AULA 19/2023 – Romances juvenis. - 07/11/2023

ROMANCE JUVENIL
Gênero literário que descreve ações e Sentimentos dos personagens.
Quando falamos em romance, logo pensamos em uma experiência de cunho amoroso. Mas na literatura, o romance é a forma literária mais popular do Ocidente, desde o século XIX. Histórias famosas da literatura clássica, como Dom Casmurro ou Guerra e paz, até best- Sellers contemporâneos, como A culpa é das estrelas foram escritas na forma do romance – e não necessariamente envolvem pares amorosos. Mas, afinal, o que significa o termo “romance” para a literatura?
O Dicionário Priberam, da Língua portuguesa, define o termo romance como gênero narrativo em prosa,
geralmente longo, de aventuras imaginárias ou reproduzidas da realidade.

Imagem disponível em: encurtador.com.br/hnJPQ Acesso em 17 de out. de 2022.
Disponível em: https://www.portugues.com.br/literatura/romance.html Acesso em 17 de out. de 2022.
Disponível em: https://dicionario.priberam.org/romance Acesso em 17 de out. de 2022.

Um romance pode contar diferentes tipos de história, podendo ser denominado de “romance policial”, “romance de aventuras”, “romance regional”, “romance histórico”, “romance urbano”, “romance indianista” etc.
Observe que é diferente do termo Romantismo – nome que se dá ao movimento literário que começou no final do século XVIII e vigorou até a metade do século XIX. Romântico é aquilo que se refere ao Romantismo como movimento literário. Ex.: Castro Alves foi um poeta romântico.
Fora do campo literário, o termo romance ganhou o significado de “caso de amor”, uma situação que envolve pessoas apaixonadas.

Livros de romance juvenil são obras mais recentes, todas do séc. XXI, com linguagem e temática voltada para o público jovem e adolescente. Stephanie Perkins é uma das escritoras de romances juvenis mais renomadas da atualidade. “Lola e o Garoto da Casa ao Lado” é o seu segundo título, lançado em 2011 – após o badalado “Anna e o Beijo Francês”. Conta a história de Lola, uma jovem
e extravagante designer de moda que vive o relacionamento perfeito com
seus pais e seu namorado. Até que seus vizinhos voltam para a cidade.

VEJAMOS AGORA UMA RESENHA DO ROMANCE AMOR & GELATO, DE JENNA EVANS.

Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, comum homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora
correndo dali.
Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, Lina ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração.

Uma trajetória que fará Lina descobrir o amor, a si mesma e também aprender a lidar com a perda. Amor & gelato é uma deliciosa viagem pelos mais românticos pontos turísticos italianos, com direito a tudo de mais intenso que o lugar tem a oferecer: desde paixões até corações partidos.

Imagem disponível em: https://www.intrinseca.com.br/upload/livros/AmorEGelato_G.jpg Acesso em 17 nov. 2022
Disponível em: https://www.intrinseca.com.br/livro/765/ Acesso em 17 de out. de 2022.

ATIVIDADES
O texto a seguir é um fragmento do romance juvenil Amor & Gelato, de Jenna Evans Welch. O livro narra a história de Lina, a protagonista dessa comovente história. O trecho que se segue é o prólogo do romance.

