AULA 9/2023 -Gênero Anúncio Publicitário. - 22/05/2023
RETOMANDO O GÊNERO TEXTUAL ANÚNCIO
Os anúncios publicitários são de alta circulação social e tendem a se tornar mais e mais comuns em virtude das características da sociedade atual, baseada na produção e no consumo de mercadorias e ideias. São textos que atuam justamente no sentido de convencer o público a comprar determinado produto ou, ainda, no sentido de despertar a consciência do público para a não destruição do meio ambiente ou abordar quaisquer outros problemas sociais.
No segundo caso, os textos publicitários procuram “vender” uma ideia, ou estimular os leitores a mudar seu comportamento, suas atitudes acerca de algo.
Nesse sentido, existem textos publicitários que visam convencer o leitor a parar de fumar, a levar uma vida mais saudável, a conservar o patrimônio cultural de uma cidade, a usar adequadamente o transporte público, etc.
Característica do anúncio publicitário
É um texto curto, de linguagem mista, mesclando elementos verbais com não verbais.
A linguagem visual — com a exploração de cores, texturas, contrastes, luz — e a linguagem sonora podem ser exploradas de modo significativo nos textos publicitários.
Por sua linguagem concisa e curta, os textos trabalham a palavra como um recurso de forte poder expressivo, portanto fogem dos seus usos denotativos e mais “comuns” e passam a ser um “ícone” de alguma parte da mensagem. Isso também ocorre com os outros elementos, como as cores, que possuem uma simbologia, bem como a padronização dos corpos, do bom e mal, do bonito e feio, etc.
Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ingles/texto-publicitario-propaganda-tambem-vende-ideias-e-sugere-atitudes.htm?cmpid=copiaecola Acesso em: 30, abr. 2022. (Adaptado)
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/anuncio-publicitario.htm Acesso em: 30, abr. 2022. (Adaptado)
Observe o texto a seguir:
“Publicidade é a arte de se fazer propaganda através de anúncios publicitários, que são um gênero textual com fins comerciais ou políticos exercendo uma ação psicológica sobre o público” (Aurélio Buarque de Holanda).
Assim como os leitores, os anúncios sustentam economicamente os jornais e as revistas e fazem parte das informações veiculadas ao público. Deve-se acrescentar, ainda, que a publicidade segue o curso dos acontecimentos atuais.
Para continuar sua ação, o anúncio publicitário também traz mensagens ao leitor utilizando os elementos a seguir.
• Slogan: síntese do que se quer transmitir imediatamente ao leitor, destacando as qualidades do que se deseja propagar.
• Ilustração (fotos, desenhos ou gráficos): relacionada ao texto da propaganda.
•Texto: apresenta várias informações para convencer o leitor de que o produto é de boa qualidade e deve ser adquirido ou de que a ideia deve ser adotada.
Esses recursos são algumas das estratégias de atração e convencimento que a publicidade pode utilizar para defender uma ideia, serviço ou produto.
ATIVIDADES
- Como você classifica esse anúncio publicitário?
2. Qual é o objetivo do texto?
3. A ilustração que acompanha o texto escrito é importante para a compreensão? Por quê?
4. O anúncio apresenta árvores cortadas. Por que esse fato nos chama a atenção?
5. É possível deduzir qual é o público-alvo do texto? Explique como chegou à sua conclusão.
6. Independentemente do seu conhecimento prévio a respeito do Greenpeace, apenas com base no anúncio publicitário, o que é possível deduzir dessa organização?
Observe esse outro exemplo de anúncio:
7. Qual é o objetivo dele?
8. É possível identificar seu público-alvo?
9. Embora venham de instituições diferentes e com diferentes propósitos, as duas propagandas têm algo em comum. O que é?
10. Qual é o slogan desse texto?
11. Observando a imagem, é possível reconhecer elementos das histórias infantis. Quais? Consegue relacioná-los a alguma história conhecida?
12. Qual seria o objetivo da instituição ao investir em cultura ou fazer uma campanha de leitura?
13. Observe o texto.
As histórias precisam de você para fazer parte da vida das crianças
Do 0 aos 5 anos, as crianças vivem um momento fundamental do seu crescimento. Ler para uma criança nessa fase ajuda a desenvolver o raciocínio, o vocabulário e a imaginação dela. Nos últimos anos, o Itaú já distribuiu gratuitamente mais de 30 milhões de livros e, em 2013, vai levar novas histórias para todo o Brasil.
Mas a parte importante depende de você: leia para uma criança.
Peça sua Coleção Itaú de Livros Infantis: www.itau.com.br/itaucrianca.
Disponível em: http://portfoliodeagencias.meioemensagem.com.br/anuario/propaganda/ agencias/DPZT/2796/portfolio-da-agencia/Mnifesto/2785. Acesso em: 30 abr. 2022.
a) Qual argumento é usado para convencer os leitores a ler para as crianças? Relacione o texto às informações do anúncio.
b) Nesse texto, compreende-se criança de uma forma bem específica. O que se entende por criança nele?
c) De acordo com o texto, o que é preciso para que a campanha de distribuição de livros do Itaú tenha sucesso?
