AULA 20/2022 – Apresentações orais; Estratégias de produção, coesão sequencial. - 07/11/2022

APRESENTAÇÕES ORAIS

Toda apresentação bem-sucedida começa com uma pesquisa cuidadosa. Ela requer iniciativa, trabalho árduo e costuma tomar muito tempo.

Posteriormente, de posse das informações, é preciso selecionar as mais relevantes. Para isso, é necessário saber distinguir as fontes cujas informações coincidem, se complementam ou se contradizem.

Observe no quadro, a seguir, a estrutura de uma exposição

É importante também complementar as exposições orais com recursos audiovisuais como: folhetos, quadro, sistema de áudio, vídeo, multimídia, gráficos de computador, caso seja possível.

Observemos algumas dicas importantes para realizar uma boa apresentação oral:

  • Dominar o assunto a ser apresentado (ler o material não é bom);
  • Buscar a melhor maneira de se apresentar à frente, de pé ou sentado;
  • Falar de forma clara com o vocabulário adequado para a situação (para que o objetivo seja atingido);
  • Falar com boa intensidade e velocidade de voz, nem alto e nem baixo, nem devagar e nem rápido;
  • Obedecer ao tempo determinado para a apresentação;
  • Mostrar entusiasmo na apresentação para despertar interesse daqueles que ouvem;
  • Não tentar se desculpar se por um acaso cometer algum deslize e nem se justificar, apenas corrija;
  • Olhar diretamente para as pessoas para que inspire confiança, não mire o olhar em uma única pessoa;
  • Buscar materiais de apoio que auxiliem na lembrança do que deve ser falado;
  • Evitar olhar para colegas que buscam tirar sua concentração;
  • Enfatizar os pontos principais apresentados;
  • Esclarecer dúvidas, caso existam.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/como-apresentar-um-trabalho-na-frente-toda-sala.htm > Acesso em 01 de out. de 2021. (Adaptado)

Há temas interessantes que podem ser debatidos em sala de aula, conforme o interesse da turma.

Vamos às atividades?

ATIVIDADES

  1. Observe a imagem e, a seguir, responda às atividades propostas:

Texto 1

a) A que sentimento a imagem te remete? Que elementos do texto justificam a sua resposta?

b) Você já se sentiu assim em algum momento de sua vida? O que você fez para mudar a situação e sentir-se melhor?

c) Você conhece algum (a) amigo (a) que apresenta constantemente esse tipo de sentimento? Se sim, o que fez para que a pessoa se sentisse melhor?

Leia o texto e, a seguir, responda às atividades propostas.

Texto 2

2. Ao observar as informações contidas, no texto 2, é correto afirmar que

A) as taxas de suicídio são maiores em adultos com idade mais avançada, porque enfrentam problemas mais sérios.

B) mais de 50% dos adolescentes diagnosticados com depressão pensam em morte.

C) as taxas de suicídio são menores em adolescentes e adultos jovens do que em outras faixas etárias.

D) a taxa de adolescentes depressivos que tentam suicídio é menor do que 20%.

3. Acerca dos textos lidos, acima, é correto afirmar que

A) o texto 1 e o texto 2 discutem temas diferentes.

B) o texto 1 e o texto 2 discutem temas semelhantes.

C) há um só tipo de linguagem no texto 2.

D) no texto 1 encontram-se as linguagens verbal e não verbal.

Leia o texto e, a seguir, responda às atividades propostas.

É claro que nem todo sentimento de tristeza é depressão. Todos nós nos sentimentos tristes em algum momento, mas há casos que, segundo os médicos, exigem mais atenção e, às vezes, tratamento especializado.

Vamos pesquisar um pouco sobre o assunto?

Texto 3

Depressão na adolescência: o que é, sintomas e tratamento

depressão na adolescência atinge entre 10% e 20% dos jovens do mundo todo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Além disso, muitos jovens não recebem o tratamento adequado. Isso porque ainda falta muita informação sobre a doença.

