AULA 22/2022 – Mangás; Estrutura composicional; ortografia. - 05/12/2022

MANGÁ

sujuda, yuuto – 2012 – Ainda saindo episódios – Nota no MAL: 8.61

Desde pequeno, Souma Yukihira ajudou no restaurante do pai e disso nasceu uma paixão por culinária e um sonho de herdar o restaurante e ser melhor que o pai.

No entanto, quando o pai de repente fecha o restaurante para testar suas habilidades pelo mundo, ele manda o filho para uma escola de culinária de elite onde apenas 10% são aprovados. Enquanto Souma e seus colegas batalham para lidar com a dificuldade da escola, mais e mais desafios caem sobre eles, botando a prova tudo que Souma aprendeu com o pai.

Disponível em https://yokaipop.com.br/1973/10-mangas-de-vida-escolar/ Acesso em 01 de nov. de 2022.

Disponível em https://issuu.com/catalogomega/docs/grimms_mangatale Acesso em 01 de nov. de 2022.

Grimms Mangá – Novas Histórias, Kei

Ishiyama volta a se apresentar com quatro novas e inusitadas interpretações saídas diretamente das fábulas dos Irmãos Grimm!

Branca de Neve e o caçula dos sete anões formam uma dupla que é pura ternura e numa adaptação livre da famosa história do Sapo Rei, a artista nos prepara uma grande surpresa mostrando que o amor pode superar qualquer obstáculo.

Muitas aventuras com o atrevido – e cativante – Gato de Botas e ainda, muito romance com o casal de A Bela e a Fera que, com a ajuda de uma andorinha cantante, finalmente pode viver uma grande história de amor.

• Autor: Kei Ishiyama

Disponível em https://www.lojanewpop.com.br/grimms-manga-novas-historias Acesso em 01 de nov. de 2022

Disponível em https://slideplayer.com.br/slide/18085707/ Acesso em 01 de nov. de 2022.

O Gênero mangá se constitui e se diferencia das tradicionais e conhecidas histórias em quadrinhos -HQs através de várias características vistas no quadro a seguir:

Quando um mangá faz muito sucesso é bem comum que eles ganhem adaptações animadas que vão para as TVs ou para os cinemas, que são os animes.

Disponível em https://www.lojatoys4fun.com.br/blog/adaptacoes-de-animes-e-manga-para-cinema-e-streaming-sucessos-fracassos/ Acesso em 01 de nov. de 2022

Recentemente foram divulgadas as primeiras imagens da versão, onde o ator Takumi Kimatura (Tokyo Revengers) aparece caracterizado como o protagonista Yusuke Urameshi. Maiores informações sobre a adaptação não são de conhecimento do público, como a data de estreia e o elenco escalado, por exemplo. Isso gera uma curiosidade absurda sobre o que a empresa vai realizar com o projeto. Os fãs estão com um pé atrás, os motivos são vários, um deles é a possibilidade de a produção descaracterizar a obra original, o que já ocorreu com outras produções, muitas delas sendo hollywoodianas.

Disponível em https://www.lojatoys4fun.com.br/blog/adaptacoes-de-animes-e-manga-para-cinema-e-streaming-sucessos-fracassos/ Acesso em 01 de nov. de 2022.

O mangá pode ser dividido em várias categorias e nichos, veja aqui alguns exemplos:

Público: kodomo (Criança): Shonen (menino); Shojo (menina); Seinen (homens jovens); Josei (mulheres jovens); Gekigá (adultos) e muito mais!

Gênero: Slice of Life (Geralmente escolar ou sobre o di-a-dia); Mahou Shojo (garota mágica); Mecha (com robôs); ação, drama, esporte e entre outros.

No link https://blogbbm.com/você tem uma biblioteca de mangás.

 Disponível em https://asasdedragao.com/o-que-e-manga/ Acesso em Acesso em 01 de nov. de 2022.  (Adaptado)

ORIGEM DO MANGÁ

Embora as primeiras manifestações dos quadrinhos japoneses datem ainda do século XI, com caricaturas cômicas de animais chamadas “chôjûngiga”, foram necessários 600 anos para que o termo “mangá” efetivamente surgisse.

