Características populacionais, urbanas, políticas, econômicas e ambientais de países e grupos de países da África – 8º Ano – 6ª quinzena – 3º ciclo – AULA e IMPRESSÃO - 30/11/2020


O tema da aula de hoje está interessante…

…porque a “África é um continente de contrastes”

África é um dos seis continentes do mundo, sendo o terceiro maior em extensão territorial. O território estende-se por mais de 30 milhões de km2, ocupando, aproximadamente, 20% da área continental da Terra. No continente vivem mais de um bilhão de habitantes, fazendo dele o segundo mais populoso entre os demais.

A África é conhecida pela sua pluralidade étnica e cultural, e, por meio de uma história milenar, é capaz de contar a história de toda a humanidade. Apesar da enorme riqueza do continente, muitos países africanos apresentam baixos índices de desenvolvimento, com diversos problemas sociais, como a miséria, baixa qualidade de vida, subnutrição e o analfabetismo.

          Os países africanos dividem-se em duas principais regiões — o Norte da África e a África subsaariana — e também se distribuem em:

           → África Central                 → África Setentrional        → África Oriental

                  → África Meridional                 → África Ocidental

Continente

Gentílico

Extensão territorial

População

Densidade demográfica

Idioma

Países

Maior país

Menor país

África

Africano

30.221.532 km2

1.225.080.510 habitantes

36,4 hab/km2

Na África são faladas mais de mil línguas africanas, além de idiomas como o Árabe, Inglês, Francês, Português, Espanhol, Africanêr, entre outros.

54 países e 7 territórios independentes

Argélia

Seicheles

A África é um país?

          Não, a África não é um país e sim um continente. Essa pergunta, apesar de parecer óbvia, implica uma questão bastante comum entre a maioria das pessoas: referir-se ao território africano como homogêneo. E não, ele não é. A África é uma das regiões mais diversas do mundo, em termos culturais, religiosos, étnicos, políticos e geográficos.

          Na África existe um país chamado África do Sul. Este é responsável por cerca de um quinto da economia do continente.

Regiões da África

          Sabemos que o continente africano apresenta grande biodiversidade, assim como uma extensa diversidade cultural, étnica, religiosa e política. Assim, para facilitar a análise e observação de algumas áreas, o continente foi dividido em cinco regiões:

A África divide-se em cinco grandes regiões.

1) África Central

          Abrange os territórios dos seguintes países: República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Angola, Chade, Camarões e República do Congo. Essa região limita-se com o Oceano Atlântico, a oeste, e regiões montanhosas, a leste. É atravessada por diversos rios, apresenta altas temperaturas, umidade do ar elevada, predominância de clima tropical e presença das savanas.

2) África Meridional

          Abrange os territórios dos seguintes países: África do Sul, Botsuana, Comores, Lesoto, Malawi, Moçambique, Namíbia, Eswatini, Zâmbia e Zimbábue. Essa região caracteriza-se pela presença de planaltos; clima tropical, desértico e mediterrâneo; e vegetação de savanas, estepes e florestas. Parte dela é rica em minérios como ouro, cobre e crômio. Em outras partes, é praticada a agricultura, como as plantações de cana-de-açúcar, café e fumo.

3) África Setentrional

          Abrange os territórios dos seguintes países: Argélia, Egito, Líbia, Marrocos, Sudão e Tunísia, sendo a maior região do continente em termos de área. A população distribui-se de forma heterogênea pela área, concentrando-se nas porções de maior umidade.

          Nessa região, também chamada Norte da África, há uma grande concentração de minérios voltados para o mercado de exportação, ao passo que a agropecuária é pouco desenvolvida, devido às suas condições naturais. Apenas no Vale do Rio Nilo é que a agricultura se desenvolve, devido à grande fertilidade do solo, graças às cheias do rio.

4) África Ocidental

          Abrange os territórios dos seguintes países: Benin, Burkina, Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, São Tomé e Príncipe, e Togo. Localiza-se entre o deserto do Saara e o golfo da Guiné.

          A África Ocidental caracteriza-se pela predominância de clima equatorial, vegetação representada pelas savanas e florestas. A população concentra-se especialmente nas regiões ao sul, pois no Saara as condições geográficas não são atrativos populacionais. Nessa área a agricultura é uma das atividades econômicas praticadas, com destaque para o cultivo de cana-de-açúcar, cacau e banana.

5) África Oriental

          Abrange os territórios dos seguintes países: Burundi, Djinouti, Eritreia, Etiópia, Quênia, Ruanda, Ilhas de Madagascar, Seychelles, Somália, Tanzânia e Uganda. Localiza-se entre a região da bacia hidrográfica do Congo e o Oceano Índico.

          A África Oriental caracteriza-se pela presença de formações montanhosas, vulcões e lagos. O clima predominante é o tropical, e a vegetação é dos tipos equatorial, savana e estepes, com áreas desérticas. A economia da região baseia-se na agricultura com o cultivo de café e algodão, voltado ao mercado de exportação. Essa região apresenta baixos índices de desenvolvimento humano e diversos problemas sociais.

Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/historia-da-africa
Acesso em: 28 de set de 2020

História da África

Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/historia-da-africa
Acesso em: 28 de set de 2020

          A África é o berço da humanidade, pois há indícios de que o continente foi o primeiro a ser habitado por humanos. Nele foram encontrados diversos fósseis que comprovam essa teoria e também possibilitaram o estudo da evolução humana. Estima-se que a porção norte do continente seja a mais antiga do mundo, na qual se estabeleceu os povos egípcios.

          O continente foi colonizado por povos europeus, como os espanhóis, portugueses e franceses. Muitos africanos foram arrancados e levados de seus países para outras partes do mundo pelos europeus, a fim de realizarem o trabalho escravo.

          Assim a África foi dividida ao longo da sua colonização, segundo os interesses dos colonizadores, que ignoraram a realidade e identidade dos povos, agrupando-os em tribos com disparidades culturais. Foi após a Segunda Guerra Mundial que as colônias africanas iniciaram o seu processo de independência.

Contudo, o continente ainda vive diversos conflitos territoriais e religiosos.

População e idiomas

          Vivem no continente mais de um bilhão de habitantes. No entanto e apesar do alto contingente, a África apresenta distribuição desigual da população, devido às condições geográficas que desfavorecem a ocupação das áreas.

Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/bibliotecacetens/noticias/163-unesco-disponibiliza-livros-sobre-mulheres-que-marcaram-a-historia-da-africa
Acesso em: 28 de set de 2020

          O continente africano convive com grandes problemas de ordem social. Muitos países apresentam baixos Índices de Desenvolvimento Humano. Grande parte da população de alguns países convive com baixa qualidade de vida, fome e miséria. As taxas de natalidade e mortalidade são muito altas, enquanto a expectativa de vida é baixa.

          Há uma grande diversidade cultural no continente, o qual possui várias etnias, tradições, religiões e línguas. Além das milhares de línguas africanas, falam-se as línguas trazidas pelos colonizadores, como o Francês, Inglês e Português. Essa última é falada por cinco países: Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola. Recentemente Guiné Equatorial também adotou o idioma.

Economia

           Índices econômicos e de desenvolvimento humano apontam que o continente africano é o mais pobre entre os continentes. Muitos países são considerados subdesenvolvidos. A economia africana é baseada, principalmente, no setor primário, com o extrativismo e a agropecuária. O continente é rico em minerais como ouro e diamante. Em alguns países também são encontrados petróleo e gás natural. A exploração de recursos naturais é feita pelos europeus e também pelos norte-americanos, o que impede o desenvolvimento do país com base em suas próprias riquezas.

           O extrativismo animal e vegetal também se destaca. Já no que tange à agropecuária, a agricultura realizada em alguns lugares é para subsistência e, em outros, para fim comercial. Os principais cultivos para subsistência são: mandioca, milho, inhame e sorgo. Já dos cultivos voltados para o mercado destacam-se algodão, cacau, café e amendoim. Em relação à pecuária, a criação de gado ganha destaque em diversas áreas. A criação de ovelha também é comum no sul do continente.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/africa-continente.htm Acesso: 28 de set de 2020

Agora chegou a hora de verificar a sua aprendizagem.

ATIVIDADES

  1. O mapa-múndi abaixo apresenta todos os continentes destacados em cores distintas. Marque a alternativa que corresponde à cor do continente africano no mapa.

Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-Africa.htm#questao-5
Acesso em: 28 de set de 2020

     a) (   ) Vermelho          b) (   ) Amarelo          c) (   ) Verde          d) (   ) Preto

  1. Analise as alternativas sobre o continente africano e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

     a) (   ) Com extensão territorial de 30,1 milhões de quilômetros quadrados, a África é o maior continente do planeta.

    b) (   ) O continente africano é subdivido em África Mediterrânea e África Subsaariana, sendo o islamismo o divisor cultural e o deserto do Saara a barreira natural.

    c) (   ) Vários países da África apresentam problemas socioeconômicos: baixo IDH, elevadas taxas de mortalidade infantil, baixa expectativa de vida, altos índices de analfabetismo e subnutrição.

    d) (   ) A linha do Equador corta o continente africano na porção centro-sul, fazendo com que todo o território pertença ao Hemisfério Setentrional.

    e) (   ) São países que integram o continente africano: África do Sul, Nigéria, Camarões, Jamaica, Angola e Somália.

  1. O continente africano sofreu (e ainda sofre) com várias políticas ditatoriais. Muitas delas foram financiadas por países europeus e pelos Estados Unidos, principalmente durante a Guerra Fria. Um dos regimes mais violentos foi o apartheid, que se caracterizou por uma política racial imposta pela população branca (minoria) sobre os habitantes negros (maioria). Marque a alternativa que corresponde ao país africano que foi palco do regime apartheid.

                    a) (   ) Ruanda                    c) (   ) Nigéria

                    b) (   ) Haiti                         d) (   ) África do Sul

  1. Conforme seus conhecimentos e análise do texto, explique sobre a economia do continente africano.
  2. Quais foram as principais características da colonização dos povos e do continente africano?
  3. A África é um país ou um continente? Segundo o texto, por que as pessoas fazem confusão?

Hora do descanso…

Até a próxima!!!

Não esqueça de baixar e imprimir sua atividade



8º GEO 6ª quinzena