AULA 21/2022 – Romances juvenis. Análise das formas de composição de textos narrativos. - 21/11/2022

Disponível em: https://s5.static.brasilescola.uol.com.br/be/2021/03/romance.jpg Acesso em 13 de out. de 2021

O QUE É UM ROMANCE?

Gênero literário que descreve ações e sentimentos dos personagens.

Primeiro, é importante deixar claro que nem todo romance fala de paixões. O Romance, na verdade, é um gênero literário que corresponde a uma composição em prosa, ou seja, uma narrativa com diversas tramas. 

O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa descreve o termo como sendo uma “Descrição longa das ações e sentimentos de personagens fictícios, numa transposição da vida para um plano artístico”. 

Um romance pode contar diferentes tipos de história, podendo ser denominado de “romance policial”, “romance de aventuras”, “romance regional”, “romance histórico”, “romance urbano”, “romance indianista” etc.

Romantismo é o nome que se dá ao movimento literário que começou no final do século XVIII e vigorou até a metade do século XIX.Romântico é aquilo que se refere ao Romantismo como movimento literário.

Ex.: Castro Alves foi um poeta romântico.

Fora do campo literário, o termo romance ganhou o significado de “caso de amor”, uma situação que envolve pessoas apaixonadas.

Livros de romance juvenil são obras mais recentes, todas do séc. XXI, com linguagem e temática voltada para o público jovem e adolescente.  Stephanie Perkins é uma das escritoras de romances juvenis mais renomadas da atualidade. “Lola e o Garoto da Casa ao Lado” é o seu segundo título, lançado em 2011 – após o badalado “Anna e o Beijo Francês”. Conta a história de Lola, uma jovem e extravagante designer de moda que vive o relacionamento perfeito com seus pais e seu namorado. Até que seus vizinhos voltam para a cidade.

Disponível em: https://www.zoom.com.br/livros/deumzoom/melhores-livros-romance Acesso em 22 de out. de 2021. (Adaptado)

Características do Romance

O romance pertence ao gênero narrativo da literatura, pois apresenta uma sequência de fatos interligados que ocorrem ao longo de certo tempo. A marca principal desse tipo de texto é a relação temporal que se estabelece entre os fatos, mesmo que não sejam narrados na sequência temporal em que ocorreram, é sempre possível reconstituir essa sequência.

Um romance apresenta quatro elementos em sua estrutura: narrador, personagem, enredo e tempo.

  • Narrador – aquele que conta o que aconteceu na história. Ele faz parte da narrativa, é um elemento da estrutura, não devendo ser confundido com o autor. O narrador pode ser uma das personagens e relacionar-se com outras. Nesse caso é um narrador em primeira pessoa.
  • Personagens – são os elementos do texto que praticam as ações e provocam o desenvolvimento da história. São representações fictícias de seres humanos, que podem ser descritos do ponto de vista físico e psicológico. A personagem principal de um romance é chamada de protagonista.
  • Enredo – é o nome que se dá a sequência dos fatos da narrativa. A palavraenredo vem de rede, o que sugere um entrelaçamento de fatos. O enredo apresenta situações de conflito e a partir dele se chega ao tema, que é o motivo central do texto.
  • Tempo – as ações das personagens acontecem no tempo. Num romance pode existir o tempo cronológico e o tempo psicológico. O tempo cronológico é o tempo exterior, marcado pela passagem das horas, dos dias etc. Os fatos do enredo podem ser organizados numa sequência de antes e depois, isto é, numa sucessão temporal. O tempo psicológico é o tempo interior aquele que transcorre dentro das personagens. Por ser subjetivo, não pode ser medido ou calculado. É o tempo da memória, das reflexões.

Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/romance Acesso em 20 de out. de 2021.

Disponível em: https://www.significados.com.br/romance/ Acesso em 20 de out. de 2021.

O texto a seguir é um fragmento do romance Soul Love, Lynda Warterhouse. O trecho que se segue apresenta o prólogo e parte do primeiro capítulo do livro.

