Características e dinâmica da população brasileira: Densidade demográfica – Atividade 8 - 07/05/2021

DEMOGRAFIA



A Demografia é uma área do conhecimento que estuda a dinâmica das populações sejam elas humanas ou não. Significa, literalmente, “estudo do povo”, pois esta palavra é a junção de “demos” (povo) e “grafia” (escrita, descrição). Também é chamada de “Geografia da População”, por se relacionar estreitamente com a Geografia. Graças a demografia sabemos que a população da Terra é de 7260 bilhões de habitantes e pode chegar a 10 bilhões por volta do ano 2200.

No Brasil, o “Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)” é o encarregado por coletar e analisar os dados demográficos.

CONCEITO DE DEMOGRAFIA

A demografia baseia-se em dados estatísticos, para analisar, organizar e fornecer informações sobre a população de um território.

Os dados demográficos permitem um mapeamento das dimensões das estruturas sociais e entender a distribuição dos seres vivos pelo planeta. Igualmente, coleta informações socioculturais, econômicas, étnicas, acerca da sociedade como um todo ou de um grupo específico.

Estudar as populações é essencial para atender às suas necessidades. Através dos dados demográficos é possível saber, por exemplo, quantas escolas devem ser construídas em determinada zona.

Contudo, essas informações são também utilizadas por outros campos do saber com objetivo de aperfeiçoar a atuação do Estado em diversos seguimentos sociais.

DADOS DEMOGRÁFICOS

Os principais dados e conceitos demográficos são:

População: indivíduos que habitam um determinado território.

Taxa de Natalidade: número de bebês nascidos.

Taxa de Fecundidade: média de filhos por mulher durante seu período fértil.

Taxa de Mortalidade: número de pessoas que morrem.

População Absoluta: índice geral da população de um determinado território.

Densidade Demográfica: percentual que mede o número de habitantes em certa área (hab/km2).

Crescimento Vegetativo: aponta o crescimento populacional, determinado pela taxa de natalidade, subtraída à taxa de mortalidade.

Crescimento Migratório: porcentagem do crescimento populacional num território, determinado pela taxa de imigração (pessoas que chegam), subtraída à taxa de emigração (pessoas que se mudam).


Mapa demográfico do Brasil, segundo os dados do Censo de 2010 (IBGE) (adaptado)



MAPA DEMOGRÁFICO



Com os dados demográficos são elaborados mapas e gráficos que permitem visualizar a dinâmica populacional. O mapa apresentado retrata a densidade populacional no Brasil e também podemos distinguir os limites entre os estados da federação.

No entanto, a informação mais importante está expressa na legenda e nas cores. Em violeta vemos os estados brasileiros que têm a densidade populacional mais alta; e em verde e amarelo, aqueles que possuem uma densidade populacional menor.

Por isso, quanto mais escura for a cor, mais densidade populacional terá este estado. Por outro lado, a cor amarela, indica baixa densidade populacional nesta unidade da federação brasileira.

ORIGEM DA DEMOGRAFIA



O estudo da demografia se intensificou após explosão demográfica provocada pela Revolução Industrial durante os séculos XVIII e XIX.

No século XVIII, porém, Malthus já havia estudado aspectos sobre o crescimento populacional e seus perigos para a economia dos países.

No entanto, foi o francês Achille Guillard (1799-1876), com a obra “Elementos de Estatística Humana ou Demografia Comparada” (1855), que usou o termo “demografia” pela primeira vez.

Em termos teóricos, o estudo da demografia se divide em três abordagens:

Demografia histórica: análise das informações demográficas ao longo do tempo;

Demografia analítica: responsável pela elaboração metodológica e fornecimento de dados;

Demografia política: a aplicação dos estudos anteriores em políticas públicas voltadas para o controle populacional e melhorias na qualidade de vida da sociedade.

Texto disponível em: https://www.todamateria.com.br/demografia/ Acesso em 14 de maio de 2020



DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Há muita gente no Brasil! O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou as estimativas da população. Pela data de referência de 1º de julho de 2019, o Brasil tem uma população total de 210.147.125 pessoas. Mas como o nosso país possui uma área territorial de 8,5 milhões de km², significa que nós temos uma média de mais ou menos 25 pessoas para cada quilômetro quadrado, ou seja, tem espaço para todo mundo!

O grande problema é que a população brasileira distribui-se irregularmente pelo nosso território. E o que isso quer dizer? Isso significa que algumas regiões concentram mais pessoas, enquanto em outras há mais espaço sobrando, até porque precisamos de lugares em que a natureza esteja mais preservada, livre de cidades, grandes fazendas e outras atividades humanas.

Se observarmos o mapa (ao lado), podemos notar como ocorre a distribuição da população brasileira:


Mapa da distribuição da população brasileira pelo território

Como podemos ver, a distribuição da população brasileira é muito limitada às zonas litorâneas do país. Isso se deve a motivos históricos e geográficos, que vêm desde os tempos de colonização até os períodos posteriores. Por exemplo: a grande concentração econômica e política do Brasil no Sudeste brasileiro, sobretudo nos séculos XVIII e XIX, fez com que a maior parte dos habitantes do país se concentrasse nessa região.

Em números gerais, a distribuição da população brasileira efetua-se da seguinte forma, de acordo com os dados do Censo Demográfico de 2010:

Sudeste: como já dissemos, é a região mais populosa do Brasil, com mais de 80 milhões de habitantes, com 42% da população brasileira e 87 habitantes para cada quilômetro quadrado. É muita gente no mesmo lugar! Para se ter uma ideia, se consideramos a cidade de São Paulo e a sua região metropolitana, temos mais habitantes (19 milhões) do que o Centro-Oeste inteiro!