PRÓLOGO

VOCÊ JÁ TEVE dias ruins, não é? Sabe aqueles em que o alarme não toca, o pão praticamente pega fogo na torradeira e você lembra tarde demais que todas as suas roupas estão encharcadas, esquecidas na máquina de lavar?
Aí você entra correndo na escola, quinze minutos atrasada, rezando para ninguém notar que seu cabelo está igual ao da noiva do Frankenstein, mas bem na hora em que senta no seu lugar, o professor berra um “Atrasada hoje, Lina?” e todo mundo olha para você.
Aposto que você já teve dias assim. Todos nós temos. Mas e quanto aos dias péssimos? Aqueles tão tensos e horríveis que trituram as coisas de que você gosta só pelo prazer de cuspi-las na sua cara?
O dia em que minha mãe me contou sobre Howard se encaixa perfeitamente na categoria dos péssimos, mas, na época, isso era a menor das minhas preocupações.
Eu tinha começado o segundo ano do ensino médio duas semanas antes e estava voltando com minha mãe de uma consulta médica dela. O silêncio reinava dentro do carro, exceto pelo comercial no rádio com as vozes de dois imitadores do Arnold Schwarzenegger, e, embora fosse um dia quente, minhas pernas estavam arrepiadas. Naquela manhã, eu havia chegado em segundo lugar na minha primeira maratona estudantil e não conseguia acreditar em como aquilo se tornara insignificante.
Minha mãe desligou o rádio.
— Como está se sentindo, Lina?
Sua voz estava calma, mas quando olhei para ela comecei a chorar de novo. Ela estava muito pálida e magra. Como eu não tinha notado que ela emagrecera tanto?
— Não sei — respondi, tentando manter a voz calma. — Acho que estou em choque.
Ela assentiu, parando no sinal. O sol fazia de tudo para nos ofuscar, e eu olhei diretamente para ele, mesmo com os olhos ardendo. Este é o dia em que tudo vai mudar, pensei. De agora em diante, haverá o antes e o depois de hoje.
Minha mãe pigarreou e se empertigou como se tivesse algo importante a me dizer.
— Lina, já contei sobre a vez em que me desafiaram a nadar num chafariz?
Eu me virei para ela.
— O quê?
— Lembra que contei que passei um ano estudando em Florença? Eu tinha saído para tirar fotos com um pessoal da minha turma, e o dia estava tão quente que achei que fosse derreter. Um amigo meu, Howard, me desafiou a entrar num chafariz.
Não se esqueçam de que tínhamos acabado de receber a pior notícia do mundo. A pior.
— … Eu assustei um grupo de turistas alemães. Eles estavam posando para uma foto, e quando saí da água um deles perdeu o equilíbrio e quase caiu no chafariz comigo. Eles ficaram furiosos, então Howard gritou que eu estava me afogando e pulou na minha direção.
Ela olhou para mim e deu um sorrisinho.
— Hã… mãe? É engraçado e tal, mas por que você está me contando isso agora?
— Eu só queria falar do Howard. Ele era muito divertido.
O sinal abriu, e ela pisou no acelerador.
O quê? Pensei. O quê? O quê? O quê?
[…]

Disponível em: https://napontadospes693885424.files.wordpress.com/2020/04/amor-gelato-jenna-evans-welch.pdf Acesso em 17 de out. de 2022.

Para ler o romance completo acesse o site: https://napontadospes693885424.files.wordpress.com/2020/04/amor-gelato-jenna-evans-welch.pdf

Agora, vamos refletir um pouco sobre o texto?
Releia o trecho e, a seguir, responda às atividades propostas:
“VOCÊ JÁ TEVE dias ruins, não é? Sabe aqueles em que o alarme não toca, o pão praticamente pega fogo na torradeira e você lembra tarde demais que todas as suas roupas estão encharcadas, esquecidas na máquina de lavar? Aí você entra correndo na escola,
quinze minutos atrasada, rezando para ninguém notar que seu cabelo está igual ao da noiva do Frankenstein, mas bem na hora em que se senta no seu lugar, o professor berra um “Atrasada hoje, Lina?” e todo mundo olha para você. “

Imagem disponível em: encurtador.com.br/dptG2 Acesso em 21 de out. de 2022.

  1. Nesse trecho, em específico, a autora dirige ao leitor o seguinte questionamento “VOCÊ JÁ TEVE dias ruins, não é?” Responda ao questionamento da autora em um parágrafo. Conte como foi o seu dia, depois, compartilhe oralmente com os colegas.

2. Ouça as narrativas dos colegas e, posteriormente, responda: em sua opinião, quem teve o pior dia e por quê?

3. Em sua opinião, todos têm o seu dia ruim, ainda que de diferentes formas e em diferentes perspectivas? Discorra sobre isto.

4. Pela narrativa, que idade (mais ou menos) você acha que Lina tem? Cite trechos do texto que comprovam a sua resposta.

5. No trecho acima, a sequência de ideias e vírgulas é um artifício linguístico utilizado para demonstrar que a protagonista
A) estava tendo um dia maravilhoso.
B) estava muito feliz naquele dia.
C) não estava em um de seus melhores dias.
D) estava indiferente quanto aos fatos do dia.

6. No trecho acima, fica claro o emprego da figura de linguagem
A) comparação, pois na sequência de vírgulas e de ideias fica implícita uma comparação entre o dia de uma das personagens e o dia da protagonista.
B) Antítese, pois a pontuação expressa situações contraditórias no dia ruim vivido pela protagonista.
C) Eufemismo, pois a sequência de vírgulas e de ideias servem para amenizar o péssimo dia da protagonista.
D) Gradação, pois a sequência de vírgulas e de ideias vão demonstrando gradualmente o péssimo dia vivido pela protagonista.

