AULA 6/2023 -Gênero textual: Anúncio publicitário - 19/04/2023

TEXTO PUBLICITÁRIO

Basta sairmos pelas ruas que tão logo nos deparamos com uma infinidade de faixas, cartazes, anúncios, outdoors… Todos envoltos por um único objetivo: o de atrair a atenção do leitor mediante o ato comunicativo.

O discurso apresenta-se de forma variada – divulgando um determinado evento, como, por exemplo, um show, uma feira cultural, de moda, anunciando uma promoção referente ao comércio e lucratividade, anunciando um produto que acabara de ser lançado no mercado. Enfim, vários são os objetivos traçados por parte do emissor, tentando persuadi-lo de alguma forma.

Diante de tal finalidade discursiva, a linguagem, necessariamente, precisa não somente ser clara e objetiva, mas bastante atrativa. Para tanto, torna-se indispensável o predomínio de uma linguagem não-verbal, uma vez que imagens tendem a ser mais chamativas e, consequentemente, contribuem para a concretização dos objetivos propostos. Ademais, falando sobre linguagem, é essencial que saibamos sobre um aspecto bastante peculiar – a presença de alguns recursos estilísticos voltados para a conotação, ou seja, passíveis de múltiplas interpretações. Assim, metáforas, comparações, hipérboles, dentre outras, são indispensáveis. Analisemos, pois, um caso representativo:

      “Você pode ser algum super-herói”

Disponível em: https://www.agenciacriativamente.com.br/blog/10-pecas-publicitarias-criativas-que-vao-te-inspirar-hoje/ Acesso em 23 de mar.de 2022. 

Observa-se a associação da imagem de um herói àquele que doa sangue, pois é uma forma de salvar vidas. Assim, observamos que o poder de persuasão é apresentado através da imagem do braço forte do herói bem como da parte verbal. 

Um texto publicitário pode ser composto por elementos que constituem o gênero em pauta, destacamos:

Título – Compõe-se de frases concisas, porém atrativas.

Imagem – Representa um elemento de fundamental importância para o discurso, dado o seu caráter persuasivo.

Corpo do texto – Trata-se do desenvolvimento da ideia em si, proporcionando uma interação entre os interlocutores por meio de um vocabulário sugestivo e adequado ao público-alvo.

Identificação do produto ou marca – Constitui-se de uma assinatura do próprio anunciante, podendo também haver um slogan – uma frase curta que defina o produto anunciado. No exemplo acima podemos perfeitamente constatar este fato.

Disponível em: https://www.portugues.com.br/redacao/o-anuncio-publicitario—uma-analise-linguistica-.html. Acesso em 23 de mar. de 2022.

Figuras de Linguagem

Figuras de Linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação. 

Algumas figuras de palavras e de pensamento

1. Metáfora: representa uma comparação de palavras com significados diferentes e cujo termo comparativo fica subentendido na frase.

Exemplo: A vida é uma nuvem que voa. (A vida é como uma nuvem que voa.)

2. Comparação: chamada de comparação explícita, ao contrário da metáfora, neste caso são utilizados conectivos de comparação (como, assim, tal qual).

Exemplo: Seus olhos são como jabuticabas.

3. Metonímia: é a transposição de significados considerando parte pelo todo, autor pela obra.

Exemplo: Costumava ler Shakespeare. (Costumava ler as obras de Shakespeare.)

4. Catacrese: representa o emprego impróprio de uma palavra por não existir outra mais específica.

ExemploEmbarcou há pouco no avião.

Embarcar é colocar-se a bordo de um barco, mas como não há um termo específico para o avião, embarcar é o utilizado.

5. Sinestesia: acontece pela associação de sensações por órgãos de sentidos diferentes.

Exemplo: Com aqueles olhos frios, disse que não gostava mais da namorada.

A frieza está associada ao tato e não à visão.

Figuras de Pensamento

1. Hipérbole: corresponde ao exagero intencional na expressão.

Exemplo: Quase morri de estudar

2. Eufemismo: é utilizado para suavizar o discurso.

Exemplo: Entregou a alma a Deus.

Acima, a frase informa a morte de alguém.

3. Ironia: é a representação do contrário daquilo que se afirma.

Exemplo: É tão inteligente que não acerta nada.

4. Personificação: ou prosopopeia é a atribuição de qualidades e sentimentos humanos aos seres irracionais.

ExemploO jardim olhava as crianças sem dizer nada.

