AULA 22/2022 – Pesquisa estatística, tabelas, gráficos e fluxogramas - 05/12/2022

Fonte: a autora.

O questionário elaborado por Carla foi o seguinte:

Ela aplicou o questionário com seus familiares entrevistados e obteve os seguintes dados

Fonte: dados fictícios.

Fonte: dados fictícios.

No final da pesquisa, Carla pode concluir que ela entrevistou um total de 32 familiares. Além disso o animal de estimação preferido por seus familiares é o cachorro e o animal que menos preferido é o peixe.

Vamos analisar mais um exemplo.

Fonte: Pesquisa fictícia

Lucas marcou os votos de todos os entrevistados no quadro a seguir.

Fonte: Pesquisa fictícia

Em seguida, Lucas organizou os resultados coletados da pesquisa na tabela de dupla entrada

Fonte: Pesquisa fictícia

Depois, utilizando esses dados, Lucas construiu um gráfico de barras duplas. Observe

Fonte: Pesquisa fictícia

Após alguns minutos suas amigas responderam, e para organizar as respostas coletadas, ela organizou um quadro por nomes e cores

Logo após ela contou as respostas e montou a seguinte tabela e gráfico:

Fonte: Pesquisa fictícia

Fonte: Pesquisa fictícia

Desta forma, como já vimos, podemos representar o passo a passo de uma pesquisa estatística em um fluxograma! Veja a seguir

Fonte: a autora.

Interpretando e desenvolvendo fluxogramas

Fluxogramas são representações geométricas de atividades a serem desempenhadas. Podem também ser utilizados para representar fluxos de informações, hierarquia em empresas (organograma), rotas de trânsito e outros processos. Veja alguns exemplos

Exemplo: Maria está viajando de carro com sua família para visitar alguns amigos na cidade Perolândia – GO e para se organizar, elaborou um fluxograma detalhando o trajeto da viagem baseado no seguinte mapa.

Figura 1: Mapa de Maria

Figura 2:  fluxograma de Maria.

Desta forma, Maria pode rever suas prioridades em relação ao gasto de combustível por quilometro rodado, ao gasto de tempo durante o trajeto ou a necessidade de passar em algum lugar antes de chegar ao destino que é Perolândia.

ATIVIDADES

1.  De acordo com o checklist apresentado por Clara no primeiro exemplo desta aula, aponte quais são os erros que Arthur cometeu ao montar o seguinte checklist para fazer uma pesquisa sobre a preferência dos times de futebol entre seus amigos.

Fonte: a autora.

2. Observe o gráfico abaixo que mostra dados sobre áreas em hectares, e, seus respectivos percentuais, de biomas brasileiros afetados por incêndios em 2020.

a) No quadro abaixo estão alguns dados referentes ao gráfico acima, complete-as de maneira a deixá-lo completo.

b) Complete o fluxograma a seguir de acordo com os dados do gráfico. 

c) De acordo com os dados do gráfico e do quadro, faça uma síntese conclusiva dos dados e tema apresentados. Tente pensar no motivo pelo qual o percentual de queimadas do Pantanal é maior que o da Amazônia, visto que a quantidade queimada por hectare no bioma amazônico é maior que a pantaneira. 

3. A tabela a seguir contém os votos apurados em uma pesquisa realizada entre os alunos das turmas dos 6° ano de uma escola. O tema da pesquisa foi “ Qual é a seleção favorita para ganhar a copa do mundo? ”

Fonte: alunos do colégio Paulo Freire.

Com base nos dados apresentados, elabore um gráfico de colunas que represente a tabela.

4. Leonardo deseja realizar um almoço entre amigos, e para acompanhar o almoço ele quer servir dois sabores de sucos. Com o objetivo de saber quais seriam os sabores que seus amigos mais gostam, ele realizou uma pesquisa entre os jogadores de seu time. Ele mandou a seguinte mensagem no grupo:

Após receber as respostas do grupo, ele as organizou no seguinte quadro

Com base no quadro anterior assinale a tabela melhor representa os dados levantados por Leonardo

Nesse sentido, complete o seguinte fluxograma a seguir.

6. Marcos estava mexendo em seu Facebook e encontrou a seguinte receita:

Com base na receita encontrada por Marcos, assinale o fluxograma que melhor representa o processo de preparo do Pão de queijo de liquidificador.

A)

B)

C)

D)

7. A professora Alice fez uma pesquisa com seus alunos do 6º ano para descobrir qual foi o conteúdo de matemática que seus estudantes mais gostaram de estudar durante o bimestre. Observe a tabela montada pela professora após levantar os dados.

Com base nesses dados podemos afirmar que

A) O conteúdo que os estudantes mais gostam é Geometria.

B) O conteúdo que os estudantes da professora Alice menos gostam é Álgebra

C) Grandezas e Medidas e Álgebra ficam empatados como conteúdo menos preferido entre os estudantes.

D) Aritmética recebeu a metade dos votos que Estatística recebeu.

8. Observe o seguinte gráfico.

De acordo com os dados levantados nesse gráfico podemos afirmar que

A) Dos cargos de comissão técnica nas edições do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino entre 2013 e 2019, o cargo com maior frequência de mulheres é de massagista.

B) Em relação ao percentual de frequência, a maior diferença entre homens e mulheres é no cargo de Treinador de goleiro.

C) Em relação ao percentual de frequência, a menor diferença entre homens e mulheres é no cargo de Médico.

D) O cargo de comissão técnica de preparador físico é o que possui maior frequência de mulheres nas edições do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino entre 2013 e 2019.

9. Giovana possui um estacionamento e criou um fluxograma para representar os valores cobrados por veículo em relação ao tempo em que ele permaneceu estacionado. Observe o fluxograma criado por Giovana

Se uma pessoa ficou por 3 horas e 30 minutos no estacionamento de Giovana, o valor a ser pago será de

A) R$7,25.

B) R$8,25.

C) R$8,75.

D) R$9,75.

10. Leia a matéria do jornal CNN Brasil publicada em agosto de 2021.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil-tem-mais-de-17-milhoes-de-pessoas-com-deficiencia-segundo-ibge/. Acesso em 18 de nov. de 2022.

Observe os gráficos de setores a seguir e assinale o que melhor representa dados sobre a população brasileira acima de 2 anos. 

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil-tem-mais-de-17-milhoes-de-pessoas-com-deficiencia-segundo-ibge/. Acesso em 18 de nov. de 2022.

Observe os gráficos de setores a seguir e assinale o que melhor representa dados sobre a população brasileira acima de 2 anos. 

A)

B)

C)

D)