AULA 22/2022 – Texto Teatral - 05/12/2022

TEXTO TEATRAL

                 Você já foi ao teatro?

Já percebeu que há no palco atores e que representam personagens de uma história? Se sim, vamos entender um pouco mais desse mundo maravilhoso da ficção. Se não, vamos mergulhar em um mundo de construções fantásticas, que ora nos provoca o riso, ora nos provoca a indignação, ora nos provoca o choro ou tantas outras emoções.

Estamos nos referindo aos textos que fazem parte do gênero dramático e que são escritos para serem encenados e quem se encarrega de contar as histórias, são as próprias personagens, ali, representadas por atores. São eles que nos contam o enredo, por meio de um diálogo constante entre personagem e público. Há também outros detalhes: cenário, decorado de acordo com o tema que se apresenta no momento; a iluminação, o figurino dos apresentadores; sua expressão corporal, como, gestos, mímica, entre outros; a música e mais uma infinidade de outros elementos.

Têm como objetivo orientar diretores e atores como devem conduzir as ações. Esses textos, de acordo com suas especificidades, podem ser definidos como:

  • Tragédia: nessas ações, os problemas humanos são de natureza grave, geralmente termina com personagem principal morto ou sem seus entes queridos.
  • Comédia: nessa peça de teatro é retirado de fatos ridículos e que buscam brincar com a vida e o comportamento das pessoas na sociedade. Criam situações que são tratadas de forma a provocar riso ou divertimento.
  • Tragicomédia: se caracteriza pela união de características da tragédia (assunto e personagens), com as da comédia (linguagem, incidentes e desfecho).
  • Auto: pode ser uma comédia ou drama antigo, traz uma ideia reflexiva.
  • Farsa: pequena peça cômica popular, de concepção simples e de ação trivial ou burlesca, em que predominam gracejos, situações ridículas etc.

Em sua origem grega, o gênero dramático estava associado à imitação ou representação da realidade. Desse modo, o teatro grego, originalmente, estava associado à disseminação ou condenação de comportamentos sociais da época. O texto dramático, consequentemente, era utilizado como um instrumento moralizador da sociedade. Com o tempo, essa característica se manteve, já que o teatro ainda tem a função de provocar reflexão e catarse (liberação de sentimentos reprimidos). No entanto, os valores morais sofrem transformações de uma época para a outra.

Disponível em: encurtador.com.br/iknq9 Acesso em 31 de out. de 2022.

CARACTERÍSTICAS DO TEXTO TEATRAL

Disponível em: https://ciaarteecristo.webnode.com.br/_files/200000284-65ca666c36/animaz_teatro.gif  Acesso 31 de outubro de 2022.
  • Textos encenados
  • Gênero narrativo
  • Diálogo entre personagens
  • Discurso direto
  • Atores, plateia e palco
  • Cenário, figurino e sonoplastia
  • Linguagem corporal e gestual
  • Ausência de narrador

Disponível em https://static.todamateria.com.br/upload/56/63/56630550deba9-linguagem-teatral.jpg Acesso em 31 de out. de 2022.

LINGUAGEM TEATRAL

linguagem teatral é expressiva, dinâmica, dialógica (em forma de diálogo), corporal e gestual. Para prender a atenção do espectador os textos teatrais sempre apresentam um conflito, ou seja, um momento de tensão que será resolvido no decorrer dos fatos.

Observe que em grande parte a linguagem teatral é dialógica, no entanto, quando encenada por somente uma personagem é chamado de monólogo, donde expressa pensamentos e sentimentos da pessoa que está atuando.

                                                                                                   Disponível em: https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/Acesso em 31 de out. de 2022.

Disponível em https://cuitandokter.com/ Acesso em 31 de outubro de 2022.

  ATIVIDADES

Leia o texto abaixo e resolva às questões 1 a 13.

UMA HISTÓRIA DE VAMPIRO

VAMPIRILDO PÕE-SE A CHORAR. ENTRA FRANK, UM PEQUENO FRANK- STEIN USANDO UM ÓCULOS DE GRAU FUNDO DE GARRAFA.

FRANK: – Que foi Vamp? Outra crise existencial?

VAMPIRILDO: – Não enche!                    

FRANK: – Deixa disso, vai! Vamos brincar!!!

VAMPIRILDO: – Eu não quero, me deixa em paz!

FRANK: – Vamos, vai! Venha me ajudar com a minha nova experiência.

VAMPIRILDO: – Por que eu nasci vampiro? Eu não gosto de sangue!!

