AVISUAIS 2º CORTE – ARTE E ARTISTAS HÉLIO OITICICA - 09/05/2022

7º ANO

ARTE E ARTISTAS – HÉLIO OITICICA

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Contextos e Práticas: A Arte e os cinco sentidos; Matrizes Estéticas e Culturais.

HABILIDADES:

(GO-EF07AR02-A) Reconhecer, estimular e explorar elementos que estimulem outros sentidos e outros fazeres para além do visual, comunicar ideias e sensações, e dialogar com a produção artística, como experiências sonoras, táteis, olfativas e degustativas;

(GO-EF07AR03-A) Reconhecer e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas Manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e universais, assim como as representações que elas fazem dos sujeitos, observando papeis de gênero e outros marcadores sociais, relacionando com a contemporaneidade.

“O artista carioca Hélio Oiticica é um dos maiores expoentes da arte contemporânea no Brasil e no exterior. Ele experimentou produções que vão desde a pintura, escultura, performances até a criação de ambientes inteiros (instalações). Sua principal proposta foi aproximar a arte do cotidiano e do público. Tanto é que em suas obras a ideia era a de que o observador fosse um participante que pudesse vivenciar e experimentar suas obras. A maior parte de sua produção também mistura elementos comuns que vão desde terra e pigmentos naturais, tecidos rústicos como lona, sacos de linho, chita, madeira, brita, até a incorporação de elementos como a música, a poesia e o vídeo.

Em sua convivência com intelectuais, artistas e músicos, além das pessoas “comuns”, moradores de favelas no Rio de Janeiro, o artista enxergou a riqueza de diferentes manifestações culturais. Era sobretudo apaixonado pelo samba. Dessa paixão e de suas concepções de arte, Oiticica criou os parangolés, estandartes, capas ou arte para vestir, para ler poesia, para dançar… Esses parangolés eram feitos com sobreposição de diferentes tecidos coloridos e até plástico. Alguns tinham bolsos onde eram colocados poemas e poesias. A pessoa que os vestisse é que daria vida a eles, com seu corpo e seu movimento”.

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA: