AULA 20/2023 – Dinâmica do clima e alterações antrópicas - 13/11/2023

Mudanças Climáticas

Desde os primórdios da civilização humana, os recursos naturais são utilizados como forma de subsistência para a vida, com o passar dos anos com o surgimento de novas tecnologias essa exploração começou a ficar desordenada, colocando em dúvida a continuidade da vida no planeta, vários fatores geram consequências à degradação do homem com o meio ambiente, e um deles e muito importante é o clima da Terra, que nas últimas décadas vem sofrendo enormes modificações causadas principalmente pela ação humana (ação antrópica), de forma direta e indireta.
Preocupados com as mudanças no clima que estão ocorrendo no mundo, vários governantes, instituições e cientistas traçam metas e planos a fim de evitar que as consequências sejam ainda mais graves. O debate dos principais causadores das mudanças climáticas e suas consequências a vida humana tem se tornado frequente, e em meio a essa discussão mudanças no clima vem ocorrendo e trazendo prejuízos aos seres vivos.

Aquecimento Global

O aquecimento global refere-se ao aumento anormal da temperatura média do planeta registrado nas últimas décadas. Esse fenômeno é associado principalmente às ações antrópicas.
Para ter-se uma ideia, a temperatura média global de superfície aumentou aproximadamente 0,74 ºC nos últimos 100 anos, e pesquisas indicam que esse aumento está muito relacionado à ação do ser humano, que, ao longo dos anos, aumentou suas emissões de gases do efeito estufa, como o gás carbônico. Segundo o Greenpeace, as emissões de gases do efeito estufa aumentaram ao longo dos últimos 10 anos mais rapidamente que durante todo o período entre 1970 a 2000. Isso significa que, se não controlarmos as nossas emissões de gases, enfrentaremos, provavelmente, consequências devastadoras.
Existem várias atividades que emitem esses gases, as principais são:
* Uso de combustíveis fósseis: A queima de combustíveis fósseis usados em automóveis movidos a gasolina e óleo diesel libera dióxido de carbono, considerado o maior responsável pela retenção de calor.
* Desmatamento: O desmatamento além de destruir grandes áreas de floresta, também libera gases de efeito estufa.
* Queimadas: A queima da vegetação libera quantidades significativas de dióxido de carbono.
* Atividades Industriais: As indústrias que fazem uso de combustíveis fósseis também são responsáveis pela emissão de gases poluentes. Essa situação compreende a maior parte da emissão de gases de efeito estufa em países desenvolvidos.


As emissões brasileiras de gases de efeito estufa em 2020 cresceram 9,5%, enquanto no mundo inteiro elas despencaram em quase 7% devido à pandemia de Covid-19. A alta no desmatamento no ano de 2020, em especial na Amazônia, pôs o Brasil na contramão do planeta e o deixa em desvantagem no Acordo de Paris.

Consequências das mudanças climáticas
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Intergovernmental Panel
on Climate Change – IPCC) é um órgão das Nações Unidas que tem como função fazer avaliações de informações científicas sobre as alterações climáticas. Periodicamente, o painel publica relatórios que mostram dados importantes sobre as mudanças climáticas e suas consequências.
Os maiores castigados pelas mudanças climáticas serão provavelmente os países
tropicais, tais como o Brasil. Segundo os relatórios do IPCC, poderão ocorrer uma série de inundações, em virtude da intensificação das tempestades, e períodos longos de estiagem. Nessas duas situações, a pecuária e a agricultura poderão ser prejudicadas, assim como a sobrevivência de diversas espécies.
Além disso, algumas regiões poderão sofrer com a grande quantidade de chuvas, o que ocasionará deslizamentos constantes de terra e aumento das enchentes. Outro ponto alarmante diz respeito às áreas costeiras, que sofrerão com o aumento do nível do mar, graças ao degelo das geleiras ocasionado pelo aumento da temperatura média do planeta.

Vamos conhecer um pouco mais o Acordo de Paris? Se possível, assista ao vídeo:


ATIVIDADES

1. Além da emissão de gases do efeito estufa, quais outras ações antrópicas podem ser associadas às mudanças climáticas?

2. O aquecimento global é, atualmente, a maior preocupação ambiental, sendo um tema responsável por reuniões promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), buscando acordos entre diferentes países no que se refere a reduzir as causas desse processo e estabelecer soluções para as consequências do aquecimento global. Aponte as principais causas do aquecimento global.

