AULA 22/2022 – Pesquisa amostral e censitária – planejamento, execução e interpretação dos dados por meio de tabelas e gráficos. Gráficos de setores: interpretação, pertinência e construção para representar conjunto de dados. - 05/12/2022

Pesquisas Estatísticas

A pesquisa estatística é uma ciência que, por meio de seu estudo, permite tirar conclusões sobre diversos fenômenos socioeconômicos em um grupo de indivíduos, o qual denominamos de população estatística, estudando apenas uma pequena parcela desse grupo, a qual denominamos de amostra.

Não devemos confundir a população geográfica com a população estatística, pois nem sempre elas coincidem. Por exemplo, numa pesquisa para saber quem vai ganhar as próximas eleições para presidente da república, a população geográfica são todos os brasileiros e a população estatística são os brasileiros votantes (eleitores), ou seja, os brasileiros acima de 16 anos.

Pesquisa Amostral

No exemplo anterior, como não é possível entrevistar todos os eleitores brasileiros numa pesquisa eleitoral, é escolhida apenas uma parcela desses eleitores para ser entrevistada. Esse método de escolha é chamado de pesquisa amostral e deve ser representativa, respeitando a proporção de mulheres, homens, pessoas de variadas etnias, faixas etárias, classes sociais e graus de formação diferentes.

http://Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/2270933/8/images/3/Pesquisa+eleitoral%3A+um+exemplo+de+levantamento+por+amostragem.jpg. Acesso 19 de nov. de 2022.

Pesquisa Censitária

Suponha que você queira investigar a quantidade de irmãos dos alunos da sua turma. Para isso, é possível perguntar a cada um de seus colegas quantos irmãos eles têm e registrar as respostas. Nesse caso, todos os elementos da população (seus colegas de turma) serão entrevistados. Esse tipo de pesquisa em que 100% da população é entrevistada é denominada de pesquisa censitária ou censo.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza a cada dez anos o Censo Demográfico, uma pesquisa censitária que envolve toda população brasileira, com o objetivo de descrever as características desta população, como educação, trabalho, moradia, composição dos domicílios e as características econômicas. A pesquisa é realizada pessoalmente e pelo fato de o território nacional ser muito extenso e populoso esta pesquisa torna-se bastante cara para os cofres públicos.

Planejando e coletando dados

Veja alguns passos importantes a serem considerados numa coleta de dados.

Veja o roteiro/planejamento de Miguel

Miguel estava navegando na internet e deparou com um texto que dizia:

Com essa leitura, Miguel ficou curioso para saber como está o hábito da leitura de seus colegas da escola então, ele decidiu fazer uma pesquisa.

Para realizar a pesquisa, Miguel conversou com a sua professora que adorou a ideia e a ajudou na elaboração de seu Plano de Pesquisa.

Veja que dos passos citados anteriormente, Miguel já tinha definido os passos 1, 2 e 4, pois ele já sabia o assunto/tema, o porquê – o objetivo – da sua pesquisa e onde seria.

Plano de Pesquisa – gostar de ler

Antes da coleta dos dados:

1. Assunto: Hábito de leitura

2. Objetivo: Identificar a constância e o gosto da leitura.

3. Pesquisadora: Miguel Antônio Nascimento da Silva

4. Local da pesquisa: Escola em que Miguel estuda.

5. População da pesquisa: Alunos do 6º ao 9º Ano, da escola de Miguel.

6. Forma da pesquisa: Entrevista.

7. Instrumento utilizado para coleta e registro dos dados: Questionário.

8. Tempo necessário para coleta dos dados: 4 semanas.

Depois de coletar os dados:

9. Organização dos dados: tabelas e gráficos de colunas.

10. Análise e avaliação dos dados coletados: Através dos dados organizados nas tabelas e no gráfico.

11. Publicação dos dados: Exposição no painel da escola e apresentação nas salas de aula.

No plano ficou decidido que Miguel faria, em um período de 4 semanas, entrevistas com 40 colegas de 6° ano ao 9° Ano, para isso ela utilizaria um questionário para cada entrevistado.

Questionário do Miguel – gosto pela leitura

Data do preenchimento do questionário: ——/——-/———– Horário: ——:——-

Idade do entrevistado: ———————————–

1. Gênero

(   ) masculino

(   ) feminino

2. Você gosta de ler?

(   ) Não gosto

(   ) Gosto pouco

(   ) Gosto muito

3. Com que frequência você lê livros de literatura indicados pela escola como contos, crônicas, romances ou poesias?

(     ) Todos os dias ou quase todos os dias

(     ) Pelo menos 1 vez por semana

(     ) Pelo menos 1 vez por mês

(     ) Menos de 1 vez por mês

(     ) Não leio

4. Quantos livros você leu nos últimos doze meses?

(    ) nenhum

(    ) 1

(    ) 2

(    ) 3

(    ) 4

(    ) 5 ou mais

5. Que ano você está cursando?

(    ) 6º ano

(    ) 7º ano

(    ) 8º ano

(    ) 9º ano

Após as 40 entrevistas, Miguel organizou os dados coletados em tabelas, ele organizou uma tabela para cada informação. Veja como ficaram.           

