AULA 21/2022 – Probabilidade e Estatística - 21/11/2022

Como podemos observar, o fluxograma acima afirma que as pesquisas são divididas em dois tipos, qualitativa e quantitativa, e que os dados são organizados em gráficos e tabelas. Vamos analisar alguns exemplos de pesquisa:

Exemplo 1:Joana montou um gráfico de setores expressando o percentual de votos que cada um dos três candidatos à representante da turma 6º A obtiveram, observe:

A turma de Joana possui 40 alunos. Então podemos afirmar que 20 alunos (50% ou a metade), votaram em Pollyana, e ela ganhou essa eleição se tornando a representante de classe. 10 alunos (25% ou um quarto), votaram em Mayara e 10 alunos votaram em André, e eles se tornaram vice representantes.

Exemplo 2:A nova representante de classe, Pollyana, pesquisou entre seus colegas quais eram as disciplinas preferidas da turma. Observe o resultado da pesquisa em formato de tabela e o gráfico que melhor presenta essa situação.

A disciplina que a turma do 6°A mais gosta é educação física, pois ela obteve 10 votos, e a disciplina que a turma menos gosta é Geografia, pois obteve apenas 2 votos. Podemos afirmar isso de acordo com os dados obtidos, organizados e apresentados.

Exemplo 3:André, um dos vice representantes da turma do 6° A  decidiu verificar quantos meninos e meninas de sua turma gostavam de futebol. Observe a tabela e gráfico feito por ele ao fim de sua verificação.

A forma como André montou sua tabela possibilita que ele tenha acesso não somente ao total de meninas e meninos que gostam ou não te futebol, mas também ao nome de cada um dos participantes dessas 4 categorias.

Dessa maneira, podemos concluir, através das tabelas e do gráfico que dos 40 alunos matriculados na turma do 6º A o grupo dos 23 meninos, 13 gostam de futebol e 10 não, além disso, das 17 meninas, 12 gostam de futebol e 5 não. Repare que com esses números, podemos fazer ainda outro gráfico, separando a turma entre número de meninas e número de meninos:

Exemplo 4: A professora de geografia do 6° A pediu para seus alunos levarem informações  relacionadas a fatos interessantes sobre a água . Thaís levou o seguinte infográfico.

Podemos perceber que o infográfico levado por Thaís, traz informações sobre a água e seus benefícios para o organismo humano, utilizando diversos recursos gráficos, como pictogramas, diferentes tipos de gráficos e ilustrações relacionadas ao assunto pesquisado.

Mariana, pensando sobre um assunto similar, levou os seguintes dados:  

Os dados de Mariana são complementares aos dados levados por Thais, pois através dos gráficos conseguimos enxergar como são distribuídos os compostos no corpo humano.

Caio, também pensou em um tema semelhante ao de suas duas colegas e levou o seguinte gráfico:

A conclusão que Caio obteve através dos seus dados, foi que a maior parte do consumo de água no mundo é proveniente do agronegócio, então ele pesquisou qual era o motivo desse gasto excessivo, e descobriu os seguintes dados:

ATIVIDADES

  1. Observe o gráfico abaixo e responda o que se pede

a) Essa pesquisa pode ser descrita como qualitativa ou quantitativa?

b) É possível afirmar qual a quantidade de partos ocorridas em cada um dos 3 hospitais? Em caso afirmativo, descreva a quantidade de cada um.

c) Faça um pequeno texto sintetizando suas conclusões acerca desse gráfico. Tente responder: por qual motivo ocorreu mais partos em um e menos em outro?

2. No exemplo 4, Thaís levou um infográfico que tratava sobre os benefícios da água para o organismo. De acordo com esse gráfico, mostre qual é o órgão de seu corpo que mais é composto por água e qual é o volume de água que você, de acordo com o seu peso, precisa diariamente.

3. Considere uma pesquisa que tenha como objetivo determinar o percentual de pessoas que moram em cada região do Brasil.

Nesse caso, qual dos gráficos a seguir seria mais adequado par apresentar os resultados?

