AULA 22/2022 – Características produtivas dos países latino-americanos - 05/12/2022

CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS DOS PAÍSES LATINO-AMERICANO

Fonte:https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/america-latina

América Latina é uma expressão usada para fazer referência aos países e dependências da América que foram colonizados por países latinos, ou seja, Portugal, Espanha e França. Portanto, são países e dependências que têm como línguas oficiais o português, o espanhol e o francês.

Ao todo, existem vinte países latino-americanos e duas dependências.

Países:  Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Dependências: Guiana Francesa e Porto Rico.

Vamos entender a história desses países?

Grande parte dos países da América Latina foram colonizados e explorados, a partir do século XVI, por Portugal e Espanha. Portugueses e espanhóis exploraram as riquezas minerais e naturais destes países, enviando-as para a Europa.

A agricultura foi uma das bases da economia no período colonial. Ela se caracterizou, principalmente, pelo latifúndio e monocultura.

No processo de colonização, os espanhóis e portugueses usaram mão de obra escrava de origem africana em quase todas as colônias. As terras indígenas foram tomadas a força e a cultura europeia imposta aos nativos. Durante toda fase colonial ocorreram várias rebeliões e movimentos emancipacionistas, que foram reprimidos como violência pelas metrópoles.

Estes países obtiveram a independência somente no século XIX, porém os problemas sociais se mantiveram por muito tempo.

Características produtivas

A economia dos países da América Latina tem suas principais atividades produtoras voltadas para o setor primário, que corresponde à produção de produtos agropecuários, extração vegetal, animal e mineral.

Após a Segunda Guerra Mundial países como Brasil, México, Argentina tiveram que se industrializar, pois os países que os abasteciam de mercadorias industrializadas estavam em processo de reconstrução devido à guerra, então, não tendo quem produzisse, tiveram que conduzir sua auto sustentação, conhecida como industrialização por substituição de importação.

Outra característica dos países latinos é a industrialização tardia que veio a ocorrer apenas no século XX, tendo em vista que a Revolução Industrial teve início no final do século XVIII início do XIX, totalizando quase 100 anos de atraso e, por último, a grande dependência financeira em relação aos países ricos.

Economia da América Latina

México, Brasil e Argentina se destacam na produção industrial e na exportação dos produtos manufaturados, já que possuem uma base industrial mais sólida que outras nações. A maioria dos outros países dependem da exportação e dos commodities minerais e agrícolas.

Nessa região, a agricultura de subsistência é evoluída, com destaque para a pesca, caça e coleta. Os colonizadores europeus chegaram aos países e deram continuidade ao cultivo, mas voltado para a exportação, buscando a própria rentabilidade.

Dessa forma, esses países têm como base de exportação os produtos primários, deixando o processo de industrialização ainda mais lento quando comparado com nações desenvolvidas.

A policultura e a monocultura são as principais formas de produção.

A atividade econômica mais lucrativa para os países latino-americanos é a pecuária, já que muitos animais, como gados e bois, são criados em regiões mais frias ou de clima tropical.

Outra grande atividade é a mineração e o extrativismo, principalmente na exportação desses itens para o resto do mundo.

Exploração mineral na Venezuela e Bolívia

O subsolo venezuelano é rico em recursos minerais, especialmente o petróleo. O país detém uma das maiores jazidas de petróleo do mundo, fato que o coloca como um dos grandes exportadores de combustíveis fósseis do planeta. A maior concentração do minério no país está situada nas proximidades do Lago Maracaibo.

Fonte: encurtador.com.br/iCUV9

Na Bolívia, as riquezas minerais estão situadas nas regiões de Potosí, La Paz e Oruru, onde se encontra estanho (a Bolívia é o 4° maior produtor mundial), prata, cobre, tungstênio, antimônio, zinco, e outros. Nas regiões de Santa Cruz e Beni, estão localizadas as jazidas de ferro e ouro (cerro San Simón).

