AULA 18/2022 Recomposição 8º ano – Língua Portuguesa - 05/10/2022

Leia a charge de Ivan Cabral e, a seguir, responda às atividades 1 a 4.

1. Qual a finalidade desse texto?

2. Qual é o problema social denunciado nessa charge?

3. Onde está o humor dessa charge?

4. Identifique e escreva pelo menos três características do gênero textual charge.

Disponível em: https://dialogospoliticos.files.wordpress.com/2014/01/68370-charge2010-sabado-violencia.jpg  Acesso em: 05 set. 2022.

5.A crítica feita pela charge está principalmente em

A) relacionar o dia 1º de abril às informações obtidas somente por intermédio das redes sociais.

B) inferir a falta de cultura do pai por se informar apenas por meio das redes sociais.

C) demonstrar o excesso de preocupação das crianças em saber onde o pai busca informações.

D) apresentar a confiança das crianças em informações obtidas meramente por meio das redes sociais.

Disponível em: https://blogdoaftm.com.br/wp-content/uploads/2020/04/2495-2048×1536.jpg Acesso em: 05 set. 2022.

   Leia a imagem abaixo:

Disponível em: https://cdn.diferenca.com/imagens/charge-o-tempo-cke.jpg/ Acesso em: 05 set. 2022

6. Ao relacionar o problema do desemprego com conhecimento em inglês, essa charge faz uma crítica a respeito da

A) dificuldade de acesso a um curso de línguas.

B) ensino de línguas como solução do problema do desemprego.

C) ausência de políticas públicas para o acesso da população ao ensino de línguas.

D) excesso de tempo para a possível convocação de um entrevistado à vaga de emprego.

Na charge a seguir, observe que, na fala da personagem, a concordância verbal está em desacordo com a norma padrão da língua portuguesa. Nesse sentido:

7. Identifique o erro de concordância.

8. Explique por que a concordância na frase está em desacordo com a norma-padrão, e escreva-a corretamente.

9. Escreva duas versões da frase da charge: na primeira, substitua a expressão “terrenos adicionais” por “apartamentos”; na segunda, substitua por “casa”, fazendo as concordâncias necessárias.

Leia o soneto de Vinícius de Morais e resolva as atividades 10 a 14:

Texto I

SONETO DE ANIVERSÁRIO

Passem-se dias, horas, meses, anos
Amadureçam as ilusões da vida
Prossiga ela sempre dividida
Entre compensações e desenganos.

Faça-se a carne mais envilecida
Diminuam os bens, cresçam os danos
Vença o ideal de andar caminhos planos
Melhor que levar tudo de vencida.

Queira-se antes ventura que aventura
À medida que a têmpora embranquece
E fica tenra a fibra que era dura.

E eu te direi: amiga minha, esquece…
Que grande é este amor meu de criatura
Que vê envelhecer e não envelhece.

Disponível em: https://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/soneto-de-aniversario/ Acesso em 05, set. 2022.

10. Quais características desse poema nos fazem entender que ele é um soneto?

11. No primeiro terceto, primeiro verso “Queira-se antes ventura que aventura”, as palavras destacadas, apesar de parecidas na grafia, têm significados bem diferentes. Respectivamente, elas expressam

A) destino e risco.

B) vida e morte.

C) alegria e tristeza.

D) nascimento e envelhecimento.

12. Em sua opinião, por que o eu lírico aconselha alguém a querer antes ventura que aventura?

13. Em que o texto 2 se relaciona ao título do texto 1?

14. No texto 2, apresentam-se inicialmente números pequenos, não sequenciais, e posteriormente grandes, não sequenciais. Que ideia pode-se inferir? Comente.

15. As rimas que aparecem no primeiro quarteto do Soneto de Aniversário, quanto à posição classificam em

A) emparelhadas (AABB).

B) alternadas (ABAB).

C) opostas ou interpoladas (ABBA)

D) encadeadas.

16. O verso que revela o interlocutor do eu poético é

A) Passem-se dias, horas, meses, anos.

B) Faça-se a carne mais envilecida.

C) Queira-se antes ventura que aventura.