Tabela 1.

Tabela 2.

Tabela 3.

Tabela 4.

Tabela 5.

Para facilitar a visualização dos dados referentes a Frequência de leitura de livros indicados pela escola, de acordo com o ano cursado pelos estudantes, Miguel juntou as informações das tabelas 3 e 5 e construiu uma tabela (TABELA 6). Veja a seguir:

Junção das informações das tabelas 3 e 5 – Tabela 6

Depois Miguel jogou os dados da tabela em uma planilha do Excel e construiu um gráfico. Observe a seguir:

Gráfico de setores

Também chamado gráfico de pizza, o gráfico de setores consiste em um círculo dividido em “fatias coloridas”, isto é, em setores. Esse tipo de gráfico geralmente apresenta valores percentuais, e o tamanho do setor que corresponde a cada categoria tem relação direta com a sua representatividade, ou seja, quanto maior o valor quantitativo de uma categoria, maior será o setor que essa categoria ocupa no círculo.

Quanto temos muitas categorias (ou seja, muitos setores), não é indicado o uso desse tipo de gráfico, pois as informações ficam dispostas muito próximas umas das outras, dificultando a leitura, a comparação e a análise.

Exemplo:

Fonte: IPHP (Instituto pH de pesquisa).

Somos Educação/Arquivo da editora.

Nesse exemplo podemos concluir que o esporte preferido dos alunos do 7° ano é o futebol. Essa conclusão seria possível mesmo que não houvesse as porcentagens indicadas, pois, a categoria “futebol” é a que ocupa a maior área do círculo.

Características

* As informações são sempre dispostas de modo que se forme um gráfico de formato circular.

* A exposição dos dados é feita geralmente em valores percentuais. Nesse caso, a soma de todos os valores é 100%.

* Facilita a comparação entre as categorias, muitas vezes sem a necessidade de observar as porcentagens.

* Não é indicado para divisões em muitas categorias.

ATIVIDADES

1. Uma pesquisa amostral foi feita com o objetivo de conhecer o estilo musical preferido dos moradores de uma cidade. Para isso, foram entrevistadas pessoas que assistiram a um festival de Rock no estádio municipal no último final de semana. Você considera que essa pesquisa tem uma amostra que representa a população da cidade? Por quê?

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2. Indique nas situações a seguir qual pesquisa seria a ideal: censitária ou amostral.

a) Você precisa pesquisar a quantidade de alunos do 5º ano da escola Arco Íris que leram livros durante o 1º semestre.

b) Você precisa pesquisar sobre as metodologias utilizadas nas aulas do 1º período do curso de Administração da Faculdade Mais Educação.

c)  Você precisa pesquisar sobre as condições de infraestrutura da Região Metropolitana de Goiânia.

d) Você precisa pesquisar sobre a expectativa da população do estado de Goiás sobre a violência doméstica.

Leia o enunciado a seguir, para responder às questões 3, 4 e 5.

“Suponha que você deverá realizar uma pesquisa em uma escola que possui uma população de 1200 alunos. Entre esses alunos há 600 meninos e 700 meninas.”

3. Preencha a tabela a seguir que representa uma amostra representativa, por sexo, de 25% dessa população. Quantos meninos e quantas meninas você deverá entrevistar?

4. Consultando os questionários socioculturais dessa escola, Raul obteve os seguintes dados sobre as etnias dos estudantes por sexo:

Preencha a quarta coluna dessas tabelas (AMOSTRA) e indique o percentual de meninas e meninos dessa escola de cada etnia.

5. Considere a quantidade de meninos e meninas que você obteve na amostra, por sexo, da tabela 1 e o percentual por etnia de meninas e meninos obtidos nas tabelas 2 e 3. Calcule quantos meninos e meninas de cada etnia você deverá entrevistar na amostra de sua pesquisa para garantir a representatividade.

6. Leia o texto a seguir.

O que é dependência digital?

“Dependência digital se refere à situação de uso abusivo das tecnologias digitais, e esse uso abusivo tem reflexo na vida pessoal, social e profissional da pessoa. Nesse sentido, a dependência digital acontece quando há uma necessidade incontrolável de utilizar dispositivos digitais, como smartphones e videogames.

 De todo modo, ainda há embates quanto à caracterização da dependência digital como uma doença. Existe um grupo que a considera um transtorno comportamental, ao passo que outro grupo a qualifica como uma patologia.

          Outro termo muito utilizado e que tem relação com o uso doentio dos aparelhos é nomofobia. Trata-se do medo inconsciente de perder o acesso ao celular e ficar incomunicável. Há quem argumente que a nomofobia seja apenas um sentimento de ansiedade comum em pessoas que estão dependentes do celular.”

Disponível em: encurtador.com.br/guEG1 Acesso em 18 de nov. de 2022.