7. Em “Atrasada hoje, Lina?” as aspas são utilizadas para demonstrar a

A)ironia do professor.
B) simpatia do professor.

C) tristeza do professor.
D) preocupação do professor.

8. Em “rezando para ninguém notar que seu cabelo está igual ao da noiva do Frankenstein, […]” no trecho destacado há uma figura de linguagem conhecida como

A) metáfora.
B) comparação.

C) metonímia.
D) eufemismo.

9. Nas narrativas, apesar de se destacarem as personagens principais, há muitas outras envolvidas, para que a história se torne especial. Considerando os trechos que você leu e o que você conhece sobre esse romance, cite outras personagens envolvidas, além da protagonista Lina.

10. O foco narrativo de um texto se define pela perspectiva por meio da qual o(a) narrador(a) opta para relatar os acontecimentos inerentes ao enredo. Ele(a) pode não somente ter conhecimento, mas participar da história, narrando os fatos em primeira pessoa (narrador personagem); ou apenas ter conhecimento, sem se envolver na história, narrando os fatos em terceira pessoa (narrador observador). Qual é o foco narrativo desse texto? Que fragmentos do texto
comprovam a sua resposta?

11. Ao ler a resenha e o prólogo desse romance, despertou em você o desejo de continuar lendo essa narrativa? Por quê? O que te chamou a atenção?
Analise o trecho a seguir e responda às atividades propostas:
“Sua voz estava calma, mas quando olhei para ela comecei a chorar de novo. Ela estava muito pálida e magra. Como eu não tinha notado que ela emagrecera tanto?”

12. O ponto de interrogação no final desse trecho demonstra uma

A) conclusão.
B) admiração.

C) afirmação.
D) indagação.

13. O efeito de sentido do advérbio “tanto”, utilizado no final da frase, reforça uma ideia de
A) tempo.
B) modo.

C) intensidade.
D) afirmação.

14. Em “Sua voz estava calma, mas quando olhei para ela comecei a chorar de novo.” A conjunção destacada expressa a ideia de

A) adição.
B) conclusão.

C) oposição.
D) explicação.

Observe o trecho “— Hã… mãe? É engraçado e tal, mas por que você está me contando isso agora?” para responder às atividades 11 a 15.

15. Pode-se afirmar que a linguagem empregada nesse trecho é
A) formal.
B) informal.

C) regional.
D) poética.

16. Em “— Hã… mãe?” as reticências empregadas demonstram que há um(a)
A) continuação de ideia.
B) corte abrupto de ideia.

C) sequência de ideia.
D) comparação de ideia.

17. O uso do travessão, no início do trecho, marca o discurso
A) indireto – em que o narrador interfere na fala da personagem.
B) direto – marcado pela fala da própria personagem.
C) indireto livre – em que há intervenções do narrador e das falas das personagens.

18. O verbo ser, destacado no trecho, indica uma ação ocorrida no tempo
A) presente do modo indicativo.
B) pretérito do modo indicativo.

C) futuro do modo indicativo.
D) presente do modo subjuntivo.

19. O advérbio “agora”, destacado no final do trecho, indica uma circunstância de
A) modo.
B) lugar.

C) tempo.
D) Intensidade.

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL

A concordância verbal faz referência ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número – singular ou plural – e pessoa – 1°, 2°, 3° – com o segundo.
Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas
relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo. Essa conformidade acontece em gênero – masculino ou feminino – e pessoas.
Vejamos a importância do verbo na produção do discurso:
O verbo pode se flexionar de quatro maneiras: pessoa, número, tempo e modo.
Observe o exemplo – analisemos o verbo em destaque:

