Carta de solicitação/ Contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social – 7º Ano – 2ª quinzena – 3º corte – AULA e IMPRESSÃO - 22/09/2020

Vamos iniciar nossa atividade!!!!

Carta de solicitação

    A carta de solicitação é um gênero pertencente à modalidade argumentativa, cuja finalidade é buscar soluções para uma problemática instaurada.

   Permeados em meio às distintas situações comunicativas que compartilhamos cotidianamente se encontram aqueles gêneros que permitem expressarmos nosso posicionamento de forma ainda mais democrática acerca dos problemas sociais, entre eles, o abaixo-assinado, a carta aberta, carta do leitor, a carta de reclamação e, por que não dizer, a carta de solicitação, todas essas modalidade marcadas pelo teor argumentativo.

    Muito solicitada nos órgãos públicos e em departamentos de grandes corporações, a carta de solicitação é uma espécie de correspondência formal, um documento que solicita providências, pede por informações, materiais, propõe acordos, entre outros fins. Assim, em se tratando do gênero em questão, para quem, ou seja, quem será o destinatário que tal carta será enviada?

    Nesse sentido, como se trata de um espaço em que você terá a oportunidade de fazer reivindicações acerca de uma problemática instaurada, obviamente que tem de se tratar de alguém com plenos poderes para tal, caso contrário, a finalidade discursiva a que se propõe a comunicação não teria nenhuma aplicabilidade.

    Nesse sentido, para solicitar que algo seja resolvido, o fato é que quanto mais os argumentos apresentados forem reais, em ideias que realmente farão a diferença no momento de fazer com que o interlocutor se convença de que realmente o problema carece de um olhar mais cuidadoso, mais as possibilidades de retorno poderão ser efetivadas.

    No que se refere à linguagem nela manifestada, cabe ressaltar que além de fazer uso do padrão formal, a precisão, objetividade e consistência nos argumentos elencados são, sobretudo, fatores imprescindíveis, principais. Não esquecendo, sobremaneira, de que tal modalidade, assim como os demais gêneros, obedecem a uma estrutura previamente definida, a qual deve ser rigorosamente seguida.

 

Características

  • Persuasão e argumentação.
  • Linguagem clara e objetiva.
  • Geralmente escrita em 1ª pessoa.
  • Presença de destinatário e remetente.
  • Uso de pronomes de tratamento.
  • Assinatura do emissor.

Estrutura

  • Local e Data: primeiramente, surge o nome da cidade (local) em que se encontra o emissor e a data que está sendo produzida. Essa parte é também chamada de cabeçalho.
  • Nome do Receptor (destinatário): abaixo da data e do local, deverá surgir o nome da pessoa ou do órgão a quem se destina a carta.
  • Saudação Inicial (vocativo): representam as formas de tratamento como: prezado (ou caro) senhor ou senhora, excelentíssimo, digníssimo, dentre outros.
  • Corpo do texto: argumentos que justifiquem a problemática instaurada.
  • Despedida: é a saudação final que colocará fim no seu texto.
  • Nome do Emissor (remetente): no final da carta, aparece o nome e assinatura de quem a produziu.

Disponível em < https://www.todamateria.com.br/carta-argumentativa/l> Acesso em 26 de ago. de 2020. (Adaptada)

 

Se possível, assista ao vídeo:

https://www.portugues.com.br/redacao/cartas-reclamacao-solicitacao.html

 

Leia o texto abaixo e depois responda às atividades.

Atividades

1. Você já presenciou alguém fazendo uma solicitação de algo? Qual foi a solicitação e os argumentos utilizados para convencer o destinatário a tomar providências?

 

2. Na carta de solicitação lida, quem são o destinatário e o remetente?

 

3. O que foi solicitado na carta? Quais foram os argumentos?

 

4. Qual o assunto dessa carta?

a) (   ) uma reclamação sobre a biblioteca.

b) (   ) uma solicitação para aquisição de sete caixinhas.

c) (   ) um pedido para um passeio.

d) (   ) uma reclamação sobre um passeio.

 

5. No quadro abaixo, relacione as partes da estrutura da carta do leitor lida acima.

6. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

a) (   ) A carta de reclamação deve apresentar local e data.

b) (   )A carta de reclamação serve para o remetente pedir providência sobre algum problema.

c) (   ) Devemos usar a língua coloquial para escrever carta de reclamação.

d) (   ) Não precisa de despedida e nem assinatura na carta de reclamação.

e) (   ) Deve-se ter o cuidado de escrever a carta de reclamação para a pessoa certa, ou seja, aquela responsável para resolver o problema.

f) (   ) A carta de solicitação tem como objetivo estabelecer uma comunicação entre pessoas íntimas.

 

7. De acordo com o gênero que estamos estudando, quais seriam as formas possíveis de fundamentar uma solicitação para a resolução de um problema?

 

8. Assinale a alternativa que apresenta uma despedida INADEQUADA a uma carta de solicitação:

a) (   ) Atenciosamente.

b) (   ) Cordialmente.

c) (   ) Beijos.

d) (   ) Desde já, obrigada (o).

 

9. Observe a linguagem empregada no texto:

a)  Que variedade linguística predomina: formal ou informal?

b)    Esse tipo de linguagem é comum nas cartas argumentativas? Justifique sua resposta.

 

10. Qual a finalidade de uma carta de solicitação?

Concluímos!!! Vamos revisar!!!
Baixe e imprima sua atividade!
7o-LP-2a-quinzena-3o-corteBaixar