AULA 21/2022 – Histórias em quadrinhos; variação linguística; ortografia. - 21/11/2022

História em quadrinhos – ou HQ – é o nome dado à arte de narrar histórias através de desenhos e textos em sequência, normalmente na horizontal. História em quadrinhos – ou HQ – é o nome dado à arte de narrar histórias através de desenhos e textos em sequência, normalmente na horizontal. Apresentam os elementos básicos de uma narrativa – enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. Os balões de formas e tipos variados servem de suporte para os diálogos dos personagens ou para que eles mostrem suas ideias; O emprego de recursos expressivos como onomatopeias, letras de tipos diferentes e sinais de pontuação é frequente nas histórias em quadrinhos. Os balões devem ser entendidos como representação de fala ou pensamentos de um determinado personagem nos quadrinhos. Nas falas, são empregados balões com textos escritos, possuem linguagem geralmente informal. O formato desses balões também transmite intenções distintas.

Por exemplo, balões com linhas contínuas sugerem uma fala em tom normal; os balões com linhas tracejadas indicam que a personagem está sussurrando; os balões em forma de nuvens apontam pensamentos; já os balões com traços pontiagudos exibem gritos.

Disponível em https://player.slideplayer.com.br/18/6253818/data/images/img4.jpg Acesso em 18 de outubro de 2022.
Imagem disponível em https://slideplayer.com.br/slide/14217928/ Acesso em 18 de outubro de 2022. (Adaptado)

Outro recurso bastante explorado são as onomatopeias, definidas como palavras que tentam reproduzir os sons. Exemplo: “cabrum”, como o som de trovão; “tic-tac”, como o som dos ponteiros do relógio, entre outros.

Disponível em https://www.todamateria.com.br/historia-em-quadrinhos/ Acesso em 18 de outubro de 2022. (Adaptado)

Imagem disponível em https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/onomatopeia.htm Acesso em 18 de outubro de 2021.

ATIVIDADES

Leia a história em quadrinhos abaixo para responder às questões 1 a 6.

Disponível em https://www.ahoradecolorir.com.br/2018/12/interpretacao-de-historia-em-quadrinhos.html Acesso em 14 de outubro de 2022.

1. Mônica, no primeiro quadrinho, joga o graveto e esperava que Monicão

A) enterrasse o graveto.

B) buscasse o graveto, para continuar a brincadeira.

C) deixasse o graveto e trouxesse outro objeto.

D) continuasse brincando sozinho.

2. No quinto quadrinho, a expressão facial da Mônica indica que

A) ela está preocupada com o horário de chegar em casa.

B) ela está querendo encontrar outros gravetos para brincar.

C) ela está nervosa com a demora de Monicão.

D) ela avistou outros cachorros no local.

3. O que Mônica faz ao pegar a encomenda entregue pelo carteiro?

4. Qual é a figura de linguagem produzida quando Mônica rasga o embrulho da caixa recebida?

5. O que a expressão facial de Mônica evidencia no penúltimo quadrinho?

6. Qual é o efeito de humor produzido no último quadrinho?

A variação linguística é um interessante aspecto da língua portuguesa. Pode ser compreendida por meio das influências históricas e regionais sobre os falares. A língua é um sistema vivo e pode ser modificada por seus falantes de acordo com a situação linguística.

Disponível em https://www.tudosaladeaula.com/2021/07/atividade-portugues-variacao-linguistica-4ano-5ano.html Acesso em 18 de outubro de 2022.
 

Como podemos observar, em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes. Como não é um sistema fechado e imutável, a língua portuguesa ganha diferentes dialetos. O português que é falado no Nordeste do Brasil pode ser diferente do português falado no Sul do país. Claro que um idioma nos une, mas as variações podem ser consideráveis e justificadas de acordo com a comunidade na qual se manifesta.

Disponível em https://www.tudosaladeaula.com/2020/10/variacaolinguistica.htmlAcesso em 18 de outubro de 2022.
 

