AULA 18/2022 Recomposição 7º ano – História - 05/10/2022

1.  Complete as frases com as palavras presentes no quadro:

a) Na época dos descobrimentos havia cerca de _________________ de indígenas espalhados pelo país.

b) Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram uma população indígena que habitava o _______________.

c) Os índios que _____________ encontrou na Bahia pertenciam ao grupo linguístico ___________.

d) Quando o português implantou um sistema colonial e pretendeu transformar o índio em ______________, segregou-os nos engenhos e privou-os da caça, da pesca e da luta contra os inimigos. Assim, instalou-se uma _________ entre brancos e índios.

2.  Observe a imagem:

No Brasil o contato inicial entre indígenas e os portugueses se deu através de um processo conhecido como

A) catequização, em que os portugueses iniciam o contato com hinos religiosos.

B) escambo, em que portugueses e indígenas trocavam mercadorias.

C) socialização, em que portugueses e indígenas se socializavam através de gestos e sinais.

D) escolarização, em que portugueses e indígenas se comunicaram através de grupos escolares.

3. Leia atentamente a matéria:

CORPOS DE BRUNO PEREIRA E DOM PHILLIPS SÃO ENCONTRADOS NA AMAZÔNIA

Traficante matou Dom Phillips e Bruno Pereira para proteger esquema junto a pescadores ilegais no Vale do Javari.

A força-tarefa formada por órgãos de segurança e defesa encarregada de identificar o paradeiro do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips pelo Vale do Javari, no oeste do Amazonas localizou os corpos da dupla, que realizava uma apuração jornalística na região. As agências também conseguiram localizar a lancha utilizada na fuga dos assassinos Oseney da Costa de Oliveira e Amarildo ‘Pelado’ da Costa Oliveira.

De acordo com a Polícia Federal (PF), o depoimento de Amarildo foi a principal fonte para dar fim aos onze dias de busca. Ele e seu irmão Oseney foram autores confessos do assassinato, que sucedeu uma série de ameaças contra Bruno Pereira. O indigenista já havia cruzado com os dois em momentos anteriores na região, onde flagrou os irmãos realizando pesca ilegal. A perícia da PF também localizou sangue na lancha de Amarildo.

A confirmação da morte de Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips gerou revolta entre movimentos sociais. A organização não-governamental WWF, especializada na defesa do meio ambiente, considerou o episódio como uma consequência do descaso do governo com a gestão da Amazônia. “O nível de violência aplicada a Bruno e Dom explicita como a Amazônia está à mercê da lei do mais forte, sob a qual a brutalidade é a moeda corrente. Isso eleva nossa indignação com a situação na qual os povos da floresta e seus defensores foram deixados pelo Estado brasileiro”, declararam em nota.

Disponível em: https://congressoemfoco.uol.com.br/area/pais/corpos-de-bruno-pereira-e-dom-phillips-sao-encontrados-na-amazonia/

Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips dedicaram boa parte de sua vida na defesa de Terras indígenas. Trazendo esse assassinato brutal para o contexto do período colonial podemos afirmar

A) que desde a conquista do Brasil as terras e a cultura indígenas são respeitadas.

B) que os espaços indígenas nunca existiram, sempre foi propriedade do homem branco.

C) que as comunidades indígenas estão isoladas e sem ninguém para defendê-las.

D) que, desde a conquista do Brasil, as terras indígenas foram alvo de pessoas mal-intencionadas e que eles e parte da sociedade continuam brigando em defesa de seu território.

4. A resistência indígena durante o período da conquista se dava através de

A) fugas dos aldeamentos missionários e pela defesa das aldeias contra os Bandeirantes, por ataques a vilas e fazendas.

B) reuniões de demarcações territoriais.

C) através de denúncias aos órgãos governamentais.

D) através de consultas públicas que validavam as terras indígenas.

5. A Confederação dos Cariri (ou Kiriri) foi um movimento de resistência ocorrido entre 1683 e 1713 e envolveu nativos de do Ceará e algumas tribos de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. O que esse movimento buscava combater?

6.  Observe a charge:

encurtador.com.br/tuKM0

No dia 19 de abril, comemora-se no Brasil o dia do Índio. Essa data foi escolhida em 1940 no Congresso Indigenista Interamericano. Qual é a crítica presente na charge relacionada ao dia do Índio?

A) A charge é uma demonstração bem clara de que os indígenas são respeitados no Brasil.