AO FALAR A PALAVRA “SANGUE”, VAMPIRILDO DESMAIA. FRANK SAI DESESPERADO A PROCURA DE AJUDA. DO OUTRO LADO ENTRA UMA PEQUENA MÚMIA, USANDO UMA PERUCA E COLARES NO PESCOÇO, COMO SE ESTIVESSE DESFILANDO.

MUMESKA: – Subiu na passarela! Desfilando! Pisa na barata! Parou! Voltou!…

TROPEÇA EM VAMPIRILDO.

MUMESKA: – Pô, Vamp! Sai do caminho, atrapalhou meu desfile! Vamp? Ei, Vamp, acorda!

VAMPIRILDO: – (ACORDANDO) O que foi? Onde eu estou?

MUMESKA: – Você já estava deitado aí no chão quando eu entrei.

VAMPIRILDO: – Agora eu estou me lembrando!…Eu estava com o Frank… Cadê o Frank?

MUMESKA: – Eu não vi o Frank hoje! Então Vampirildo, o que você achou da minha peruca nova?  

VAMPIRILDO: – É legal!

MUMESKA: – Então Vamp, já está preparado para enfrentar Toraz?

VAMPIRILDO: – Eu não aguento mais aquele assistente de mago metido!

MUMESKA: – Mas, está chegando a hora em que o mestre Gorzan vai querer testar nossos conhecimentos horripilantes!

VAMPIRILDO: – Se preocupe com você. Vê se me deixa em paz!

MUMESKA: – Que mal humor, Vamp. Pra cima, menino! Você precisa ver o modelito fashion que estou preparando pra festa desse ano! Vou deixar até o mestre Gorzan de queixo caído! Pra cima, Vampirildo!

VAMPIRILDO: – Desculpe, Mumeska, hoje eu não sou uma boa companhia!

MUMESKA: – O que te aconteceu?

VAMPIRILDO: – Sabe o que é? Eu não quero ser vampiro, eu não gosto da noite…

MUMESKA: – Ah, Vamp, dá licença! Ninguém mais aguenta essas suas crises existenciais. Você precisa entender de uma vez por todas, você é um vampiro!

Paulo Sacaldassy

Disponível em https://docplayer.com.br/29393339-Uma-historia-de-vampiro.html Acesso em 31 de out. de 2022.  

1.  Qual é a finalidade do texto acima?

A) Demonstrar como o narrador deve agir nas histórias.

B) Apresentar as ações que acontecerão numa cena de teatro.

C) Narrar uma história com uma sequência de ações irreais.

D) Refletir a respeito de uma história contada por um narrador.

2. O texto teatral se diferencia do narrativo por 

A) apresentar um enredo com personagens caracterizadas ao longo do texto.

B) demonstrar a encenação de personagens em um palco.

C) ter uma linguagem não verbal marcada no texto.

D) buscar uma linguagem apenas padrão para as personagens.

3. Quais são as personagens que participam do diálogo nessa parte do texto?

A) Toraz, Gorzan e Vampirildo

B) Frank, Vampirildo e Gorzan.

C) Vampirildo, Frank e Mumeska.

D) Mumesca Vampirildo e Toraz.

4. Como se trata de um texto produzido para ser encenado se tem o diálogo e, nele, as marcas de oralidade. A linguagem predominante nesse caso é

A) padrão, pois é um texto do gênero dramático.

B) popular, pois é um texto com características de tragédia.

C) não padrão, pois apresenta registros informais.

D) culta, pois conta a história de um vampiro.

5. Vampirildo é encontrado no chão quando Mumeska entra em cena. Há nesse caso, uma definição de 

A) tempo, porque indica o momento que ele cai.

B) lugar, porque direciona a personagem ao que ela deve fazer em cena.

C) causa, porque indica o motivo que a personagem Vampirildo está daquela forma.

D) modo, porque orienta o leitor ou espectador a ter determinadas leituras.

6. Releia o trecho “VAMPIRILDO: – Sabe o que é? Eu não quero ser vampiro, eu não gosto da noite…”. Ao conversar com Mumeska, Vampirildo revela seu medo. Qual é?

7. Ao recorrer ao diálogo na maior parte do texto, o autor utiliza predominantemente qual tipo de discurso?

8. No trecho “VAMPIRILDO: – (ACORDANDO) O que foi? Onde eu estou?”, o que significa, nesse gênero textual, a palavra “acordando” entre parênteses?

9. Ao se dirigir ao Vampirildo dizendo: “- Ah, Vamp, dá licença! Ninguém mais aguenta essas suas crises existenciais”, que tipo de sentimento Mumeska demonstra?   