3. Leia a tirinha a seguir e responda o que se pede.

Por que as consequências do aquecimento global cairão principalmente sobre os animais e os mais pobres?

4. É perceptível nos dias atuais ainda mais os sinais das mudanças climáticas, o calor, a sensação de abafamento, a falta de umidade no ar, os temporais, as queimadas, todas essas consequências que nos norteiam diariamente. Além disso, existem eventos que fogem das nossas associações, mas estão intrinsecamente ligados com a mudança climática,
com a mudança no microclima das regiões, a estiagem, a falta de chuvas, o desaparecimento de espécies em determinados locais, as diminuições da faixa de areia em algumas praias etc.
Indique a alternativa que contém apenas medidas que podem deter o avanço das mudanças climáticas:
A) Promover o consumo desenfreado e controlar a explosão demográfica.
B) Realizar frequentemente a regulagem dos carros e utilizar frequentemente ar-condicionado.
C) Realizar técnicas na agricultura que evitam a emissão de carbono e promover consumo consciente.
D) Criar programas de reflorestamento, principalmente em áreas urbanas e utilizar seu próprio carro.

5. Diversas pesquisas comprovam o aumento da temperatura média global, fato que caracteriza o aquecimento global.
Esse fenômeno é extremamente prejudicial para todas as formas de vida na Terra, pois causa um desequilíbrio ambiental.
Nesse sentido, aponte as principais consequências do aquecimento global?

6. Há tempos a ciência vem alertando que as mudanças climáticas estão provocando o aumento da intensidade e frequência de eventos extremos, como caso de secas e cheias, por exemplo.

ual fenômeno está diretamente envolvido a esses eventos?
A) Chuva Ácida C) Evento Estufa.
B) Crise hídrica. D) Aquecimento Global.

7. O Acordo de Paris é um tratado mundial que possui um único objetivo: reduzir o aquecimento global. Ele foi discutido entre 195 países durante a COP21, em Paris. O compromisso internacional foi aprovado em 12 de dezembro de 2015 e entrou em vigor oficialmente no dia 4 de novembro de 2016.
O Acordo de Paris é considerado como o principal compromisso assumido para frear o aquecimento global no mundo, com o principal objetivo de
A) estimular o suporte financeiro e o desenvolvimento tecnológico dos países em desenvolvimento.
B) cortar as emissões de gases de efeito estufa até 2025, com o indicativo de redução de 93% até 2030.
C) recomendar à adaptação dos países envolvidos com as emissões de fatores ligados às mudanças climáticas.
D) reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento médio de temperatura global a 2 ºC, quando comparado a níveis pré-industriais.

8. Analise as afirmações a seguir relacionadas a poluição atmosférica.
I – A queima de combustíveis fósseis (como gasolina e óleo diesel) e de queimadas tem aumentado a concentração de O2 na atmosfera.
II – A modificação da composição da atmosfera pode alterar o equilíbrio térmico da Terra, mas não chega a afetar a vida no planeta.
III – Um dos principais causadores da intensificação do efeito estufa é a liberação de gases poluentes na atmosfera.
Quais estão corretas?
A) Apenas I. B) Apenas III. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III.

9. A ação do homem tem acelerado a degradação da natureza. Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia, por exemplo, vêm provocando alterações diversas. O que antes parecia distante da nossa realidade agora já faz parte do cotidiano de muitas pessoas, como o racionamento de água, o horário de verão em alguns países como alternativa para diminuir o consumo de energia, inundações recorrentes, secas devastadoras e
mudanças climáticas.
Qual das alternativas a seguir indica ações antrópicas associadas as mudanças climáticas?
A) Consumismo e incentivo à agricultura familiar.
B) Queima de fontes de energia fóssil e consumismo.
C) Desmatamento e uso indiscriminado de antibióticos.
D) Queimadas, desmatamento e reciclagem de vidros e metais.

10. Organize as palavras no quadro abaixo e revele a frase dita por Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, que traz um alerta sobre as mudanças climáticas.