Casos particulares de concordância verbal

  • Concordância com pronome relativo que: O verbo estabelece concordância com o antecedente do pronome: Ex.: Sou eu que quero, somos nós que queremos, são eles que querem.
  • Concordância com pronome relativo quem: O verbo estabelece concordância com o antecedente do pronome ou fica na 3.a pessoa do singular:
    Ex.: Sou eu quem quero, sou eu quem quer.
  • Concordância com: a maioria, a maior parte, a metade,… Preferencialmente, o verbo estabelece concordância com a 3.a pessoa do singular. Contudo, o uso da 3.a pessoa do plural é igualmente aceitável:
    Ex.: A maioria das pessoas quer, a maioria das pessoas querem.
    Casos particulares de concordância nominal
  • Concordância com vários substantivos: O adjetivo estabelece concordância em gênero e número com o substantivo que está mais próximo:
    “Ela estava muito pálida e magra.”
    Qual a pessoa do discurso? 3a pessoa= Ela
    Em qual número (singular ou plural)? Singular.
    Em que tempo verbal (presente, pretérito ou futuro)? Pretérito.
    Em que modo (indicativo, subjuntivo ou imperativo)? Indicativo (certeza).
    Os modos podem ser: Indicativo (certeza), Subjuntivo (possibilidade) ou Imperativo (ordem)
    Se esta mesma frase verbal for escrita no plural, o verbo (estar) terá que concordar com o sujeito
    (Elas), assim como os nomes pálidas e magras.
    “Elas estavam muito pálidas e magras.”

Ex.: Caderno e caneta nova, caneta e caderno novo.

  • Pode também estabelecer concordância com a forma no masculino plural:
    Ex.: Caneta e caderno novos, caderno e caneta novos.
  • Concordância com vários adjetivos. Quando há dois ou mais adjetivos no singular, o substantivo permanece no singular apenas se houver um artigo entre os adjetivos. Sem a presença de um artigo, o substantivo deverá ser escrito no plural:
    Ex.: O escritor brasileiro e o chileno, os escritores brasileiro e chileno.
  • Concordância com: é proibido, é permitido, é preciso, é necessário, é bom
     Estas expressões estabelecem concordância em gênero e número com o substantivo quando há um artigo que determina o substantivo, mas permanecem invariáveis no masculino singular quando não há artigo:
    Ex.: É permitida a entrada, é permitido entrada, é proibida a venda, é proibido venda.
    PODE ou PODEM HAVER CONSEQUÊNCIAS?
     O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Assim, fica na terceira pessoa do singular.
    Ex.: “Há muitos caminhos a percorrer.” (haver = existir)
    Ex.: “Houve várias intercorrências neste percurso.” (haver = ocorrer)
     Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”.
    Ex.: “Se medidas não forem tomadas, pode haver consequências.”
    Ex.: “Os diretores de operadoras de TV afirmam que deve haver muitos cancelamentos de assinatura por causa da crise econômica.”
    Ex.: “Em razão da pandemia de coronavírus e do anseio por se descobrir a cura, está havendo muitas pesquisas em diferentes partes do mundo.”
    Observe os fragmentos 1 e 2, analise e classifique os verbos destacados em pessoa, número, tempo e modo:

20. Fragmento 1. “Todos nós temos.”
a) Pessoa – 1o ( ) 2o ( ) 3o ( )
b) Número – Singular ( ) Plural ( )
c) Tempo – presente ( ) pretérito ( ) futuro ( )
d) Modo – indicativo ( ) subjuntivo ( ) imperativo ( )

21. Fragmento 2. “Ela olhou para mim e deu um sorrisinho.”
a) Pessoa – 1o ( ) 2o ( ) 3o ( )
b) Número – Singular ( ) Plural ( )
c) Tempo – presente ( ) pretérito ( ) futuro ( )
d) Modo – indicativo ( ) subjuntivo ( ) imperativo ( )

22. Assinale a alternativa em que há erro de concordância nominal
A) É permitida a entrada em sala de até as 7:15.
B) É permitida entrada na festa até 11h.
C) É proibida a venda de cigarros para menores.
D) É proibido venda de cigarros para menores.

23.Sublinhe a forma verbal correta.
a) Elas (parece / parecem) serem companheiros há muito tempo.
b) (Surgiu / Surgiram) muitas controvérsias sobre o atentado.
c) Como (pode / podem) haver pessoas tão inescrupulosas?
d) Eles (gosta / gostam) de ler romances de aventura.

PRODUÇÃO TEXTUAL
Escolha um romance que você tenha lido e gostado muito, e produza uma resenha crítica sobre ele.
Lembre-se:
Uma resenha crítica consiste na elaboração de um resumo da obra em questão, seguida da escolha das ideias principais, e elaboração de um juízo sobre o valor da obra.
Ao concluir o seu texto, releia-o e realize as correções necessárias.