Ciências da Natureza – 7º Ano – Vida e Evolução: Diversidade de ecossistemas – 1ª quinzena – 3º corte – IMPRESSÃO - 02/09/2020

Olá!!! Vamos começar!!!

                                                                       Ecossistemas Brasileiros

                                        
                                           Disponível em: <https://tinyurl.com/y3nnsopz>. Acesso em 18 de ago. de 2020

             No Brasil existem vários ecossistemas, cada um com suas características e peculiaridades como fauna, flora e clima.

             O ecossistema chamado de Amazônia ocupa cerca de 50% do território brasileiro. O clima é tropical quente e úmido, com uma incidência de chuvas superiores a 1800mm/ano , a fauna é composta por centenas de tipos de insetos, anfíbios, jiboias, sucuris, bichos-preguiça, peixe-boi, botos, onças-pintadas e pirarucu a flora é rica e conhecida pela floresta amazônica, mas tem como plantas comuns a Castanheira-do-pará, a seringueira, a sumaúma, o guaraná e uma diversidade de plantas epífitas.

             O ecossistema chamado de Mata dos cocais é conhecido como “mata de transição” entre a floresta amazônica e a caatinga presente no nordeste do Brasil. O clima é temperado com média de 26°C e incidência de chuva variando entre 1500 mm a 2200 mm por ano, a fauna apresenta diversas espécies de aves, mamíferos, répteis, anfíbios, insetos, os animais característicos são a arara-vermelha, gavião-rei, ariranha, gato-do-mato, macaco-prego, lobo-guará, boto, jacu, paca, cotias, acará-bandeira, dentre outros, a planta mais comum nessa região é o Babaçu (Orbignya martiana) e é a principal fonte de renda da região através da extração do seu óleo.

            O ecossistema chamado de Mata Atlântica é o mais devastado pela ação humana ao longo dos séculos, seu território vai desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte, onde vive cerca de 70% da população brasileira. O clima é subtropical úmido no sul e tropical úmido no norte, a fauna tem como principais espécies as jaguatiricas, saguis, mico-leão-dourado, tucanos e papagaios, a flora é composta principalmente por plantas como os ipês, pau-brasil, jacarandá, jequitibás e palmeiras.

 

           Para mais informações sobre as características dos ecossistemas: Amazônia, Mata dos Cocais e Mata Atlântica, assista o vídeo a seguir: https://youtu.be/lG2UFVjt9uA

          O ecossistema chamado de Caatinga é conhecido pelas plantas que se adaptaram ao clima semiárido da região e a falta de água devido à escassez de chuvas, entre 500mm e 800mm por ano. Ocupa boa parte do nordeste brasileiro e o norte de Minas Gerais, fauna é composta principalmente por preás, veados, calangos, iguanas, onças e macacos-pretos, a fauna característica que é seu grande diferencial possui plantas adaptadas ao clima seco, possuindo folhas transformadas em espinhos, cutículas impermeáveis e caules que armazenam água. Essas características correspondem às plantas xeromórficas. Como exemplos, estão as cactáceas (mandacaru e facheiro).

         O ecossistema chamado de Cerrado é conhecido como um tipo de savana, ocupa a região central do Brasil. O clima é relativamente quente, com média anual variando entre 21°C e 27°C, em uma época do ano com seca é muito comum a vegetação pegar fogo, a fauna tem animais característicos como os gambás, tamanduás, lobo-guará, cutias, antas, tatus e suçuarana, a fauna é conhecida pelas árvores possuírem uma casca grossa, troncos retorcidos e raízes profundas. Existe um predomínio de gramíneas e plantas herbáceas. Destacam-se o ipê, peroba-do-campo e pequi.

       Para mais informações sobre as características dos ecossistemas: Caatinga, Cerrado e Pantanal, assista o vídeo a seguir. https://youtu.be/xLRwlkkZ3hU

 
        O ecossistema chamado de Pantanal é considerado a maior planície inundada do Brasil, que se encontra nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde certas épocas do ano determinadas áreas podem ficar parcial ou totalmente inundadas. O clima é tropical e no verão as temperaturas atingem a 32°C, a fauna é diversificada, existem moluscos, crustáceos e peixes, como o dourado, pau, jaú, surubim e piranhas, além de tuiuiús, socós, saracuras, jacarés, capivaras, onças e veados, a flora apresenta poucas espécies próprias desse sistema, mas uma das mais conhecidas é a palmeira carandá.