D) E eu te direi: amiga minha, esquece…

17. Nas afirmações a seguir, assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

a) (   ) Estrofe é cada conjunto de versos. 

b) (  ) Rimas são repetições de sons vocais ou consonantais (ou os dois combinados) que acontecem em intervalos regulares dentro de um texto.

c) (  ) A Rima é um recurso estilístico muito utilizado nos textos poéticos, sobretudo na poesia, a qual proporciona sonoridade, ritmo e musicalidade.

d) (  ) soneto é um tipo de poema que se apresenta sob uma estrutura fixa: quatro estrofes (conjunto de versos), sendo dois quartetos (estrofes compostas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes compostas por três versos).

e) (   ) soneto é um tipo de poema que se apresenta sem uma estrutura fixa, é construído por versos livres e dispensa qualquer lirismo, estrofes, rimas ou métrica.

f) (   ) Versos são cada linha do poema.

g) (   ) Versos são o conjunto de linhas do poema.

Leia o poema a seguir:

Soneto de fidelidade

Vinicius de Moraes


De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive
quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Disponível em: https://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/soneto-de-fidelidade/ acesso em: 06 set. 2022.

18. Sobre esse texto, é correto afirmar que

A) é um soneto, pois não há uma estrutura fixa, os versos são livres, sem rimas e sem métricas.

B) poderia ter sido escrito de forma livre, quanto ao número de versos, para tornar-se um soneto.

C) necessitaria de outra estrofe de quatro versos para ser concluído e tornar-se um soneto.

D) é um soneto, pois possui uma estrutura fixa: dois quartetos e dois tercetos.

19. O poema possui

a) quantos versos?

b) quantas estrofes?

Vamos rever algumas figuras de linguagem

20. Em “Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto” aparecem as figuras de linguagem

A) metáfora e assonância.

B) assonância e hipérbole.

C) aliteração e hipérbole.

D) metáfora e hipérbole.

21. Em “E rir meu riso e derramar meu pranto” aparece a figura de linguagem

A) metáfora.

B) hipérbole.

C) antítese.

D) metonímia.

22. Nos dois primeiros quartetos do soneto de Vinicius de Moraes, delineia-se a ideia de que o poeta

A) não acredita no amor como entrega total entre duas pessoas.

B) acredita que, mesmo amando muito uma pessoa, é possível apaixonar-se por outra e trocar de amor.

C) entende que somente a morte é capaz de findar com o amor de duas pessoas.

D) concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza.

Disponível em: https://www.canaleducacao.tv/images/slides/41149_4ea4ab7f5a2c62050e61c791b5aee0b9.pdf. Acesso em: 09 de set. 20222.

Leia o poema de Luís Vaz de Camões na íntegra

Amor

Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor.

Disponível em: https://www.culturagenial.com/poema-amor-e-chama-que-arde-sem-se-ver-de-luis-vaz-de-camoes/ Acesso em: 09 de set. 20222.

Leia o poema do poeta brasileiro Chacal (1951-) publicado em 2012.

Minha bike azul

Minha bike azul
Meu cavalo urbano
Pedalo e Carvalho, Carvalho e pedalou
Apeio e amarro a bike no poste

Minha bike azul
Me leva por onde eu quero
Com ela compro víveres, flano pela orla
Com ela mantenho a forma e as vezes

Entorto a coluna com a mochila pesada
Minha magrelinha
Sem você a vida seria uma lesma

Chacal. Murundum. São Paulo: Companhia das Letras.

Agora, responda às atividades propostas:

Os poemas usam recursos da linguagem literária.

Observe estes versos.

I. “Amor é fogo que arde sem se ver/ É ferida que dói e não se sente;” (Camões)

II. “minha magrelinha, /sem você a vida seria uma lesma”? (Chacal)

23. Que exemplo de figura de linguagem existe em I?

24. A que se refere a metáfora da “lesma”, em II?

25. Como está estruturado o poema de Camões? Ou seja, quantas estrofes ele possui? De quantos versos são compostas cada estrofe?

26. O poema de Camões segue um esquema de rimas e de sílabas métricas para compor os versos. Indique o esquema de rimas que compõe cada verso.

27. Como está estruturado o poema de Chacal? Ou seja, quantas estrofes ele possui? De quantos versos são compostas cada estrofe?

28. Qual é o tema do poema de Chacal? Tem alguma relevância para a sociedade? Justifique.

29. No poema, o eu lírico afirma que a sua bicicleta é o seu meio de transporte urbano. Cite versos que comprovam essa ideia.

30. A estrutura do poema e o tema escolhido auxiliam o leitor a aproximar-se da atividade de poeta? Justifique a sua resposta.