AULA 9/2023 -Gênero Anúncio Publicitário.   - 22/05/2023

 

RETOMANDO O GÊNERO TEXTUAL ANÚNCIO

Disponível em: ttps://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2021/10/1-anuncio-publicitario.jpg/ Acesso em 02 de mai. de 2022.

Os anúncios publicitários são de alta circulação social e tendem a se tornar mais e mais comuns em virtude das características da sociedade atual, baseada na produção e no consumo de mercadorias e ideias. São textos que atuam justamente no sentido de convencer o público a comprar determinado produto ou, ainda, no sentido de despertar a consciência do público para a não destruição do meio ambiente ou abordar quaisquer outros problemas sociais.

No segundo caso, os textos publicitários procuram “vender” uma ideia, ou estimular os leitores a mudar seu comportamento, suas atitudes acerca de algo.

Nesse sentido, existem textos publicitários que visam convencer o leitor a parar de fumar, a levar uma vida mais saudável, a conservar o patrimônio cultural de uma cidade, a usar adequadamente o transporte público, etc.

Característica do anúncio publicitário

É um texto curto, de linguagem mista, mesclando elementos verbais com não verbais. 

A linguagem visual — com a exploração de cores, texturas, contrastes, luz — e a linguagem sonora podem ser exploradas de modo significativo nos textos publicitários.

Por sua linguagem concisa e curta, os textos trabalham a palavra como um recurso de forte poder expressivo, portanto fogem dos seus usos denotativos e mais “comuns” e passam a ser um “ícone” de alguma parte da mensagem. Isso também ocorre com os outros elementos, como as cores, que possuem uma simbologia, bem como a padronização dos corpos, do bom e mal, do bonito e feio, etc.

Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ingles/texto-publicitario-propaganda-tambem-vende-ideias-e-sugere-atitudes.htm?cmpid=copiaecola Acesso em: 30, abr. 2022. (Adaptado)

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/anuncio-publicitario.htm Acesso em: 30, abr. 2022. (Adaptado)

Observe o texto a seguir:

Disponível em: https://pt-static.z-dn.net/files/d6c/ed86d276a3a33c79a4c2cf1369cb087d.jpg/Acesso em: 22 de maio de 2022.

“Publicidade é a arte de se fazer propaganda através de anúncios publicitários, que são um gênero textual com fins comerciais ou políticos exercendo uma ação psicológica sobre o público” (Aurélio Buarque de Holanda).

Assim como os leitores, os anúncios sustentam economicamente os jornais e as revistas e fazem parte das informações veiculadas ao público. Deve-se acrescentar, ainda, que a publicidade segue o curso dos acontecimentos atuais.

Para continuar sua ação, o anúncio publicitário também traz mensagens ao leitor utilizando os elementos a seguir.

Slogan: síntese do que se quer transmitir imediatamente ao leitor, destacando as qualidades do que se deseja propagar.

Ilustração (fotos, desenhos ou gráficos): relacionada ao texto da propaganda.

Texto: apresenta várias informações para convencer o leitor de que o produto é de boa qualidade e deve ser adquirido ou de que a ideia deve ser adotada.

Esses recursos são algumas das estratégias de atração e convencimento que a publicidade pode utilizar para defender uma ideia, serviço ou produto.

ATIVIDADES

  1. Como você classifica esse anúncio publicitário?

2. Qual é o objetivo do texto?

3. A ilustração que acompanha o texto escrito é importante para a compreensão? Por quê?

4. O anúncio apresenta árvores cortadas. Por que esse fato nos chama a atenção?

5. É possível deduzir qual é o público-alvo do texto? Explique como chegou à sua conclusão.

6. Independentemente do seu conhecimento prévio a respeito do Greenpeace, apenas com base no anúncio publicitário, o que é possível deduzir dessa organização?

Observe esse outro exemplo de anúncio:

Disponível em: https://convivaeducacao.org.br/fique_atento/1083 Acesso em: 30 abr. 2022

7. Qual é o objetivo dele?

8. É possível identificar seu público-alvo?

9. Embora venham de instituições diferentes e com diferentes propósitos, as duas propagandas têm algo em comum. O que é?

10. Qual é o slogan desse texto?

11. Observando a imagem, é possível reconhecer elementos das histórias infantis. Quais? Consegue relacioná-los a alguma história conhecida?

12. Qual seria o objetivo da instituição ao investir em cultura ou fazer uma campanha de leitura?

13. Observe o texto.

As histórias precisam de você para fazer parte da vida das crianças

Do 0 aos 5 anos, as crianças vivem um momento fundamental do seu crescimento. Ler para uma criança nessa fase ajuda a desenvolver o raciocínio, o vocabulário e a imaginação dela. Nos últimos anos, o Itaú já distribuiu gratuitamente mais de 30 milhões de livros e, em 2013, vai levar novas histórias para todo o Brasil.

Mas a parte importante depende de você: leia para uma criança.

Peça sua Coleção Itaú de Livros Infantis: www.itau.com.br/itaucrianca.