As variações acontecem porque o princípio fundamental da língua é a comunicação, então é compreensível que seus falantes façam rearranjos de acordo com suas necessidades comunicativas. Os diferentes falares devem ser considerados como variações, e não como erros. Quando tratamos as variações como erro, incorremos no preconceito linguístico que associa, erroneamente, a língua ao status. O português falado em algumas cidades do interior do estado de São Paulo, por exemplo, pode ganhar o estigma pejorativo de incorreto ou inculto, mas, na verdade, essas diferenças enriquecem esse patrimônio cultural que é a nossa língua portuguesa.

Disponível em https://www.portugues.com.br/redacao/variacao-linguistica-lingua-movimento.html Acesso em 18 de outubro de 2022.

ADEQUAÇÃO LINGUÍSTICA

A adequação linguística é a habilidade que os falantes possuem de adaptar a linguagem de acordo com a necessidade do momento. Podemos optar por dois diferentes registros da língua portuguesa: a variedade padrão ou a variedade popular, também conhecida como linguagem coloquial. Cada uma dessas variedades deve ser empregada em situações específicas, e ambas, sem distinção, funcionam bem, cumprindo papéis específicos na comunicação. 

Disponível em https://escolakids.uol.com.br/portugues/adequacao-linguistica.htm Acesso em 18 de outubro de 2022.

 Leia a história em quadrinhos abaixo para responder às questões 7 a 10.

Disponível em http://variacaoepreconceitolinguistico1.blogspot.com/2016/06/trabalhando-as-historias-em-quadrinhos.htmlAcesso em 18 de outubro de 2022.

7. Após as explicações sobre variações, adequações da linguagem e a leitura da história acima, pode-se afirmar que

A) a fala utilizada pelas personagens é inadequada, pois está em uma situação que exige uso formal da língua.

B) a fala utilizada pelas personagens está conforme a região urbana que vivem.

C) a fala utilizada não deve ser empregada em histórias em quadrinhos.

D) as falas das personagens estão adequadas à situação que elas se encontram, pois são intimamente ligadas.  

8. No contexto, a utilização da palavra “procê” apresenta uma variação que resulta

A) em um erro de digitação inadequado na língua portuguesa.

B) em uma linguagem regional.

C) em uma junção do “para” e “você”, aglutinando a palavra na fala.

D) em uma expressão utilizada em qualquer situação de fala.

9. No último quadrinho, Chico Bento parece sentir-se ofendido com a fala de Rosinha. Por que isso ocorre?

10. Ao sentir-se ofendido, Chico Bento vira as costas para Rosinha, sugerindo que irá embora e que ficou aborrecido. Quais marcas textuais nos permite essa leitura?

Leia o HQ abaixo para responder às questões 11 a 13.

Disponível em https://www.tudosaladeaula.com/2020/08/atividade-de-portugues-interpretacao-e.htmlAcesso em 18 de outubro de 2022.

11. No 2º quadrinho, há dois tipos de balões que se referem ao personagem Cebolinha. Explique a diferença entre eles?

12. No 5º quadrinho, há estrelinhas em volta da personagem Cebolinha. O que elas significam?

13. As variações linguísticas expressas na fala de Cebolinha “golducha” e “aleia” prejudicam na compreensão das palavras?

14.  Releia os quadrinhos acima e, a partir da explicação dos acentos em monossílabos, justifique o acento agudo nas palavras “lá”, primeiro quadrinho, e “só”, último quadrinho.  

15. Releia o pensamento de Cebolinha, no primeiro balão, “Lá vem aquela bobona” e, posteriormente, responda: o verbo “vir”, nesse caso, deveria receber o acento diferencial, conforme vimos acima? Justifique.

Produção de Texto

Abaixo, você terá personagens já posicionados e ambientados em um determinado lugar. Após estudarmos sobre os HQs e Variações Linguísticas, produza um enredo que apresente uma variação de linguagem adequada à situação, às personagens e que atenda a sua intenção ao construir o gênero estudado.

Disponível em https://ensinarhoje.com/producao-de-texto-historia-em-quadrinhos-chico-bento/ Acesso em 18 de outubro de 2022.

Sugestão: Acessando o link a seguir, o (a) aluno (a) poderá criar histórias em quadrinhos no computador. Terá possibilidade de criar personagens, ambientar as cenas e muito mais.

Use a criatividade e ótimo trabalho!

Acesse:  http://www.stripcreator.com/make.php make a comic : stripcreator