AULA 7/2023 – Resumo e Esquema. - 24/04/2023

SAIBA A DIFERENÇA ENTRE ESQUEMA E RESUMO!

Você sabe quais são as diferenças entre esquema e resumo? Pensou que esquema e resumo fossem a mesma coisa? Pois bem, você vai aprender agora que eles são tipos distintos de texto-, pois cada um cumpre uma função diferente no contexto comunicacional.

Basicamente, o resumo tem como principal característica apresentar com fidelidade as ideias reproduzidas em um texto, primando por elementos inerentes à construção textual. Já o esquema tem como objetivo destacar apenas aquilo que é essencial para um texto, como se fosse um esqueleto formado por tópicos. Para facilitar seus estudos, observe o quadro que destaca as especificidades de cada um desses textos:

Características do resumoCaracterísticas do esquema
1 – Sintetiza o texto preservando integralmente suas ideias.1 – Síntese das ideias principais de um texto organizada através de palavras-chave, em torno das quais é possível adquirir grandes quantidades de conhecimentos.
2 – Preocupação com os elementos da textualidade inerentes à construção textual, como coerência e coesão e hierarquização das ideias do autor.2 – A visualização de um esquema deve remeter o leitor aos principais pontos tidos como mais importantes
3 – Não é permitido, em um resumo, emitir comentários pessoais sobre o texto resumido.3 – O esquema assemelha-se a um esqueleto, não apresentando assim maiores preocupações com os elementos inerentes à construção textual.
4 – Variantes na estrutura do texto são permitidas quando não há a exigência de um resumo formal.4 – O esqueleto permite ao leitor visualizar e destacar aquilo que é essencial.
5 – Colar as ideias do autor não é permitido. Quando for necessário, que seja feito em forma de citação com os devidos créditos (autor e página).5 – No esquema podem ser utilizados diversos símbolos, como letras, números, setas, círculos etc.
6 – Diferentemente do que acontece com o esquema, o resumo é formado por frases que apresentam sentido completo, e não apenas tópicos.6 – Pode ser do tipo linear, quando apresenta a informação na horizontal e na vertical; piramidal, quando a informação está disposta em forma de pirâmide; e sistemático, quando as informações estão organizadas em forma de um quadro.
7 – É classificado em indicativo ou descritivo, informativo ou analítico.7 – Deve ter linguagem clara, concisa e objetiva.

Disponível em: https://www.portugues.com.br/redacao/o-esquema-resumo—fortes-aliados-diante-compreensao-textual-.html. Acesso em: 04 de abr. 2022.

Leia o texto abaixo:

O Pequeno Príncipe

O autor do livro é o personagem principal da história, que assume também o papel de narrador, contando sobre o fatídico dia em que o seu avião teria caído no meio do deserto do Saara.

Lá, o personagem principal adormece e, ao acordar, se depara com o Pequeno Príncipe, que pede para que ele desenhe um cordeiro numa folha de papel.

O protagonista é frustrado em relação aos seus desenhos, pois nunca ninguém conseguia interpretar as suas artes da forma correta.

Ao longo da história, o Pequeno Príncipe vai narrando as suas aventuras para o protagonista.

O jovem estaria a procura de um carneiro para comer as árvores que estariam crescendo em excesso em sua terra, um asteroide conhecido por B 612, que teria apenas uma rosa vermelha e três vulcões, sendo um deles inativo.

Ao ouvir as aventuras do Pequeno Príncipe, o protagonista vai percebendo como as pessoas deixam de dar valor as pequenas coisas da vida conforme vão crescendo.

Disponível em https://www.culturagenial.com/livro-o-pequeno-principe/. Acesso em: 04 de abr. 2022.

ATIVIDADES

1. Esse texto é um exemplo de gênero 

(A) Conto, pois se trata de uma narrativa com enredo, personagens em um tempo e espaço.  

(B) Crônica jornalística, pois relata um acontecimento histórico, com narrador e personagens.

(C) Resumo, pois se estrutura para expor um tema de uma forma mais simplificada extraindo as ideias principais da obra trabalhada. 

(D) Roteiro de filme, pois se trata de um documento narrativo utilizado para gravação de filmes. 

2. Qual é o assunto do RESUMO lido? 

(A) Expõe a história de uma personagem criança, que assume o papel de narrador em terceira pessoa, contando sua história.

(B) Descreve a personagem principal da história, dando detalhes físicos e psicológicos.