Disponível em: http://portfoliodeagencias.meioemensagem.com.br/anuario/propaganda/ agencias/DPZT/2796/portfolio-da-agencia/Mnifesto/2785. Acesso em: 30 abr. 2022.

a) Qual argumento é usado para convencer os leitores a ler para as crianças? Relacione o texto às informações do anúncio.

b) Nesse texto, compreende-se criança de uma forma bem específica. O que se entende por criança nele?

c) De acordo com o texto, o que é preciso para que a campanha de distribuição de livros do Itaú tenha sucesso?

Continuando o estudo da Concordância, vamos ver a seguir uma relação importante entre sujeito e verbo.

Concordância verbal

Os mecanismos de concordância são uma constante fonte de recursos expressivos de uma língua. Um texto que os utiliza corretamente assegurará a clareza, a coerência e a coesão, necessárias à boa comunicação.

Concordância verbal é o estudo que leva em consideração as flexões verbais de número e pessoa em função do sujeito. Nesse sentido, o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração.

Exemplos:

1º – Em geral, as pessoas se preocupam com o planeta, mas não se mobilizam.

              (Sujeito)            (Verbo)                          (Verbo)

2º – Em geral, a população se preocupa com o planeta, mas não se mobiliza.

              (Sujeito)            (Verbo)                           (Verbo)

As relações de concordância constituem um dos aspectos fundamentais da estrutura sintática do idioma. Assim, conhecer as regras básicas que determinam o ajuste entre o verbo e o sujeito é indispensável a quem utiliza o padrão culto do idioma.

Para o estudo de concordância verbal, é necessário, portanto, levar em consideração dois aspectos:

1) o tipo de sujeito da oração;

2) a regra de concordância para esse tipo de sujeito.

Como, em uma oração, o sujeito pode se apresentar sob muitas formas, existe também um conjunto bastante amplo de regras de concordância.

Casos de concordância verbal

  • Regra 1

Ex.: O professor e a professora prepararam a prova.

Conclusão: o verbo vai para a 3.ª pessoa do plural caso o sujeito seja composto (3.ª + 3.ª) e anteposto ao verbo.

  • Regra 2

Ex.: Então falaram o aluno e a aluna.

Ex.: Então falou o aluno e a aluna.

Conclusão: se o sujeito composto é posposto ao verbo, este vai para o plural ou concorda com o substantivo mais próximo.

  • Regra 3

Ex.: Eu e tu sairemos de manhã.

Ex.: Eu, tu e ele sairemos de manhã.

Ex.: Tu e ele saireis de manhã.

Ex.: Você e ele sairão de manhã.

Conclusão: quando o sujeito é composto de pessoas diferentes, o verbo fica no plural, de acordo com a pessoa mais importante, sendo sempre a de número mais baixo (a primeira pessoa é mais importante que a segunda e a segunda é mais importante que a terceira).

  • Regra 4

Ex.: meses que não o vejo.

Ex.: Havia anos que este fenômeno não ocorria.

Ex.: Faz horas que o trem partiu.

Conclusão: o verbo haver nos sentidos de existir / acontecer / ocorrer ou se referindo ao tempo passado é impessoal, ou seja, não admite sujeito. O mesmo sucede com o verbo fazer referindo-se a tempo.

  • Regra 5

Ex.: Rui ou Mário será o vencedor.

Ex.: O ônibus ou o trem passam por lá.

Conclusão: havendo exclusão, o verbo fica no singular; se o verbo se referir aos dois sujeitos, vai para o plural.

  • Regra 6

Ex.: A classe levantou-se quando o diretor apareceu.

Conclusão: o sujeito coletivo no singular pede verbo no singular.

  • Regra 7

Ex.: Um bando de papagaios sobrevoou a floresta.

Ex.: Um bando de papagaios sobrevoaram a floresta.

Conclusão: o verbo pode ficar no singular ou no plural se o sujeito coletivo for especificado com substantivo no plural.

  • Regra 8

Ex.: Médicos, remédios, mudança de clima, nada pôde curá-lo.

Conclusão: quando as palavras nada, tudo, ninguém etc. vierem ao fim de uma enumeração (como que a resumi–la), o verbo fica no singular.

  • Regra 9

Ex.: Já deram onze horas?

Ex.: Soaram sete horas.

Ex.: O sino do morro badalou seis horas.

Ex.: O relógio bateu três horas.

Conclusão: se aparecerem os sujeitos expressos, como no caso de relógio, sino, campainha etc., o verbo concordará com esses sujeitos. Se não aparecerem sujeitos, o verbo concordará com a palavra hora ou horas.

  • Regra 10

Ex.: Sou eu que pago a conta.

Ex.: Sou eu que paga a conta.

Conclusão: o verbo das orações concorda com o sujeito “eu” ou com o pronome relativo “que” na 1.ª pessoa (eu pago, que paga).

  • Regra 11

Ex.: Na infância, tudo são alegrias.

Conclusão: quando o sujeito for o pronome tudo, o verbo ser concorda com o predicativo. O mesmo ocorre quando forem sujeitos isto, isso, aquilo.

  • Regra 12

Ex.: A comida eram uns pedaços de pão velho.