Vamos à leitura?

Soul Love

Lynda Warterhouse

Noite quente de verão. Para ser exata, estamos no primeiro sábado do mês de agosto. As estrelas nunca brilharam tanto. Estou sentada na janela do meu quarto, admirando esse espetáculo deslumbrante e pensando nas coisas que me aconteceram naquele verão.

Eu era outra Jenna Hudson. A lembrança dói. Meu cérebro tenta descobrir onde fica exatamente a dor, mas logo desiste, porque tudo dói. Estou cansada de viver como se já fosse uma pessoa adulta e madura. Gostaria de voltar a ser criança – uma garotinha de seis anos que caiu da bicicleta. Gostaria de fazer cara de choro e correr aos berros para a cozinha, onde minha mãe me ergueria do chão, me daria um forte abraço e beijaria meu joelho esfolado. Eu pararia de chorar e tomaria leite com chocolate para a dor passar.

Essa é uma das coisas que as pessoas não nos ensinam quando falam de crescer: como lidar com as dores que não passam com um beijo.

Dei um suspiro de alívio quando o carro entrou na estrada que levava à casa de tia Sarah. Como eu e mamãe não estávamos nos falando quando saímos de Londres, eu não imaginava para onde ela ia me despachar. A julgar por seu mau humor, ela seria bem capaz de me comprar um bilhete só de ida para um desses acampamentos onde a gente passa as férias de verão usando um uniforme verde-oliva e dizendo sem parar: “Sim, senhor! Não, senhor!”.

– Não posso ficar com você, Jenna – disse mamãe com frieza, enquanto abria o porta-malas e punha minhas coisas na calçada. – Marcus fica inquieto quando demoro a voltar. Mal suspirei. Eu não estava disposta a quebrar meu voto de silêncio. Estava furiosa com mamãe. Ela sempre se preocupava mais com meu irmãozinho de oito anos do que comigo. Fiz cara de ironia e continuei no carro, enquanto ela se dirigia para a casa de tia Sarah. (…)

Quando a mãe de Tara Cowley descobriu que a filha fora reprovada de propósito nas provas, seus cabelos ficaram brancos da noite para o dia. O que eu tinha feito era bem pior do que ser reprovada, mas os cabelos castanho-escuros de mamãe continuavam intactos.

Antes de deixarmos de nos falar, tudo o que minha mãe me dizia eram coisas do tipo:

– Jenna, como você pôde… – ou o clássico:

– Quando eu tinha a sua idade… – seguido da típica reclamação dos “pais modernos”:

– Você tem ideia de como foi difícil conseguir vaga para você na escola Coot‟s Hill? Precisei comprar esta casa horrorosa só porque fica perto da escola!

Eu me sentia muito culpada por isso. É difícil conseguir matrícula nas boas escolas de Londres.

Mamãe então começava a resmungar que talvez precisasse procurar uma escola da rede privada…

– Se é que alguma vai aceitar você!

Toda vez que ela dizia, pela milionésima vez:

– Jenna, quando eu tinha a sua idade…

Eu estourava:

– Mamãe, isso foi há muuuuuito tempo, (…)

Aí rolava uma briga feia e a gente parava de se falar.

Que mais eu podia fazer? (…)

Imagem disponível em: https://a-static.mlcdn.com.br/618×463/livro-soul-love/magazineluiza/226624200/f82c0921f7a4293a2e80286238e94358.jpg Acesso em 20 de out. de 2022.

Disponível em https://docs.google.com/file/d/0B4QP-eUNplV1YThlT1Npd2dCN28/edit?resourcekey=0-TSX3ZjplznM27TyNK4uyBg Acesso em 20 de out. de 2022. (Adaptado)

Você tem acesso ao romance completo no site:

https://docs.google.com/file/d/0B4QP-eUNplV1YThlT1Npd2dCN28/edit?resourcekey=0-TSX3ZjplznM27TyNK4uyBg


ATIVIDADES

  1. Um texto narrativo é construído por meio do diálogo entre as personagens. A história é contada a partir das ações em que elas estão envolvidas. Por isso, as personagens são fundamentais para a composição de uma narrativa. Cite algumas personagens apresentadas no trecho que você leu.