10. No trecho “- Subiu na passarela! Desfilando! Pisa na barata! Parou! Voltou!…” os verbos destacados no texto apresentam qual figura da linguagem?

A) Hipérbole.

B) Gradação.

C) Metáfora.

D) Antítese.

11. Observe o uso do porquê na fala de Vampirildo “- Por que eu nasci vampiro? Eu não gosto de sangue!!” O autor empregou a palavra conforme às normas da língua portuguesa padrão? Explique.

12. Releia o trecho extraído do texto teatral “FRANK: – Deixa disso, vai! Vamos brincar!!!” caso a personagem fosse questionar Vampirildo, como ficaria a reescrita da fala de Frank utilizando o porquê no final da frase conforme às normas lidas acima? 

13. Imagine que em um dos rascunhos de produção do texto teatral acima, o autor Paulo Sacaldassy tenha utilizado o porquê na seguinte fala de Vampirildo “- Eu não aguento mais aquele assistente, porque é um mago metido!”, podemos afirmar que o autor empregou adequadamente à palavra, pois segue às normas de uso padrão da língua portuguesa?

Produção de Texto

Imagine que você tenha sido convidado para participar de um concurso de produção de textos teatrais e representará seu 6º ano no concurso. Você deverá ler narrativa de humor abaixo e a partir da temática, enredo, personagens… produzir o gênero dramático. Lembre-se de adequar a linguagem às falas das personagens, ao contexto e intenção de uso.

                                                                                                                    Bom Trabalho! 

A DIVISÃO DOS FIGOS

Um amigo, que por alguns anos atuou como delegado em uma cidadezinha do interior, narrou-me esse “causo”. Eu não sei se o acontecido é verdadeiro ou não; certo é que poderia ser. Mas assim ou assado, eu lhes conto, com minhas letras o que dele ouvi. Havia, dentro do cemitério dessa pequena cidade, uma figueira lotada de frutos. Dois irmãos, seduzidos pelos figos, decidiram entrar no cemitério, na calada da noite, e pegar uma porção de figos. Pois então… pularam o muro, aproximaram-se da figueira e o irmão mais velho subiu na árvore, enquanto o mais novo ficou embaixo para catar os figos que o mais velho deixava cair lá de cima.

E vêm, e vêm figos. De repente o irmão mais novo gritou para o mais velho:

— Mano! Dois figos caíram do lado de fora do muro.

— Não tem importância, depois que a gente terminar aqui, pegamos os outros. E vêm figos. Terminada a colheita, o mais velho desceu da árvore e com o mais novo, começou a repartir o resultado da coleta:

— Um pra mim, um pra você; um pra mim, um pra você; um… E assim, cada qual ia colocando os figos em suas respectivas sacolas. Segundo a crença de nossos sertanejos, a figueira não é planta boa. Então, um bêbado que passava do lado de fora do muro, escutou aquela conversa de “um pra mim, um pra você”; para ter certeza de que não estava imaginando coisas, parou e escutou novamente: “um pra mim, um pra você”. Não deu outra, lançou-se numa carreira despinguelada até a delegacia da cidadezinha. Chegou quase sem fôlego, mas teve força suficiente para dizer ao delegado:

— Doutor, vem comigo! Tem alguém no cemitério, debaixo da figueira, dividindo as almas dos mortos! O delegado, suspeitando ser conversa fiada de cachaceiro, ameaçou-o de prisão caso não saísse, imediatamente, da delegacia. Ao que o bêbado respondeu:

— Juro Doutor! Juro por Deus que é verdade! Vem comigo! Diante de tanta insistência, o delegado resolveu acompanhar o bebum. Foram até o cemitério, chegaram perto do muro e escutaram a repartição dos irmãos:

— Um pra mim, um pra você… Um pra mim, um pra você… O delegado um tanto assustado exclama:

— Ora essa! É verdade! Eles estão dividindo as almas dos mortos! Mal o delegado acabara de falar, os dois irmãos terminaram a divisão dos figos; então o mais novo perguntou ao mais velho:

— Pronto, acabamos. E agora?

— Agora, a gente vai lá fora e pega os dois que estão do outro lado do muro… O resto da história vocês podem imaginar, foi um tal de salve-se, quem puder.

                                                     (Causo adaptado da cultura popular. Domínio Público)

                                      Disponível em: https://www.taubate.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/1anoM-PORTUGU%C3%A8S-ativ.-04-Contos-de-humor.pdf Acesso em 31 de out. de 2022.