AULA 7/2023 – Relato de experimento científico - 24/04/2023

O QUE É UM RELATO DE UM EXPERIMENTO CIENTÍFICO?

QUAL É A SUA FUNÇÃO SOCIAL?

O relato de experimento científico é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria da vida e sobrevivência dos seres.

O relato de experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões. Para isso, é importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.

Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória.

Nem todas as experiências mostram resultados positivos, mas, mesmo quando revelam enfrentamentos e dificuldades, os relatos são importantes para alertar outros trabalhadores e indicar novos caminhos.

Enquanto alguns defendem que nesse tipo de texto exista maior liberdade para descrever impressões e tecer considerações com uma linguagem mais pessoal, outros mantêm que, sendo um trabalho científico, ele deve manter a impessoalidade e seriedade.

O relato deve ir além e estabelecer ponderações embasadas na experiência, mas também embasar e no seu respectivo aparato teórico. É esperado que tais experiências possam contribuir para outros pesquisadores da área, ampliando o efeito da sua experiência como potencial exemplo para outros estudos e vivências.

O relato de experiência normalmente inclui uma introdução a parte teórica de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações tecidas a partir dos mesmos.

Disponível em: https:// https://portal.educacao.go.gov.br/fundamental_dois/atividade-3-genero-relato-de-experimento-cientifico/ Acesso em 03 de abril de 2022

Leia o relato de uma experiência

Incrível! Como gerar luz grátis com uma batata!…

Pode parecer estranho, mas as batatas podem gerar luz elétrica

Haim Rabinowitch, pesquisador da Universidade de Jerusalém, tem feito vários experimentos a extrair energia elétrica das batatas. Com placas de metal, fios e lâmpadas, é possível gerar energia a partir das batatas. Segundo ele afirma: “uma batata tem potência suficiente para iluminar um quarto com lâmpada LED por 40 dias”.

Para criar uma “bateria da batata” ele usa um zinco, com eletrodos negativos e cobre com eletrodos positivos. A acidez da batata provoca uma reação química com o zinco e o cobre liberando elétrons, gerando nesse processo a energia elétrica.

No ano 2010, os cientistas descobriram o seguinte: cozinhando as batatas por oito minutos, ocorre a quebra dos seus tecidos orgânicos, reduzindo a resistência e facilitando o movimento dos elétrons, que produzem mais energia. Em um outro teste, fatiando a batata em quatro ou cinco pedaços, mostrou um aumento da eficiência energética em até dez vezes.

Senso energia de baixa voltagem, tem capacidade para alimentar uma bateria para carregar telefones celulares ou laptops em lugares onde não há rede de energia.

Disponível em: http://www.decoracaointeriores.org/incrivel-como-gerar-luz-gratis-com-uma-batata/. Acesso em 03 de abril de 2022.

ATIVIDADES

1. Qual é o fato relatado no experimento realizado pelo pesquisador da Universidade de Jerusalém?

(A) Relata que ao cozinhar batatas por tempo indetermino poderá ocorrer a quebra dos seus tecidos orgânicos.

(B) Relata que a reação química com o zinco e o cobre não gera o processo a energia elétrica.

(C) Relata que tem feito vários experimentos para extrair energia elétrica das batatas.

(D) Relata que há uma considerável queda da eficiência energética em até dez vezes quando fez a experiência.

2. A respeito do gênero Relato de Experimento Científico lido, marque a alternativa correta. 

(A) O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e sem baseamento teórico.

(B) O relato de experimento científico é uma narração emotiva e subjetiva, e uma mera divagação pessoal e aleatória.

(C) Nem todas as experiências mostram resultados positivos, mas, mesmo quando revelam enfrentamentos e dificuldades, os relatos são importantes para alertar outros trabalhadores e indicar novos caminhos em prol da ciência e busca de melhorias para os seres humanos.

(D) O experimento de Haim Rabinowitch não mostra uma impossibilidade de obter eletricidade através de batatas.