Continuando o estudo da Concordância, vamos ver a seguir uma relação importante entre sujeito e verbo.
Concordância verbal
Os mecanismos de concordância são uma constante fonte de recursos expressivos de uma língua. Um texto que os utiliza corretamente assegurará a clareza, a coerência e a coesão, necessárias à boa comunicação.
Concordância verbal é o estudo que leva em consideração as flexões verbais de número e pessoa em função do sujeito. Nesse sentido, o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração.
Exemplos:
1º – Em geral, as pessoas se preocupam com o planeta, mas não se mobilizam.
(Sujeito) (Verbo) (Verbo)
2º – Em geral, a população se preocupa com o planeta, mas não se mobiliza.
(Sujeito) (Verbo) (Verbo)
As relações de concordância constituem um dos aspectos fundamentais da estrutura sintática do idioma. Assim, conhecer as regras básicas que determinam o ajuste entre o verbo e o sujeito é indispensável a quem utiliza o padrão culto do idioma.
Para o estudo de concordância verbal, é necessário, portanto, levar em consideração dois aspectos:
1) o tipo de sujeito da oração;
2) a regra de concordância para esse tipo de sujeito.
Como, em uma oração, o sujeito pode se apresentar sob muitas formas, existe também um conjunto bastante amplo de regras de concordância.
Casos de concordância verbal
- Regra 1
Ex.: O professor e a professora prepararam a prova.
Conclusão: o verbo vai para a 3.ª pessoa do plural caso o sujeito seja composto (3.ª + 3.ª) e anteposto ao verbo.
- Regra 2
Ex.: Então falaram o aluno e a aluna.
Ex.: Então falou o aluno e a aluna.
Conclusão: se o sujeito composto é posposto ao verbo, este vai para o plural ou concorda com o substantivo mais próximo.
- Regra 3
Ex.: Eu e tu sairemos de manhã.
Ex.: Eu, tu e ele sairemos de manhã.
Ex.: Tu e ele saireis de manhã.
Ex.: Você e ele sairão de manhã.
Conclusão: quando o sujeito é composto de pessoas diferentes, o verbo fica no plural, de acordo com a pessoa mais importante, sendo sempre a de número mais baixo (a primeira pessoa é mais importante que a segunda e a segunda é mais importante que a terceira).
- Regra 4
Ex.: Há meses que não o vejo.
Ex.: Havia anos que este fenômeno não ocorria.
Ex.: Faz horas que o trem partiu.
Conclusão: o verbo haver nos sentidos de existir / acontecer / ocorrer ou se referindo ao tempo passado é impessoal, ou seja, não admite sujeito. O mesmo sucede com o verbo fazer referindo-se a tempo.
- Regra 5
Ex.: Rui ou Mário será o vencedor.
Ex.: O ônibus ou o trem passam por lá.
Conclusão: havendo exclusão, o verbo fica no singular; se o verbo se referir aos dois sujeitos, vai para o plural.
- Regra 6
Ex.: A classe levantou-se quando o diretor apareceu.
Conclusão: o sujeito coletivo no singular pede verbo no singular.
- Regra 7
Ex.: Um bando de papagaios sobrevoou a floresta.
Ex.: Um bando de papagaios sobrevoaram a floresta.
Conclusão: o verbo pode ficar no singular ou no plural se o sujeito coletivo for especificado com substantivo no plural.
- Regra 8
Ex.: Médicos, remédios, mudança de clima, nada pôde curá-lo.
Conclusão: quando as palavras nada, tudo, ninguém etc. vierem ao fim de uma enumeração (como que a resumi–la), o verbo fica no singular.
- Regra 9
Ex.: Já deram onze horas?
Ex.: Soaram sete horas.
Ex.: O sino do morro badalou seis horas.
Ex.: O relógio bateu três horas.
Conclusão: se aparecerem os sujeitos expressos, como no caso de relógio, sino, campainha etc., o verbo concordará com esses sujeitos. Se não aparecerem sujeitos, o verbo concordará com a palavra hora ou horas.
- Regra 10
Ex.: Sou eu que pago a conta.
Ex.: Sou eu que paga a conta.
Conclusão: o verbo das orações concorda com o sujeito “eu” ou com o pronome relativo “que” na 1.ª pessoa (eu pago, que paga).
- Regra 11
Ex.: Na infância, tudo são alegrias.
Conclusão: quando o sujeito for o pronome tudo, o verbo ser concorda com o predicativo. O mesmo ocorre quando forem sujeitos isto, isso, aquilo.
- Regra 12
Ex.: A comida eram uns pedaços de pão velho.
Conclusão: quando o sujeito é um nome de coisa no singular e o predicativo estiver no plural, o verbo ser vai para o plural, concordando com o predicativo.
- Regra 13
Ex.: Ela é que é bonita!
Ex.: Elas é que são bonitas!
Conclusão: a expressão de realce “é que” permanece invariável.
14. Reescreva o trecho abaixo substituindo o sujeito grifado pelas palavras que estão entre parênteses, fazendo a devida concordância.
A campanha institucional do Greenpeace foi premiada na edição 2003 do New York Festivals, evento internacional de comunicação realizado desde 1957 na cidade americana. (anúncios publicitários)
15. Considerando que o termo em destaque é o sujeito, reescreva as frases completando as lacunas com a forma verbal que torna correta a concordância.
a) A decisão dos diretores da empresa … os funcionários. (surpreendeu/surpreenderam)
b) Nos últimos dias, … na imprensa boatos de aumento da taxa de juros. (surgiu/surgiram)
c) O velho relógio da igreja … dez horas. (batia/batiam)
16. Com relação às duas frases a seguir, faça o que se pede.
I. Não se reformulou o planejamento inicial.
II. Não se concordou com o planejamento inicial.
Reescreva as frases dadas, colocando no plural os termos destacados. Se necessário, refaça a concordância.
17. Nas frases a seguir, substitua o termo em destaque pelo indicado entre parênteses e refaça, se necessário, a concordância e as alterações decorrentes da substituição. Quando houver duas concordâncias válidas, indique–as.
a) O resultado da pesquisa sobre a separação do lixo não reciclável provocou grande polêmica entre os moradores. (conclusões)
b) Contrata-se pedreiro experiente. (costureiras)
c) Precisa-se de pintor experiente. (costureiras)
d) Muitos pássaros dormiam no poste. (uma porção de)
e) O diretor repreendeu dois dos meninos que participaram da confusão. (um)
f ) O Brasil anunciou sua participação no projeto. (Estados Unidos)
g) Algum de nós não irá à festa. (alguns)
18. Leia a frase a seguir.
O hábil detetive e seus agentes descobriram o ladrão das joias.
Agora, reescreva-a substituindo o e por com e estabeleça a concordância verbal de modo que:
a) os dois núcleos do sujeito tenham o mesmo grau de importância.
b) o primeiro núcleo fique mais valorizado que o segundo.
19. Leia as frases a seguir.
I. “O comércio entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai quadruplicaram nos últimos anos – e faz negócios melhores quem se comunica melhor.” (Veja, ed. 1563, p. 106.)
II. O péssimo estado de conservação dos campos de futebol afastam os jogadores do esporte.
a) Ambas apresentam o mesmo problema de uso da norma culta. Aponte-o nas duas frases.
b) Reescreva as passagens incorretas, adequando-as à norma culta. Justifique a correção.
20. A frase a seguir foi proferida por Ayrton Senna, por ocasião de um voo que ele fez em um avião Mirage, da Força Aérea Brasileira.
Se cada brasileiro tivesse a oportunidade de fazer esse voo que eu fiz, com certeza teriam mais amor à pátria.
Rev. Foco. Brasília, Foco Editorial, n. 37, out. 1998.
a) A frase apresenta uma inadequação gramatical. Identifique essa inadequação, faça a correção e justifique-a.
b) Elabore uma hipótese para explicar o que poderia ter levado à ocorrência desse erro.
21. Leia este trecho de notícia:
[…] O avião EMB-145 foi totalmente projetado no computador, com a finalidade de aumentar a produtividade. […] O software acusa, por exemplo, quando componentes do sistema elétrico projetado está ocupando a mesma região no espaço que tubos do sistema hidráulico.
O Estado de S.Paulo, 27 nov. 1995.
a) Identifique a passagem em que ocorre um desvio em relação à norma culta e explique-a.
b) Reescreva tal passagem de acordo com os padrões da norma culta.
c) Formule uma hipótese para explicar o que poderia ter induzido o redator da notícia a cometer o erro.
22. Durante a transmissão de uma partida de futebol, o locutor de uma rede de TV disse:
Não foi divulgado ainda público e renda do jogo.
Imediatamente a seguir, julgando ter cometido um erro de concordância, ele refez a frase desta forma: “Não foram divulgados ainda público e renda”.
Baseando-se na regra de concordância aplicável ao caso, comente se a alteração efetuada pelo locutor era realmente necessária
PRODUÇÃO TEXTUAL
Agora que já refletimos sobre campanhas publicitárias em geral e sobre a campanha do Greenpeace em particular, está na hora de você usar sua criatividade para criar uma peça ou anúncio publicitário.
Vamos trabalhar também a intertextualidade com contos de fadas e histórias infantis apresentadas na publicidade da instituição financeira.
• Escolha o assunto do qual quer trabalhar.
• Escolha a história infantil que pode ser relacionada a esse assunto.
• Use sua criatividade para estabelecer a relação entre o assunto e a história infantil.
• Crie um slogan e um breve texto de conscientização.
• Escolha uma imagem interessante, inteligente e criativa (pode ser foto, desenho, colagem etc.).
• Apresente sua peça publicitária à turma.