B) A charge é uma demonstração clara de que nos dias atuais os indígenas no Brasil só são lembrados no dia 19 e que no resto do ano suas emergências são negligenciadas pelas políticas públicas brasileiras.

C) A charge é uma demonstração clara de como a sociedade brasileira exalta os grupos indígenas.

D) A charge mostra que os próprios indígenas não respeitam o dia do Índio.

7. Leis atentamente o fragmento:

“Desde muito novos, aprendemos na escola que a invasão portuguesa do Brasil impactou a vidas dos povos originários que aqui já viviam, mas pouco sabemos sobre como as etnias que resistiram ao massacre, que teve início em 1500, vivem hoje. Em pouco mais de cinco séculos, a população indígena, que era estimada em 5 milhões na época, é agora estimada em cerca de um milhão de pessoas distribuídas em aproximadamente 250 etnias em todo território brasileiro.”

 Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2018/04/20/resistencia-indigena-e-celebrada-com-resgate-da-memoria-e-luta-dos-povos-originarios [adaptado]. 02 de setembro de 2022.

A partir de seus conhecimentos ou de uma pesquisa, cite as comunidades indígenas que vivem atualmente no território goiano.

8. Boa parte dos hábitos, costumes e da culinária brasileira são uma herança direta das comunidades indígenas. A partir de seus conhecimentos ou de pesquisa preencha o quadro abaixo:

9.  Observe o mapa a seguir:

https://suportegeografico77.blogspot.com/2020/05/tratado-de-tordesilhas.html

O mapa em questão mostra a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas que dizia que

A) esse tratado estabeleceu uma linha imaginária que passava a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde (África), dividindo o mundo entre Portugal e Espanha: as terras situadas a leste seriam de Portugal enquanto as terras a oeste da Espanha.

B) esse tratado estabeleceu uma linha imaginária que passava a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde (África), dividindo o mundo entre Portugal e França: as terras situadas a leste seriam de Portugal enquanto as terras a oeste da Espanha.

C) esse tratado estabeleceu uma linha imaginária que passava a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde (África), dividindo o mundo entre Portugal e Inglaterra: as terras situadas a leste seriam de Portugal enquanto as terras a oeste da Espanha.

D) esse tratado estabeleceu uma linha imaginária que passava a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde (África), dividindo o mundo entre Inglaterra e Espanha: as terras situadas a leste seriam de Portugal enquanto as terras a oeste da Espanha.

10. Os espanhóis promoveram um processo sangrento de dominação das populações indígenas na América. Com um complexo sistema administrativo eles conseguiram gerir os interesses da Coroa espanhola em terras americanas. Todo esse esforço deu-se em um curto período de tempo. Isso porque a ganância pelos metais preciosos motivava os espanhóis. As regiões exploradas foram divididas em:

A) Rio da Prata, Granada e Nova Espanha.

B) Nova Granada e Nova Espanha.

C) Rio da Prata e Peru.

D) Rio da Prata, Peru, Nova Granada e Nova Espanha.

11. Lei atentamente o texto I e o II:

TEXTO I

VARÍOLA NAS AMÉRICAS

A varíola não era doença autóctone das Américas, sendo introduzida no continente pelos europeus, durante a colonização. O primeiro caso da doença ocorreu em 1507, importado da Espanha, na ilha de Hispaniola (atual República Dominicana e Taiti), dizimando metade da população residente1. Em muitos países, a disseminação da doença estava estritamente relacionada com o tráfico de escravos, que apresentava condições propícias para a transmissão do vírus. Em todo o continente, os povos nativos foram duramente atingidos, inclusive com a extinção de alguns deles.

O explorador espanhol Hernán Cortés possivelmente foi o precursor da guerra biológica durante a conquista do Império Asteca. Em 1520, seu primeiro ataque a Tenochtitlán foi rechaçado, com grandes perdas para os espanhóis (900 mortes do total de 1.200 conquistadores)3. A varíola foi introduzida na Península de Yucatan pela expedição de Pánflilo de Narváez, que foi enviada para resgatar Cortés. Em 13 de agosto de 1521, em seu retorno triunfal, quando Cortés conquistou Tenochtitlán sem dificuldades, a doença já havia matado um terço da população asteca3. A varíola atingiu o Império Inca em 1524-1525, matando seu imperador Huayna Capac e seus herdeiros, além de grande parte da população. Em meio à crise de sucessão, eclodiu uma guerra civil, que abriu as portas para a conquista espanhola, liderada por Francisco Pizarro3.

Disponível em: http://rmmg.org/artigo/detalhes/1461.[adaptado]. 02 de setembro de 2022.

TEXTO II

Primeiro caso de varíola do macaco no Brasil é confirmado em SP

Paciente é homem de 41 anos que viajou recentemente para Portugal e Espanha, países que vivem surto da doença

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (9) o primeiro caso de Monkeypox no Brasil. A confirmação ocorreu pelo Instituto Adolfo Lutz após realização de diagnóstico diferencial de detecção por RT-PCR do vírus Varicela Zoster (com resultado negativo) e análise metagenômica do material genético, quando então foi identificado o genoma do Monkeypox vírus.

O caso é um homem de 41 anos, residente da Capital, com histórico de viagem para Portugal e Espanha, e que está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em bom estado clínico. Todos os contatos do paciente estão sendo monitorados pelas equipes de vigilância.

O Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo também investigam desde a semana passada um outro paciente, uma mulher de 26 anos, também moradora da Capital.

Disponível em: https://noticias.r7.com/saude/primeiro-caso-de-variola-do-macaco-no-brasil-e-confirmado-em-sp-30062022. [adaptado]. 02 de setembro de 2022.

Com base na leitura dos textos podemos afirmar que doenças erradicadas podem assumir novas características e preocupar a saúde pública mundial?

12 Observe a imagem:

https://julia-lannespaiva-blog.tumblr.com/post/48074760249/var%C3%ADola
 

Trazendo a charge para o contexto da colonização espanhola podemos afirmar que ela faz uma crítica

A) ao processo de colonização que trouxe para o continente doenças que ali não existiam.

B) ao fato de o colonizador ter sido bem recebido no continente americano.

C) ao fato de a colonização da América ter sido tranquila sem prejuízos econômicos e sociais.

D) ao fato de a colonização não ter acontecido de forma efetiva.

13. A administração colonial era composta por

A) um vice-rei e um governador.

B) um vice-rei e um escriba.

C) um vice-rei e um capitão-geral

D) um vice-rei e um presidente.

14. A partir de seus conhecimentos sobre as classes sociais que compunham a colonização espanhola na américa, explique a função dos:

a) Chapetones:

b) Criollos:

15. Sobre a Mita e a Encomienda marque V para verdadeiro e F para falso.

a) (   ) A mita consistia em um trabalho compulsório onde parcelas das populações indígenas eram utilizadas para uma temporada de serviços prestados.

b)  ) a Encomienda  era uma espécie de comércio indígena.

c)   ) A mita tinha um caráter extremamente religioso e só era praticado dentro dos acampamentos jesuíticos.

d)  ) A Encomienda funcionava como uma “troca” onde os índios recebiam catequese e alimentos por sua mão-de-obra.

16. Observe a imagem:

Sobre as capitanias hereditárias podemos afirmar que:

A) Na divisão social dos grupos indígenas, estes ocupavam o Brasil no período colonial.

B) Consistiam basicamente na divisão do território português (estipulada pelo Tratado de Tordesilhas) em 15 faixas de terra.

C) Era a divisão territorial demarcada pelo tratado de Versalhes.

D) A divisão ideológica do Brasil no período colonial.

17.  A partir de seus conhecimentos explique o que era o sistema de feitorias no Brasil?

18. A administração das capitanias hereditárias foi entregue a terceiros, os chamados

A) Receptores.

B) Invasores.

C) Colonizadores.

D) Donatários.

19. Observe a imagem:

Dentro da estrutura das capitanias hereditárias o donatário se pré-estabelecia como autoridade máxima em sua própria capitania, se comprometendo a desenvolver a mesma com seus recursos próprios, apesar de não ser o dono. O rei de Portugal e cada donatário mantinham um vínculo jurídico, especificado em dois documentos a Carta de Doação e a Carta Foral.

A partir de seus conhecimentos explique o que era:

a) Carta de Doação:

b) Carta Foral:

20. Observe o mapa abaixo.

A partir de seus conhecimentos explique o que as Capitanias de Pernambuco e São Vicente têm em comum quando o assunto é as capitanias hereditárias?

http://www.conecteeducacao.com/escconect/medio/his/HIS25030002.asp

21.  Ao todo eram 15 as capitanias hereditárias. Faça uma pesquisa e preencha o quadro abaixo com o nome do donatário de quatro capitanias.

22. O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos, são eles:

A) Portugueses, Espanhóis e Indígenas.

B) Portugueses, Indígenas e Holandeses.