Dessa forma, os sintomas acabam sendo deixados de lado. Mas sem os devidos cuidados, os jovens podem desenvolver sérios comportamentos de risco.

O que é depressão na adolescência?

Em resumo, a depressão na adolescência é uma doença psiquiátrica que provoca alteração do humor e uma desordem emocional. Alterações químicas no cérebro que atrapalham a comunicação entre os neurotransmissores causam esse transtorno.

Com esse desequilíbrio, o adolescente fica triste, angustiado e irritado. Ou seja, esses sintomas podem tornar a vida de um jovem muito mais difícil. Isso porque essa doença prejudica a qualidade de vida e o seu desenvolvimento.

Mas, afinal, é depressão ou tristeza?

A depressão na adolescência é uma patologia. Por isso, é importante diferenciar a doença de uma tristeza comum que acontece normalmente quando passamos por problemas. A morte de um ente querido ou um problema amoroso, por exemplo, são situações difíceis.

Portanto, é normal se sentir triste. A tristeza é uma emoção natural e inerente do ser humano. Além disso, alguns momentos ruins infelizmente fazem parte da vida, porém, são passageiros.

No entanto, já no caso da depressão na adolescência, o sentimento de tristeza profunda é persistente. É como se a pessoa se tornasse incapaz de seguir adiante.

Portanto, não se trata de falta de vontade ou preguiça, mas sim uma doença.

Quais são os sintomas de depressão na adolescência?

Em geral, eles são os mesmos sintomas da depressão na fase adulta. Entretanto, algumas características são bastante específicas dessa faixa etária. Confira a lista: mudança de humor, mudanças de comportamento, queda no rendimento escolar, alteração no sono e no apetite, sintomas físicos, automutilação e pensamento sobre suicídio.

Qual é o tratamento para depressão na adolescência?

O tratamento precisa tanto do apoio profissional quanto do familiar. Nessa fase, é mais recomendado que os cuidados sejam feitos apenas com psicoterapia. O processo é feito em médio a longo prazo. Ou seja, as sessões frequentes precisam acontecer por pelo menos um ano. Além disso, esse cuidado ajuda a reduzir o risco de um novo diagnóstico de depressão.

Existem tipos de depressão na adolescência e níveis de transtorno em que o psiquiatra pode prescrever alguma medicação. Em geral, são utilizados antidepressivos em conjunto com o trabalho do psicólogo.

Caso você suspeite que o adolescente está passando por algum transtorno psiquiátrico como ansiedade e depressão, é fundamental buscar ajuda médica. O diagnóstico deve ser feito o mais rápido possível. Isso ajuda a começar o tratamento cedo e evitar complicações que podem ser muito sérias.

Imagem disponível em: https://zenklub.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/11/pexels-pixabay-247314-1-1024×683.jpg Acesso em 04 de out. de 2021.

Disponível em: https://zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/depressao-na-adolescencia/Acesso em 04 de out. de 2021.

4. Qual é o tema discutido nesse texto?

5. Você acha interessante discutir esse assunto em sala de aula? Por quê?

6. Você acha interessante pesquisar e obter conhecimentos mais aprofundados sobre esse assunto? Por quê?

7. Como se define depressão na adolescência nesse texto?

8. Escreva o que entendeu sobre como se diferencia depressão de tristeza comum, de acordo com esse texto.

9. Todas as afirmações a seguir estão de acordo com o texto, exceto:

A) No caso da depressão na adolescência, o sentimento de tristeza profunda é persistente.

B) A depressão na adolescência é uma patologia. Por isso, é importante diferenciar a doença de uma tristeza comum.

C) Todo tipo de tristeza na adolescência, permanente ou não, é comum e não há necessidade de se buscar ajuda.

D) Mudança de humor, mudanças de comportamento, queda no rendimento escolar, alteração no sono e no apetite, sintomas físicos, automutilação e pensamento sobre suicídio, são sintomas de depressão na adolescência.