Nordeste: é a segunda região mais populosa, com quase 54 milhões de pessoas e 27,7% da população do nosso país. Ao todo, são mais de 34 pessoas para cada quilômetro quadrado.

Sul: a terceira região mais populosa do Brasil, com 27 milhões de habitantes. Como a sua área é menor entre as regiões brasileiras, a sua densidade populacional (habitantes por quilômetro quadrado) é de 47,8 hab/km².

Norte: é a quarta mais populosa, ganhando somente do Centro-Oeste brasileiro. Sua população é de 16 milhões de pessoas, mas podemos dizer que essa é a região mais “vazia” do país, pois é a maior e apresenta muito espaço sobrando… Ao todo, sua densidade demográfica é de quatro habitantes para cada quilômetro!

Centro-Oeste: é a última colocada e possui 14,5 milhões de pessoas, com uma densidade demográfica de 8,6 hab/km². Mesmo assim, temos grandes cidades nessa região, sendo Brasília e Goiânia as maiores delas.


Projeção da visão noturna do território brasileiro visto do espaço

Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/distribuicao-da-populacao-brasileira.htm Acesso em: 20 de maio de 2020

ATIVIDADES



1. O cálculo para encontrar a taxa da densidade demográfica de um território é bastante simples. Basta dividir o número de habitantes pela área em quilômetros quadrados (hab/Km2). Deste modo, para melhor compreendermos este conceito, façamos o seguinte exercício em uma escala menor: em uma sala de aula do sexto ano do fundamental com 30 m2 (metros quadrados) há 28 estudantes. Já na sala do nono ano do fundamental há 35 estudantes, porém, esta sala possui 50 metros quadrados. A partir destes dados responda:

a) com base no cálculo de densidade demográfica (neste caso, número de estudantes divididos por metros quadrados), qual é a sala mais densa (cheia)?

b) quais são as principais ocorrências em um ambiente com pouco espaço e mais denso neste caso das salas de aula?

Observe as imagens a seguir.


Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Planalto_Paulista https://www.camara.leg.br/noticias/581275-comissao-aprova-desapropriacao-para-reparcelamento-de-solo-urbano-em-cidades/ Acesso em: 18 de maio de 2020



2. A verticalização é um processo urbanístico que consiste na construção de grandes e inúmeros edifícios (prédios) e costuma resultar na densificação populacional. Partindo da compreensão da densificação populacional, responda:

a) o que ocorre em relação a quantidade de água e esgoto nesta situação?

b) o trânsito de pessoas e automóveis é mais fluido em um ambiente verticalizado como o da imagem? Por quê?

3. Observe a imagem a seguir.

Disponível em: http://catoper.blogspot.com/2013/03/piramide-etaria-do-brasil.html Acesso em: 18 de maio de 2020



Topo: representa a população idosa.

Corpo: representa a população adulta.

Base: representa a população jovem.

Eixo horizontal: corresponde à quantidade de pessoas (em valor absoluto ou em porcentagem).

– À esquerda, estão as mulheres. À direita, estão os homens.

Eixo vertical: corresponde às faixas de idade.

Observe as mudanças das pirâmides etárias e responda:

a) o que ocorreu com a população idosa (topo) no Brasil ao longo dos anos? Por que?

b) o que ocorreu atualmente com a população infantil no Brasil? Quais são os principais comportamentos que levam a essa consequência?



4. Quando falamos que um lugar é ___________________, estamos dizendo que sua população total é grande.

Ao dizer que um local está ___________________, significa que a disponibilidade de recursos, ou a sua distribuição, não é suficiente para atender o contingente populacional.

E, por fim, quando um lugar é ___________________, significa que há uma grande quantidade de habitantes por m².

A alternativa que completa as lacunas do texto acima é:

a) (    ) superpovoado, precarizado, massificado.

b) (    ) populoso, superpovoado, densamente povoado.

c) (    ) densamente povoado, precarizado, densamente povoado.

d) (    ) superpovoado, precarizado, super-habitado.



5. Observe a imagem.


Pirâmide etária brasileira durante a década de 1980

(Fonte: IBGE, Projeção da População. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/

A forma da pirâmide etária indica que, na década de 1980, o Brasil:

a) (    ) apresentava elevados índices de natalidade e mortalidade

b) (    ) era composto com uma população predominantemente adulta

c) (    ) obteve sucessão nas políticas sanitárias e de controle da mortalidade

d) (    ) sofria demasiadamente com os baixos índices de fertilidade



6. Leia a manchete a seguir.

14,5% dos brasileiros moram fora do estado em que nasceram, diz IBGE

“Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Paraná são os que mais perdem naturais.
35,4% da população reside em município diferente daquele em que nasceu.”



De acordo com seus conhecimentos sobre correntes migratórias, responda: as migrações populacionais destes estados citados ocorrem pelo mesmo motivo? Quais populações estariam sendo “repelidas” e quais estariam sendo “atraídas”?

7. A qual fato histórico se pode atribuir um maior povoamento do país próximo ao seu litoral?


8. Pesquise: o que foi a marcha para o oeste no Brasil?


9. A população brasileira é distribuída de maneira uniforme dentro do território? Explique


10. Observando as densidades demográficas das diferentes regiões do Brasil pode-se dizer que o país é populoso, porém, pouco povoado. Por quê isto ocorre?

Se possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.