5. Antítese: é o uso de termos que têm sentidos opostos.

Exemplo: Toda guerra finaliza por onde devia ter começado: a paz.

6. Paradoxo: representa o uso de ideias que têm sentidos opostos, não apenas de termos (tal como no caso da antítese).

ExemploEstou cego de amor e vejo o quanto isso é bom.

Como é possível alguém estar cego e ver?

7. Onomatopeia: é a inserção de palavras no discurso que imitam sons.

Exemplo: Não aguento o tic-tac desse relógio

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/figuras-de-linguagem/.Acesso em 12 de mar. de 2021.

ATIVIDADES: 

1. (ENEM) Os meios de comunicação podem contribuir para a resolução de problemas sociais, entre os quais o da violência sexual infantil. Nesse sentido, a propaganda usa a metáfora do pesadelo para

a) (   ) informar crianças vítimas de violência sexual sobre os perigos dessa prática, contribuindo para

b) (   ) denunciar ocorrências de abuso sexual contra meninas, com o objetivo de colocar criminosos na cadeia.

c) (   ) dar a devida dimensão do que é abuso sexual para uma criança, enfatizando a importância da denúncia.

d) (  ) destacar que a violência sexual infantil predomina durante a noite, o que requer maior cuidado dos responsáveis nesse período.

2. Observe a imagem abaixo, o texto verbal e não-verbal deste outdoor, e assinale a figura de linguagem que melhor o caracteriza:

a) (  ) A ironia, tendo em vista o enunciado fazer um comentário cômico com a ornamentação de um velório de quem morrer de acidente de trânsito. 

b) (  ) A hipérbole, pois é um exagero de expressão afirmar que uma vítima de trânsito fique “lindo” após o acidente.

c) (  ) A catacrese, visto que na expressão “coroa de flores” por falta de uma nomeação específica, utiliza-se um termo emprestado no léxico (coroa) para suprir esta necessidade. 

d) (  ) A metáfora, porque há uma comparação subjetiva entre a vítima morrer e ficar igual a uma coroa de flores.

3.  Argumente sobre a expressão “É música pra todas as estações durante toda uma estação”, apresentando os sentidos que a palavra estação exerce no contexto da propaganda.

Disponível em: encurtador.com.br/nEN37/ Acesso em 23 de mar. 2022.

4. Quais os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos foram usados pelo publicitário para compor o anúncio acima? Com que objetivo? 

Imperativo Verbal – Definição, Formação e Exemplos

Observe o uso do verbo tomar, no modo imperativo, no anúncio a seguir.

O verbo no imperativo apresenta uma atitude de interferência do comunicante sobre o interlocutor, estabelecendo ordem, mando, solicitação, convite ou conselho. Esses verbos podem exprimir diversas atitudes do comunicante em relação ao interlocutor, sendo que, para diferenciá-las, é necessário observar a entoação da frase e a ideia pretendida.

Características dos verbos no imperativo

De forma geral, esse modo verbal é empregado nas orações absolutas, coordenadas e principais. Pelo fato de nesses verbos o comunicante sempre se dirigir a um interlocutor, este pode referir-se às segundas e terceiras pessoas e primeira pessoa do plural. Outra característica das frases imperativas é que muitas vezes elas vêm acompanhadas do ponto de exclamação (!), o que indica o tom de ordem, mando, solicitação, convite ou conselho.

Disponível em: https://www.figuradelinguagem.com/gramatica/imperativo/ Acesso em 24 de março de 2022

imperativo

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Outros exemplos do uso do modo imperativo:

Passe-me o sal, por favor. (Exprime um pedido, uma solicitação)

  • Não deixe o carro na rua, guarde-o na garagem! (Pode exprimir uma ordem ou um conselho, depende do contexto e da pontuação empregados).
  • Fale baixo, por gentileza! (Exprime um pedido)
  • Fuja daqui! (Exprime ordem ou conselho)
  • Devolva-me os quadros! (Exprime ordem ou conselho)

Nos exemplos fornecidos, os verbos podem exprimir ordem, mando, solicitação, convite ou conselho dependendo do contexto que eles estão empregados.

A formação dos verbos imperativos pode ser realizada no afirmativo e no negativo

A – As segundas pessoas (tu e vós) derivam das formas do presente do indicativo, retirando-se delas a letra S;

B – As demais pessoas são idênticas às do presente do subjuntivo.