C) Brancos, Negros e Indígenas.

D) Portugueses, Espanhóis e Franceses.

23.  Observe a imagem:

A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. A partir de seus conhecimentos cite como surgiu:

a) O mulato:

b) O caboclo ou mameluco:

c) O cafuzo:

https://www.geokratos.ggf.br/2021/03/origens-do-povo-brasileiro.html

24.  Leia atentamente a matéria:

Cliente reclama de ‘entregador negro’ após fazer pedido em aplicativo e causa protesto em Goiânia

Grupo de motociclistas fez buzinaço na porta de condomínio de onde lanche foi pedido. Cleiton Cruvinel, de 41 anos, disse que está abalado: ‘Muito constrangedor’; Polícia Civil investiga.

Por Guilherme Rodrigues, g1 Goiás

Um cliente reclamou da entrega de um lanche em um aplicativo e causou um protesto, na tarde desta sexta-feira (21), em Goiânia. Pela plataforma, a pessoa avaliou mal o estabelecimento e escreveu como justificativa: “entregador negro”.

Por meio de nota, o iFood informou que “repudia qualquer ato de discriminação”. A empresa também divulgou que abriu um “processo de investigação interno para que as devidas providências sejam tomadas” (leia comunicado completo ao fim da reportagem).

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2022/01/21/cliente-reclama-de-entrega-de-lanche-em-aplicativo-pelo-fato-de-o-entregador-ser-negro-em-goiania.ghtml

Com base na matéria podemos afirmar que:

A) O preconceito racial no Brasil está centralizado em casos isolados pois desde o fim da escravidão o negro é respeitado em nosso país.

B) Que o preconceito racial no Brasil é uma realidade e mesmo com o fim do escravismo algumas pessoas continuam agindo como se o negro fosse um ser inferior que não merece respeito.

C) Que no Brasil temos uma democracia Racial que é praticado no íntegra.

D) Que no Brasil não existe preconceito contra negros e são os negros que têm preconceito com os brancos criando o chamado racismo inverso.

25. Devido ao passado de escravidão, racismo e exploração de territórios africanos por parte de nações europeias que deixou uma imensa cicatriz de preconceito e discriminação em nossa sociedade, além do terrível holocausto que sentenciou à morte injusta milhões de judeus, a Organização das Nações Unidas (ONU) promulgou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A declaração enfatiza:

A) A igualdade de direitos entre todos os seres humanos, independentemente de raça, cor, religião, nacionalidade ou gênero.

B) A igualdade de direitos entre pessoas de um mesmo território, excluindo estrangeiro.

C) A igualdade de direitos entre todos os seres humanos, independentemente de raça, cor.

D) A igualdade de direitos entre aqueles que são cristãos. 

26. Observe a imagem:

A série Todo mundo odeia o Chris conta a história da família Rock entre os anos de 1982 até 1987, com o foco no menino Chris (Tyler James Williams). Em 1982, Chris completa 13 anos e muda-se com a sua família para Bedford-Stuyvesant, no Brooklyn. Lá, Chris vive situações corriqueiras da vida de um adolescente, tanto nas histórias que realmente acontecem quanto nos pensamentos que são expostos de uma forma humorística. Chris vive com os pais Julius (Terry Crews) e Rochelle (Tichina Arnold), e com os dois irmãos Drew (Tequan Richmond) e Tonya (Imani Hakim). Mesmo se passando nos anos de 1982 a 1987 a série é extremamente atual.

Faça uma pesquisa ou se for possível, assista um episódio aleatório do seriado e cite as várias formas de preconceito que são abordadas na série.

https://globoplay.globo.com/todo-mundo-odeia-o-chris/t/tDyxRKNSFp/

27.  Observe a charge:

https://ponte.org/charge-negros-sao-as-maiores-vitimas-da-violencia/

A crítica presente na charge está relacionada:

A) Aos altos índices de violência contra pessoas brancas.

B) Aos baixos índices de violência contra os negros.

C) As altas taxas de pessoas brancas que são vítimas de balas perdidas.

D) Aos altos índices de violência contra pessoas negras que em sua grande maioria termina em perdas de vidas negras.

28.  A democracia racial pode ser identificada como:

A) É o estado de igualdade parcial entre as pessoas independentemente de raça, cor ou etnia.

B) É o estado de igualdade religiosa.

C) É o estado de plena igualdade entre as pessoas independentemente de raça, cor ou etnia.

D) É o conceito que trata da vulnerabilidade alimentar da população brasileira.