3. Quanto à estrutura textual do gênero Relato de Experiência Científica

(A) Apresenta uma elaboração textual com frases longas, linguagem popular e uma narrativa marcada pela pessoalidade.

(B) Apresenta uma elaboração textual com frases com duplicidade de sentido e uma narrativa marcada pela impessoalidade.

(C) Apresenta uma elaboração textual com frases desconexas e uma narrativa com narrador, personagens, tempo, espaço.    

(D) apresenta uma elaboração textual com frases curtas, impessoalidade usando um narrador em 3ª pessoa e dados que confirmem de modo objetivo os resultados.

4. No trecho, “Haim Rabinowitch, pesquisador da Universidade de Jerusalém, tem feito vários experimentos para extrair energia elétrica das batatas. Com placas de metal, fios e lâmpadas, é possível gerar energia a partir das batatas”, os verbos “ter” e “ser” estão estruturados no tempo presente do modo indicativo.

Isso contribui para que o texto

(A) Apresente um Relato de experiência científica que se distancia da realidade do leitor, pois a pesquisa é sem fundamentos na ciência física.

(B) Apresente um Relato de experiência científica que trará muitas dúvidas quanto à possibilidade de gerar energia a partir das batatas.

(C) Apresente um Relato de experiência científica que afirma e atualiza a pesquisa realizada despertando o interesse do leitor em compreender o processo científico aplicado.

(D) Apresente um Relato de experiência científica que possibilita a interferência pessoal nos dados apresentados e anula a pesquisa.

5. No trecho a seguir, utiliza-se o pronome pessoal “ele” para se referir a qual palavra anteriormente expressa?   “Segundo ele afirma: “uma batata tem potência suficiente para iluminar um quarto com lâmpada LED por 40 dias”.

(A) Pesquisador.

(B) Haim Rabinowitch

(C) Experimento.

(D) Fio.

6. No trecho: “O relato de experimento científico é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação,” a parte destacada exerce sintática e textualmente a função de

(A) Instruir o leitor sobre a experiência realizada.

(B) Caracterizar qual é o tipo de relato feito sobre a experiência.

(C) Relatar de modo geral um experimento realizado.

(D) Apontar através do relato pessoal um experimento.

7. Marque a alternativa em que o verbo não se apresenta conforme as normas de concordância (singular/plural) estabelecidas pela gramática normativa

(A) É importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.

(B) O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico.

(C) Nem todas as experiências mostra resultados positivos.

(D) É importante que seu relato não fique apenas no nível de descrever uma situação.


8. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

(  ) Para que um experimento científico seja bem feito é importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.

(   ) O relato é feito de modo descontextualizado, sem objetividade e aporte teórico.

(  ) O relato deve trazer considerações que sejam significativas para a área de estudos em questão.

(   ) É importante que seu relato não fique apenas no nível de descrever uma situação mas ele deve ir além e colocar as emoções do pesquisador.

9. Identifique no texto lido quais são os materiais utilizados no experimento?

10.  Segundo o pesquisador, como a eletricidade acontece? Explique utilizando as ideias do autor.

11. Agora, você será o cientista que fará o relato da sua experiência!

Com esta atividade, você vai verificar uma transformação nas frutas.

1) Material: maçã (pode ser também pera ou batata…), prato;

2) Como fazer: dê uma boa mordida na maçã ou caso faça opção por um legume ou verdura poderá cortá-la. Coloque a fruta no prato e deixe-a perto de você por 30 minutos.

3) Hipótese: O que acontecerá com a maçã? Elabore a sua hipótese.

4) Descreva todo o momento de observação.

5) Resultado: Escreva quais foram os resultados observados e se confirmaram ou não sua hipótese.

6) Desenhe como ficou a maçã logo depois da mordida. Desenhe-a novamente após o tempo de espera.

Veja um exemplo na imagem abaixo:

Ótima atividade!