AULA 18/2022 Recomposição 7º ano – Língua Portuguesa - 05/10/2022

Leia a carta de solicitação abaixo e responda às atividades propostas de 1 a 5.

Bertinópolis, 08 de setembro de 2022.

Excelentíssimo Senhor prefeito,

Me chamo Marcos e sou morador do setor Goialápolis há mais de 20 anos. Eu e toda a minha família fomos criados e crescemos no bairro. Sendo assim, posso afirmar ao senhor que conhecemos bem o local.

No início de 2022, foi iniciado uma obra de revitalização dos parques e mesmo sendo um projeto promissor tem trazido muitos transtornos para todos os moradores. Não há mais espaço de lazer e, isso, impede que os pais levem suas crianças e animais para um passeio no local. Antes, a área estava, realmente, desfalcada, mas tínhamos onde promover encontros familiares e entre os amigos

O meu pedido é muito simples: gostaria de solicitar a retomada das obras para que eu, minha família e meus colegas moradores possamos desfrutar de um espaço agradável, como vários outros locais da cidade. Sabemos que isso não depende apenas de Vossa Excelência, mas conto com seu empenho para atender meu pedido.   

Gostaria de ressaltar que é uma obra importante para a cidade e acredito que com um bom planejamento ela possa ser concluída em pouco tempo. Confiamos em sua capacidade.

Atenciosamente,

Marcos Antônio Oliveira (Texto da autora)

1. Qual foi o objetivo da carta escrita?

2. Quais são as estratégias persuasivas utilizadas por Marcos para defender sua ideia?

3. O local e a data são marcas estruturais do gênero lido. Identifique no texto esses elementos.

4. A quem Marcos se dirige? E como se classifica esse elemento estrutural?

5. A linguagem utilizada pelo remetente da carta é adequada ao contexto? Explique.

Leia a outra carta de reclamação abaixo e responda às atividades 6 a 10.

Goiânia, 09 de setembro de 2022.

Ao representante de vendas da loja Esportes Total,

Meu nome é Sabrina de Freitas, inscrito no CPF sob o nº 228.942.618-94, venho manifestar minha insatisfação acerca do atraso de entrega do pedido nº 3246 (um par de patins profissional), marca Variant Plus. A compra foi realizada no dia 04 de agosto de 2022.

A entrega estava prevista para o dia 17 de agosto de 2022 e até o momento ainda não o recebi. Portanto, informo que caso o pedido não seja entregue até o dia 15 de setembro de 2022, considerarei a compra cancelada, solicitando desde já a restituição dos valores pagos.

 Aguardo uma resposta para esta reclamação,

Sabrina de Freitas (Texto da autora)

6. Qual a finalidade do texto?

A) Cobrar soluções para não atrasar mais nenhum tipo de produto.

B) Reclamar do atraso de uma entrega de patins, marca Variant Plus.

C) Apresentar argumentos e opinião sobre um fato isolado.

D) Narrar sobre um acontecimento desastroso na empresa Esportes Total.

7. No trecho: “… venho manifestar minha insatisfação…”, a palavra destacada pode ser substituída por outra, sem prejuízos em

A) devolver.

B) declarar.

C) explicar.

D) aborrecer.

8. Segundo o texto,

A) Sabrina está decidida a não ficar mais com o produto pedido, caso não chegue até 15 de setembro de 2022.

B) apesar do desgosto, Sabrina proporciona uma oportunidade à loja e diz que vai aguardar por tempo indeterminado.

C) a loja se prontificou a entregar o produto ao consumidor na data prevista. 

D) Sabrina fará uma reclamação formal da loja, junto as autoridades competentes.

9. Escreva o argumento utilizado pelo remetente para mostrar à empresa que seu desagrado realmente é fundamentado em fatos.  

10. Ao construir o vocativo “Ao representante de vendas da loja Esportes Total” a autora se refere de forma específica ou generalizada? Explique.

Leia o poema abaixo para responder às atividades 11 a 15.

Disponível em: https://i.pinimg.com/originals/c7/1c/f2/c71cf2d8bf52c0a2eaae8e1da497d774.jpgAcesso em 08 de setembro de 2022.

11. De acordo com o texto lido, o que é a poesia?

12. No poema, o autor nos faz um convite. Qual é?

13. Qual a comparação feita entre as palavras e os brinquedos? 

14. O verbo “brincar” no texto, sugere a ideia de que

A) há um distanciamento entre a poesia e as brincadeiras infantis.

B) há uma aproximação entre o fazer poesia e as brincadeiras infantis.

C) há uma recusa do poeta ao comparar  o fazer poético com os brinquedos.

D) há uma dedução de que se a criança gosta de brincar saberá fazer poesia.  

15. Qual o sentido da palavra “novo” no verso “… como cada dia/ que é sempre um novo dia”?

A) Começo.

B) Final.

C) Recomeço.

D) Renovado.

Leia o soneto abaixo para responder às atividades 16 a 20.

SONETO DE ANIVERSÁRIO

Passem-se dias, horas, meses, anos
Amadureçam as ilusões da vida
Prossiga ela sempre dividida
Entre compensações e desenganos.

Faça-se a carne mais envilecida
Diminuam os bens, cresçam os danos
Vença o ideal de andar caminhos planos
Melhor que levar tudo de vencida.

Queira-se antes ventura que aventura
À medida que a têmpora embranquece
E fica tenra a fibra que era dura.

E eu te direi: amiga minha, esquece…
Que grande é este amor meu de criatura
Que vê envelhecer e não envelhece.

(Vinícius de Moraes, Rio de Janeiro, 1954)

Disponível em https://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/soneto-de-aniversario Acesso em 08 de setembro de 2022.

16. O soneto de aniversário de Vinícius de Moraes marca a posição do eu no texto e nele estabelece uma reflexão sobre o quê?

17. O “eu”, no texto, traz ao leitor uma reflexão entre passado e futuro.  Isso marca um jogo de oposição. Identifique um verso que confirme isso.

18. No texto lido há uma organização poética com rimas. Identifique as rimas que estruturam a primeira estrofe.

19. O soneto, no verso: “Queira-se antes ventura que aventura”, apresenta palavras muito parecidas na grafia (escrita), mas com significados diferentes. Qual sentido elas expressam?

A) Fortuna e sorte.

B) Azar e fortuna.
C) Sorte e perigo.

D) Tristeza e alegria.

20.  Releia o verso “Vença o ideal de andar caminhos planos”. Qual é o sentido da palavra destacada?

A) Retos.
B) Tortos.
C) Semelhantes. 
D) Altos.

Leia o poema visual abaixo para responder à atividade 21.

Augusto de Campos (1966)
Disponível em https://www.culturagenial.com/o-que-e-um-poema-visual-exemplos/ Acesso em 09/09/2022.
 

21. No poema, há um jogo de palavras opostas. Quais são e qual sentido elas sugerem?  

Leia o cordel abaixo para responder às atividades 22 a 25.

Nordestino, sim, Nordestinado, não 

Nunca diga nordestino
Que Deus lhe deu um destino
Causador do padecer,
Nunca diga que é o pecado
Que lhe deixa fracassado
Sem condição de viver.

Não guarde no pensamento
Que estamos no sofrimento
É pagando o que devemos.
A Providência Divina
Não nos deu a triste sina
De sofrer o que sofremos.

Deus o autor da criação
Nos dotou com a razão
Bem livres de preconceitos,
Mas os ingratos da terra
Com opressão e com guerra
Negam os nossos direitos.

Não é Deus que nos castiga,
Nem é a seca que obriga
Sofrermos dura sentença,
Não somos nordestinados,
Nós somos injustiçados

Tratados com indiferença.
Sofremos em nossa vida
Uma batalha renhida
Do irmão contra o irmão,
Nós somos injustiçados,
Nordestinos explorados,
Mas nordestinados, não.

Há muita gente que chora
Vagando de estrada afora
Sem terra, sem lar, sem pão,
Crianças esfarrapadas,
Famintas escaveiradas
Morrendo de inanição.

Sofre o neto, o filho e o pai,
Para onde o pobre vai
Sempre encontra o mesmo mal,
Esta miséria campeia
Desde a cidade à aldeia
Do sertão à capital.

Aqueles pobres mendigos
Vão à procura de abrigos
Cheios de necessidades,
Nesta miséria tamanha
Se acabam na terra estranha
Sofrendo fome e saudade. […]

ASSARÉ, Patativa do. Ispinho e fulô. São Paulo: Hedra, 2005. p. 38-41

Disponível em  https://atividadesdeportugueseliteratura.blogspot.com/2016/11/atividade-de-interpretacao-com-poema-de.html Acesso em 09 de set. de 2022

22. Qual é o tema abordado no texto?

23. No título do poema de Cordel, há um jogo de sentido entre as palavras “Nordestino” e “Nordestinado”. Explique considerando o contexto.   

24.Há no poema uma construção da vida do homem do Nordeste. Qual é essa construção?

25.Ao ler o poema, percebe-se que a melodia é construída através dos versos e a presença de rimas.  Explique como isso ocorre.

26. Qual das alternativas abaixo há presença de um adjetivo que construiu rima com substantivo?

A) “Padecer” e “viver”.

B) “Pensamento” e “sofrimento”.

C) “Criação” e “Razão”.

D) “Nordestino” e “destino”.

27. Releia os versos “Sofrermos dura sentença,/Não somos nordestinados/ Nós somos injustiçados/ Tratados com indiferença”, as palavras destacadas apresentam uma combinação sonora marcando

A) a construção de rimas intercaladas ABBA.

B) a construção de rimas cruzadas ABAB.

C) a construção de rimas encadeadas ABAC.

D) a construção de rimas misturadas.

28. No verso “Sofremos uma batalha renhida”, a palavra destacada pode ser substituída sem alteração de sentido por

A) fácil.

B) intensa.

C) esperada.

D) tranquila.

29. No texto lido, há marcas de um discurso

A) em primeira pessoa do singular “eu” para marcar a individualidade de pensamento.

B) em terceira pessoa do plural “ele” para marcar a generalidade.

C) em primeira pessoa do singular “nós” para marcar a objetividade do texto.

D) em primeira pessoa do plural “nós” para marcar a subjetividade dos sujeito no texto.

30. No verso “Sofre o neto, o filho e o pai” sugere a ideia de

A) uma vida marcada pelo saudosismo de uma geração para outra.

B) uma vida que é sustentada pelo vínculo familiar.

C) uma vida que é marcada pelo sofrimento de todos os membros da família.

D) uma vida que é marcada pela insatisfação de um familiar com outro.