Conclusão: quando o sujeito é um nome de coisa no singular e o predicativo estiver no plural, o verbo ser vai para o plural, concordando com o predicativo.

  • Regra 13

Ex.: Ela é que é bonita!

Ex.: Elas é que são bonitas!

Conclusão: a expressão de realce “é que” permanece invariável.

14. Reescreva o trecho abaixo substituindo o sujeito grifado pelas palavras que estão entre parênteses, fazendo a devida concordância.

A campanha institucional do Greenpeace foi premiada na edição 2003 do New York Festivals, evento internacional de comunicação realizado desde 1957 na cidade americana. (anúncios publicitários)

15. Considerando que o termo em destaque é o sujeito, reescreva as frases completando as lacunas com a forma verbal que torna correta a concordância.

a) A decisão dos diretores da empresa … os funcionários. (surpreendeu/surpreenderam)

b) Nos últimos dias, … na imprensa boatos de aumento da taxa de juros. (surgiu/surgiram)

c) O velho relógio da igreja … dez horas. (batia/batiam)

16. Com relação às duas frases a seguir, faça o que se pede.

I. Não se reformulou o planejamento inicial.

II. Não se concordou com o planejamento inicial.

Reescreva as frases dadas, colocando no plural os termos destacados. Se necessário, refaça a concordância.

17. Nas frases a seguir, substitua o termo em destaque pelo indicado entre parênteses e refaça, se necessário, a concordância e as alterações decorrentes da substituição. Quando houver duas concordâncias válidas, indique–as.

a) O resultado da pesquisa sobre a separação do lixo não reciclável provocou grande polêmica entre os moradores. (conclusões)

b) Contrata-se pedreiro experiente. (costureiras)

c) Precisa-se de pintor experiente. (costureiras)

d) Muitos pássaros dormiam no poste. (uma porção de)

e) O diretor repreendeu dois dos meninos que participaram da confusão. (um)

f ) O Brasil anunciou sua participação no projeto. (Estados Unidos)

g) Algum de nós não irá à festa. (alguns)

18. Leia a frase a seguir.

O hábil detetive e seus agentes descobriram o ladrão das joias.

Agora, reescreva-a substituindo o e por com e estabeleça a concordância verbal de modo que:

a) os dois núcleos do sujeito tenham o mesmo grau de importância.

b) o primeiro núcleo fique mais valorizado que o segundo.

19. Leia as frases a seguir.

I. “O comércio entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai quadruplicaram nos últimos anos – e faz negócios melhores quem se comunica melhor.” (Veja, ed. 1563, p. 106.)

II. O péssimo estado de conservação dos campos de futebol afastam os jogadores do esporte.

a) Ambas apresentam o mesmo problema de uso da norma culta. Aponte-o nas duas frases.

b) Reescreva as passagens incorretas, adequando-as à norma culta. Justifique a correção.

20. A frase a seguir foi proferida por Ayrton Senna, por ocasião de um voo que ele fez em um avião Mirage, da Força Aérea Brasileira.

Se cada brasileiro tivesse a oportunidade de fazer esse voo que eu fiz, com certeza teriam mais amor à pátria.

Rev. Foco. Brasília, Foco Editorial, n. 37, out. 1998.

a) A frase apresenta uma inadequação gramatical. Identifique essa inadequação, faça a correção e justifique-a.

b) Elabore uma hipótese para explicar o que poderia ter levado à ocorrência desse erro.

21. Leia este trecho de notícia:

[…] O avião EMB-145 foi totalmente projetado no computador, com a finalidade de aumentar a produtividade. […] O software acusa, por exemplo, quando componentes do sistema elétrico projetado está ocupando a mesma região no espaço que tubos do sistema hidráulico.

O Estado de S.Paulo, 27 nov. 1995.

a) Identifique a passagem em que ocorre um desvio em relação à norma culta e explique-a.

b) Reescreva tal passagem de acordo com os padrões da norma culta.

c) Formule uma hipótese para explicar o que poderia ter induzido o redator da notícia a cometer o erro.

22. Durante a transmissão de uma partida de futebol, o locutor de uma rede de TV disse:

Não foi divulgado ainda público e renda do jogo.

Imediatamente a seguir, julgando ter cometido um erro de concordância, ele refez a frase desta forma: “Não foram divulgados ainda público e renda”.

Baseando-se na regra de concordância aplicável ao caso, comente se a alteração efetuada pelo locutor era realmente necessária

PRODUÇÃO TEXTUAL

Agora que já refletimos sobre campanhas publicitárias em geral e sobre a campanha do Greenpeace em particular, está na hora de você usar sua criatividade para criar uma peça ou anúncio publicitário.

Vamos trabalhar também a intertextualidade com contos de fadas e histórias infantis apresentadas na publicidade da instituição financeira.

• Escolha o assunto do qual quer trabalhar.

• Escolha a história infantil que pode ser relacionada a esse assunto.

• Use sua criatividade para estabelecer a relação entre o assunto e a história infantil.

• Crie um slogan e um breve texto de conscientização.

• Escolha uma imagem interessante, inteligente e criativa (pode ser foto, desenho, colagem etc.).

• Apresente sua peça publicitária à turma.