a existência de instituições representativas e legítimas, entre outros.

Direitos sociais. Garantem ao cidadão usufruir de educação, saúde, aposentadoria, salário justo e serviços públicos de qualidade em geral. Eles são baseados na ideia de justiça social e de participação de todas as pessoas nas riquezas produzidas pela sociedade.

Segundo Marshall, existe uma ordem lógica na conquista desses três tipos de direitos. Os civis são os mais básicos, que possibilitam mais à frente a conquista dos políticos e, por meio da participação política, os sociais.

Essa sequência aconteceu na Inglaterra, de forma gradual, com a implantação dos direitos civis no século XVIII, dos políticos no século XIX e dos sociais no XX. No Brasil, a história foi bem mais complicada.

Disponível: https://www.politize.com.br/cidadania-o-que-e/.[adaptado].acessado em 24 de ago.de 2022.


Com base na definição do texto do que é cidadania você se considera um cidadão? Justifique sua resposta.

11. A divisão social de Atenas pode ser representada em forma de pirâmide social, observe a imagem:

Com base em seus conhecimentos acerca da sociedade ateniense marque V para verdadeiro e F para falso.

a) (    ) Os escravos atenienses era uma minoria, não tinha o direito de nada e eram considerados como propriedades.

b) (   ) Os metecos eram cidadãos atenienses, tinham direitos políticos, podiam adquirir terras e não pagavam impostos. 

c) (    ) Os eupátridas eram também conhecidos como cidadãos eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos

d) (   ) Os metecos eram os estrangeiros que habitavam Atenas, não tinham direitos políticos e estavam proibidos de adquirir terras, mas podiam dedicar-se ao comércio e ao artesanato.

12.  Observe a imagem:

Como na Grécia, em Roma o exercício de cidadania estava ligado com a capacidade de exercer direitos políticos e civis.

Após a análise da imagem explique qual a crítica dela em relação ao contexto político romano.

13. Leia atentamente o fragmento:

Os direitos e deveres do cidadão são relacionados ao conceito de cidadania. Ser um cidadão consciente e exercer a cidadania é saber quais são os seus direitos e deveres para participar ativamente das decisões políticas e sociais que têm consequências na vida de todos. É preciso conhecer os direitos que são garantidos para poder fiscalizar o cumprimento deles e cobrar do Estado que eles sejam prioridade nos governos. Ao mesmo tempo é preciso saber quais são os seus deveres para contribuir com desenvolvimento do país e com o bem comum.

Disponível em: https://www.todapolitica.com/direitos-deveres-cidadao/.[adaptado].acesso 25 de ago.de 2022.

Faça uma pesquisa e preencha o quadro abaixo citando os principais direitos e deveres dos cidadãos brasileiros.

14. Sobre a Constituição Federal do Brasil, podemos afirmar:

A) Ela foi criada em 1889 e é um conjunto de leis e normas que parte dos cidadãos do país devem seguir.

B) Ela foi criada em 1988 e é um conjunto de leis e normas que todos os cidadãos do país devem seguir.

C) Ela foi criada apenas 1970 e ainda nos dias atuais não tem valor legal.

D) Ela foi criada em 1887 direcionada apenas para classe mais baixa da sociedade brasileira.

15. Observe a imagem:

Em 12/04/2021, reestreou a novela Império de Aguinaldo Silva que substituiu a novela Amor de Mãe, que teve sua gravação interrompida devido a pandemia da covid-19. A trama gira em torno do personagem José Alfredo que ao longo de sua vida construiu uma grande fortuna através do ramo de joias preciosas. No folhetim, José Alfredo é caracterizado como um homem muito rico e que em determinados momentos provoca medo nas pessoas devido ao seu alto poder financeiro, e em diversos momentos da trama a grande fortuna do personagem é apelidada de Império, termo que tem suas raízes no latim imperium.

Fazendo uma relação do contexto da novela com a definição do termo império na Roma antiga podemos afirmar que

A) o termo império tanto na novela como na Roma antiga tem uma ligação direta com conceitos religiosos.

B) o termo império tanto na novela como na Roma antiga tem uma ligação direta com conceitos de ideologia.

C) o termo império tanto na novela como na Roma antiga tem uma ligação direta com o poder militar.

D) o termo império tanto na novela como na Roma antiga tem uma ligação direta com conceitos de poder, seja ele financeiro ou nos bens públicos.

16.  Um fator importante para determinar o poder de um império é

A) sua distribuição geográfica.

B) sua perspectiva religiosa.

C) sua perspectiva econômica.

D) sua perspectiva social.

17.  Observe as imagens:

https://www.youtube.com/watch?v=TgI6V_DfXDM
https://www.youtube.com/watch?v=e8eke4keN2Y
https://slideplayer.com.br/slide/1542696/

De acordo com seus conhecimentos o que essas civilizações têm em comum?

18.  O khanato mongol foi “o maior império histórico em termos de

A) poder militar.

B) poder econômico.

C) IDH alto.

D) território contíguo.

19. De acordo com seus conhecimentos enumere as colunas:

20. Observe a imagem:

https://negre.com.br/pantera-negra-e-a-importancia-de-se-ver-presente/

O filme Pantera Negra da Marvel chegou aos cinemas em 2018 e em seu primeiro final de semana bateu recordes de bilheteria arrecadando aproximadamente US$ 426,6 milhões — superando toda a receita de filmes da empresa como Capitão América: O Primeiro Vingador.

A história de T’Challa, líder do reino fictício de Wakanda que ganha os poderes de Pantera Negra para proteger o seu povo, ganhou elogios do público e da crítica especializada não apenas pela história bem contada, pelo visual impecável e pela representatividade enorme representatividade.

Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2018/02/pantera-negra-e-repleto-de-referencias-historicas-e-culturais.html.[adaptado].acesso em 29 de ago.de 2022.

O filme Pantera Negra foi uma quebra de paradigma quando pensamos o continente africano, já que Wakanda é retratada como um centro de desenvolvimento tecnológico. Se voltarmos na Antiguidade africana iremos encontrar grandes impérios como Wakanda. A partir de seus conhecimentos faça uma comparação entre Wakanda e os grandes impérios africanos da Antiguidade.

21. Observe o Mapa:

https://br.pinterest.com/pin/863072716089999343

A partir do século I da Era Cristã, teve início a expansão do império Axum pelo norte da Etiópia, parte da Pérsia, sul da península arábica (Iêmen) e, no século IV, a conquista de Meroé, capital do Reino de Kush (Sudão). Deste modo, construiu-se um império, que abarcava ricas terras cultiváveis do:

A) Norte asiático até a Arábia meridional.

B) Sul asiático até a Arábia Setentrional.

C) Norte da Etiópia, do Sudão e da Arábia meridional.

D) Norte da Europa na Arábia meridional.

22.  No século X a. C., de acordo com a mitologia etíope contida no livro Kebra Negast, acredita-se que nesta região viveu:

A) Os primeiros Faraós do Egito antigo.

B) Rainha de Sabá (Makeda).

C) O Deus egípcio Anúbis.

D) Cleópatra.  

23. Observe a imagem:

http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2016/02/cartago-osfenicios-da-cidadetiro.html
 

Geograficamente, o império cartaginense encontra-se localizado

a) ao sul da África, próximo da atual cidade de Túnis, capital da Tunísia.

B) ao noroeste da África, próximo de Roma.

C) ao Norte da África, próximo da atual cidade de Túnis, capital da Tunísia.

D) no Mar Egeu, próximo da atual cidade de Túnis, capital da Tunísia.

24.  A cidade de Cartago exerceu controle político sobre boa parte do Mediterrâneo, controlando as rotas marítimas deste mar por mais de seiscentos anos. Ela foi fundada pelos

A) Persas.

B) Fenícios.

C) Hebreus.

D) Pelos egípcios.

25. Observe a imagem:

https://br.pinterest.com/pin/629237379184759332/

A prosperidade de Cartago fez com que a cidade-estado entrasse em choque com outra superpotência ocasionado as Guerras Púnicas, esse conflito colocou de lados opostos Cartago e

A) a Grécia Antiga.

B) o império Persa.

C) o império Macedônico.

D) Roma.

26.  A partir de seus conhecimentos descreva como se deu o fim da cidade de Cartago.

27. A partir de seus conhecimentos preencha o quadro abaixo com as características de cada império que mais te marcou, se for necessário faça uma pesquisa sobre cada um deles.