Autobiografias – Atividade 10 - 01/06/2021

ENTENDA O QUE É UMA AUTOBIOGRAFIA

A autobiografia é um tipo de texto pessoal em que o próprio escritor é o personagem principal. Escrever uma autobiografia é olhar para os aspectos literários e não histórico, porque ora a narrativa apresenta um resgate de lembranças, ora constrói a trama com os fios da ficção.

O narrador narra a sua história, desde o nascimento até a vida atual. Existe autobiografados adultos e crianças. Geralmente, são pessoas conhecidas no país em que mora. Entretanto, isso não é uma regra. Há pessoas que têm a vida marcada por algum fato.

Algumas autobiografias famosas:

  1. Cadernos de LanzaroteJosé Saramago;
  2. ConfissõesSanto Agostinho;
  3. Autobiografia de Benjamin Franklin.

A autobiografia não ser analisada apenas da perspectiva individual. Ela é um gênero que propõe a integração coletiva porque ao narrar a sua história o indivíduo partilha com a sua comunidade, e com contas as outras, as suas impressões e a sua visão de mundo, permitindo ao leitor/público ter acesso a outras perspectivas.

Muitas autobiografias tornam-se um livro, um roteiro de cinema, ou publicações em blogs, redes sociais e vídeos em formato de stories.

Disponível em: https://www.infoescola.com/generos-literarios/autobiografia/. Acesso em 30 de março de 2021. (Adaptado)

Autobiografia – ‘Eu Sou Malala’: leia um trecho da autobiografia da vencedora do Nobel da Paz

Eu nasci na pequena cidade de Mingora, no Paquistão, no dia 12 de julho de 1997. Aos 15 anos, ainda bem jovem fui baleada na cabeça pelo grupo rebelde talibã Tehrik-e-Niswan, que acredita que as mulheres, desde cedo, devem aprender a ser exímias donas de casa. Escola? Faculdade? Estudo? Ah! Nada disso é coisa de menina. Eu quase morri, mas suportei a dor e lutei pela vida.

Sempre pensei de forma diferente. Desde criança, me destacava por ser uma excelente e dedicada aluna. O tempo passou e o meu interesse de jovem pelo conhecimento só aumentou. Eu não reclamava de ser proibida de ir à aula. (…)

Disponível em: https://capricho.abril.com.br/comportamento/as-13-frases-mais-inspiradoras-de-malala-yousafzai/. Acesso em 29 de março de 2021

Leia um trecho da autobiografia de Lázaro Ramos, um garoto negro e de família pobre que enfrentou as dificuldades e tornou-se um diretor e ator respeitado.

            Eu nasci em 01 de novembro de 1978 e cresci em meio ao cenário pobre, porém, fui rico em cultura na periferia de Salvador. Foi justamente ali que descobriram meu talento e chegaria a ocupar seu lugar no meio artístico.

       Com apenas 10 anos de idade aprendi teatro na escola e já me apresentava como ator mirim em eventos escolares. Não demorou muito e engajei-me no projeto Bando do Teatro Olodum que integrava jovens às artes cênicas através do teatro e cinema. O grupo teatral era formado por atores negros e era dirigido por Márcio Meirelles que sempre notou o meu talento nato.

       Neste tempo, eu era aprendiz de artes cênicas e futuro ator global. Me dividia entre um laboratório de análises clínicas onde trabalhava para ajudar a sustentar a casa, haja vista, ser filho único e minha mãe estar doente.

      Hoje, sou um ator, apresentador, cineasta e escritor de literatura infantil brasileiro, que iniciei a carreira artística no Bando de Teatro Olodum. Durante os anos de 1998 a 2002, fui âncora do Fantástico. Ganhei notoriedade ao interpretar João Francisco dos Santos no filme Madame Satã (2002). Fui indicado ao Emmy (2007) de melhor ator por minha interpretação na novela Cobras & Lagartos, como Foguinho.

          Ao passar em testes pela Rede Globo para o papel de Foguinho na novela Cobras e Lagartos, ganhei a simpatia nacional e diziam que eu era um fenômeno. A novela levada ao ar em 2007 garantiu-me uma indicação ao Emmy por minha excelente interpretação. Mas para chegar até o ano de 2007 e a uma novela da Globo tive que fazer diversas peças: desde 1993 quando na peça A Máquina ganhou notoriedade no eixo Rio – São Paulo. Foi justamente desta época que me aproximou de grandes atores e diretores.

