ATIVIDADE 12 – Carta do Leitor – Análise e formas de composição dos gêneros jornalísticos - 27/07/2021

Carta do Leitor

A Carta do leitor é um tipo de carta veiculada geralmente em jornais e revistas, onde os leitores podem apresentar suas opiniões. É um espaço reservado no qual as sugestões, críticas, perguntas, elogios e reclamações dos leitores são publicadas e podem ser visualizadas por qualquer indivíduo.

É um importante instrumento de comunicação cujo leitor pode interagir com o meio de comunicação, expondo assim, seu ponto de vista sobre uma notícia, reportagem, pesquisa ou qualquer outro assunto atual.

Tem como finalidade parabenizar, criticar, reclamar, elogiar, questionar, agradecer e opinar. Quando publicadas, em geral, as cartas costumam receber nomes que variam de acordo com o jornal ou a revista. Alguns exemplos são: Mural do leitor, Espaço do leitor, Opinião do leitor, Coluna do leitor, Cartas de leitores, Correio do leitor, Fórum de leitores, Cartas, Desabafa, Solta o verbo, Diz aí, e outros

Disponível em < https://escolajorgeandrade.wordpress.com/lingua-portuguesa-5o-ano-atividade-4/r> Acesso em 14 de jun. de 2021. (Adaptada).

Exemplos de carta ao leitor:

Para aprender mais, assista, se possível, ao vídeo disponível em:

Leia o texto abaixo e depois responda as atividades 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

Disponível em <https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/carta-leitor.htm> Acesso em 15 de jun. de 2021.

1. O gênero do texto é

A) (   ) editorial, pois o autor defende um ponto de vista do veículo de informação.

B) (  ) carta pessoal, o autor-leitor em que deixa seu ponto de vista sobre uma matéria veiculada.

C) (   ) carta do leitor, pois o autor do texto dialoga com o leitor.

D) (   ) artigo de opinião, pois o autor apresenta fortes argumentos para defender seu ponto de vista.

2. Quais são o remente e o destinatário da carta?

______________________________________________________________________________________________________________________________

3. Qual a finalidade da carta do leitor acima?

4. A linguagem predominante do texto é

A) (   ) coloquial.

B) (   ) científica.

C) (   ) formal.

D) (   ) técnica.

Disponível em <https://www.tudosaladeaula.com/2018/09/interpretacaoanalise-de-texto-carta-do.html> Acesso em 15 de jun. de 2021.

5. No quadro abaixo, relacione as partes da estrutura da carta do leitor lida acima.

6. Quanto ao gênero carta do leitor, marque (V) ou (F) as alternativas verdadeiras ou falsas.

A) (   ) Apresenta a opinião do leitor sobre a revista ou sobre fatos, acontecimentos ou assuntos.

B) (  ) Podem ser informativas (comunicado), descritivas (descrição de um produto ou serviço), narrativas (narração de um evento) ou dissertativas (sugestões e reclamações).

C) (   ) Gênero que circula no contexto jornalístico, em seções específicas de revistas e jornais.

D) (   ) Atende a diversos propósitos comunicativos como opinar, agradecer, reclamar, solicitar, elogiar, criticar etc.

E) (   ) Seu discurso está organizado em 1ª pessoa.

F) (   ) Apresenta marcas de impessoalidade e imparcialidade.

Leia o texto a seguir e responda às atividades 7 e 8.

7. No trecho “Queria parabenizá-los…” a palavra em destaque faz referência

A) (   ) aos leitores da revista.

B) (   ) aos autores de cartas de leitor.

C) (   ) aos amigos da autora.

D) (   ) aos editores da matéria.

Disponível em <https://www.tudosaladeaula.com/2020/11/cartadoleitor.html> Acesso em 15 de jun. de 2021.

8. Em que tipo de suporte esse texto é publicado?

Leia o texto e responda às atividades 9 e 10.

Disponível em https://diogoprofessor.blogspot.com/2015/08/atividades-sobre-carta-do-leitor-saerj.html?m=1 Acesso em 15 de jun. de 2021.

9. A ideia defendida pelo autor está relacionada
A) (   )  à necessidade de outros esportes serem valorizados.

B) (   ) à diminuição de investimento no futebol.

C) (   ) à ausência de incentivo à prática do tênis.
D) (   ) à influência exercida pelos esportistas nas crianças.

10. No trecho “…, um dos grandes ginastas brasileiros, …” , as vírgulas foram usadas para

A) (   ) corrigir uma informação.

B) (   ) destacar um exemplo.

C) (   ) mostrar um comentário irônico.

D) (   ) explicar um termo anterior.

11. Preencha as lacunas com as palavras corretas:

A) É um importante instrumento de comunicação em que o leitor pode _________________ com o veículo de comunicação. (interajir/ interagir).

B) O autor de uma carta do leitor produz seu texto a partir do que se _________________ em um jornal ou revista. (noticia/notícia).

C) A carta do leitor __________________ uma resposta de seus leitores. (assegura/acegura).

D) A carta do leitor é uma pequena ______________ do veículo de comunicação, a qual pode ser publicada na íntegra. (sessão/ seção).

12. A carta do leitor, a seguir, está sem a sua pontuação. Leia e pontue adequadamente o texto.

13. Agora é a sua vez!!

Agora que você já sabe sobre o gênero carta do leitor, que tal produzir sua própria carta do leitor?

Escolha uma matéria de jornal ou revista que mais te interessou (notícia, reportagem ou outras seções), e escreva uma carta aos editores (jornal ou revista) dando sua opinião sobre a matéria que você mais gostou.

Não se esqueça dos elementos essenciais da carta do leitor: local e data, saudação, texto, despedida e assinatura.

Revisa seu texto, e, se necessário, corrija as palavras e a pontuação.

Seja criativo!

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade.