Carta do leitor – Língua Portuguesa – 6º Ano – 1ª Quinzena – 3º Corte - 31/08/2020

Olá… tudo bem? Preparado pra mais atividade de Língua Portuguesa?

Antes de começar vamos rever este assunto?

É muito bom ver você aqui!

Carta do leitor

    A Carta do leitor é um tipo de carta (gênero epistolar) veiculada geralmente em jornais e revistas, onde os leitores podem apresentar suas opiniões, como por exemplo Painel do Leitor, Fórum dos Leitores, Cartas, etc.

A carta do leitor tem várias finalidades como opinar, agradecer, reclamar, solicitar, elogiar, criticar etc.

Possui uma função relevante para os meios de comunicação, de modo que a carta do leitor assegura uma resposta (feed-back) de seus leitores.

    É um importante instrumento de comunicação cujo leitor pode interagir com o meio de comunicação, expondo assim, seu ponto de vista sobre uma notícia, reportagem, pesquisa ou qualquer outro assunto atual. Além disso, ele pode sugerir algum tema a ser abordado. Por esse motivo, é uma importante ferramenta de produção de pauta para os veículos de comunicação.

Desse modo, devemos lembrar que a carta do leitor possui um remetente (emissor ou locutor) e destinatário (receptor ou interlocutor).

    Antes de ser publicada ela passa pela equipe de revisão, a qual adaptará o texto e corrigirá possíveis erros. Por esse motivo, não existe um modelo específico, uma vez que segue o padrão de apresentação e o espaço destinado para esse fim determinado pelo meio de comunicação.

Vale lembrar que a carta do leitor é uma pequena seção do veículo de comunicação, a qual pode ser publicada na íntegra, ou somente trechos relevantes. Além disso, o leitor deve evitar expressões populares, gírias, vícios de linguagem, apresentando seu texto numa linguagem formal, ou seja, que segue a norma culta da língua.

    Importante destacar que, de acordo com o público, a linguagem pode ser mais descontraída, por exemplo, numa revista para adolescentes.

Características

As principais características da carta do leitor são:

  1. Textos breves e escritos em 1ª pessoa
  2. Temas atuais e de caráter subjetivo
  3. Linguagem simples, clara e objetiva
  4. Presença de destinatário e remetente
  5. Texto expositivo e argumentativo

Estrutura de uma carta do leitor

Geralmente as cartas dos leitores não seguem uma estrutura padrão, no entanto, devem apresentar alguns elementos estruturais:

  1. Local e data.
  2. Vocativo: aparece o nome da revista ou do jornal e pode vir acompanhada de local e data (chamado de cabeçalho).
  3. Introdução: pequeno trecho que aborda o assunto que será apresentado e explorado pelo leitor.
  4. Desenvolvimento: desenvolvimento da argumentação do leitor sobre sua ideia central.
  5. Conclusão: o leitor arremata suas ideias, e geralmente inclui uma sugestão para o assunto abordado.
  6. Despedida: representa as saudações finais do leitor, por exemplo, atenciosamente, cordialmente, abraços, etc.
  7. Assinatura: O leitor assina seu nome, o qual pode aparecer em forma de sigla, por exemplo, Afonso Miguel Pereira dos Santos (A.M.P.S.)

Disponível em <https://www.todamateria.com.br/carta-do-leitor/> Acesso em 17 de ago. de 2020.

Para saber mais, se for possível, assista ao vídeo:

https://escolakids.uol.com.br/portugues/analisando-as-caracteristicas-de-mais-um-genero-a-carta-do-leitor.htm

    Leia o texto abaixo e depois responda as atividades no caderno.

    Arapongas, 05 de julho de 2013.

    Prezado Sr. Silva,

    Como leitor assíduo da revista Saúde, em primeiro lugar, venho agradecer o benefício que os artigos publicados vêm proporcionando à minha família. Muitas das dicas fornecidas conseguimos colocar em prática e, dessa forma, melhorando consideravelmente nosso bem-estar.

