Biomas da Europa, Ásia e Oceania – 9º Ano – 5ª quinzena – 3º ciclo – AULA E IMPRESSÃO - 13/11/2020

Oi Galera!!!

Que bom ter vocês aqui de volta!

Vamos estudar geografia.

Na aula de hoje você irá identificar os diferentes biomas existentes nos países europeus, asiáticos e da Oceania.

          Os Biomas do mundo são definidos a partir de características biológica e delimitados por espaços geográficos de acordo com os microclimas, a fitofisionomia (aspecto da vegetação), o solo e a altitude.

          Compreende-se como bioma um conjunto de ecossistemas, cujas formações tenham as mesmas condições climáticas, fauna, vegetação e solo parecidos. Por sua vez, o ecossistema é o conjunto de todos os organismos vivos. Ou seja, os biomas do mundo é o resultado de uma combinação entre a vegetação mais a fauna, mais o clima predominante. Os biomas do mundo se dividem em terrestres e aquáticos.

          A seleção dos biomas do mundo se dá pela variação climática de cada um deles, sendo classificados de acordo com a sua localização geográfica.

Abaixo os principais biomas terrestres:

Zonas Intertropicais

          São as áreas onde ficam localizados os biomas do mundo ao centro do globo, próximo à linha do equador, compreendendo o trópico de câncer até o trópico de capricórnio.

⇒ Florestas Tropicais: vegetação de grande porte com radiação solar e chuvas em abundância. Está situada na região intertropical, onde a maior área está na Amazônia, em seguida nas Índias, estando a menor extensão localizada na Bacia do Congo, na África. Possui um solo pobre em nutrientes, sendo estes produzidos pela própria vegetação, que é composta por árvores muito altas, chegando até 50 metros de altura e espalhadas por toda a floresta. Dentre os biomas do mundo é o que possui maiores arbustos. Tem temperaturas altas e uma grande incidência de chuva. No Brasil, é representada pela floresta amazônica.


⇒ Desertos: as maiores áreas desérticas estão situadas na África (deserto do Saara) e na Ásia (deserto de Gobi). Tem um solo arenoso com pouca matéria orgânica. Nas partes mais baixas apresentam planícies cobertas por sal. Têm pouca vegetação, com predominância de plantas xerófitas, que tem a capacidade de armazenar água. Além disso, são tolerantes à seca e à salinidade. Conta ainda com a presença de arbustos de plantas baixas com folhas pequenas e raízes profundas, a exemplo dos caducifólios como cactos e suculentas. É uma região de clima árido predominando em lugares quentes e secos com poucas chuvas. Estas regiões possuem uma grande variação de temperatura, com dias quentes e noites muito frias. Os processos de erosões eólicas são intensos. É um dos mais quentes biomas do mundo.

Zona Temperada

          São as áreas onde ficam localizados os biomas do mundo ao centro do globo, próximo à linha do equador, compreendendo o trópico de câncer até o trópico de capricórnio.

⇒ Florestas Temperadas: está presente na América do Sul, na África Central e no Sudeste Asiático. No entanto, existem algumas florestas tropicais em áreas mais distantes do Equador, como é o caso das matas tropicais na América do Sul e no Sudeste Asiático. São florestas existentes nas regiões temperadas do globo, com a incidência de árvores que se adaptaram às variações climáticas. Possui uma vegetação que tem como característica árvores e folhas grandes, que apresentam uma pigmentação verde. No entanto, quando o outono se aproxima, as folhas passam a ter coloração amarelada ou avermelhada e começam a cair, a fim de evitar que fiquem congeladas provocando a morte das árvores. O solo é pobre em nutrientes, sendo os nutrientes produzidos pela própria vegetação. A região tem temperaturas altas e chuva em abundância

⇒ Chaparral: está presente nas áreas próximas ao mar mediterrâneo e é encontrado no Sul da Europa, norte da África, sul da América do Sul e pequenas áreas no sul da Califórnia, da África e da Austrália. Tem um solo coberto por uma espécie de matagal, composta por uma plantação feita com materiais altamente inflamáveis. Estas plantas possuem como principal característica a alta resistência ao fogo, possuindo cascas duras e com raízes profundas. Isso possibilitada que, em caso de queimada, elas possam crescer novamente. É um dos biomas do mundo com maior índice de incêndio. Tem invernos amenos e chuvosos, já os verões são quentes e secos. No entanto, pode ocorrer variação podendo ter verões tão rigorosos a ponto de causar seca, aumentando ainda mais a possibilidade de queimada. Este período pode durar até cinco meses.

Zona polar do norte e do sul

          São as áreas mais extremas da terra, onde estão situadas as áreas o com clima mais frio do planeta.

⇒ Taiga (Floresta Boreal): está situada ao Norte na América do Norte, Europa e Ásia. Tem entre 50° e 60° graus de latitude. Está localizada na zona temperada do norte e zona Antártida, com altas latitudes (60 a 80 graus). Possui um solo fino, pobre em nutrientes, cobrindo-se de folhas caídas tornando-se ácido. Possui árvores em forma de cone, chamadas de coníferas, como é o caso dos pinheiros. Os ventos são fortes e gelados durante todo o ano. No inverno as chuvas ocorrem em forma de neve. Possui duas estações – Inverno e Verão.

Disponível em:

Biomas Terrestres


https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/biomas-do-mundo Acesso em: 21 de set de 2020.

ATIVIDADES


  1. Um grande ecossistema, onde estão presentes clima, vegetação e animais da região, é conhecido por:

a) (   ) Bioma

b) (   ) Domínios Morfoclimáticos

c) (   ) Biosfera

d) (   ) Fauna

2.Observe o mapa a seguir.

Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/biomas-terrestres
Acesso em: 21 de set de 2020

A partir deste mapa (localização dos biomas terrestres) podemos corretamente deduzir que:

a) (   ) as temperaturas observadas na superfície terrestre não possuem quaisquer relações com os climas e os biomas.

b) (  ) as temperaturas de uma mesma latitude podem resultar em climas e biomas semelhantes.

c) (  ) as florestas tropicais são facilmente encontradas acima do trópico de câncer.

d) ( ) no continente africano predomina, em sua maior parte, o bioma desértico.

  1. Observe o mapa acima e responda: Onde é encontrada a floresta temperada?

a) (  ) Está localizada nos Estados Unidos, na Argentina e em países da Europa e da Ásia, é típica de áreas de clima desértico.

b) (  ) Está localizada no Brasil, na Argentina e em países da Europa e da Ásia, é típica de áreas de clima temperado.

c) (  ) Está localizada em países da Europa e da Ásia, nos Estados Unidos, no Canadá e é típica de áreas de clima temperado.

d) (  ) Está localizada nos Estados Unidos, no Canadá e em países da África e Oceania, é típica de áreas de clima desértico.

  1. Explique o conceito de bioma.
  1. Qual é a característica do bioma Chaparral que demonstra a capacidade de adaptação da vegetação as condições daquele local?
  1. Qual é a característica da vegetação no bioma desértico?

Chegamos ao final dessa aula

Bons estudos!!!!!

9º GEO 5ª quinzena