Aula 4 – Língua Portuguesa 7 º ano - 27/04/2020
OI GENTE!!!! HOJE É SÓ DIVERSÃO, VAMOS DE TIRINHAS!!!! SEGUE UMA PEQUENA REVISÃO SOBRE TIRINHAS!!!
Nas atividades anteriores, estudamos sobre as tirinhas. É um texto curto e a principal característica é a presença do humor, mas também pode trazer uma crítica. Tem formato retangular, vertical ou horizontal, com um ou mais quadrinhos, diálogos curtos, recursos icônico-verbais próprios (como balões, onomatopeias, metáforas visuais, figuras cinéticas, entre outros), personagens fixos ou não, e desfecho inesperado. (RAMOS, P. A leitura das histórias em quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009).
VAMOS RELER MAIS UMA? EM SEGUIDA, RESPONDA AS ATIVIDADES NO SEU CADERNO:
1 – O que acontece no primeiro quadrinho?
2 – O que indica que o telefone está tocando?
3 – No primeiro quadrinho, a palavra “RING” representa o som do telefone, que também pode ser representado pela onomatopeia “TRIM”. Assim, podemos definir onomatopeia como recurso que se utiliza de quê?
4 – Você lembra-se de outras onomatopeias em outras tirinhas?
5 – Quando a pessoa que telefona diz “posso falar com seu pai, por favor?”, o que ela quer que o menino faça?
6 – Como o menino, Calvin, entende o pedido da pessoa que telefona?
7 – Compare os balões das falas de Calvin e a fala da pessoa que telefona. Quais são as diferenças nos balões?
8 – Sobre os tipos de linguagem, é correto afirmar
( ) a linguagem verbal é aquela que não utiliza palavras.
( ) as tirinhas apresentam apenas a linguagem não-verbal.
( ) linguagem verbal é aquela que transmite mensagem através de palavras e gestos.
( ) símbolos, gestos e expressões faciais são exemplos de linguagem não-verbal.
MÃOS NA MASSA!!! BORA?
Agora é sua vez! Crie a sua própria tirinha. Planeje quem serão seus personagens, como será a aparência deles e o que eles falarão; a história deve ser bem criativa.
Segue o link com dicas:
Disponível em:
<http://www.youtube.com/watch?v=zEi-gV0Gwbo&feature=related> Acesso em 26/03/2020.
Outra sugestão: se quiser, faça os quadrinhos em papeis recortados e depois os cole numa folha colorida, deixando espaços iguais entre eles.
SUCESSO GALERA!!! ATÉ A PRÓXIMA…
Muito produtivas essas aulas propostas, mas insisto quanto aos gabaritos das atividades…
Vilda,
Estamos disponibilizando os gabaritos em cada série no item “Material de Apoio ao Professor”