AULA 21/2022 – Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania: usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia - 21/11/2022

RECURSOS NATURAIS E FONTES DE ENERGIA

Precisamos entender o que são recursos naturais, como o nome mesmo nos diz, são aqueles recursos que surgem de maneira natural, sem a interferência humana, eles são de extrema importância para a sobrevivência humana e animal.

A relação dos seres humanos com os recursos naturais se dá a partir do uso desses elementos, e da transformação do espaço vivido. Quando consumimos o fruto de uma árvore, nos abrigamos em sua sombra, ou construímos algum móvel, estamos utilizando os recursos naturais, estamos estabelecendo a relação entre a sociedade e natureza.

Como são muitos os recursos naturais, eles se dividem em vários subgrupos: biológicos, minerais, energéticos e hídricos.

Como recursos minerais, podemos citar as areias, rochas e outros minérios, como ferro e prata. Esses recursos despertam nos humanos a cobiça, pois lhes foi atribuído um valor significativo, tornando-os motivo de guerra entre povos e nações ao longo da história.

Os energéticos, como o nome sugere, são recursos que geram energia para as atividades humanas, como a água na produção de energia nas usinas hidrelétricas, a luz solar utilizada na energia solar, e a força dos ventos empregada na energia eólica.

Já os recursos hídricos são os mais abundantes na superfície do planeta. Envolvem os oceanos, mares, rios, lagos, lagoas e aquíferos, sendo utilizados nas mais variadas atividades, como transporte, produção de energia e irrigação.

Os recursos naturais renováveis e não renováveis.

Os recursos renováveis, como o nome já diz, são aqueles que têm a capacidade de renovação, seja de forma natural, seja com o auxílio da ação humana. São exemplos a água, vento, solo, vegetação, entre outros. Além da renovação em um curto espaço de tempo, outra característica desses recursos pode ser o fato de alguns serem inesgotáveis, como a luz solar.

Já os não renováveis, não possuem a capacidade de renovação em um curto espaço de tempo, sendo recursos finitos na escala humana, ou seja, podem se esgotar. Como exemplos desses recursos, podemos citar o petróleo, carvão, ouro, gás natural, pedras preciosas, entre outros minerais.

Um recurso não renovável, depois que é utilizado, não é devolvido a sua origem na natureza e não possui capacidade de manutenção. É justamente por este motivo que estes recursos são chamados de não renováveis, pois eles vão deixando de existir à medida que são usados.

Os recursos naturais podem não ser renováveis por duas razões:

1. Podem existir na natureza em uma quantidade determinada: alguns tipos de recursos estão na natureza em um número fixo e não podem ser repostos, nem pela ação do homem e nem pela natureza. Nestes casos as reservas destes recursos inevitavelmente acabarão um dia, como o gás natural, a prata e o ouro.

2. O tempo de regeneração é muito lento: nessa situação o recurso natural até pode ser reposto (pelo ser humano ou pela natureza), mas como a velocidade de regeneração é lenta, é muito provável que eles se esgotem se forem retirados da natureza em grandes quantidades. Para que estes recursos não deixem de existir é preciso que sejam utilizados à medida que forem novamente formados na natureza. O melhor exemplo desta situação é a água potável.

Recursos energéticos

São todos os bens da natureza que podem ser usados como fonte de energia, sendo alguns renováveis e outros não renováveis.

O sol, o vento e as águas são exemplos de recursos renováveis usados para produzir energia. Petróleo e gás natural também são exemplos de fontes de energia, mas estes podem se esgotar conforme forem sendo usados.

Existe ainda a energia nuclear, produzida a partir de urânio. É uma forma de energia muito potente, que produz eletricidade através de um processo chamado de fissão nuclear.

Entretanto, a energia nuclear deve ser utilizada com muito cuidado, pois sua potência pode representar risco de acidentes de graves consequências em função do poder destrutivo da radioatividade.

Fontes de energia europeias

As principais fontes de energia que constituem a matriz energética da Europa são:

Gás e petróleo: a exploração e a produção desses recursos energéticos em território europeu ocorrem no Mar do Norte, na costa da Dinamarca, da Escócia, da Inglaterra e da Noruega, a principal produtora. No entanto, essa produção é incapaz de suprir a demanda europeia, e alguns países são obrigados a importar grandes quantidades desses recursos;

Carvão: embora ainda seja bastante utilizado nas termelétricas, sua produção vem desacelerando, em virtude do esgotamento e das limitações na exploração das jazidas carboníferas, além da pouca viabilidade econômica dessa fonte de energia altamente poluente. Os maiores produtores atuais são Alemanha e Polônia;

Energia nuclear: é a principal fonte de energia usada na Europa. Em alguns países, como França, Bélgica e Eslovênia, mais de 50% da energia é gerada por usinas atômicas. O uso de energia nuclear foi antes uma opção política do que tecnológica, em decorrência do preço do petróleo, que disparou na década de 1970. Além disso, essa fonte de energia é considerada limpa, pois não libera gases poluentes.