    No último número da revista, lemos uma matéria sobre os perigos que o excesso de sal na alimentação pode provocar à nossa saúde. É fato que já tínhamos algum conhecimento sobre o assunto, porém, não em detalhes. Como nossa família está sempre em busca de uma vida mais saudável, desejamos, também, colocar em prática algumas destas dicas.

    Ocorre que o sal já faz parte de nossas vidas há tempos e não se encontram com tanta facilidade receitas que não o utilizem. Sendo assim, solicito a gentileza de, se puderem, publicar receitas de pratos onde possamos substituir o sal por outras ervas ou condimentos que não prejudiquem nossa saúde.

    Atenciosamente,

    Edmundo.

Disponível em <http://www.provaparana.pr.gov.br/sites/prova/arquivos_restritos/files/documento/2019-04/Prova_Parana_1EM_comentada_01-04.pdf> Acesso em 17 de ago. de2020.

 

 

 

 

ATIVIDADES

1. O gênero do texto é

  1. a) (  ) editorial, pois o autor defende um ponto de vista do veículo de informação.
  2. b) (  ) carta pessoal, o autor-leitor em que deixa seu ponto de vista sobre uma matéria veiculada.
  3. c) (  ) carta do leitor, pois o autor do texto dialoga com o leitor.
  4. d) (  ) artigo de opinião, pois o autor apresenta fortes argumentos para defender seu ponto de vista.
Então, a gente já sabe como fazer uma carta…..

2. De acordo com esse texto, a família deseja colocar em prática as dicas da revista porque

  1. a) ( ) busca sempre uma vida mais saudável.
  2. b) ( ) leu a matéria sobre o excesso de sal na alimentação.
  3. c) ( ) sabia dos perigos do sal na alimentação.
  4. d) ( ) tem dificuldade em encontrar receitas sem o uso de sal.
  1. Quais são o remente e o destinatário da carta?

  1. Qual a finalidade da carta do leitor acima?
  1. A linguagem predominante do texto é
  1. a) ( ) coloquial.
  2. b) ( ) científica.
  3. c) ( ) formal.
  4. d) ( ) técnica.

Disponível em <https://www.tudosaladeaula.com/2018/09/interpretacaoanalise-de-texto-carta-do.html> Acesso em 18 de ago. de 2020.

  1. No trecho “É fato que já tínhamos algum conhecimento sobre o assunto, porém, não em detalhes.” A palavra em destaque estabelece uma ideia de
  1. ( ) adição.
  2. ( ) oposição.
  3. ( ) conclusão.
  4. ( ) explicação.
Pra você!!
  1. Em que tipo de suporte esse texto é publicado?
  1. No quadro abaixo, relacione as partes da estrutura da carta do leitor lida acima.

Local e data

Vocativo

Introdução

Desenvolvimento

Conclusão

Despedida

Assinatura 

  1. No trecho “Como leitor assíduo da revista Saúde, […]”, o que quer dizer a palavra destacada? Se preciso for, utilize o dicionário.

10. Quanto ao gênero carta do leitor, marque (V) ou (F) as alternativas verdadeiras ou falsas.

  1. (  ) Apresenta a opinião do leitor sobre a revista ou sobre fatos, acontecimentos ou assuntos.
  2. (  ) Podem ser informativas (comunicado), descritivas (descrição de um produto ou serviço), narrativas (narração de um evento) ou dissertativas (sugestões e reclamações).
  3. (  ) Gênero que circula no contexto jornalístico, em seções específicas de revistas e jornais.
  4. (  ) Atende a diversos propósitos comunicativos como opinar, agradecer, reclamar, solicitar, elogiar, criticar etc.
  5. (  ) Seu discurso está organizado em 1ª pessoa.
  6. (  ) Apresenta marcas de impessoalidade e imparcialidade.
Então, finalizamos mais uma atividade, hein? Até a próxima!
E…. não se esqueça de lavar as mãos com frequência!!!