Presente do indicativoImperativo afirmativoPresente do subjuntivo
cantocante
cantascanta tucantes
cantacante vocêcante
cantamoscantemos nóscantemos
cantaiscantai vóscanteis
cantamcantem vocêscantem

Observação:

Os verbos trazerdizer e fazer e os verbos terminados em –uzir (produzir, conduzir, aduzir etc.) permitem duas formas na segunda pessoa do singular, conforme exemplo:

  • produz / produze
  • diz / dize
  • conduz / conduze
  • faz / faze
  • traz / traze

Forma negativa

imperativo negativo é derivado do presente do subjuntivo. Suas formas são idênticas, bastando acrescentar o advérbio de negação e excluir a primeira pessoa do singular. Vejamos o exemplo:

Presente do subjuntivoImperativo negativo
cante
cantesnão cante tu
cantenão cante você
cantemosnão cantemos nós
canteisnão canteis vós
cantemnão cantem vocês

Obs.: A tabela acima apresentada não é aplicada ao verbo ser. No modo imperativo negativo, esse verbo fica da seguinte forma:

afirmativonegativo
sê tunão sejas tu
seja vocênão seja você
sejamos nósnão sejamos nós
sede vósnão sejais vós
sejam vocêsnão sejam vocês

Disponível em: https://www.figuradelinguagem.com/gramatica/imperativo/ Acesso em 24 de mar. de 2022.(Adaptado)

ATIVIDADES

5. Nas frases a seguir, aponte a que está de acordo com a norma culta da língua portuguesa, escrita:

a) (   ) Em situação de acidente, não siga viagem. Pede o apoio de um policial.

b) (   ) Confira as receitas surpreendentes feitas para você. Clica aqui!

c) (   ) Mostra que você tem bom coração. Ajude a campanha do agasalho!

d) (   )  Não subestime o cliente. Venda itens de boa procedência.

Disponível em: https://www.figuradelinguagem.com/gramatica/imperativo/ Acesso em 24 de mar. de 2022.(Adaptado)

Agora, observe o anúncio a seguir e responda às atividades 6 a 8.

6. Esse anúncio usou, como recurso linguístico, um verbo no imperativo, qual? Com que intencionalidade?

7. Que outros recursos foram usados para chamar a atenção do interlocutor nesse anúncio? Em sua opinião, cumpriu o objetivo esperado?

8.Você acha que a bolacha é considerada pelos nutricionistas um alimento saudável? Justifique. 

Disponível em: encurtador.com.br/frvFT/ Acesso em 24 de mar. de 2022.

Observe o anúncio a seguir e responda às atividades propostas:

Disponível em: https://www.marketeria.com.br/a-publicidade-e-as-regras-ortograficas/Acesso: 25 de mar. de 2022.

9. Você observou algo no texto verbal que está em desacordo com a norma culta? O quê? Reescreva o texto verbal corrigindo-o.

10. Jingle: Palavra inglesa que significa “tinido”. O jingle é uma mensagem publicitária em forma musical. Precisa ser curta, simples, cativante e fácil de memorizar. Os jingles são bastantes utilizadas em propagandas de televisão, jornal e internet. Elas também fazem parte do universo da publicidade. Sobre o trecho do jingle, responda:

“Dá danoninho dá.
Me dá danoninho, danoninho já.
Danoninho dá, danoninho dá.
Toda proteína que eu vou precisar já,já.
Me dá, me dá, me dá.
Me dá Danoninho, Danoninho já.
Me dá Danoninho, Danoninho dá.
Cálcio e vitamina pra gente brincar.
Me dá ! (…)”

Disponível em: https://www.letras.com.br/jingles/danoninho. Acesso em 23 de mar. de 2022.

a) Que produto a propaganda pretende vender?

b) Essa propaganda pode ser considerada apelativa e enganosa? Explique.

c) Existe rima no texto? Para que serve a rima nesse texto?

d) Alguma palavra é repetida várias vezes? Qual? Por quê?  

11. Agora que já reconhece as principais características do jingle, você pode iniciar o processo de produção de um texto desse gênero. Nessa propaganda, uma música que fez sucesso é utilizada para divulgar um determinado produto. Pense em algum produto que você consome e gosta bastante. Se preferir, escreva e depois grave o seu jingle.