Porém, existe um projeto para extinguir as fontes de energia não renováveis (os combustíveis fósseis) na Europa até 2030. Existe um relatório anual dos especialistas da ‘Ember’ e da ‘Agora Energiewende’ em que aponta que o foco em energia limpa fez com que a Europa gerasse, pela primeira vez, mais eletricidade vinda de fontes renováveis do que de combustíveis fósseis em 2020.

Fontes como a energia eólica, solar, hidráulica e biomassa (matéria orgânica de origem vegetal ou animal usada com a finalidade de produzir energia) já são responsáveis por 38% da eletricidade produzida no continente, um aumento de 3,4% se comparado a 2019, quando o uso de combustíveis fósseis caiu cerca de 37%. O relatório também mostra que as fontes de energia limpa, mais utilizadas pelos europeus foram a solar e a eólica, e os países que mais apostaram nelas foram Holanda, Suécia e Bélgica.

Disponível em: https://www.preparaenem.com/geografia/recursos-naturais.htm. Acesso em 25 de out. de 2021 – Adaptado.

ATIVIDADES

1. Dos elementos abaixo, qual NÃO corresponde a um Recurso Natural?

A) Ferro.B) Avenidas.C) Rios.D) Árvores.

2. Alguns recursos naturais são considerados estratégicos tanto pela sua utilização econômica quanto pela sua escassez em algumas partes do mundo. Assim, aquele país que possui uma maior quantidade ou acesso a tais recursos pode melhor utilizá-los tanto para a sua população quanto para a sua exploração comercial. Assinale a alternativa que apresenta os dois recursos naturais que, atualmente, são considerados os mais estratégicos do mundo:

A) Madeira e algodão.
B) Água e petróleo.
C) Solo e carvão mineral.
D) Ouro e diamante.

3. Analise o mapa do “Consumo energético primário na Europa” e responda as questões a seguir:

Fonte: https://www.engenhariacompartilhada.com.br/Noticia/Exibir/351102

a) Quais são as matrizes energéticas mais usadas na Europa?

b) Quais os países que mais utilizam Energias Renováveis?

c) Quais países mais utilizam o petróleo como fonte de energia? Qual sua porcentagem? 

d) Qual fonte de energia menos adotada/utilizada na Europa?

4. Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são aqueles que podem renovar-se naturalmente mesmo após terem sido utilizados nas atividades humanas. Isso não significa, porém, que eles durem para sempre, pois o uso predatório de tais recursos pode levá-los à extinção. Quais medidas de preservação e manutenção dos recursos naturais renováveis podemos usar para evitarmos extinção deste?

5. Assinale a alternativa que apresenta somente recursos naturais classificados como renováveis:

A) Madeira, carvão, ouro e diamante.
B) Água, solo, vento e petróleo.
C) Solo, água, vento e luz solar.
D) Ouro, diamante, vento e luz solar.

6. Assinale a alternativa que apresenta somente recursos naturais classificados como não renováveis:

A) Água, carvão, ouro e diamante.
B) Água, solo, vento e petróleo.
C) Solo, água, vento e luz solar.
D) Ouro, diamante, petróleo e carvão.

7. Os recursos naturais renováveis e não renováveis são usados em quais atividades econômicas? Explique quem utiliza e em quais finalidades.

8. Preencha a segunda coluna conforme os itens enumerados na primeira, identificando quais recursos naturais são renováveis e quais não são.

Coluna 01 

(1) Recursos Renováveis                

(2) Recursos Não Renováveis        

Coluna 02

( ) Ouro

 ( ) Diamante

 ( ) Vegetais

 ( ) Luz solar

 ( ) Petróleo

 ( ) Florestas

 ( ) Solo  

( ) Água

9. Existem recursos naturais que são de maior utilidade e, portanto, de maior importância para as atividades socioeconômicas. Um deles é um recurso não renovável que se encontra cada vez mais escasso na natureza, podendo acabar nos próximos anos. Tal recurso demanda muitos gastos e técnicas avançadas na sua extração, mas é muito utilizado na produção de materiais (como o plástico). Esse é um recurso muito usado na Europa. Estamos falando de qual elemento retirado da natureza? Qual fonte de energia?

10. Sabemos que existem recursos naturais renováveis e não renováveis. Por quais razões um recurso natural pode não ser renovável?