(C) Narra a vida da personagem principal da história, prioriza o espaço onde se passa a história.

(D) Sintetiza a história da personagem principal, que assume também o papel de narrador, contando sobre o dia em que o seu avião caiu no meio do deserto do Saara.

3. No trecho, “…lá o personagem principal adormece e, ao acordar, se depara com o Pequeno Príncipe, que pede para que ele desenhe um cordeiro numa folha de papel…” A sequência de verbos utilizados no texto garante ao leitor:

(A) Se informar sobre a vida da personagem.

(B) Se sentir comovido com a vida difícil da personagem no novo lugar.

(C) Acompanhar as ações praticadas pela personagem no enredo da história.

(D) Se aproximar da personagem e se reconhecer nela. 

4. O autor do resumo aponta a frustração da personagem. Observe o trecho: “O protagonista é frustrado em relação aos seus desenhos, pois nunca ninguém conseguia interpretar as suas artes da forma correta”. Qual palavra substitui “frustração” sem que se perca o sentido atribuído no texto? 

(A) Iludido.

(B) Encantado.

(C) Entusiasmado.

(D) Decepcionado.

5. No trecho, “… , o personagem principal adormece e, ao acordar, se depara com o Pequeno Príncipe, que pede para que ele desenhe um cordeiro numa folha de papel” a palavra em negrito expressa ideia de 

(A) espaço, pois se refere à obra “O Pequeno Príncipe” que está sendo resumida.  

(B) modo, pois se refere ao comportamento da personagem na obra ‘O Pequeno Príncipe”. 

(C) lugar, pois se refere ao local em que a personagem da obra “O Pequeno Príncipe” se encontrava.

(D) tempo, pois se refere à distância percorrida pela personagem da obra “O Pequeno Príncipe”.  

6. Qual é a finalidade do resumo lido?

(A) Expor as ideias sobre as aventuras do Pequeno Príncipe. 

(B) Ampliar as ideias apresentadas na obra “O Pequeno Príncipe”.

(C) Selecionar e agrupar as principais ideias da obra “O Pequeno Príncipe”.

(D) Detalhar as ideias contidas na obra “O Pequeno Príncipe”.

Observe o esquema e planejamento de uma redação.

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/466474473886139506/. Acesso em: 04 de abr. 2022.

7. Síntese das ideias principais de um texto organizada através de palavras-chave, em torno das quais é possível adquirir grandes quantidades de conhecimentos. Quais são as expressões ou palavras-chave que serão desenvolvidas na conclusão da redação?

8. Qual sequência do esquema é possível notar as consequências do problema apresentado?

9. Leia o relato de uma experiência científica que contribui bastante no mundo científico. Posteriormente, elabore um esquema de acordo com a imagem abaixo. Retire as ideias principais, secundárias e organize um esquema com palavras e/ou expressões-chave. O objetivo é construir um esquema que demonstre uma sequência dos fatos, descrições e conclusão da experiência do cientista Charles Darwin. Lembre-se que isso será feito através da colocação de palavras ou expressões.

Em direção à luz

 Em O Poder do Movimento nas Plantas, que escreveu com um dos dez filhos, Francis, Darwin descreve como constatou que o broto de uma espécie de planta crescia “torto” quando submetido ao estímulo da luz.

“Nos surpreendeu ver como a parte superior determinava a direção da curvatura da parte inferior”, escreveu.

Para averiguar se a parte superior do broto era a parte sensível à luz, o biólogo cobriu a recobriu com uma “capa” de material opaco. E verificou que, desta vez, a planta não se dobrou em direção à luz.

É possível replicar esse mesmo experimento: plantar uma semente e ver como seu primeiro broto curva-se em direção a uma vela acesa, por exemplo, para então cobrir a ponta com uma “capa” de papel alumínio e notar a diferença.

Darwin era cuidadoso e paciente quando se tratava de suas experiências, mas segundo Ken Thompson, “sua verdadeira genialidade estava em sua habilidade de formular as perguntas corretas”.

Neste experimento, “a ideia-chave para Darwin era de que a parte de uma planta que responde a um estímulo – neste caso, à luz – não necessariamente é a mesma que percebe esse estímulo”.

E essa constatação leva a uma conclusão inevitável, de que algo transporta esses sinais de uma parte a outra da planta.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-50643995. Acesso em: 4 de abr. 2022.