       Antes de chegar à novela Cobras e Lagartos, a minha estreia foi na microssérie Pastores da Noite que me rendeu elogios dos principais diretores globais. Ao juntar-me a Wagner Moura, Lúcio Mauro Filho e outros atores da emissora. O papel, assim como os demais, se dividia em interpretar um homem e uma mulher. Ficou marcante pelo bom humor e tirava risadas durante as suas atuações.

        Sou um ativista dos Direitos Humanos e de conscientização contra o racismo. Casado com a atriz Taís Araújo, tenho dois filhos: João Vicente de Araújo Ramos e Maria Antônia. Em 2013, eu e minha a esposa voltamos a contracenar juntos no filme Acorda Brasil, em 2014 em Geração Brasil e em 2015 em Mister Brau.

(Fonte: https://www.biografiaresumida.com.br) – Texto modificado e adaptado.

Atividades sobre o texto lido.

1- Pode-se afirmar que o texto acima é

a) (   ) uma notícia.

b) (   ) uma peça teatral.

c) (   ) um conto literário.

d) (   ) uma autobiografia resumida.

2- A maioria dos verbos do texto estão flexionados em qual tempo e pessoa gramatical?

a) (   ) Primeira pessoa do tempo pretérito perfeito e imperfeito.

b) (   ) Terceira pessoa do tempo pretérito imperfeito.

c) (   ) Primeira pessoa do tempo presente.

d) (   ) Primeira pessoa do tempo futuro do presente.

3- Por que a vida do autor Lázaro Ramos se tornou uma autobiografia?

4- A autobiografia apresenta uma continuidade certa dos fatos, ou não há linearidade em relação à cronologia? Explique.

5- Em relação à concordância do verbo com o sujeito, justifique a colocação do verbo na 1º pessoa do singular. Com qual sujeito o verbo concorda no trecho:

Sou um ativista dos Direitos Humanos e de conscientização contra o racismo.”

6- Por que o adjetivo CASADO está no masculino, plural? Essa palavra caracteriza qual termo do texto?

“Casado com a atriz Taís Araújo, tenho dois filhos: João Vicente de Araújo Ramos e Maria Antônia.”

7- Em 2007, Lázaro Ramos recebeu qual prêmio? Por que ele foi premiado?

8- Lázaro Ramos tem uma vida marcada de superação e luta contra o racismo. Qual trabalho social ele faz, além de trabalhar como ator e diretor?

9- A palavra HOJE e a expressão NESTE TEMPO são importantes, pois

a) (   ) marcam quando os fatos ocorreram.

b) (   ) marcam onde aconteceram os fatos.

c) (   ) marcam com quem os fatos ocorreram.

d) (   ) marcam a passagem do tempo que já passou.

10- Segundo o texto, na infância Lázaro Ramos

a) (   ) estudava em uma escola particular, pois tinha bolsa de estudos.

b) (   ) aprendeu teatro na escola onde estudava e apresentava em eventos.

c) (   ) não foi à escola, apenas estudou Teatro.

d) (   ) ganhou uma chance de um diretor.

11- Que outro trabalho ele fez que rendeu muitos elogios de diretores e atores?

12- Que tipo de informação ele coloca na autobiografia?

13 – Agora é a sua vez! Retome as características principais da autobiografia. Tenha a autobiografia de Lázaro Ramos como modelo. Converse com alguém da sua família e pesquisa as seguintes informações sobre você:

  • – Quando e onde nasceu?
  • – Como foi a escolha do seu nome?
  • – Onde estudou?
  • – Coloque alguns fatos marcantes;
  • – Coloque algumas datas, exemplo: nascimento, aniversário, fato marcante: por exemplo, a pandemia.
  • – Escreva também sobre as coisas que gosta de fazer;
  • – Como é a sua na escola na atualidade (aquilo que gosta ou não gosta);
  • – Escreva quais são seus sonhos para o futuro.

Se possível, clique aqui para imprimir ou baixar a atividade!