AULA 18/2022 Recomposição 6º ano – Matemática - 05/10/2022

  1. Ao realizar o lançamento de um dado, qual é a probabilidade de sair um número primo na face voltada para cima?

2. Considere a seguinte situação: em um restaurante há 13 pessoas: 9 clientes e 4 garçons. 

a) Se escolhermos uma pessoa do restaurante aleatoriamente, qual é a probabilidade de essa pessoa ser um cliente?

b) Se escolhermos uma pessoa do restaurante aleatoriamente, qual é a probabilidade de essa pessoa ser um garçom?

3. O trem abaixo possui 5 vagões iguais e pode transportar 160 passageiros. Sabendo que a via férrea está em sua capacidade máxima de passageiros, e que, durante a viagem será sorteado um prêmio entre os viajantes, responda:

a) Quantos passageiros cabem em cada vagão? 

b) Qual é a probabilidade de uma pessoa do primeiro vagão ganhar o prêmio? 

c) Considerando todos os passageiros, qual é a probabilidade de uma pessoa ganhar esse prêmio?

4. Ao lançarmos uma moeda podemos obter como resultado “Cara ou Coroa”. Ao lançarmos duas moedas, ao mesmo tempo, quantos possibilidades diferentes de resultado podemos obter?

A) 2 possibilidades. 

B) 4 possibilidades. 

C) 6 possibilidades.

D) 8 possibilidades.

5. Um cartão é retirado aleatoriamente de um conjunto de 50 cartões numerados de 1 a 50. Determine a probabilidade de o cartão retirado ser de um número primo.

6. Em uma urna existem bolas enumeradas de 1 a 15. Qualquer uma delas possui a mesma chance de ser retirada. Qual é a probabilidade de se retirar uma bola com um número


a)  par?

b)  primo?

c) par e primo?

7. A escola onde Carol estuda está fazendo rifa para arrecadar dinheiro para o dia das crianças. Nessa rifa, há 100 números, e somente um será premiado. Carol comprou 10 números dessa rifa, Anthony comprou 8, e Isadora comprou 1. Sabendo que todos os números têm a mesma chance de ser sorteados, calcule: 

a) Qual é a probabilidade de Isadora ganhar a rifa?

b) Qual é a probabilidade de Carol ganhar a rifa?

c) Qual é a probabilidade de Antony ganhar a rifa?

8. Para fazer um bolo, Bruna gastou R$ 27,85. Ela vendeu o bolo por R$ 42,50.  Qual foi o lucro de Bruna?

9. Caíque foi até a padaria e comprou dois pedaços de pudim por R$ 5,75 cada, dois copos de suco por R$ 4,25 e, de sobremesa, 3 brigadeiros por R$ 0,80 cada. O valor total pago por ele foi de:

A) R$ 22,40 B) R$ 21,50 C) R$ 19,80 D) R$ 18,15

10. Joaquim trabalha como maleiro em um Hotel e recebe um salário base de R$ 1.873,93 mais as gorjetas que ganha dos clientes. Em um determinado mês, ele conseguiu R$ 867,75 de gorjeta. Após pagar as contas desse mês, sobrou para ele a quantia de R$ 1.328,47. 

Qual foi a quantia gasta por Joaquim com contas nesse mês?

11. Em um supermercado, cada lata de refrigerante de determinada marca custa R$ 3,27. Beatriz comprou 34 latas desse refrigerante.

A) Quantos reais Beatriz gastou nessa compra?

B) Ela pagou com uma nota de R$100,00 e com uma nota de R$50,00. Quantos reais Beatriz recebeu de troco?

12. Cada passo de Vanessa mede 0,65 metros. Um dia ela resolveu medir o tamanho do corredor de sua escola e viu que era equivalente a 30 passos. Assinale a alternativa que apresenta, em metros, a medida do comprimento do corredor da escola de Vanessa.

A) 19,5 B) 20,5 C) 21,5 D) 22,5

13. Uma pessoa colocou na carroceria de uma caminhonete três caixas de massa 25,350 kg cada, quatro caixas de massa 36,683 kg cada e duas caixas de massa 18,982 kg cada. A quantidade total, em quilogramas, que foram colocados sobre a caminhonete é igual a

14. Sabendo que um pecuarista possui uma produção diária de 100 litros de leite, responda:

a) Se ele armazenar sua produção em garrafas de 2,5 litros, quantas garrafas por dia ele utilizará?

b) Supondo que a garrafa de 2,5 litros, fosse vendida a R$ 11,75, qual seria seu faturamento diário? E seu faturamento mensal? (considere que o mês possui 30 dias)

15. Uma pesquisa com os 100 estudantes do 7º ano da Escola Pedacinho do Céu revelou os dados que estão no gráfico a seguir sobre a preferência de esporte de cada estudante.

a) Qual é o esporte favorito dos estudantes?

b) Qual é o esporte menos preferido pelos estudantes?

16. Os estudantes do 9º ano de uma escola da cidade de Quirinópolis, fizeram uma pesquisa, em toda escola da cidade, sobre as seleções favoritas para ganhar a copa do mundo de 2022 no Catar. As seleções de futebol mais cotadas obtiveram o seguinte resultado expressado no gráfico:

Segundo os dados levantados, qual é a seleção favorita para ganhar a Copa do Mundo no Catar?

A) Brasil.

B) Espanha.

C) França.

D) Bélgica. 

17. Considere o gráfico a seguir e responda.

a) Qual o título do gráfico?

b) Quantos patins foram produzidos em abril?

c) Em que mês a produção foi maior?

d) Qual a quantidade total de patins produzidos no 1° semestre?

18. O gráfico, a seguir, apresenta a quantidade de tecidos fabricados em alguns países.

a) Qual foi a quantidade total produzida por esses 6 países juntos?

b) A quantidade de milhões de toneladas de tecidos que a China produziu a mais que os outros países juntos foi de

19. Na escola onde Ana Carolina estuda, ao final de cada bimestre, a bibliotecária faz as anotações dos livros emprestados para os estudantes em uma tabela.

Com base na tabela, responda.

a) Qual foi a turma que pegou o mais livros na biblioteca?

b) Quantos livros a mais o 8º ano pegou emprestado do que o 9º ano?

c) Qual foi o total de livros que os estudantes dos quatro anos pegaram emprestados no 3º bimestre?

20. Com base na tabela da questão anterior, faça um gráfico de barras que representa os dados.

21. Observe no gráfico a seguir, os dados de uma entrevista feita entre os clientes de uma petshop. Nessa pesquisa foi perguntado aos clientes quais eram seus animais de estimação preferidos.

a) Qual é o animal preferido das pessoas entrevistadas?

b) Qual foi o total de pessoas entrevistadas?

c) Observe o gráfico e represente, em forma de tabela, as informações contidas nele.

22. Murilo desenhou em uma malha quadriculada o triângulo abaixo e em seguida resolveu realizar uma redução deste triângulo, mas sempre conservando as medidas de seus ângulos.

Qual foi a figura que Murilo desenhou?

23. Marcos desenhou um barquinho em uma malha quadriculada e posteriormente resolveu fazer uma ampliação deste desenho.

Para ampliar o seu desenho, Marcos utilizou na figura 2

A) o dobro das medidas da figura 1. 

B) o triplo das medidas da figura 1.

C) a metade das medidas da figura 1.

D) o terço das medidas da figura 1. 

24. Desenhe na malha quadriculada a seguir uma ampliação com o dobro das dimensões do barquinho dado. 

25. Beatriz realizou o desenho de dois barquinhos numa malha quadriculada.

A figura 2 foi desenhada a partir da figura 1. Com base nisso responda: 

a) Foi feita uma ampliação ou uma redução da figura? 

b) Quantas vezes essa figura foi ampliada?

26. Considere a imagem a seguir que mostra a ampliação e redução de uma figura.

a) Qual foi a constante de ampliação utilizada?

b) Qual foi a constante de redução utilizada?

27. Maria foi ao caixa eletrônico sacar um dinheiro para comprar um patinete, que custa R$ 997,00. Porém, ao chegar no local onde realizaria o saque recebeu a seguinte mensagem:

Faça os cálculos em relação à opção de saque que Maria poderá realizar e complete as lacunas na frase a seguir:

Maria então calculou e viu que precisaria sacar R$___________ em notas, o que equivale a _______________ notas de R$ 10,00, que é o mesmo que 10.

28. Davi foi ao banco sacar dinheiro para comprar um computador, que custa R$ 3.050,00. Só que chegando lá viu a seguinte mensagem no caixa: 

Disponível: https://bityli.com/BmGuzWh. Acesso em 14 de set. de 2022.Adaptado

Faça os cálculos em relação à opção de saque que Davi poderá realizar e complete as lacunas na frase a seguir:

Então ele calculou e viu que precisaria sacar R$__________ em notas de R$ 100,00, que equivalem a ___________ notas que é o mesmo_________ · 10–.

29. Observe a imagem com o número estimado de habitantes dos estados da região Centro-Oeste do Brasil e faça o que se pede.

a) Arredonde o número correspondente à população de cada estado para a unidade de milhão mais próxima.

b) Some os valores arredondados da população dos estados da região Centro-Oeste e compare com o valor exato que aparece na imagem. Você acha que o valor aproximado ficou muito diferente do valor real? Discuta com seus colegas.

30. Ano luz é uma unidade de medida de distância usada na astronomia. 1 ano luz equivale, à aproximadamente,

Por exemplo, a distância da Terra à estrela próxima Centauri é 4,24 anos luz. 

Quanto isso vale em quilômetro?