As multinacionais na economia latino-americana

As multinacionais ingressaram na América Latina a partir do século XX, devido às condições favoráveis, como mão-de-obra (farto número de trabalhadores e baixos salários), matéria prima (concentração de recursos naturais e leis ambientais não rigorosas), mercado consumidor (países populosos com milhões de pessoas propícias a consumir) e isenção de impostos (os países dão incentivos fiscais para a instalação de uma empresa).

Fonte: https://www.suno.com.br/artigos/empresa-multinacional/

As multinacionais dominam vários ramos industriais, como automobilístico, alimentício, siderúrgico, metalúrgico e eletroeletrônico. Esse processo favoreceu o não surgimento de empresas genuinamente nacionais.

Os países latinos possuem, em sua grande maioria, dívidas contraídas no processo de descolonização, os referidos encontram dificuldades em pagar tais dívidas, principalmente porque são produtores primários.

ATIVIDADES

  1. Marque a alternativa que contém informações referentes à América Latina:

A) Colonização inglesa com algumas áreas de influência francesa.

B) Possui os melhores índices de desenvolvimento humano do continente.

C) Abrange todos os países da América Central e do Sul.

D) Não se utilizou do trabalho escravo

2. De acordo com a leitura do texto, complete as lacunas:

A policultura e a monocultura são as principais formas de _____________. A atividade econômica mais lucrativa para os países latino-americanos é a ____________.

A) consumo; produção.
B) produção; pecuária.
C) renda; investimento.
D) soja; renda.

3. As commodities – ou commodity, no singular – é uma expressão do inglês que se difundiu no linguajar econômico para fazer referência a

A) um determinado bem ou produto de origem primária.

B) um único produto fabricado nos países da Europa.

C) uma festa típica de compra e venda de mercadorias.

D) uma mercadoria de origem terciária.

4.  A economia dos países da América Latina tem suas principais atividades produtivas voltadas para qual setor?

A) primário.

B) secundário.

C) terciário.

D) quaternário.

5. A mineração é uma técnica para a extração dos minérios. Em muitos países, é uma importante atividade econômica, que envolve grandes estruturas e processos. Indique quais são os minérios encontrados na Bolívia.

6. Sabemos que commodities refere-se a determinados bens ou produtos de origem primária comercializados nas bolsas de mercadorias e valores de todo o mundo e que possui um grande valor comercial e estratégico. Cite exemplos de commodities.

7. O mapa a seguir, representa as exportações de produtos agrícolas mundiais. As setas em verde representam os locais de onde os produtos estão saindo, e onde estão chegando, ou seja, aqueles que estão importando determinados produtos. Nesse sentido, responda as questões a seguir

a) De acordo com o mapa, a América do Sul tem exportações realizadas para quais locais?

b) A América do Sul recebe importações principalmente de quais continentes?

8. Após a leitura do texto e as discussões em sala de aula com seus colegas e professor (a) sobre o assunto tratado. Responda os itens a seguir entre verdadeiros e falsos.

a) (  ) A economia dos países da América Latina tem suas principais atividades produtoras voltadas para o setor primário, que corresponde à produção de produtos agropecuários, extração vegetal, animal e mineral.

b) (  ) Os países Latino americanos são: Canadá, que é o maior país do subcontinente; Estados Unidos; e México, que é o menor deles.

c) (  ) A atividade econômica mais lucrativa para os países latino-americanos é a pecuária.

d) (  ) A agricultura foi uma das bases da economia no período colonial. Ela se caracterizou, principalmente, pelo latifúndio e monocultura.

9. Os países latino-americanos mais ricos são Brasil, México e Argentina. Você saberia dizer a principal fonte econômica do nosso país?

10. Já compreendemos que o subsolo venezuelano é rico em recursos minerais, especialmente o petróleo. O país detém uma das maiores jazidas de petróleo do mundo, fato que o coloca como um dos grandes exportadores de combustíveis fósseis do planeta. Mas, você saberia dizer o que aconteceu nesse país nos últimos anos? Faça pesquisas e converse com seu professor (a), para entender a crise econômica que ocorreu nesse país.