2. Considerando o que você leu ou conhece, quem é a protagonista dessa história?

3. O foco narrativo de um texto se define pela perspectiva por meio da qual o narrador opta para relatar os acontecimentos inerentes ao enredo, ele pode não somente ter conhecimento, mas participar da história, narrando os fatos em primeira pessoa (narrador personagem); ou apenas ter conhecimento, sem se envolver na história, nesse caso, os fatos são narrados em terceira pessoa (narrador observador). Qual é o foco narrativo desse texto? Que fragmentos do texto comprovam a sua resposta?

4. Observe o trecho “Quando a mãe de Tara Cowley descobriu que a filha fora reprovada de propósito nas provas, seus cabelos ficaram brancos da noite para o dia. O que eu tinha feito era bem pior do que ser reprovada, mas os cabelos castanho-escuros de mamãe continuavam intactos.” 

Em sua opinião, o que Jenna Hudson teria feito para ser expulsa da escola Coot‟s Hill?

5. O trecho que você leu de Soul Love despertou em você o desejo de ler a história toda? Por quê? Que tipo de romance te chama a atenção? Por quê?

6. Em “- Se é que alguma vai aceitar você!”, o ponto de exclamação nesse trecho reforça a ideia de

A) conclusão.
B) indignação.
C) afirmação.
D) interrogação.

7. Em “Dei um suspiro de alívio quando o carro entrou na estrada que levava à casa de tia Sarah.”, o efeito de sentido da palavra destacada expressa a ideia de

A) tempo.B) modo.C) intensidade.D) afirmação.

8. No trecho “Aí rolava uma briga feia e a gente parava de se falar.”, a linguagem utilizada nesse trecho é

A) formal.B) informal.C) regional.D) poética.

9. Para conseguir o efeito desejado, os autores utilizam-se de variados recursos de linguagem. Nesse sentido, em “- Mamãe, isso foi há muuuuuito tempo, (…) ”, a repetição do “u” objetiva

A) intensificar a ideia de tempo.C) demonstrar a ideia de lugar.
B) modificar o pensamento da mãe.D) reforçar a ideia de modo.

10. Em “Estou sentada na janela do meu quarto, admirando esse espetáculo deslumbrante e pensando nas coisas que me aconteceram naquele verão. “, as expressões destacadas, nesse trecho do texto, demonstram um foco narrativo em

A)1ª pessoa – narrador personagem, aquele que participa da história.

B) 3ª pessoa – narrador observador, aquele que apenas narra o que vê.

C) 3ª pessoa – narrador onisciente, aquele que tem total conhecimento de personagens e fatos.

11. Sobre o romance, todas as alternativas estão corretas, exceto

A) O romance é gênero textual da tipologia  narrativa, pois apresenta uma sequência de fatos interligados que ocorrem ao longo de certo tempo.

B) Romance é um gênero literário que corresponde a uma composição em prosa, ou seja, uma narrativa com diversas tramas. 

C) O romance apresenta quatro elementos em sua estrutura: narrador, personagem, enredo e tempo.

D) O romance é um gênero textual jornalístico, construído a partir da defesa de um ponto de vista e de argumentos relativos à ideia defendida.

12. No trecho “… O que eu tinha feito era bem pior do que ser reprovada, mas os cabelos castanho-escuros de mamãe continuavam intactos…,” o conectivo em destaque expressa a

A) alternância das ideias.C) explicação das ideias.
B) adição das ideias.D) oposição das ideias.

Frase, oração e período

Estudar as diferenças entre Frase, Oração e Período é importante para que possamos compreender a sintaxe da língua portuguesa, os enunciados e suas unidades.

Frase – É toda comunicação dotada de sentido. Como por exemplo:

Ex.: Noite quente de verão.

Além de conseguirmos entender a mensagem, ainda percebemos um outro aspecto que dela faz parte:

Não contém verbo!