4. Laís fez uma pesquisa entre seus primos sobre qual era o doce de festa preferido entre eles. Para organizar os dados recolhidos Laís fez uma tabela contendo o nome do primo entrevistado e sua preferência. Observe abaixo a organização que ela montou.

a) Complete a tabela abaixo de acordo com os dados recolhidos por Laís.

b) Faça um gráfico que melhor relacione os dados recolhidos por Laís.

c) De acordo com os dados acima, o que se pode afirmar da pesquisa feita por Laís?

Leia os gráficos abaixo e assinale a alternativa correta nas questões 5, 6 e 7.

5. Em relação ao número de queimadas por ano descrito no primeiro gráfico, podemos afirmar que

A) 2015 foi o terceiro ano com maior número de queimadas em junho.

B) o maior número de queimadas no mês de junho foi no ano de 2020.

C) se somarmos os dois anos com menor número de queimadas, o número obtido ainda será inferior ao número de queimadas de 2008.

D) se somarmos o número de queimadas de 2016 e 2017, o número obtido ainda será inferior ao número de queimadas de 2007.

6. Em 13 anos (de 2007 a 2020) no mês de junho, foram encontrados ao todo 24.554 focos de incêndio na Amazônia. Além disso, podemos observar no segundo infográfico que esses incêndios são resultados de que

A) o mês de junho está no período de seca da Amazônia.

B) no mês de junho chove muito na Amazônia.

C) existe um grande número de desmatamento na Amazônia no mês de junho.

D) 2007 foi o ano com menos desmatamento na Amazônia.

7. Em relação ao segundo infográfico, podemos afirmar que

A) as queimadas ocorrem devido a focos de calor.

B) a limpeza por preparo de queimadas ocorre antes do desmatamento.

C) a terra é limpa por queimadas após o desmatamento para o preparo da área.

D) as áreas mais planas são boas para a pecuária e as mais acidentadas são melhores para agricultura.

Leia o texto abaixo para responder as questões de 8 a 13.  

Retrato da Leitura no Brasil: Uma análise da nossa capital em relação ao cenário nacional.

A leitura, segundo muitas pesquisas educacionais e psicológicas, estimula a criatividade, exercita o cérebro, melhora a concentração e a memorização, amplia o vocabulário e os conhecimentos gerais, desenvolvendo e encadeando ideias e as habilidades de escrita, e despertando o senso crítico e a flexibilidade analítica, além de transportar o leitor para outro universo.

Desta forma, a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em setembro de 2019, entrevistou, entre 208 municípios, 8.076 pessoas, buscando conhecer e estimar o comportamento do leitor e medir os hábitos de leitura deles.

O instituto IBOPE, autor da pesquisa, definiu como leitor a pessoa que leu, inteiro ou em partes, pelo menos 1 livro nos últimos 3 meses; e estabeleceu como não leitor aquele que declarou não ter lido nenhum livro nos últimos 3 meses.

O público-alvo desta pesquisa foram os brasileiros residentes com mais de 5 anos, alfabetizados ou não, e teve como método de coleta de dados entrevistas domiciliares registradas em tablets, estimando que de 100 milhões de pessoas, 52% são consideradas leitores em oposição a  48% considerados não leitores.

De acordo com os dados levantados, 52% dos entrevistados eram do gênero feminino e 48% do gênero masculino, além disso, a pesquisa separou a quantidade de entrevistados por região, sendo 8% dos entrevistados da região Norte; 8% do Centro-Oeste; 28% do Nordeste; 42% do Sudeste e 14% do Sul do país.

Em relação as idades, os dados apontaram que 9% estão entre 5 a 10 anos; 4% de 11 a 13 anos; 7% de 14 a 17 anos; 12% de 18 a 24 anos; 8% de 25 a 19 anos; 18% de 30 a 40 anos; 14% de 40 a 49 anos; 23% de 50 a 69 anos e 5% com 70 e mais.

Sobre a escolaridade, a pesquisa apontou que 27% está estudando e 73% dos participantes não estavam estudando. Além disso 16% possuía ensino superior completo; 32% possuía ensino médio completo; 22% possuía o ensino fundamental II completo; 22% possuía o ensino fundamental I completo e 7% dos entrevistados não eram alfabetizados.

O perfil dos entrevistados em relação as classes mostram que 25% pertenciam a classe A ou B; 47% pertenciam a classe C e 28% pertenciam a classe D ou E.

Em especial em Goiânia, a pesquisa entrevistou 176 pessoas e estimou que 42% dos goianienses eram leitores, ou seja, 586 mil pessoas, em contrapartida com 809 mil habitantes da capital em 2019. Além disso, foram apontados que 68% gostavam de ler (sendo que 22% gostava muito; 46% gostava um pouco) e que 31% não gostava de ler e 1% não soube responder.

Dos goianienses entrevistados, 32% alegaram ter conhecimento da existência de uma biblioteca pública; 10% alegaram ter conhecimento de uma biblioteca comunitária; 5% não responderam e 53% dos entrevistados não tinham conhecimento da existência de bibliotecas públicas ou comunitárias em Goiânia. 

Nesse sentido, conhecer esse cenário é necessário para que mudanças sejam feitas, pois a leitura ajuda a criar não apenas um bom vocabulário, ela é a principal ferramenta do ser humano em suas capacidades de expressão, além de estimular a criação, absorção e reflexão de novas ideias e opiniões. 

Disponível em: https://www.prolivro.org.br/

8. Complete o gráfico abaixo de acordo com os dados do texto sobre os entrevistados por região do país.

9. No trecho “estimando que de 100 milhões de pessoas 52% são consideradas leitores em oposição a 48% considerados não leitores, podemos afirmar que

A) 48.000.000 pessoas são consideradas leitores.

B) 52.000.000 pessoas são consideradas não-leitores.

C) das 100.000.000 de pessoas estimadas na pesquisa, mais da metade se enquadram na categoria não-leitores.

D) das 100.000.000 de pessoas estimadas na pesquisa, mais da metade se enquadram na categoria leitores.

10. O perfil dos entrevistados em relação as classes sociais mostram alguns dados. Observe a tabela abaixo que os contêm:

Faça um gráfico de colunas que presente os dados acerca do perfil dos entrevistados em relação as classes sociais.

11. Releia o trecho a seguir e responda o que se pede.

“Em especial em Goiânia, a pesquisa entrevistou 176 pessoas e estimou que 42% dos goianienses eram leitores, ou seja, 586 mil pessoas,[…]. […] foram apontados que 68% gostavam de ler (sendo que 22% gostava muito; 46% gostava um pouco) e que 31% não gostava de ler e 1% não soube responder”.  

a) Sabendo que a capital goiana possuía aproximadamente 1.395.000 de pessoas em 2019, quantas pessoas foram estimadas como “não-leitores”?

b) Das 176 pessoas entrevistadas em Goiânia, 42% (aproximadamente 74 pessoas), foram consideradas leitoras, quantas pessoas entrevistadas eram “não-leitores”?

c) Observe o gráfico abaixo

12. De acordo como texto, complete a tabela a seguir seguindo o exemplo dado:

13. Observe o gráfico abaixo e responda o que se pede.

a) Os dados contidos nesse gráfico estão em qual trecho do texto? Transcreva- o.

b) O gráfico de setores é o mais indicado para representar dados percentuais. Utilizando a imagem abaixo, faça um gráfico desse tipo representando os dados contidos no trecho transcrito no item a.

14. Uma pesquisa feita pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG) apontou que a população está insatisfeita com o trânsito em Goiânia. Ao todo, 391 pessoas foram ouvidas entre outubro e novembro. Os entrevistados foram questionados sobre quem são os principais responsáveis pela situação que se encontra o trânsito em Goiânia. Os resultados foram os seguintes:

Disponível em https://g1.globo.com/go/goias/transito/noticia/2019/12/20/pesquisa-mostra-insatisfacao-da-populacao-com-o-transito-em-goiania.ghtml. Acesso em 04/11/2022.

Em relação à pesquisa feita pela ACIEG responda:

a) Qual é o assunto abordado na pesquisa?

b) Observe o gráfico abaixo e veja se ele representa claramente os dados da pesquisa.

c) Faça uma síntese de suas conclusões sobre os dados apresentados.