        O ecossistema chamado de Pampas é um tipo de pradaria ou campos presente na região sul do Brasil. O clima é subtropical com as quatro estações bem definidas, a fauna é composta principalmente por onças-pintadas, jaguatiricas, macacos-prego, guaribas, tamanduás, emas, perdigões, perdizes, quero-queros, joões-de-barro, veados-campeiros, preás, tuco-tucos, tucanos, saíras, gaturamos, e a flora tem predomínio de gramíneas e arbustos, algumas plantas são louro-pardo, cedro, capim-forquilha, grama-tapete, pau-de-leite, unha-de-gato, babosa-do-campo, cactáceas, timbaúva, araucárias, algarrobo, palmeira anã.

        O ecossistema chamado de Mata de Araucária é uma região repleta de Pinheiros-do-Paraná (Araucaria angustifolia) conhecido como Araucária. O clima tem temperaturas bem baixas no inverno, com índice de chuvas em média de 1400mm/ano, a fauna é semelhante ao que está presente na mata atlântica, e a flora conta com sua espécie mais representativa a Araucária, que pode atingir até 25 m de altura, também podem ser encontradas samambaias e plantas epífitas.

        Para mais informações sobre as características dos ecossistemas: Caatinga, Cerrado e Pantanal, assista o vídeo a seguir. https://youtu.be/eJKrX0OXFCg

 
        O ecossistema chamado de Manguezais é um bioma litorâneo com vegetação arbustiva que se desenvolve num solo lodoso e salgado, é muito importante pois evita o assoreamento das praias funcionando como uma barreira, se estendendo por toda costa brasileira, mas pode ser encontrada por quilômetros a dentro do continente seguindo o curso de rios. O clima é semelhante ao da mata atlântica, na fauna predominam caranguejos, moluscos e aves, como as garças, na flora existem três espécies principais de mangue, o Mangue-vermelho, com predomínio da espécie Rhizophora mangle; Mangue-branco, com predomínio da espécie Laguncularia racemosa eo Mangue-preto, com predomínio da espécie Avicennia schaueriana.                     Disponível em: <https://tinyurl.com/y2nkpjup>. Acesso em 18 de ago. de 2020

        O mundo é um lugar muito vasto e cada lugar tem suas peculiaridades, assim como o Brasil, cada parte do mundo tem seu ecossistema com suas peculiaridades. Não é possível entrar com detalhes em todos os ecossistemas específicos de todo o mundo, mas é possível reunir de acordo com algumas características específicas.

                                                              Ecossistemas pelo mundo

                         
                                                  Disponível em: <https://tinyurl.com/y5npjpuh>. Acesso em 18 de ago. de 2020

          As Florestas Tropicais estão presentes nos continentes: América do Sul, América do Norte, África, Ásia e Oceania, onde o clima é quente e úmido, a biodiversidade de fauna e flora é abundante, com muitos primatas, predadores felinos, como onças, tigres, muitas espécies de aves.

          As Savanas são encontradas na África, Ásia, Austrália e nas Américas, o clima é quente e majoritariamente seco, a flora característica são as gramíneas, arvores de pequeno porte e arbustos espaçados, na África, onde se encontra a maior savana do mundo são encontrados herbívoros de grande porte, como elefantes, girafas além de carnívoros como leões, leopardos e guepardos.

          Os Desertos são encontrados em todos os continentes, com destaque para os desertos africanos (Saara no norte da África e Kalahari no sul da África), asiático (Gobi no centro do continente asiático) e o deserto do Atacama no Chile. O clima é muito quente e muito seco, com baixíssima incidência de chuvas, por décadas, e em alguns casos séculos sem chuva. A vegetação é composta por gramíneas e pequenos arbustos, nos desertos podemos encontrar animais roedores, serpentes, lagartos e insetos, os animais e plantas apresentam adaptações à falta de água.

           Os Desertos absolutos são regiões que pouquíssimos seres vivos conseguem existir, tanto fauna quanto flora, normalmente são locais muito frios, praticamente sem vegetação. O centro da antártica e o extremo norte do Canadá, Rússia e Groelândia são locais extremos.