Foi em 1814 que o pintor Katsushika Hokusai lançou o primeiro encadernado contendo uma coleção de histórias com desenhos sequências. A série, que teve 15 volumes, foi batizada de “Hokusai Mangá”. A partir daí os quadrinhos japoneses passaram a ser chamados de “mangás”, no entanto, essa denominação seria consolidada somente no Japão pós- Segunda Guerra, já nos anos 1950, com as obras de Osamu Tezuka.

Disponível em https://editorajbc.com.br/mangas/inf/o-que-e-manga/ Acesso em 01 de nov. de 2022.

CARACTERÍSTICAS DO MANGÁ

Geralmente são em preto e branco e os traços exploram o potencial expressivo das personagens, com olhos grandes e visual extravagantes. O Mangá utiliza uma linguagem verbal e não-verbal para que o leitor possa tecer interpretações e compreender os significados das suas histórias.

Disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiram-os-primeiros-mangas-e-animes/ Acesso em 01 de nov. de 2022. (Adaptado)

MANGÁS NO BRASIL

O primeiro mangá lançado no Brasil foi Lobo Solitário, em 1988, pela Cedibra, mas adaptado para a leitura ocidental. Isso invertia as artes originais e quase todos os personagens viravam canhotos. Só quando a Conrad lançou Dragon Ball, em 2000, os mangás passaram a sair no seu formato original, e lidos “de trás pra frente”. Já os animês chegaram nos anos 60 e é difícil precisar qual foi o primeiro. Vieram inicialmente: Homem de Aço, Oitavo Homem, Ás do Espaço, Zoran e outros.

Os animês são exibidos no Brasil há mais de 40 anos, e séries como Don Drácula, Piratas do Espaço, Menino Biônico e Sawamu colecionam fãs. Mas o maior fenômeno foi Cavaleiros do Zodíaco, que, sozinho (e sem esta pretensão), gerou em 1994 o boom dos desenhos japoneses que ecoa até hoje.

Disponível em  https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiram-os-primeiros-mangas-e-animes/ Acesso em 01 de nov. de 2022

ATIVIDADES

Leia o mangá abaixo seguindo a orientação numérica e, depois, responda às questões 1 a 4.

Disponível em https://monografias.brasilescola.uol.com.br/arte-cultura/a-utilizacao-manga-no-ambito-ilustracao-na-cultura-jovem-brasileira.htm
Acesso em 04 de nov. de 2022.

1.  A partir da leitura do Mangá acima, pode-se perceber que o autor

A) estruturou da esquerda para a direita como se deve fazer em todo tipo de HQs.

B) estruturou da direita para a esquerda e de trás para frente, como se faz na composição dos Mangás.

C) não obedeceu à estrutura que se espera na construção de Mangás.

D) utilizou uma sequência de quadrinhos tradicionais que precisam ser reorganizadas.

2. Quanto às personagens, pode-se afirmar que

A) apresentam características parecidas com as personagens japonesas de Maurício de Sousa.

B) apresentam estilo muito comum às diversas personagens dos HQs.

C) apresentam as características comuns ao estilo como os olhos grandes e expressividade facial acentuada.

D) apresentam pouca expressividade facial e são marcadas por traços europeus.

3. Como nos HQs, os Mangás apresentam tanto a linguagem verbal quanto não verbal. No texto lido, as falas se estruturam

A) com balões desenhados com alongamentos para demonstrar de forma clara a personagem que fala.

B) com balões desenhados com rabicho curto e outras falas em retângulos para se referir à fala do narrador da história.

C) com balões desenhados e quadros para se diferenciar dos HQs conhecidos no Brasil.

D) com balões desenhados de formas variadas para representar o humor das personagens e a fala do narrador.

4. Assim como nas Histórias em Quadrinhos, nos Mangás os autores recorrem às figuras da linguagem para estruturar o texto. A figura da linguagem que se destaca na sequência 4 é a

A) hipérbole, pois há um exagero na estrutura do balão.

B) comparação, pois o quadrinista mostra a diferença da fala do narrador e da personagem.

C) aliteração, pois repete o som da vogal para provocar o barulho que a personagem faz.

D) onomatopeia, pois sugere a queda da personagem, marcada linguisticamente pela interjeição “oh”. 

Leia o texto abaixo e responda à questão 5 e 6.

Disponível em: http://editoracriativo.com.br/produtos/exibir/152/400-imagens-manga-do-comeco-ao-fim#.Y2Q-pHbMJD8 Acesso em 04 de nov. de 2022

5. Sobre o texto lido acima, marque V para verdadeiro e F para falso.

(  )  Os Mangás chegaram no Brasil há mais de 10 anos.

(  )  Havia publicações de Mangás no Brasil, no entanto eram produções feitas por japoneses.

(   ) Sempre houve muita informação sobre o gênero Mangá, e, por isso é popular.

(   ) Sérgio Peixoto Silva é um dos editores sobre Mangás.    

6. Releia o trecho “Mas poucos lembram que já havia publicações desde os anos de 1960…”, caso o autor substituísse a palavra destacada pelo “mais” a frase continuaria ortograficamente correta e manteria o significado?  

Leia o texto abaixo para responder às questões 7 a 15.

Disponível em https://www.estudiodanielbrandao.com/tag/ilustracao/page/8/ Acesso em 07 de nov. de 2022.
 

7. No texto acima, há informações sobre o(a) produtor(a) do Mangá. Identifique e transcreva-as.

8. Qual o sentido de “Todo dia era o mesmo dia, e tudo seguia” no contexto acima?

9. Conforme a leitura feita, o que a personagem não gostaria de saber?

10. Por que para a personagem doeu escutar que os dias não eram os mesmos e nem iguais?

11. A linguagem não verbal contribui para que o leitor compreenda a história? 

12. Ao final, a personagem chega à conclusão de que a mudança deveria ser dela e não dos dias? Explique.

13. No último quadrinho, a personagem é vista em dos planos. Explique.

14. Você foi convidado a redigir o seguinte trecho: “Todo dia era o mesmo dia, e tudo seguia”, nesse caso, você poderia substituir a conjunção “e” por

A) pois, mantendo a ideia de explicação.

B) porque, mantendo a ideia de alternância.

C) mas, mantendo a ideia de intensidade.

D) mas, mantendo a ideia de oposição.

15. Reescreva o trecho “E naquele momento o quanto doeu… ver que a voz era minha” acrescentando “mas, mais ou más” após o verbo “doeu”. Explique o porquê do uso. 

Produção de Texto

Você já leu ou já assistiu a algum mangá ou animê? Você gosta deste estilo de desenho? Comente um pouco sobre sua experiência com esta arte. Caso não tenha tido contato com essa arte, comente sobre as aprendizagens desta aula com a leitura e interpretação da proposta da atividade.

                         Disponível em https://i.pinimg.com/564x/26/4e/ca/264ecab88dab7dc8e10a04b29a9cf4ad.jpg Acesso em 04 de nov. de 2022.

  Agora chegou sua vez de entrevistar um colega, amigo(a) ou alguém da comunidade escolar (ou alguém a sua escolha). As perguntas aqui são sugeridas, caso queira, poderá acrescentar, trocar, utilizar outras… desde que sejam voltadas para o gênero Mangá que acabamos de estudar.      

1 – Há quanto tempo você gosta de ler mangás?

2 – O que mais gosta na leitura do mangá?

3 – O que te influenciou a gostar dos quadrinhos japoneses?

4 – Para você, o que diferencia o mangá dos quadrinhos americanos?

5 – Você acha que o mangá pode mudar o comportamento do jovem? Se sim, justifique.

6 – Você sabe dizer como surgiu à febre do mangá no Brasil?

7 – Você se considera um otaku?

8 – Sabe a diferença entre um otaku brasileiro e um japonês?

9 – O que te atrai nos eventos relacionados à cultura pop japonesa?

10 – Existe diferença entre os heróis japoneses e estadunidenses? Se sim, quais?

Disponível em https://monografias.brasilescola.uol.com.br/arte-cultura/a-utilizacao-manga-no-ambito-ilustracao-na-cultura-jovem-brasileira.htm Acesso em 04 de