 Coesão referencial a e coesão sequencial

A coesão referencial e a coesão sequencial estabelecem vínculos entre as palavras, as orações e as partes de um texto e contribuem para a coerência textual (fator que possibilita o entendimento da mensagem transmitida no texto). 

A Língua Portuguesa dispõe de diversos recursos coesivos, os quais criam vínculos entre as palavras, entre as orações e entre diferentes partes de um texto. Esses recursos estabelecem dois tipos de coesão no texto: a coesão referencial e a coesão sequencial.

Foquemos aqui na coesão sequencial:

Observe um exemplo de um trecho do texto 3, estudado “Depressão na adolescência: o que é, sintomas e tratamento”:

A expressão “Em resumo”, destacada no início do trecho, dá uma ideia de conclusão/resumo ao texto, enquanto a palavra e expressa adição. Estas podem ser substituídas por outros termos que representam as mesmas ideias, sem nenhum prejuízo ao texto, por exemplo:

Em suma, a depressão na adolescência é uma doença psiquiátrica que provoca alteração do humor além de uma desordem emocional. Notaram?

O que não ocorre, se utilizarmos conectivos que expressão ideias diferentes, observem:    

Embora, a depressão na adolescência é uma doença psiquiátrica que provoca alteração do humor, mas uma desordem emocional. (Note que os conectivos “Embora, mas” não se encaixam no texto, tornando-o sem sentido).

Em alguns casos, até se encaixam, mas modificam inteiramente o sentido do texto. É importante ficarmos atentos e lembrarmos que devemos observar e preservar a ideia expressa no contexto no texto e utilizarmos o conectivo que manterá a progressão e a coesão textual.

Observe alguns termos responsáveis pela coesão sequencial nos textos:

Leia o trecho extraído do texto 3Depressão na adolescência: o que é, sintomas e tratamento”:

Em geral, eles são os mesmos sintomas da depressão na fase adulta. Entretanto, algumas características são bastante específicas dessa faixa etária. Confira a lista: mudança de humor, mudanças de comportamento, queda no rendimento escolar, alteração no sono e no apetite, sintomas físicos, automutilação e pensamento sobre suicídio.

10. O termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo ao texto, por

A) em primeiro lugar.

B) em seguida.

C)) como também.

D) porém.

Releia o trecho abaixo para fazer a próxima atividade:

Portanto, é normal se sentir triste. A tristeza é uma emoção natural e inerente do ser humano. Além disso, alguns momentos ruins infelizmente fazem parte da vida, porém, são passageiros.

11. As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que

A) o termo “Portanto” marca uma oposição de ideias.

B) o conectivo “porém” exprime ideia de conclusão.

C) o termo “Além disso” marca uma ideia de conclusão.

D) o termo “porém” exprime uma ideia de oposição.

PRODUÇÃO TEXTUAL

12. Agora, produza a sua apresentação oral. Reúna-se com seus colegas e, sob a orientação do professor, escolham um tema e faça uma apresentação para o restante da classe.

Além dessas fontes, busquem outras, assim poderão enriquecer a apresentação.

Assim que terminar a sua apresentação, peça ao público para avaliá-la. Segue sugestão de avaliação.

Avaliação da sua apresentação

  • O assunto despertou o interesse do auditório?
  •  A exposição foi compreensível?
  • As informações passadas sobre o assunto foram suficientes?
  • As ideias foram ordenadas adequadamente?
  • Manteve gestos moderados do início ao fim da apresentação?
  • Manteve o olhar nos interlocutores? Permaneceu ereto?
  • Materiais audiovisuais foram utilizados? Eles contribuíram para o bom andamento da exposição?
  • O comunicador transmitiu segurança, sinceridade e autenticidade por meio das expressões faciais?
  •  O volume da voz foi adequado?
  • Buscou mobilizar um vocabulário formal, ciente do contexto da fala?
  • Organizou de maneira adequada o tema da apresentação.

Disponível em: http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoes-anteriores/vol10n1/3-sequencia-didatica-o-genero-apresentacao-oral Acesso em 01 de out. de 2021.