Assim, uma frase poderá ter ou não um verbo. Quando possui, é chamada de frase verbal. E quando não, é chamada de frase nominal.

Oração – É todo enunciado (algo dito) que se constitui em torno de um verbo. Assim como nos demonstra o exemplo:

Ex.: As estrelas nunca brilharam tanto.

Aqui conseguimos perfeitamente interpretar o enunciado e ainda constatamos a presença do verbo brilhar (brilharam).

Período – É todo enunciado que se constitui de uma ou mais orações. Assim como:

Ex.: Eu pararia de chorar e tomaria leite com chocolate para a dor passar.

Percebemos que o enunciado, além de estar claro, ainda possui os verbos (pararia, chorar, tomaria e passar).

Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/portugues/aprendendo-o-conceito-de-frase-oracao-e-periodo.htm Acesso em 25 out. 2021. (Adaptado)

De acordo com o número de orações que apresentam, os períodos podem ser classificados em simples (apenas uma oração) ou compostos (duas ou mais orações).

Período simples: Eu visitei minha tia ontem.

Período composto: Eu visitei minha tia, mas meu tio não estava em casa.

As orações são facilmente identificáveis através da contagem dos verbos ou locuções verbais:

  • Jenna foi ao médico. (uma oração)
  • Jenna foi ao médico e fez alguns exames. (duas orações)
  • Jenna foi ao médico e fez alguns exames, apesar de estar bem naquele dia. (três orações)

As orações são classificadas em orações coordenadas e orações subordinadas.

Mas esse assunto você aprenderá em outra aula

Disponível em: https://www.normaculta.com.br/frase-oracao-e-periodo-significado-e-exercicios/Acesso em: 31 out. 2022. (adaptado)

ATIVIDADES

13. Identifique as orações presentes na tirinha a seguir.

Disponível em: https://static.todamateria.com.br/upload/ti/ri/tirinhadamafaldatelevisao-cke.jpg Acesso em 31 de out. de 2022.
 

14. Nos fragmentos que se seguem, identifique as frases com (F), as orações com (O), e os períodos com (P).

a) “Eu era outra Jenna Hudson.”

b) “A lembrança dói.”

c) “Sim, senhor! Não, senhor!”.

d) “Antes de deixarmos de nos falar, tudo o que minha mãe me dizia eram coisas do tipo:”

15. O fragmento “- Jenna, quando eu tinha a sua idade…”, pode ser classificado como

A) frase.

B) oração.

C) período.

16. Identifique as orações nos períodos a seguir, conforme exemplo:

a) Estava perdida e não sabia o que fazer.

1ª oração: Estava perdida

2ª oração: e não sabia

3ª oração: o que fazer.

b) Caiu e machucou-se outra vez.

1ª oração:

2ª oração:
c) Ela continua doente e não aceita ir ao hospital.

1ª oração:

2ª oração:

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-frase-oracao-e-periodo/ Acesso em 28 de out. de 2021. (Adaptado)

PRODUÇÃO TEXTUAL

Leia o primeiro capítulo do livro Soul Love e produza um resumo crítico sobre o que você leu.  

O resumo crítico é um texto de opinião, que faz uma avaliação a respeito da obra estudada (nesse caso, somente do capítulo 1).

Primeiro você fará a síntese do capítulo 1, que consiste numa visão geral do capítulo. Posteriormente, você fará dará a sua opinião sobre o que leu, ou seja, a sua visão sobre o capítulo da obra. Não esqueça de reler o seu texto e fazer as correções necessárias.

Você poderá baixar o livro em PDF no site:

https://docs.google.com/file/d/0B4QP-eUNplV1YThlT1Npd2dCN28/edit?resourcekey=0-TSX3ZjplznM27TyNK4uyBg

Caso não tenha acesso à internet e não seja possível baixar o livro sugerido, faça o resumo do capítulo 1 de uma obra que você leu e gostou, seguindo as mesmas orientações.

Bom trabalho!