          O Chaparral é um bioma encontrado no sul da América do Sul, no centro da América do Norte, sul da Europa (mediterrâneo), Norte da África, África do Sul e Austrália. O clima é com invernos amenos e chuvosos e com verões quentes e secos. Semelhante as savanas, é comum ocorrerem incêndios nos tempos secos e sua flora se adaptou a armazenar recursos e florescer novamente após esse período de queimadas, são comuns arbustos e pequenas árvores. A fauna é diversa em insetos e os animais têm hábitos noturnos devido ao calor durante o dia.

          Os Campos ou pradarias são encontrados em determinadas regiões da América do Sul, América do Norte, Europa e na Ásia, em locais que apresentam períodos de secas, a flora é composta por gramíneas e poucas árvores e bosques, a fauna é composta principalmente por roedores, raposas e insetos.

          As Florestas temperadas é um bioma encontrado nas regiões como Europa e América do Norte, com o clima temperado com as quatro estações bem definidas, a flora é composta por árvores de médio e grande porte, chamadas de decíduas, que perdem suas folhas no fim do outono e readquirem na primavera, a fauna é composta por javalis, veados, raposas, esquilos, pássaros e insetos.

          A Taiga é conhecida como floresta de coníferas, com predominância em sua flora por árvores como pinheiros e abetos, o clima é com inverno rigoroso e com verão ameno, sua fauna apresenta alces, ursos, lobos, raposas, visons, martas e esquilos.

          A Tundra é encontrada em regiões próximas ao polo Ártico, como norte do Canadá, Europa e Ásia, comtemperaturas baixas ao longo do ano todo e com inverno muito rigoroso, a fauna é composta por renas, caribu e boi almiscarado, esses animais são protegidas por uma densa pelagem, e na flora encontra-se principalmente musgos e líquens, em regiões com a temperatura mais elevada surgem gramíneas e pequenos arbusto.                      Disponível em: <https://tinyurl.com/y6rnbjh9>. Acesso em 18 de ago. de 2020

 

ATIVIDADES

1. O ecossistema predominante no estado de Goiás é

a) (  ) a mata atlântica.

b) (  ) a floresta amazônica.

c) (  ) o cerrado.

d) (  ) a caatinga

ÁFRICA – CHUVAS – SAARA – CONTINENTES – CHILE

2. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido

Os desertos são encontrados em todos os____________, com destaque para os desertos africanos ______ no norte da África e Kalahari no sul da ______, asiático (Gobi no centro do continente asiático) e o deserto do Atacama no______. O clima é muito quente e muito seco, com baixíssima incidência de_______, por décadas, e em alguns casos séculos sem chuva.

 

3. A caatinga é um bioma brasileiro conhecido pelo clima

a) (   ) desértico.

b) (   ) semiárido.

c) (   ) tropical úmido.

d) (   ) frio rigoroso.

 

4. Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

a) (  ) As florestas temperadas é um bioma encontrado nas regiões como Europa e América do Sul.

b) (  ) O clima das florestas tropicais é quente e úmido.

c) (  ) A mata dos cocais, presente no sul do Brasil, é conhecida como mata de transição.

d) (  ) A tundra é encontrada em regiões próximas ao polo Ártico, com temperaturas baixas o ano todo.

 

5. Associe as colunas dos ecossistemas e suas características

  A. Floresta amazônica

B. Pampas

C. Manguezais

D. Mata de araucárias

E. Pantanal

(  ) Encontra-se nos apenas no sul do Brasil com o Pinheiro-do-paraná como vegetação característica.

(   ) É a maior planície alagada do Brasil, podendo ficar total ou parcialmente inundada uma parte do ano.

(   ) São campos de clima subtropical com as quatro estações bem definidas.

(   ) O clima é quente e úmido com uma incidência de chuvas maior que

1800mm/ano.

(  ) Encontra-se principalmente na costa brasileira com alguns casos de avançar para o interior seguindo o curso dos rios.

 

6. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

Nas _________ o clima é quente e majoritariamente seco, a flora característica são as gramíneas, arvores de pequeno porte e arbustos espaçados, no Brasil, _________ é um exemplo, onde as árvores tem cascas mais grossas para resistir as queimadas que são comuns na estação seca do ano.

a) (  ) florestas tropicais; os pampas.

b) (  ) pradarias; a mata atlântica

c) (  ) florestas temperadas; a mata dos cocais.

d) (  ) savanas; o cerrado.

 

 

Vamos revisar !!!

Baixe o arquivo para impressão.

7o-CIE-1a-quin-3o-corteBaixar