Reflita sobre o tema do texto acima e elabore uma pesquisa que tenha pelo menos três perguntas relacionadas ao uso de tecnologias digitais. Para isso, siga cada um dos passos a seguir:

I. Defina quantas pessoas você pretende entrevistar.

II. Formule seu questionário com todas as questões a serem respondidas.

III. Defina as características das pessoas que serão entrevistadas, ou seja, as características da amostra: idade, sexo, ocupação/profissão, grau de escolaridade etc.

IV. Realize a pesquisa.

V. Organize as respostas em tabelas.

VI. Represente o resultado da pesquisa por meio de um gráfico estatístico.

VII. Redija um texto explicando suas conclusões sobre os resultados da pesquisa.

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7. Observe o gráfico a seguir.

Fonte: IPHP (Instituto pH de Pesquisa).

Somos Educação/Arquivo da editora.

Responda às perguntas.

a) Qual é o título do gráfico?

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b) Qual é o tipo de gráfico?

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c) É possível saber quantos jovens responderam a essa pergunta? Por quê?

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8. Observe, na tabela a seguir, como a água doce é usada pelo ser humano.

6. Leia o texto a seguir.

O que é dependência digital?

“Dependência digital se refere à situação de uso abusivo das tecnologias digitais, e esse uso abusivo tem reflexo na vida pessoal, social e profissional da pessoa. Nesse sentido, a dependência digital acontece quando há uma necessidade incontrolável de utilizar dispositivos digitais, como smartphones e videogames.

 De todo modo, ainda há embates quanto à caracterização da dependência digital como uma doença. Existe um grupo que a considera um transtorno comportamental, ao passo que outro grupo a qualifica como uma patologia.

          Outro termo muito utilizado e que tem relação com o uso doentio dos aparelhos é nomofobia. Trata-se do medo inconsciente de perder o acesso ao celular e ficar incomunicável. Há quem argumente que a nomofobia seja apenas um sentimento de ansiedade comum em pessoas que estão dependentes do celular.”

Disponível em: encurtador.com.br/guEG1 Acesso em 18 de nov. de 2022.

Reflita sobre o tema do texto acima e elabore uma pesquisa que tenha pelo menos três perguntas relacionadas ao uso de tecnologias digitais. Para isso, siga cada um dos passos a seguir:

I. Defina quantas pessoas você pretende entrevistar.

II. Formule seu questionário com todas as questões a serem respondidas.

III. Defina as características das pessoas que serão entrevistadas, ou seja, as características da amostra: idade, sexo, ocupação/profissão, grau de escolaridade etc.

IV. Realize a pesquisa.

V. Organize as respostas em tabelas.

VI. Represente o resultado da pesquisa por meio de um gráfico estatístico.

VII. Redija um texto explicando suas conclusões sobre os resultados da pesquisa.

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7. Observe o gráfico a seguir.

Fonte: IPHP (Instituto pH de Pesquisa).

Somos Educação/Arquivo da editora.

Responda às perguntas.

a) Qual é o título do gráfico?

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b) Qual é o tipo de gráfico?

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c) É possível saber quantos jovens responderam a essa pergunta? Por quê?

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8. Observe, na tabela a seguir, como a água doce é usada pelo ser humano.

9. Com base nos dados, o grupo de alunos fez as seguintes afirmações:

I. A maioria dos alunos pesquisados prefere assistir à TV.

II. A minoria dos alunos pesquisados prefere jogos de tabuleiro.

III. O melhor gráfico para representar as informações da tabela sobre a pesquisa, é o gráfico de setores.

Analise as afirmações que foram obtidas nessa pesquisa, classifique-as em verdadeiras ou falsas e corrija as falsas.

10. Há necessidade de se fazer alguma campanha ou projeto de incentivo à leitura nesse colégio? Justifique sua resposta.

11. Construa um gráfico de setores que represente o resultado da pesquisa.

12. Sobre o gráfico de setores a seguir, assinale a alternativa incorreta.

Fonte: infográficos.gazetadopovo.com.br .

A) A população de cães é a maior entre os animais no Brasil.

B) Se somarmos as porcentagens de cães e gatos vamos obter 67%.

C) A menor população de animais se refere a répteis e pequenos mamíferos.

D) Somando todas as porcentagens do gráfico de setores obteremos 100%.

13. Os alunos do 7° ano participaram de uma pesquisa a respeito da preferência quanto à língua estrangeira. O resultado foi registrado abaixo.

Insira as porcentagens correspondentes a cada setor do gráfico e pinte-o de acordo com a legenda.

Somos Educação/Arquivo da editora.

O gráfico de setores a seguir representa a distribuição dos votos da última eleição para prefeito de determinado município. Observe o gráfico e responda às questões 14, 15 e 16.

Somos Educação/Arquivo da editora.

14. Qual dos candidatos recebeu a menor quantidade de votos? Explique sua resposta.

15. Que informações estão faltando nesse gráfico?

16. Que outro tipo de gráfico poderia ter sido construído para representar esses dados?